Está en la página 1de 10

PENSAMENTO FUNCIONAL COMUM Reproduo de uma aula de Wilhelm Reich com seus alunos no Instituto Orgone.

REICH: O que o orgnio? O que queremos dizer com a palavra orgnio? O orgnio uma abstrao da mente. O que ns vemos so suas manifestaes. Voc nunca deve confundir a palavra com o que voc v. Como eu sei que o que vemos no telescpio orgnio? Ns dizemos que orgnio, mas como o sabemos? O que constitui a real descoberta? Voc nunca tem uma descoberta com um fato; no vamos dizer fato, vamos dizer funo. Mas quando eu vi que o movimento na atmosfera era correlacionado com To-T (a diferena entre a temperatura do ar dentro do acumulador de energia orgnica e a de fora do acumulador) e com o eletroscpio, ento eu tinha algo. A descoberta consiste no entrelaamento dos fenmenos. Voc sempre tem pelo menos duas funes. No funcionalismo, voc no pode pegar um problema individual e tentar resolv-lo dentro de seu campo. ALUNO: Por que o Senhor sempre procura duas funes? Por que duas?

REICH: Porque sempre h duas funes no Pensamento Funcional Comum, onde quer que voc olhe: macho/fmea, plo norte/plo sul, negativo/positivo na eletricidade. Sempre existem duas, nunca mais do que duas. ALUNO: Mas no um ou outro? No est em Aristteles? Eles no dizem que os opostos se atraem? REICH: Claro, eles tinham dois opostos. Kant tinha isso, como Aristteles e Marx tiveram. Mas o que novo em nosso pensamento? o principio de funcionamento comum. Isto nunca teve antes.

ALUNO: Mas por que o Senhor escolhe duas? Por que no, trs? REICH: Esta questo desnecessria. No fui eu que escolhi isso, isso me escolheu. Eu sei qual o seu problema. Voc vem da filosofia, aonde se chega s coisas com idias preconcebidas, com princpios. Isto o que a maioria das pessoas faz. Mas voc no pode mudar a natureza conforme voc quer. Eu diria que isto o que est errado com a filosofia natural at agora - Eu no digo isto com maldade, mas com toda modstia! Eles no deixam a natureza falar por si mesma. Eu tentei muito desaprovar meu raciocnio. Eu tentei encontrar onde no existiam duas funes unidas num Pensamento Funcional Comum, mas no consegui. Agora no me venha com opinies, mas me d um exemplo de onde existe mais do que duas.

ALUNO: E a estrela do mar? REICH: Esse exemplo pobre; mecnico. Isto forma, no funo. Eu vejo o que lhe confunde. Existem tantas coisas que parece duro acreditar que tal modo de raciocnio seja aplicvel. Quando voc vai muito alto na natureza, voc no pode us-lo. Voc deve ficar no bsico. Pegue as emoes, ns encontramos prazer e angstia unidas num Pensamento Funcional Comum de bioenergia. Quando vemos angstia num paciente, o que procuramos?

ALUNO: Procuramos pelo impulso. REICH: Certo, e ento ns vemos o que une os dois. Um bom terapeuta sempre toma um par de cada vez, ele no fica pulando de um para o outro. ALUNO: Mas por que o Senhor se detm no impulso? Por que o Senhor no procura por outra coisa? REICH: Porque eu devo me confundir? Isso no funciona.

ALUNO: A pessoa no tem que buscar a exceo? Se houver uma exceo, ela aparecer. REICH: Exatamente. Ela aparecer no trabalho. ALUNO: Ento, esse o seu mtodo de estudo. REICH: No o meu mtodo de estudo, mas meu instrumento de estudo como uma esptula. Por que voc est to interessado no mtodo?

ALUNO: Porque no podemos trabalhar sem ele. ALUNO: Por falar nisso, eu vi luzes na noite passada, e ns estvamos imaginando se eram luzes de carro ou da aurora boreal. Agora... podemos achar o Pensamento Funcional Comum delas duas? REICH: Sim, luminosidade. Mas elas esto muito distantes uma da outra. Temos que comparar coisas mais prximas, que estejam em contato direto entre si, como o esperma do macho e o vulo da fmea, ou homem e mulher. Voc no pode comparar uma ameba e um ser humano. Eles esto muito distantes.

