Está en la página 1de 2

O uso de agrotxicos no Brasil

O uso intensivo de agrotxicos tem levado contaminao do solo, da gua, do ar e dos alimentos, causando profundos desequilbrios nos ecossistemas, e pejudicando a sade humana. Crescem a cada dia registros de intoxicaes e mortes ligadas ao uso dos agrovenenos, que frequentemente afetam trabalhadores agrcolas e a populao camponesa e urbana, que consomem alimentos com resduos de agrotxicos. O Brasil o maior consumidor de agrotxicos do mundo. Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrcola (Sindage), em 2008 o nosso pas ultrapassou a marca dos 700 milhes de litros de de agrotxicos legalmente comercializados. Somente na safra de 2008/2009, foram vendidos 7,125 bilhes de dlares em agrotxicos, valor que representa a aplicao de 134 toneladas de veneno distribudas no campo brasileiro, que afetam diretamente o solo, o ar, a gua e os alimentos que consumimos.

O uso dos agrotxicos no Brasil e no mundo comeou a ser intensicado a partir das dcadas de 60 e 70, com a chamada revoluo verde. A revoluo verde foi um processo de mudana da poltica agrcola no pas implementado a partir da segunda guerra mundial. Com um falso discurso de modernizao do campo, esse processo incentivou a prtica de monocultivos, o uso de sementes geneticamente modicadas, a forte mecanizao do campo e o uso dos pacotes agroqumicos. Quase toda a tecnologia que surgiu na revoluo verde, desde as mquinas aos agrotxicos, foi proveniente de adaptaes de pesquisas e equipamentos utilizados na guerra.

Mais agrotxicos, menos alimentos


No Brasil, enquanto aumentam os ndices de produtividade agrcola, contraditoriamente, aumentam tambm os ndices de insegurana alimentar. Segundo dados do IBGE, 72,2 milhes de brasileiros aproximadamente 40% da populao encontram-se em situao de insegurana alimentar. Isso acontece por que o modelo de agricultura brasileiro no est voltado para a produo de alimentos, e sim para o agronegcio. Cada vez mais aumentam no Brasil os monocultivos de cana, soja e eucalipto, mas nenhum desses produtos vai para a mesa do povo brasileiro.

=
As culturas que mais utilizam agrotxicos no pas so justamente aquelas produzidas no modelo do agronegcio, cultivadas em grandes reas de monocultivo e voltadas para a exportao, como o caso da soja, que responsvel por 51% do volume total de agrotxicos comercializados no pas, como vemos na tabela a seguir: Comercializao de agortxicos por cultura no Brasil em 2008

A produo e a comercializao dos agrovenenos no Brasil e no mundo se concentra na mo de grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta e Bayer. Alm controlar a fabricao dos agrotxicos, essas empresas tambm controlam a produo e comercializao de sementes, gerando um ciclo vicioso de consumo. Desse modo, o agricultor que passa a utilizar sementes transgnicas e venenos ser sempre dependente dessas empresas.

O uso dos agrovevenos no Brasil to intenso, que se zermos uma distribuio da quantidade de veneno utilizado nos ltimos dois anos por habitante no pas, chegariamos a conlcuso de que, nesse peodo, cada um de ns consumiu uma mdia de 3.725 kg de agrotxicos.

AGROECOLOGIA

uma proposta de vida

Lutar pelo m do uso dos agrotxicos signica defender a vida, a vida do meio ambiente e dos seres humanos. Essa proposta est articulada com a necessidade de uma nova dinmica de produo para o campo brasileiro: a agricultura camponesa baseada na agroecologia. O modelo de produo agroecolgico preserva os recursos naturais, resgata as prticas camponesas de cultivo, e est comprometido com o bem estar de quem produz e de quem consome o alimento. Por isso, o MPA tem como proposta de vida para o povo brasileiro a aproduo de alimentos saudveis a partir da prtica agroecolgica. Para acabarmos com o uso de agrotxicos no campo precisamos articular a luta pelo m do agronegcio, do latifndio e dos monocultivos, em defesa de um novo modelo de produo agrcola para o Pas.

Em defesa da Vida

Coordenao Nacional MPA Brasil mpabrasil@mpabrasil.com.br (61) 33014211

Em defesa da Vida

2010

También podría gustarte