Está en la página 1de 4

AFO - ADMINISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTO

1.1 CONCEITOS E PAPEL DA ADMINISTRAO FINANCEIRA Quando se pretende administrar financeiramente uma empresa, tem-se que ter em mente todo um conjunto de decises que nortear seu rumo. Estas decises so calcadas no estudo da movimentao de fundos, e pressupem-se duas rotas bsicas: as decises de financiamento e as de investimento. As primeiras esto correlacionadas com as atividades de captao de recursos e as segundas com as atividades de aplicao de recursos. Ambas as atividades podem ser estudadas no curto e no longo prazo, dependendo de suas caractersticas. Os recursos captados, por sua vez, podem ser prprios ou de terceiros, o que implica num estudo mais aprofundado para determinar qual o mais vivel. Assim sendo, podemos definir FINANAS, como a arte e a cincia de administrar fundos, ou a cincia que estuda a movimentao financeira entre os agentes econmicos. Estes agentes podem ser instituies, mercados ou instrumentos envolvidos na transferncia de fundos entre pessoas, empresas e governos. A ADMINISTRAO FINANCEIRA, por sua vez, a cincia cuja finalidade maximizar a riqueza dos proprietrios, gerindo com competncia seus recursos. A empresa dever proporcionar aos seus donos o maior retorno possvel sobre seus investimentos. 1 A administrao financeira, assim como a maioria das cincias, fruto do aprofundamento natural dos estudos no processo de desenvolvimento da humanidade. Nasceu com as teorias econmicas para aps, com as teorias de Taylor, Fayol e Ford, caminhar para sua independncia, com forte ascenso aps a grande depresso americana dos anos 1929/30. Estudos de fluxos de caixa, investimentos e retornos, foram transformando a teoria da administrao financeira em uma cincia independente. A dissociao total est ligada aos estudos de Modigliani e Miller aos quais se convencionou chamar de Moderna Teoria de Finanas.

Por fim, os estudos de risco que se desenvolveram a partir da Teoria do Portflio, patrocinada principalmente por Markowitz e Sharpe, e permitiram fechar o esboo no qual trafega a moderna administrao financeira. 1 Ver mais em Assaf Neto, 2002 pp 46 -47. Esta cincia atua em colaborao estreita com outras cincias tais como2: Contabilidade Cincia que subsidia as decises financeiras com os dados de seus demonstrativos e relatrios. Matemtica Financeira Cincia que situa os nmeros das finanas no tempo e facilita seu entendimento. Estatstica Cincia que colabora com seus dados e previses s decises de cunho administrativo/financeiro. Economia Cincia que ensina como a empresa deve se colocar dentro das variveis econmicas e das leis que a regem. Direito Cincia que orienta o disciplinamento legal dos procedimentos administrativo/financeiros. Informtica Cincia recente, mas de grande utilidade para o administrador financeiro pela rapidez e confiana no ordenamento de dados e elaborao de relatrios. 2 Ver mais em Silva, 2001 pp 30-31. 1.2 O ADMINISTRADOR FINANCEIRO A administrao financeira pressupe pessoas qualificadas que administrem as decises necessrias ao seu funcionamento. Estas decises, via de regra, esto ligadas a atividades que envolvem recursos financeiros direta ou indiretamente. Podemos catalog-las em trs atribuies principais: Planejamento, anlise e controle. Decises de investimento. Decises de financiamento. As atribuies de PLANEJAMENTO, ANLISE E CONTROLE consistem em visualizar no futuro as conseqncias financeiras dos atos presentes, analisar os resultados apresentados e fazer com que o planejamento seja aplicado de maneira adequada, monitorando sua aplicao.

A consulta aos demonstrativos contbeis, permite estudar os dados registrados e suas projees. O oramento empresarial, uma ferramenta de grande importncia, ajuda tambm ao administrador financeiro orientar financeiramente a empresa. A anlise dos relatrios contbeis e gerenciais denuncia possveis desvios de roteiro do planejamento, que devem ser corrigidos nas propores e tempo requeridos. A atribuio de selecionar INVESTIMENTO existe em decorrncia das decises poltico-administrativas da empresa, e delimitam o montante de recursos a serem aplicados em decorrncia daquelas decises. Esta atribuio administra os ativos tangveis e intangveis que so uma constante preocupao na administrao financeira. A aquisio, a depreciao, o risco, o retorno, todos estes itens devem ser questionados, como forma de manter a melhor produtividade e os menores custos. A atribuio de buscar FINANCIAMENTO executa a seleo do menor custo para viabilizao da funo anterior. Os financiamentos a longo e a curto prazo devem ser pesquisados para se evitar custos desnecessrios em pocas desnecessrias. O equilbrio do Balano Patrimonial deve ser sempre perseguido como forma de se ter uma interao entre fontes e aplicao de recursos. O administrador financeiro utiliza basicamente duas funes financeiras: As funes de tesouraria e as funes de controladoria. Dentre as principais funes de TESOURARIA destacam-se: Oramento de caixa Cadastro Cmbio Financiamento Investimento Crdito e Cobrana Relacionamento com instituies financeiras Dentre as principais funes de CONTROLADORIA (O termo vem do ingls controller), destacam-se: Administrao de custos e preos Auditoria interna Contabilidade

Oramento Geral Controle Patrimonial Planejamento tributrio Relatrios gerenciais Estas funes variam em funo do porte da empresa. Em empresas pequenas, os scios se incumbem de muitas destas funes, e a contabilidade geralmente terceirizada. Nas grandes empresas, as funes se subdividem, na maioria das vezes, conforme organograma a seguir:

También podría gustarte