Está en la página 1de 9

PROF.

GUSTAVO BICALHO FERREIRA

Caro colega concurseiro(a), Colega porque tambm j fui, como voc, um concurseiro. com grande satisfao que estarei, a partir de hoje, colaborando no site do Ponto dos Concursos sobre as matrias de Administrao Financeira e Oramentria AFO e Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. O Ponto , sem dvida, um dos mais importantes sites para os que almejam adquirir conhecimento para preparao em concursos pblicos, alm de ser sinnimo de credibilidade e profissionalismo no trato com os seus internautas. Ou seja, com voc e com todos os que acessam o Ponto! Voc sabia que AFO e LRF tm sido cobradas na maioria dos concursos pblicos de grande importncia: TCU, Tribunais, Ministrio Pblico, Cmara dos Deputados, Senado Federal, CGU, AGU, Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Oramento Federal, entre outros? Para se ter uma idia, o peso na pontuao dessas matrias nas provas de concursos pblicos tm sido 2 ou 3. Isso requer dos concurseiros um alto grau de acerto nessas questes, haja vista que uma questo correta ou incorreta poder ser o diferencial para sua classificao. Concurso pblico no coisa para principiantes e aventureiros. Requer, e muito, preparo e dedicao. Dessa forma, pretendo passar algumas dicas para um bom incio na preparao dos estudos com maior planejamento, foco nos resultados e dedicao. Primeiramente, voc, concurseiro, deve ter em mente que passar em um concurso pblico no uma coisa que acontece da noite para o dia. Que voc dorme e quando acorda j servidor pblico. No, o caminho para se tornar um servidor pblico rduo. Por muitas vezes voc ter que deixar de fazer aquelas coisas que antes fazia com freqncia: sair noite com amigos, ir ao cinema, ir a um show, viajar. No que para passar em um concurso pblico voc deva ser anti-social. No isso. Porm, o engajamento nos estudos, com disciplina e determinao, faro a diferena no dia da prova. Todo o sacrifcio que foi colocado em questo ter seu resultado compensado. Voc se tornar SERVIDOR PBLICO! Vamos ento s dicas para um incio de estudo mais planejado:

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

No tenha UM CONCURSO.

objetivo.

Tenha

objetivo:

PASSAR

NO

Prepare um cronograma de estudos com as matrias que sero objeto da prova, com horrios programados para cada matria. Voc poder ter noo dessas matrias, antecipadamente, a partir de editais de concursos anteriores ou concursos similares. Faa intervalos. Intervalos so importantes para relaxar. Sugere-se que a cada 3 horas de estudo voc interrompa por 15 minutos. D uma andada, faa alongamentos, estique o esqueleto! Faa desse cronograma o seu mais importante instrumento de planejamento. Tenha disciplina para cumpri-lo. Procure um local de estudos que possa dar tranqilidade para concentrao no aprendizado. Lugares barulhentos onde voc possa se distrair so pssimos para o desempenho dos estudos. A nossa casa pode ser um ambiente perigoso... Caso no haja disciplina, inmeras vezes voc se levantar da cadeira para ir geladeira, beber gua, falar ao telefone, brincar com o cachorro. O ideal que a escolha seja um ambiente onde a filosofia seja o estudo, como as bibliotecas ou salas de estudos. Tenha bons materiais de estudo (livros, apostilas, anotaes de sala de aula, resumos). Bons materiais fazem a diferena. Caso no possa comprar um livro, pegue emprestado com amigos ou em bibliotecas. Faa bastantes exerccios. So eles que daro experincia quanto ao tipo de questes abordadas e tambm para treinar o tempo de resposta s questes. Leia o edital atentamente. nele que se encontram todas as informaes importantes sobre a prova: data, local, horrio, matrias, tipo de prova - objetiva, discursiva -, peso nas provas, penalizao ou no quando o gabarito discordar do oficial, dentre outras. No desanime caso no seja aprovado nos primeiros concursos pblicos. A persistncia, aliada ao correto planejamento nos estudos, ser essencial ao bom desempenho nos prximos concursos.

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA Lembre-se de Confcio, filsofo chins: Uma caminhada, seja de que tamanho for, comea com o primeiro passo.

