Está en la página 1de 19

O JULGAMENTO DAS BARCAS: REFLEXO DE UM MOMENTO HISTRICO Profa. Dra.

Irley Machado1
irley_machado@yahoo.com.br Resumo: O objetivo deste trabalho estabelecer algumas relaes entre o teatro de Gil Vicente e o pensamento religioso de sua poca, aqui visto como um reflexo da maneira de pensar e agir da sociedade medieval. Aspectos marcantes da sociedade e da religiosidade portuguesa podem ser identificados nos trs autos de Gil Vicente, nos quais se encontram presentes inmeros questionamentos relativos ao pecado, ao julgamento e punio dos pecadores. Palavras-chave: Teatro, Gil Vicente, religiosidade, julgamento, sociedade. Abstract: The aim of the present article is to establish some relations between the religious thoughts and Gil Vicente theaters period, seemed as a reflex of the way of thinking and acting of middle age society. Leading aspects of the Portuguese society and religiosity may be identified in the three Gil Vicentes plays, in which one can found several questions about sin, about judgment and about sinners punishment. Keywords: Theatre, Gil Vicente, religiosity, judgment, society.

Na Barca do Inferno de Gil Vicente no se encontra um processo de acusao e de defesa: encontra-se, antes, a execuo de uma sentena ou simplesmente condenaes inapelveis. Este procedimento era bastante difundido pela Igreja Catlica no perodo medieval e, embora injusto, ele no oferecia possibilidade de resistncia por parte dos condenados. A Igreja servia-se dos mesmos princpios adotados pelos juristas seculares, cuja atitude no permitia circunstncias atenuantes. J. Huizinga afirma que
A Idade Mdia ignorava todas as idias que tornaram nossa concepo de justia tmida e hesitante: idia de responsabilidade atenuada, sentimento de falhabilidade, convico da cumplicidade da sociedade, desejo de melhorar ao invs de punir2.

O rigor da lei medieval, as irregularidades e as liberdades tomadas em relao lei que regulava as faltas e as punies so bastante conhecidos. Isto justifica a forma radical com que as condenaes presentes na obra de Gil Vicente foram conduzidas. Huizinga que nos lembra que enquanto conhecemos penas leves administradas com hesitao, a Idade Mdia no conhecia seno dois extremos: a punio total ou o
1

Irley Machado, Doutora pela Universit de La Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Profa. da do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlndia, nas reas de teoria e prtica teatral. ainda professora do Mestrado em Teoria Literria do Instituto de Letras e Lingstica da UFU. 2 Johan Huizinga, Lautomne du Moyen age, Paris, Ed. Payot, 1975, p.28. Le Moyen ge ignorait toutes les ides qui onte rendu notre concepetion de la justice timide et hsitante : ide de responsabilit attnue, sentiment de faillibilit, conviction que la socit est complice, dsir damliorer plutt que de punir (Traduo nossa).

perdo (HUIZINGA, 1975, p. 28). Conclui-se, ento, que a condenao sem apelo fazia parte da histria da justia no perodo: naturalmente havia um julgamento, estabelecido por juizes, um procurador encarregado de sustentar a acusao, mas o defensor escolhido pelos inquisidores tinha como nica funo: obrigar o acusado a confessar e a reconhecer seus crimes. Na obra de Gil Vicente, o Diabo se outorga ao mesmo tempo o papel de juiz, acusador e executor da sentena, o que seria inconcebvel em nossos padres atuais. Segundo Pierre Blasco, na Barca do Inferno ns assistimos ao julgamento particular de cada um dos mortos3, no entanto, nos parece que os personagens j sofreram uma condenao como resultado direto de suas aes em vida. O que encontramos aproxima-se mais de um catlogo das faltas dos personagens, uma enumerao de seus erros, do que propriamente um julgamento. Nesta barca, os personagens representam uma classe mdia para utilizar um termo moderno da sociedade portuguesa da poca: o Fidalgo, o Agiota, o Sapateiro, a Alcoviteira, o Procurador, o Judeu, o Enforcado, o Padre, o Campons tacanho, e mesmo os quatro cavaleiros da Ordem de Cristo, no pertencem nobreza. Na obra os personagens parecem querer conservar, no alm, sua maneira de ser sobre a terra: olhando para suas faltas do passado, no experimentam nenhum arrependimento por elas. Nesta barca todos os personagens possuem um ofcio, com exceo do Fidalgo e do Enforcado, sobre quem no h referncias precisas. Pode-se, inclusive, considerar que a Alcoviteira possua um ofcio, pois, na poca, a atividade de alcoviteira era bastante conhecida. A sociedade portuguesa, no entanto, via com maus olhos aqueles que exerciam um ofcio. Os comentrios de Nicolas Clnart4 revelam curiosas particularidades do povo portugus da poca. Em uma de suas cartas, endereada ao amigo Latomus, telogo em Louvain, ele escreve: em Portugal somos todos nobres, e tem-se como grande desonra exercer uma profisso qualquer (CEREJEIRA, 1926, p. 154). Gil Vicente testemunha esta afirmao em inmeras de suas obras. Com uma crtica sutil ele denuncia o hbito do portugus de inculcar a doutrina da promoo e da