ALUNO: Ou a pessoa no pode comparar mas e cavalos. REICH: Certo. O par deve ser prximo um do outro. E voc no pode nunca examinar mais do que um par de cada vez. Esta uma regra sagrada. ALUNO: Qual o Pensamento Funcional Comum de identidade e anttese? REICH: O prprio funcionamento. Um homem pode ser pai, poeta, amante. Ele tem isso tudo nele, mas ele no pode ser isso tudo de uma vez. Ele tem que estar em uma funo de cada vez, no pode ser tudo junto. Ser um cientista e um pai totalmente diferente. ALUNO: Mas eles se influenciam. REICH: ... isso sim. Eles se influenciam um ao outro. ALUNO: O que a maioria das pessoas faz tentar ser tudo de uma vez.

REICH: As pessoas nunca seguem um assunto, uma funo, porque isso as leva mais e mais fundo. Portanto, elas sempre se desviam, elas nunca seguem completamente. Voc nota isso numa conversa social. Elas comeam um assunto, ento pulam para outro. Elas no esto realmente interessadas no assunto, mas somente em falar, em ter contato pessoal. Observando as funes sozinhas, elas no lhe dizem nada. Voc tem que observar as mudanas nas funes. Por exemplo, uma pessoa me procura com uma cara simptica, parece uma boa pessoa, mas eu no sei. Eu tenho que ver ela mudar. Primeiro observao, depois abstrao, depois experimentar controlar as observaes e as abstraes. No h limite para a nossa pesquisa porque a natureza basicamente uma. A cincia mecanicista a divide; o modo de variao. No existem realmente coisas como fsica, qumica, biologia, psicologia. Existem sim, mas a natureza no as conhece. Ns sempre nos movemos em direo ao simples. Esta a fora da nossa terapia, ns nos movemos em direo ao ncleo energtico, ao simples. Tudo que tem alguma coisa a ver com o vivo, a cincia mecanicista evita desde o comeo. ALUNO: Quando o Senhor comeou a fazer uso do raciocnio funcional? REICH: Em 1922, quando eu fiz a primeira ligao entre instinto e prazer. Eles diziam que existia um instinto aqui, lutando por prazer ali. Mas isto no me parecia certo; eu senti que a atividade instintiva e o prazer eram uma coisa s. No entanto, eu s o fiz conscientemente em 1934. Foi na

investigao do biosistema. Tambm, na anlise do carter, eu o tinha inconscientemente na mesma energia reprimindo e sendo reprimida (sexualidade/moralidade). Hoje ns o fazemos conscientemente. Aqui temos uma questo: durante anos ns sabemos que a aurora boreal um fenmeno do orgnio. Mas eu sempre me perguntei, o que excita o orgnio na atmosfera? Qual a sua funo? Ns sempre buscamos funes pareadas, no antteses. Este o velho pensamento hegeliano e o nosso bem diferente. Eles nunca tiveram o Pensamento Funcional Comum no qual as funes pareadas so idnticas. Agora como devemos encontr-las?

ALUNO: Conseguindo mais fatos. REICH: Exatamente. Agora, quais so os fatos? Que a aurora sempre acontece na primavera e no outono. Isto um fato. O que acontece na primavera? Tudo desabrocha. Este outro fato. Devemos evitar a resposta. Se fizermos a pergunta certa, tudo que temos que fazer esperar. Seja alerta e diligente, mas no saia procurando as respostas. A natureza lhe responde, se voc esperar por ela. Os mecanicistas chamam isto de no-cientfico. Mas no ... cincia real. Ns s temos que viver com ela.Aqui h outra questo: por que as folhas so verdes? Os mecanicistas acham esta pergunta estpida: azul e amarelo fazem o verde. O que azul? Quais so as cores das folhas no outono? Amarelo e vermelho. Mas o que vermelho? ALUNO: Sangue. REICH: Mas o que est no sangue? Qual a cor do sangue no microscpio? azul. ALUNO: Talvez tenha algo a ver com a quantidade.