Bons estudos! Agora, vamos ao que interessa. Afinal de contas, o nosso objetivo fazer com que voc se torne SERVIDOR PBLICO! Iniciaremos nosso primeiro encontro com um tema bastante interessante e muito cobrado em concursos pblicos. Oramento na Constituio: Plano Plurianual PPA. Nos demais encontros, temas como Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, Lei Oramentria Anual LOA e os demais tpicos que fazem parte da matria de AFO e LRF sero abordados tanto na parte terica, enfatizando os pontos mais importantes cobrados pelas bancas examinadoras, bem como exerccios para fixao da matria com o gabarito comentado.

ORAMENTO NA CONSTITUIO FEDERAL


A Constituio Federal de 1988 estabeleceu o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e o oramento anual. Plano plurianual? Diretrizes oramentrias? Oramento anual? Abordaremos esses assuntos no decorrer dos encontros. Inicialmente, vamos ao Plano Plurianual PPA.

PLANO PLURIANUAL PPA


O Plano Plurianual PPA o instrumento de planejamento estratgico das aes do Governo para um perodo de 4 anos. um planejamento de mdio prazo. De acordo com o que dispe o artigo 165, 1, da Constituio Federal, a lei que instituir o plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada.

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA CUIDADO! Placa de advertncia a seguir. Ela significa: Proibido Esquecer! item importante para a prova!

... de forma regionalizada: o planejamento da aplicao de recursos pblicos para diminuir as desigualdades entre as regies brasileiras.

D..................diretrizes O..................objetivos M..................metas


... as diretrizes: princpios que nortearo a captao e o gasto pblico com vistas a alcanar os objetivos. ... objetivos: discriminao dos resultados que se quer alcanar com a execuo de aes governamentais. ... metas: quantificao, fsica ou financeira, dos objetivos. ... as despesas de capital: despesas realizadas com o propsito de formar e/ou adquirir um bem de capital. Abrangem, entre outras aes, o planejamento e a execuo de obras, a compra de instalaes, equipamentos, material permanente. ... outras delas decorrentes: despesas que ocorrem em decorrncia das despesas de capital, tais como despesas de manuteno. ... as relativas aos programas de durao continuada: despesa vinculadas a programas com durao superior a um exerccio financeiro.

As bancas examinadoras gostam dessas caractersticas do PPA. No esquea do DOM. DOM relacionado com o PPA. Veremos que na Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, a caracterstica o MP. O importante lembrar que PPA DOM. Tanto o PPA, a LDO e a LOA so leis de iniciativa do Poder Executivo. Cabe, ento, ao Legislativo a discusso do projeto de lei (fazendo

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA alteraes por meio de emendas) e a sua aprovao. A sano cabe ao Presidente da Repblica. Outro importante item sobre o PPA o prazo de encaminhamento do projeto de lei, que como j vimos de iniciativa do Poder Executivo, para o Legislativo. Esse tambm um assunto que pode ser objeto de prova, tendo em vista que houve alterao no prazo quanto devoluo do PPA pelo Legislativo ao Executivo. O prazo de encaminhamento do projeto do PPA pelo Executivo, para discusso e aprovao no Congresso Nacional, deve ser feito at quatro meses antes do encerramento do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial (31/8) e devolvido para sano presidencial at o encerramento da sesso legislativa (22/12), conforme art. 57 da CF/88, com a nova redao dada pela EC n 50.
Art. 57 da Constituio Federal: O Congresso Nacional reunir-se-, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.

PODER EXECUTIVO Presidente da Repblica

PODER LEGISLATIVO Congresso Nacional

Voc sabia que nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade? Isso mesmo. proibido o incio de um investimento, como por exemplo, uma obra, que ultrapasse um exerccio financeiro sem que esteja includa no PPA ou sem lei que autorize a incluso.

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA Vale lembrar que de acordo com a Lei n 4.320/64, o exerccio financeiro coincide com o ano civil. Logo, exerccio financeiro corresponde ao perodo entre 1 de janeiro a 31 de dezembro. A vigncia do PPA com o mandato do chefe do Poder Executivo no coincide. Apesar de ambos serem de 4 anos, o primeiro ano de vigncia do PPA ser o segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo. No caso da Unio, o chefe do Poder Executivo o Presidente da Repblica; nos Estados, o Governador; e nos municpios, o Prefeito. Essa no-coincidncia entre a vigncia do PPA e o mandato do chefe do Poder Executivo ocorre para que no haja descontinuidade de programas governamentais na transio de um governo a outro.