Pierre Basco. La Barque de lEnfer comme miroir dune mentalit in Estudos portugueses: Homenagem a Luciana Stegagno Pichio ; Histria do Teatro Portugus, Lisboa, p. 340; nous assistons au jugement particulier de chacun ds trespasses (Traduo nossa). 4 Nicolas Clnart, humanista de Flandres, professor em Louvain, Paris e Salamanca. O sbio fora chamado corte portuguesa por D. Joo III para tornar-se professor de seu irmo, D. Henrique. Professor de grego e latim, o nome de Clnart est associado a momentos importantes da vida intelectual portuguesa.

prosperidade sem o exerccio do trabalho sabe-se que mesmo os aristocratas falidos viviam na dependncia do Rei. Em sua Farsa dos Almocreves, o dramaturgo critica:
Assi que at os pastores Ho de ser d el Rei samica! ........................................... Cedo, no h-d haver vilos; Todos del Rey, todos del Rey! (VICENTE, 1997, p. 64)

Sabe-se que, embora este aspecto parea predominar em Portugal, ele se encontrava presente em quase toda a Europa. A desonestidade dos ofcios era uma idia muito difundida. Havia uma certa relatividade na apreciao dos ofcios considerados lcitos e ilcitos. Contudo, e de forma geral, as profisses eram desprezadas. A hierarquia dos ofcios existente nesta sociedade condenava sem reservas a agiotagem e a prostituio. Jacques Le Goff diz que so condenados os ofcios que se pode dificilmente exercer sem cair em um dos pecados capitais5. O Inferno era o local em que seriam denunciados e punidos os pecados dos ofcios. G. Minois nos lembra:
Na lista de causas da danao na Idade Mdia preciso mencionar a prtica de certas profisses. Tudo que se afastasse da nica atividade honrosa, o trabalho com a terra, era suspeito, a comear pelo comrcio de dinheiro, mas tambm as profisses que colocavam em contato direto com o sangue (o aougueiro, o barbeiro, o cirurgio) com a sujeira (tintureiro, cozinheiro) ou que ocasionavam impureza (prostitutas, jograis)6.

Daniele Bidon, ao desenvolver o mesmo tema, assinala a idia da existncia de um inferno, no sculo XIII, para os artesos: Sapateiros, alfaiates, peleteiros, comerciantes de tecidos, mas igualmente vinicultores e moleiros so condenados pela eternidade a realizar a atividade comercial da qual tiraram proveito7. As manifestaes artsticas da poca, notadamente o teatro, aproveitaram-se deste tema para reforar e propagar a idia. Jelle Koopmans afirma:

Jacques Le Goff, Pour um autre Moyen ge, Paris, Gallimard, 1977, p. 95; sont condamns les mtiers quon peut difficilement exercer sans tomber dans lun des pchs capitaux (Traduo nossa). 6 Georges Minois. Des Damns linfini in Notre Histoire, n 143, avril, 1997, p. 36; dans la liste de damnation au Moyen ge il faut aussi mentionner la pratique des certains mtiers. Tout ce qui sloigne de la seule activit honorable, le travail de la terre, est suspect, comencer par le commerce dargent, mais aussi les mtiers qui mettent en contact avec le sang (boucher, chirurgien barbier) avec la salet (foulon, teinturier, cuisiner) ou que occasionnent limpuret (prostitu, jongleur cabaretirer) (Traduo nossa). 7 Danile Bidon. Une aubaine pour les artistes in Notre Histoire, n 143, avril, 1997, p. 38. Cordonniers, tailleurs, fourreurs, drapiers, mais galement vignerons et meuniers sont condamns pour leternit accomplir l1activit commerciale dont ils ont tir profit (Traduo nossa).

