Está en la página 1de 2

DISCIPLINAS

Carga Horria

I Reviso Bsica Mecnica bsica; Resistncia dos materiais; Mecnica dos fludos; Termodinmica. II Introduo a Engenharia Naval Tipos de navios e sua nomenclatura; Submersveis; Navios docas; Projeto, construo e reparos navais; Plataformas ocenicas; Sociedades classificadoras. III Estruturas Navais Estruturas de navios e plataformas; Mdulo de seo mestra; Dimensionamento de estruturas navais; Vibraes de estruturas ocenicas; Mtodo de elementos finitos. IV Arquitetura Naval I Geometria do casco; Regra de Simpson; Curvas hidrostticas; Coeficientes de forma e projetos de linhas; Prova de inclinao. V - Hidrodinmica Escoamentos viscosos e sem viscosidade; Resistncia ao avano; Comportamento hidrodinmico; Sries para cascos. VI Legislao e Normas Convenes internacionais; NORMAN; Direito internacional; Normas aplicveis a navios e flutuantes; Legislao ambiental; Organismos reguladores; Regras do transporte martimo. VII Metodologia da Pesquisa Cientfica Planejamento de trabalhos acadmicos; Normas tcnicas; Procedimentos de pesquisa cientfica; Orientaes para monografia. VIII Arquitetura Naval II Foras externas que atuam sobre o navio; Estabilidade a grandes ngulos; Critrios de estabilidade; Estabilidade em avaria; Avaria e sub-diviso do navio. IX Instalaes Propulsoras e Auxiliares Tipos de propulsores; Motores de combusto; Integrao casco x propulsor x motor; Sistemas auxiliares; Gerao de energia.

34 17

51

34

34

17

17

X Prticas de Construo e Reparos Navais I Experincia de aplicaes prticas dos conhecimentos adquiridos em situaes reais da indstria de estaleiros e construes navais. XI Construo Naval I Arranjo fsico de estaleiros; Mtodos de construo e lanamento; Materiais aplicados na construo naval; Planejamento e controle da produo; Sistemas da qualidade. XII - Tecnologia de Soldagem Tipos e processos de soldagem; Ensaios nodestrutivos; Prticas de soldagem; Recomendaes e normas. XIII - Corroso Processos corrosivos; Mtodos de proteo; Recomendaes e normas; Estudos de casos prticos de corroso. XIV - Reparos Navais Estaleiros de reparos; Planejamento de reparos; Tipos de reparos; Docagem e desdocagem. XV Construo Naval II Plataformas fixas; Plataformas autoelevatrias; Plataformas semi-submersveis; Plataformas flutuantes e de armazenamento de petrleo; Converso de navios e plataformas; Interao solo-estrutura; Equipamentos flutuantes especiais. XVI - Organizao de Estaleiros e Processos Dique seco; elevador de navios; oficinas de reparos; segurana do trabalho; garantia da qualidade; aplicaes de mtodos de pesquisa operacional. XVII Prticas de Construo e Reparos Navais II Experincia de aplicaes prticas dos conhecimentos adquiridos em situaes reais da indstria de estaleiros e construes navais. XVIII - Projeto Final de Curso O aluno dever elaborar e apresentar monografia com temas ligados construo e/ou reparos navais. TOTAL

34

CURSO DE
51

ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA NAVAL

51

51

51

51

Universidade Federal da Bahia Escola Politcnica Departamento de Engenharia Mecnica