REICH: Isto muito bom. Parece que com menos quantidade de sangue no microscpio, ele parece azul. Em grande espessura parece vermelho. O que mais vermelho? ALUNO: Me lembrei do sol, que vermelho ao nascer e ao se pr. REICH: Este outro fato. Mas no o considere ainda. Por que eu ainda no declarei porque as folhas so verdes? Porque eu quero ter certeza. Eu tambm quero saber por que elas viram vermelhas. E eu quero que esta descoberta me leve mais adiante, confirmar esta observao atravs de outras observaes. Ns no temos que ser aceitos do dia para a noite. Ns no temos que estar no New York Times. Ns no temos que ganhar o Prmio Nobel. S continue observando. Voc tem que ver a composio funcional da natureza. Isto leva anos. Isto o que a

maioria das pessoas no sabe; elas s falam, falam. Elas no sabem quando dizer: "Eu no sei mais. Elas no sabem dizer: "Isso foi algum que fez. Isto fui eu, e aquilo eu no sei. Voc tem que fundamentar cada conceito em funes antes de desenvolv-lo mais adiante. Isto o que eles no fazem na cincia mecanicista. Em vez de basearem o conceito em funo, eles desenvolvem o conceito infinitamente. como um sistema paranico ou uma idia esquizofrnica. Eles tm um pouco da realidade, mas no a colocam num plano mais amplo. Por exemplo, eles podem fotografar o caminho de um eltron, mas eles no inserem isso em nenhum contexto. Eles explicam um desconhecido atravs de outro. Toda a teoria do tomo esse tipo de superestrutura. Eles ainda no sabem o que um tomo.

Algum protestou que a matria formada no Experimento XX podia vir das molculas na gua. O que h de errado nisso? ALUNO: Ningum nunca viu uma molcula. ALUNO: o raciocnio completo que dissociado da funo neurtica? REICH: Sim. Ns dizemos que devido couraa. Mas existe uma grande questo aqui. Porque diabos deveriam existir qualquer tipo de encouraamento na natureza? Ns no sabemos. ALUNO: Talvez tenha a ver com os hemisfrios cerebrais. REICH: A eu no lhe acompanho. Ns no sabemos se os hemisfrios no so um efeito. Ns no sabemos. ALUNO: Tem alguma coisa a ver com a inteligncia?

REICH: No. Os organismos mais simples so inteligentes. Suas aes tm um propsito, um significado. Eles so to inteligentes quanto o homem em relao s atividades bsicas da vida. ALUNO: E o raciocnio abstrato? REICH: Sem dvida, o homem tem certas habilidades que os outros animais no tm. Mas o que o homem fez, porque se sente to mal, foi que ele se elevou fora de proporo? No, ns no queremos mais isto. O homem tem que ser parte da natureza. Mas no vamos nos esforar para resolver este problema. Vamos guard-lo no fundo de nossa mente e ver o que vem da.A estrutura funo congelada. Voc pode liberar a funo numa pedra, por exemplo permitindo que ela inche. Ns no sabemos nada sobre este cinzeiro do jeito que ele agora. Ns

temos que ver a mudana.Ns vamos fundo, fundo, fundo na terapia. Quanto menos o paciente falar, melhor; ele revela mais expresso.Noventa por cento de toda pesquisa uma exatido falsa, forjada. No diz nada. O que faz a curva do eletroscpio? ALUNO: Vai para cima e para baixo. Isto o que uma criana diria. REICH: No subestime uma criana. Uma criana sabe mais sobre a natureza do que Einstein.Tenha primeiro a impresso, depois a interpretao. Voc precisa de uma base na cincia. Este o problema com os cientistas de hoje. Eles se sentam no alto de uma chamin, em cima de uma chamin e ento eles tm uma chamin no alto de suas cabeas, em vez de comearem com uma base para a casa. O que uma base em pesquisa? ALUNO: No dar respostas ou respostas erradas. REICH: Qual a sua base para suas observaes do termmetro? ALUNO: No sei!

REICH: sua linha zero. com o que voc compara, A base a plataforma de onde voc mede. Voc faz isto o tempo todo, mas voc no sabe que voc sabe isto. Existem dois modos de saber um sabendo, e o outro saber metodicamente. Voc no pode simplesmente ir de encontro s coisas; isto o que a maioria das pessoas faz. Voc tem primeiro que saber onde voc est. Por exemplo, se voc quiser fazer um julgamento sobre uma criana, qual a sua base? ALUNO: O que a criana faz. REICH: No. Voc no pode comear com as aes da criana. Voc tem que ter a sua base.