Os jogos de Pscoa de Redentin e de Insbruck levavam a cena um processo de ofcios que compareciam diante de Satam: na tradio dos antigos ofcios nos infernos, o diabo julga os maus taverneiros, sapateiros e alfaiates8.

Podemos pensar que, levado cena, um processo de ofcios poderia transformar-se numa grande farsa, provocando o riso. Na Barca do Inferno, o Fidalgo julgado por sua presuno e seu desprezo aos seus semelhantes. Mostra-se arrogante e pretensioso; parece-nos um digno representante da categoria qual pertence. O diabo, ao afirmar que aqui passou vosso pai (BI, 24)9, lembra um destino considerado comum aristocracia. O fidalgo, em uma ltima e intil tentativa de salvar-se, revelando sua falta de conscincia moral, confessa com naturalidade a existncia de uma esposa e de uma amante. Ele pede permisso ao Diabo para ir v-las. De incio ele diz ver minha dama querida (BI, 34) e logo aps acrescenta: D-me licena, te peo, que v ver minha mulher (BI, 36). Assim, o pecado de bigamia, segundo os preceitos catlicos, seria suficiente para conden-lo s penas do inferno. Sobre o Fidalgo pesa ainda o pecado de tirania, sem dvida exercida contra os seus subalternos. o anjo que diz No se embarca tirania neste batel divinal (BI, 28). Gil Vicente menciona diferentes categorias de pecados: ele nos apresenta pecados concretos e pecados abstratos. A bigamia do Fidalgo um fato concreto, segundo o prprio personagem. J a acusao de tirania nos parece, com efeito, mais abstrata. Pode-se pensar, no entanto, que esta tirania estaria refletida na maneira grosseira como ele trata o Onzeneiro, quando este entra em cena e se dirige cortesmente ao Fidalgo, o que faz com que o prprio Diabo diga:

Ouvis? Falai, vs corts! Vs, Fidalgo, cuidareis Que estais em vossa pousada? Dar-vos-ei tanta pancada Cum remo, que arrenegueis (BI, 55).
8

Jelle Koopmans, p. 189, Les jeux de Pques allemands respectifs de Redentin et dInsbruck metten en scne un procs de mtiers qui comparaissent devant Satan : dans la tradition des mtiers antiques dans les enfers, le diable y juge les mauvais taverniers, cordonniers et tailleurs (Traduo nossa). 9 Sempre que houver uma citao de um dos autos das Barcas, entre parnteses estar a sigla BI Barca do Inferno; BP Barca do Purgatrio ou BG Barca da Glria, seguida do nmero da pgina, servindonos como referncia obra de FERREIRA, J. Thomaz. Os Autos das Barcas. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1987, que rene as trs Barcas de Gil Vicente numa nica edio.

O Diabo lembra ao Fidalgo que ele no pode agir aqui como se estivesse em sua prpria casa e exige que ele seja mais corts. O Onzeneiro da Barca do Inferno confessa seu amor exagerado pelo dinheiro e a posse de vinte seis milhes, graas extorso de juros excessivos cobrados a seus devedores, o que provoca a reao do Anjo, que diz: Essa barca que l est vai pra quem te enganou (BI, 44). A usura sempre foi considerada um grave pecado. O Sapateiro, numa medida menor, tambm acusado de roubo pelo Diabo, pois teria usado seu ofcio para roubar os clientes. A defesa do Sapateiro frgil: ele se defende afirmando que sempre seguiu o culto da missa e nunca deixou de dar esmolas nos dias santos. Dentro da dramaturgia de Gil Vicente observa-se uma acusao direta: o Anjo acusa abertamente o personagem de ladro e o envia a barca do Diabo, dizendo: Essa barca que l est leva quem rouba de praa (BI, 62). Sua condenao sem remisso. Na chegada do Frade, a justa acusao evidencia as faltas deste clrigo desavergonhado. Ele chega acompanhado de sua concubina, dana, esgrima, encarna as qualidades de um verdadeiro mundano, e acrescenta aos seus pecados sua grande vaidade. Em sua inconscincia, ele se diverte dando lies de esgrima ao Diabo. Logo aps ele se dirige ao Anjo, mas sem obter resposta deve contentar-se em ir para o inferno. Joane, o campons simplrio e debochado, ironiza as pretenses e a audcia do padre que vem acompanhado de sua dama, ele diz: Andar, muitieram! Furtaste o trincho, frade? (BI, 74) J a figura social da Alcoviteira era to atraente quanto combatida. Os primeiros traos de sua existncia literria aparecem no Ars Amatoria de Ovdio, no sculo I A.C. A seguir sua presena expandiu-se na literatura medieval, encontrando no sculo XIV seu lugar definitivo nesta literatura. Graas a Juan Ruiz, o Arcipreste de Hita, ela aparecer no El libro del buen amor, como o personagem da velha Trotaconventos, no papel de mediadora nas relaes amorosas. J no sculo XV, o personagem encontra toda sua fora na obra La Celestina de Fernando Rojas e, no sculo XVI, ela povoar o teatro de Lope de Vega, cuja mais importante representante ser Fbia, mistura de alcoviteira e feiticeira, personagem da obra El Caballero de Olmedo. Em La Celestina o personagem desenvolver qualidades psicolgicas muito sutis: esta velha senhora dotada de uma sabedoria prtica e conhece as paixes humanas caracterstica que ser uma constante na personalidade da alcoviteira. A justificativa para sua existncia situase no momento em que a sociedade comeou a considerar o instinto sexual como uma