MANDATO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

1 ANO DO MANDATO SEGUINTE

VIGNCIA DO PPA

4 ANO DO PPA ANTERIOR

1 ANO

2 ANO

3 ANO

4 ANO

O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificao no projeto de lei do plano plurianual enquanto no iniciada a votao, na Comisso mista, da parte cuja alterao proposta. Ou seja, enquanto no iniciada a votao da parte do projeto de lei do plano plurianual, na comisso mista de oramento, cuja alterao o Presidente da Repblica prope em realizar, poder ser enviada mensagem presidencial ao Congresso Nacional solicitando a proposio de alterao. Vejamos como o tema PPA cobrado nas provas dos concursos pblicos:

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA

TRE/MG Analista Judicirio - Administrativa (FCC 2005) Elaborar-se- no primeiro mandato do Executivo e ter vigncia de 48 meses: a) b) c) d) e) Gabarito: C Comentrio: O Plano Plurianual ser elaborado no primeiro ano do mandato presidencial e ter vigncia de 4 anos (48 meses). Importante destacar que a no-coincidncia entre a durao do PPA e o mandato do chefe do Poder Executivo ocorre para que no haja descontinuidade de programas governamentais na transio de um governo a outro. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO. Oramento Pblico. Plano Plurianual. Lei do Oramento Anual LOA. Ciclo Oramentrio.

Tribunal de Contas do Estado/SE Auditor (FCC 2002) A lei que estabelece as diretrizes, os objetivos e metas da administrao pblica a lei a) b) c) d) e) Gabarito: C Comentrio: Oramentria Anual. de Diretrizes Oramentrias. de Plano Plurianual. de Plano Diretor. de Planos Nacionais de Desenvolvimento

A lei que estabelece as diretrizes, os objetivos e metas da administrao pblica a lei do Plano Plurianual. (D; O; M)

TRF 4 REGIO ANALISTA JUDICIRIO CONTADOR (FCC - 2000) A lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de durao continuada, a lei a) b) c) d) e) Gabarito: B Comentrio: A lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de durao continuada, a lei do Plano Plurianual PPA. de diretrizes oramentrias. do plano plurianual. do oramento anual. dos planos e programas gerais, regionais e setoriais. complementar sobre finanas pblicas.

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA


AGER/MT - CONTADOR (NCE/UFRJ 2005) Com relao ao sistema oramentrio brasileiro, correto afirmar que: a) o Poder Legislativo estabelecer leis relativas ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias e ao oramento anual; b) o oramento anual deve apresentar um mnimo de compatibilidade com o plano plurianual, de maior durao; c) programas ou projetos no includos na lei oramentria s podero ter seu incio autorizado por decreto do executivo; d) a abertura de crdito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa s permitida se os recursos tiverem sido previamente reservados; e) nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual ou sem lei que autorize a incluso. Gabarito: E Comentrio: De acordo com o art. 167, 1, da CF/88, nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

TRE/AL - Analista Judicirio Contabilidade (CESPE 2004)

Com relao ao Plano Plurianual (PPA), julgue os itens a seguir. - A Constituio Federal determina que a lei que instituir o PPA deve estabelecer objetivos e metas da administrao pblica, de forma regionalizada, para as despesas de capital e as delas decorrentes.
Gabarito: CORRETA Comentrio: De acordo com o art. 165, 1, da CF/88, a lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de durao continuada, a lei do Plano Plurianual PPA.

- Um PPA dever ter incio no segundo ano de mandato de um presidente e vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente.
Gabarito: CORRETA Comentrio: A vigncia do PPA com o mandato do chefe do Poder Executivo no coincide. Ambos so de 4 anos, porm o primeiro ano de vigncia do PPA ser o segundo ano do mandado do chefe do Poder Executivo. No caso da Unio, o chefe do Poder Executivo o Presidente da Repblica. Nos Estados, o Governador, e nos municpios, o Prefeito. Essa no-coincidncia entre a durao do PPA e o mandato do chefe do Poder Executivo ocorre para que no haja descontinuidade de programas governamentais na transio de um governo a outro. Desse modo, um PPA dever ter incio no segundo ano de mandato de um presidente e vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subseqente.

PROF. GUSTAVO BICALHO FERREIRA No deixe de estudar e revisar os pontos mais importantes. Tenha disciplina nos estudos. Tenha foco nos resultados. O objetivo passar no concurso e se tornar SERVIDOR PBLICO. At o prximo encontro!

También podría gustarte