ALUNO: Comparar com uma criana normal? REICH: Ns no sabemos o que uma criana normal! ALUNO: Voc pode pegar a mobilidade ou a imobilidade. REICH: No. Voc no pode pegar primeiro a criana.

ALUNO: Isto podia ser a opinio de um psiclogo.

REICH: Sim. O que mais voc pode pegar? Voc pode pegar o ponto-de-vista da nossa sociedade, ou o ponto-de-vista do exrcito, ou o ponto-de-vista da igreja. ALUNO: Voc pode pegar o reflexo do orgasmo. REICH: Sim, esta a nossa base. Ns observamos a criana do ponto-de-vista da biologia. Ento ns a comparamos com o resto da natureza. Podemos ver se est encouraada ou no. ALUNO: Podemos compar-la com outros animais.

REICH: Sim, a ns vemos que a couraa no uma coisa natural. Mas voc no v isso, se voc observa a criana do ponto-de-vista da sociedade ou da igreja. A Unio Sovitica, por exemplo, v a criana inteiramente como um assunto de estado. No porque eles so maus ou maliciosos. por causa da base que eles tm. Quando as pessoas no entendem nosso trabalho, porque elas o vem de um ngulo diferente, uma base diferente.De onde ns observamos um paciente? ALUNO: Ns observamos um paciente como um organismo vivo.

REICH: Exatamente, como um organismo vivo, do ponto-de-vista da biologia. Se ns o olhssemos do ponto-de-vista da famlia, ns veramos uma coisa bem diferente. Mas ns vemos tudo em termos da expanso e contrao orgsticas. Qual a base da medicina de hoje, ao julgar a doena? ALUNO: Germens. REICH: Sim, mas basicamente eles observam o paciente como uma mquina fsico-qumica, eltrica. Se eu olhasse especificamente para algum e um bioqumico tambm o olhasse, ns veramos duas coisas completamente diferentes. Dentro do quadro deles, eles esto certos em suas observaes. Mas eles no conhecem suas prprias bases... e eles no reconhecem nenhuma outra.Eu sei qual a base do Einstein e eu a respeito. com abstraes. Ele eliminou completamente o ser humano, a realidade. Ele est errado, mas eu o respeito. Sua base a razo, a razo absoluta. ALUNO: Mas Einstein no enfatizou o observador mais do que qualquer outro cientista? REICH: Sim, eu entendo o que voc quer dizer. Depois que ele tirou todas as emoes do observador, ele o trouxe de volta.

ALUNO: Sim, sempre um "Observador Imaginrio". ALUNO: Qual foi a sua base quando o Senhor comeou? O Senhor tinha uma base quando comeou? REICH: Sim, minha base sempre foi a energia. Eu gostava do raciocnio natural-cientfico, mas quando eu tentava aplicar o que eu tinha aprendido em fsica e qumica ao psquico, s emoes, isto simplesmente no funcionava. Ento tive que desenvolver a minha base. Como voc encontra a sua base? Voc tenta uma coisa, depois outra at voc encontrar algo que funcione. ALUNO: Como que o Senhor encontrou a base para o eletroscpio? Quando o Senhor usou pela primeira vez o eletroscpio? REICH: Na primeira vez que eu quis diferenciar eletricidade de energia orgnica. Nos experimentos de prazer/angstia (a investigao bioeltrica da sexualidade e da angstia), nossa base era o milivolt. Mas era inconcebvel que as energias gigantescas do ser humano pudessem somente ser contadas em milivolts. Nossa base estava errada, a base para a eletricidade muito restrita. Ento eu comecei a usar o eletroscpio. Na poca, o eletroscpio no tinha base. Ele descarregava, mas ningum sabia o porqu, e o conhecimento fsico simplesmente o admitia; eles diziam "vazamento natural", mas isso no explicava nada. Quando eu descobri que ele descarregava mais lentamente em maiores concentraes de orgnio, ento eu tinha a minha base. Sua base o que voc ganha em cada nova observao, mas em cada nova observao voc tem que lembrar: De onde ela vem?. Sua base continua crescendo. A pesquisa comea com a observao, mas suas concluses so alcanadas como um resultado de sua base.Quando voc tiver que mudar sua base, ento voc fez uma descoberta inteiramente nova. Por exemplo, voc no teve que mudar a sua base para ir da mquina a vapor para um automvel? Da mesma forma quando tive que investigar a energia orgnica, tive que mudar a minha base. Freud mudou a base na psicologia do consciente para o inconsciente, do indeterminismo para o determinismo.Vamos pegar o operrio. De que base pode ser observado o operrio? ALUNO: Do cultural. REICH: Sim, este trabalho uma necessidade desagradvel, mas algum tem que faz-lo. A cultura necessita da incultura; este o ponto-de-vista aristocrtico. Ou voc poderia observ-lo do ponto-de-vista econmico. Ou voc poderia observ-lo do ponto-de-vista do estado. Como o estado o observa?