51

34

34

Salvador, Bahia

34

34

680

APRESENTAO
Aps longo perodo de estagnao, a indstria naval brasileira vem retomando, de modo significativo, as suas atividades, principalmente em decorrncia das aes exploratrias da Petrobras no ambiente offshore e dos planos de Governo de revitalizao da marinha mercante brasileira. Recentemente essa Empresa Petrolfera anunciou a encomenda de mais de 146 navios para a sua frota de transporte e apoio produo de petrleo, sendo que o Governo Federal planeja a reforma e a construo de novos estaleiros visando atender tambm outros segmentos, como o caso da j consolidada exportao de ferro e soja, e os desafios de conquista de novos mercados para os biocombustveis, que tm se mostrado de futuro promissor para o pas. Evidentemente que o atendimento a toda esta movimentao dever exigir a capacitao de recursos humanos especializados, principalmente de Engenheiros. Para tanto, segundo dados do Sindicato Nacional da Indstria da Construo e Reparao Naval e Offshore (SINAVAL) o Brasil precisar de dois mil novos Engenheiros Navais nos prximos quatro anos, mas forma apenas em torno de 80 graduados anualmente. Isto demonstra que a demanda por estes profissionais ser bastante elevada no curto prazo. Para enfrentar esses novos desafios, Universidades de reconhecida competncia nacional buscam oferecer oportunidades para a capacitao de profissionais qualificados para atuarem na industrial naval. Nesse sentido, o presente curso busca agregar contribuies rea naval brasileira oferecendo ao profissional graduado um conjunto de componentes curriculares necessrios sua insero nesse segmento.

PBLICO ALVO
Engenheiros plenos Profissionais formados em outras reas podero ser aceitos, aps avaliao da Coordenao.

LOCAL, HORRIOS E DURAO


O curso ser ministrado na Escola Politcnica da UFBA no horrio das 18h30min s 22h10min de sextafeira, e sbado das 08h00min s 12h00min e das 13h:20min s 17h:10min. O perodo das aulas estar compreendido entre fevereiro de 2009 a abril de 2010.

METODOLOGIA E CARGA HORRIA


INSCRIO, SELEO E MATRCULA
Aulas terico-expositivas: 578 horas. Prticas de Construo e Reparos Navais incluindo seminrios e visitas tcnicas orientadas (68 horas). Projeto de pesquisa aplicada (34 horas de trabalho individual orientado e avaliado), apresentado na forma de monografia. So requisitos para a inscrio: Diploma de Engenharia (fotocpia). Histrico Escolar e Curriculum Vitae. Ficha de inscrio (com 2 fotos 3x4) A seleo ser realizada com base na anlise dos documentos apresentados na inscrio, entrevista e anlise do Currculum Vitae. As datas do processo seletivo, so: Inscrio: Seleo: Matrcula: Resultados: Incio das aulas:

CORPO DOCENTE
Composto por mestres e doutores, bem como por profissionais sniors na rea naval. Apesar de poder sofrer alguma alterao, o corpo docente dever ter participao dos seguintes professores: Ademar N. Nascimento (Coordenador), Eng. Qumico/Doutor Eng. Qumica (UNICAMP); Carlos Arthur M. T. Cavalcante Eng. Mecnico/Doutor em Eng. de Produo (USP); Henrique Jos C. Ribeiro; Eng. Naval/Mestre em Engenharia Ocenica (UFRJ); Joo Augusto L. Rocha, Eng. Civil/Doutor em Engenharia Civil (UFSCAR); Jos Amaro de Oliveira, Eng. Mecnico/Doutor em Eng. de produo (UFRJ); Jos Luiz Costa Souza, Eng. Civil/Doutor em Eng. Civil (UFRJ); Marcelo Jos Pirani, Eng. Mecnico/Doutor em Eng. Mecnica; Valmar P. Cabral Junior, Eng. Naval/Mestre em Eng. mecnica (UFRJ); Silvino Jos S. Bastos, Eng. de Telecomunicaes/Mestre em Computao Aplicada e Automao; Roberto Csar F. Sacramento, Eng. Mecnico/Mestre em Educao (UFBA); Marcos de Parahyba Campos, Eng. Naval/Doutor em Hidrodinmica.

INVESTIMENTO
Total: R$14.520,00 Parcelamento: 15 parcelas mensais de R$968,00.

INFORMAES E INSCRIES

OBJETIVOS
Formar, em nvel de Ps-Graduao, profissionais para atuarem na rea naval capacitados a: Viabilizar solues tcnicas para problemas de infraestrutura naval Coordenar, supervisionar e executar atividades de construo, manuteno e reparos navais Inspecionar e homologar atividades de construo, manuteno e reparos navais, em conformidade com as normas e regulamentaes no plano nacional e internacional

También podría gustarte