transgresso: quando o livre contato entre homens e mulheres passou a sofrer um controle que gerou o nascimento deste personagem ambguo, to necessrio quanto odioso. As alcoviteiras possuam uma espcie de conscincia da utilidade de seu ofcio: mesmo sabendo que sofreriam punies severas e at o desprezo da comunidade em que viviam, no abandonavam seu ofcio. Georges Duby, a esse respeito, afirma: Toda mulher acusada de ser alcoviteira, ser queimada viva: se tratar-se apenas de um boato e ela negar, ser absolvida pela prova do fogo10. Sabe-se que era impossvel algum ser inocentado pela prova do fogo. As alcoviteiras, desprovidas de senso moral, pareciam possuir uma lgica incompreensvel. Brizida Vaz no acredita que ser condenada ao inferno, por ter sofrido inmeras punies quando vivia: Aoutes tenho levados e tormentos soportados (BI, 80). Ela confessa ao Anjo, com um certo orgulho, ser [...] a que criava as meninas pera os cnegos da S (BI, 82). Sob uma crtica cida em relao ao comportamento dos cnegos, oculta-se uma falta de conscincia moral da parte do personagem, incapaz de medir o alcance de suas aes. Sem dvida, Brizida acreditava servir a Deus, servindo luxria dos padres. Esta alcoviteira vicentina perturbadora, ela chega mesmo a confundir o Diabo, tal sua simplicidade e inconscincia. Em sua crena simplria, sua falta de moral, ela est convencida de ter salvado as jovens, e se compara a Santa rsula. Ser lcito perguntarnos se a misria vivida pelo personagem teria desenvolvido princpios morais que poderiam justificar seu ofcio? O sofrimento vivenciado justificaria seu acesso ao Paraso? Parece-nos que Gil Vicente nos deixa uma mensagem bastante clara: para aqueles que no se conduziram bem na vida, apesar de seu sofrimento terreno, o paraso ser sempre proibido. Na seqncia da Barca do Inferno entra em cena o Corregedor11. Ele acusado de ser um profissional corrupto e ter aceitado dinheiro dos judeus. O Diabo o acusa de no se ter interessado pelos camponeses. A nica resposta que ele usa para se defender :
Vos, Arrais, nonne legistis Que o dar quebra os pinedos? Os dereitos esto quedos, Sed aliquid traditistis... (BI, 72)

10

Georges Duby. LEurope au Moyen Age. Paris: Flammarion, 1984, p. 45; Toute femme dont il sera connu quelle est entremetteuse, sera brle vive; sil sagite seulement dune rumeur, et quelle nie, elle sera absoute par lpreuve du feu (Traduo nossa). 11 Corregedor pode, aqui, ser entendido como um procurador ou um magistrado cujas atribuies corresponderiam, em parte, s do atual juiz de direito.

O significado desta frase pode ser entendido como: quando h dinheiro envolvido, o direito e a justia no se fazem mais necessrios. O Corregedor conta, ainda, no dilogo que tem com o Procurador, que ao confessar-se escondia de seu confessor os roubos cometidos, o que revela que ele tinha conscincia de suas faltas, pois precisa ocult-las. Vejam-se suas prprias palavras:
Eu mui bem me confessei! Mas tudo quanto roubei Encobri ao confessor... (BI, 73)