ALUNO: Se ele serve ou no. REICH: Exatamente. Agora, como ns o observamos? Ns olhamos o operrio do ponto-de-vista biolgico, como um organismo vivo dentro de um sistema social. Ento ns perguntamos qual a sua funo e sua influncia no sistema. O elemento da responsabilidade vem espontaneamente. Se ele parar de trabalhar, o organismo vai para o inferno, e isto o que tem acontecido neste sculo. Como Truman olha para o operrio?

ALUNO: Pelos votos. REICH: No pense superficialmente. Voc tem que considerar todos seriamente. Truman significa o que ele diz. Ele v o operrio como algum que se deve ter piedade; ele quer fazer tudo para ele. Os votos so secundrios. A pesquisa cientifica uma tcnica. No s olhar para as coisas ou medi-las. muito excitante. A maioria das pessoas no sabe qual a sua base? Eu acho que so muito poucas. A maioria s fala. Voc tem que ensin-los a conhecer as suas bases.

ALUNO: Sim, eu acho que as pessoas poderiam entender a nossa base, se ns a apresentssemos simplesmente. REICH: No! Ns que temos de entender a base deles. Muito raramente algum com uma base diferente aceita a sua base; isto significa que eles tm que desistir da deles. Este o porqu deles rejeitarem a minha teoria. Se eles aceitassem, eles seriam forados a agir; e eles no podem agir. Este um motivo racional porque eles a rejeitam; isto os mantm unidos. Pegue uma mulher que foi casada 20 anos e est emaranhada numa situao familiar infeliz. O que aconteceria se voc apresentasse a teoria do orgasmo para ela? Isto seria um crime.

ALUNO: Bem, e sobre os bebs que eu ouo os gritos do meu apartamento? Eu no devia dizer s mes para fazerem diferente? REICH: No. Se voc tiver seu prprio bebe, crie-o do modo certo. Mostre para eles um modo melhor. Mostre para eles como seu beb no chora e no tem os distrbios alimentares usuais. ALUNO: E os amigos do seu filho? Ele vai acabar entrando imediatamente na neurose.

REICH: D-lhe uma boa base de modo que ele no v ao encontro dessas coisas. E isso no to fcil fazer como falar.

ALUNO: Ento o Senhor no deveria tentar publicar um artigo sobre auto-regulao numa revista popular? REICH: No, no est na base deles. Comece a sua prpria revista. Ns no escrevemos para qualquer pessoa. claro que tentamos escrever simplesmente, mas ns s fazemos o nosso trabalho. Aprenda o funcionamento do To-T, aprenda o funcionamento do eletroscpio, aprenda o movimento atmosfrico... e ento voc tem alguma coisa. Se voc tentar persuadir, voc se torna ideolgico, no funciona e acaba como um bom-para-nada. Simplesmente faa o seu trabalho. Siga o seu prprio caminho. No fcil. uma coisa que todo mundo neste Instituto tem que aprender. Ns no trabalhamos para pessoas. Ns trabalhamos em coisas.

Esta discusso entre Wilhelm Reich e seus alunos ocorreu entre 08 e 12/08/1950. Traduo pirata de Orgonomic Functionalism, vol 1/Spring 1990.

También podría gustarte