O pecado do Procurador, entretanto, parece estar ligado apenas ao fato de no se ter confessado antes de sua morte. Sobre o Enforcado, a razo de sua condenao permanece obscura. Durante sua vida ela havia sido acusado de roubo e condenado morte. Pode-se pensar que sua culpa e condenao ao inferno devem-se a esta mesma razo. Se a condenao destes personagens parece se justificar atravs do pensamento e das tradies da poca, a condenao do Judeu obedece a mesma lgica. O maior pecado do personagem ser judeu. O Diabo no o acusa de nenhuma falta. Sabe-se da existncia de manifestaes anti-judaicas bastante marcadas na Idade Mdia. Havia uma forte crena segundo a qual os Judeus formavam uma sociedade secreta com o nico objetivo de eliminar a cristandade. Para a mentalidade do perodo, a traio a Cristo era considerada um projeto comum entre os judeus e o diabo. Nas representaes pblicas, havia danas diablicas ao lado de danas de judeus, sem uma diferenciao precisa entre os dois grupos. Jelle Koopmans menciona uma dana diablica chamada a dana dos judeus (KOOPMANS, 210), que pertencia s judiarias da Paixo de Alsfeld. No se podem esquecer os quadros e/ou cenas correspondendo s judiarias e s diabruras inseridas nos mistrios medievais, cujo nico objetivo era servir como meio de liberao geral do povo. Gustave Cohen afirma a propsito:
A populao em geral podia divertir-se com as rixas grosseiras que havia entre os diabos que brigavam entre si ou que sob a ordem de seu prncipe infernal, massacravam aqueles que entre eles tinham perdido a presa.12

12

Gustave Cohen, La vie littraire au Moyen ge, p. 421; Tout au plus de lemu peuple pouvait-il samuser des grossires rixas quavaient entre eux les diables, que se battaient ou qui, sur lordre de leur prince infernal, rouaient de coups les maladroits dentre eux qui avaient manqu leur proie (Traduo nossa).

Segundo Koopmans, o teatro do perodo nos deixou vrios mistrios que mostram a punio sofrida pelos judeus e a suposta barbrie que estes exerciam em relao lei, f e aos rituais cristos. H um claro exemplo em Le Mystre de la Saincte Hostie, em que um judeu prega a hstia no muro, joga-a no fogo, bate com ela contra uma chamin e com uma faca tenta cort-la, sem conseguir: a hstia permanece intacta (KOOPMANS, 138). As histrias, com um forte contedo anti-judaico, podiam ter contribudo para os massacres e para as cruis perseguies sofridas pelos judeus desde o sculo XI. As judiarias representadas nos mistrios no eram gratuitas. Segundo os estudos de Koopmans, um Jeu de lAntchrist, composto por quatro jornadas com 265 personagens, foi representado em 1468/1469 em Frankfurt. Durante esta representao, o prefeito da cidade teria proibido aos judeus de sair de suas casas, para sua segurana. Considerados inimigos da f e assassinos de Cristo, os judeus estariam condenados a uma punio eterna. Na poca, culpar os judeus por acontecimentos naturais, mas inexplicveis, era prtica corrente. Durante a peste negra (1348), os judeus foram acusados de envenenar a gua dos poos e culpabilizados pelo acontecimento. Na sociedade portuguesa, h registros que mostram que os padres franciscanos de Santarm, por ocasio de um tremor de terra, culparam os judeus pelo ocorrido. Gil Vicente, neste ano 1531, encontrava-se na cidade mencionada. Ele, ento, teria reunido os sacerdotes e pedido a eles para refletir sobre esta agressividade injustificada contra os judeus da cidade. Deduz-se que o judeu foi transformado no bode expiatrio desta sociedade, o que explica a atitude do Diabo em relao ao personagem. O Diabo no quer nem mesmo lev-lo ao inferno: o Judeu deve at pagar sua entrada na barca. Aqui, o personagem do Judeu, consciente de sua situao sobre a terra, aceita a punio sem objeo. Ele no se dirige ao Anjo, e se submete ao mau humor do Diabo que no quer embarc-lo. Quer nos parecer que a sociedade portuguesa da poca ressentia-se da presena dos judeus: eles representavam uma ameaa, mas eram, ao mesmo tempo, uma necessidade vital para o comrcio. Os judeus ricos eram naturalmente integrados, enquanto os outros se tornavam artesos. Segundo A. J. Saraiva, preciso considerar que os judeus espanhis compraram sua entrada em Portugal em 1492. Paul Teyssier faz uma interessante anlise sobre a presena do Judeu na Barca do Inferno, ele diz:

evidente que toda esta cena simblica. Gil Vicente retrata o Judeu como o povo cristo da Idade Mdia o via: um ser

abjeto e repugnante, e sobretudo um ser que no pertence a comunidade daqueles para quem colocada a questo do cu e do inferno. Assim se explica que ele no seja recebido na barca do Diabo. O Judeu representa o ltimo grau na escala dos condenados, bem atrs dos pecadores comuns, pois ele no nem mesmo digno de viajar na companhia deles13.

Na Barca do Inferno o ofcio que no punido apenas o dos quatro cavaleiros cruzados, soldados de Cristo. Este fato encontra igualmente uma explicao na tradio medieval. Os historiadores afirmam que o povo portugus, a exemplo do que acontecia no resto da Europa, nutria um nobre ideal de cavalaria e de religiosidade. A nobreza tinha por ocupao a profisso das armas e o ideal da cavalaria crist as lutas pela f e pela ptria. A exaltao destes sentimentos se encontra nas obras vicentinas Exortao da Guerra e Auto da fama. A f catlica que alimentava a nao inteira justificaria a redeno dos soldados da Ordem de Cristo. Poupar as vtimas da Cruzada pode ter a significao simblica da aceitao de uma tarefa divina em que a f no poder jamais ser colocada em questo. Nesta barca igualmente perdoado Joane, o simplrio, fato justificado pelo prprio Anjo, que diz:
Tu passars, se quiseres, Porque, em todos teus afazeres, Por malcia no erraste: Tua simpleza te abaste Para gozar dos prazeres (BI, 58).

Aspectos e situaes diferentes atravessam a Barca do Purgatrio. No perodo em que Gil Vicente escreve sua obra incio do sculo XVI a idia do Purgatrio j estava definitivamente fixada no esprito da cristandade. A idia deste espao intermedirio, em que muitos sofrero ainda duras provas, provoca um alargar da viso sobre o julgamento final: o crente vive com a certeza de um duplo julgamento, o primeiro no momento de sua morte e o segundo no final dos tempos. O Purgatrio ser ento este espao de espera para aqueles que cometeram pecados perdoveis, os pecados veniais Este espao de provao o nico a poder conduzir a alma humana a sua salvao. A possibilidade e a existncia deste terceiro espao rompem o esquema dualista: o Paraso para os eleitos e as penas infernais para
13

Paul Teyssier, La Langue de Gil Vicente, Paris, Librairie Klincksieck, 1959, p. 205; Il est vident que toute cette scne est symbolique. Gil Vicente dpeint le Juif comme le voyait le peuple chrtien du Moyen ge : cest un tre abject et rpugnant, et surtout cest un rprouv qui nappartient pas la communaut de ceux pour qui se pose le problme du ciel et de lenfer. Ainsi sexplique quil ne soit pas reu dans la barque du Diable. Le Juif reprsente si lon veut le dernier degr dans lchelle des damns, loin derrire des pcheurs ordinaires, puisquil nest mme pas digne de voyager en leur compagnie (Traduo nossa).

os condenados. Permitem, ainda, o aparecimento da esperana no seio da cristandade e suscita a crena em uma era de paz, aps as atribulaes da vida e a passagem obrigatria neste espao de purificao. esperana e f dos humildes que Gil Vicente ir tecer uma homenagem em sua Barca do Purgatrio. Dante Alighieri, em sua experincia potico-literria da Divina Comdia, descreve este novo espao: sua viso nos mostra uma montanha em meio ao mar, na luz do sol e habitada por anjos, lugar de transformao interior, de espera e, sobretudo, um lugar de passagem. Ele a situa na terra. At ento o inferno era definido como um espao sob a terra e o Paraso como um espao celeste. Embora sem definir sues contornos, Gil Vicente situa igualmente este espao de espera sobre a terra, a exemplo de Dante. Na Barca do Purgatrio os personagens no se deslocam, eles permanecem beira do rio e esperam. Os Anjos abrem a cena cantando um romance de extraordinria beleza lrica: Remando vo remadores/ barca de grande alegria/ (...) estandarte de esperana (BP, 79). Mas os anjos, cheios de bom humor, ironizam a sorte da barca dos diabos. O bom humor sem dvida uma caracterstica que humaniza estes personagens divinos. Os anjos, ao debocharem dos diabos, dizem:
E o batel dos danados Porque nasceu hoje Cristo Esta coos remos quebrados, Em seco (BP, p. 81).

O primeiro personagem que chega beira do rio o Lavrador. Ele est cansado e carrega ainda o arado nas costas. O diabo, que nesta barca desempenha bem seu papel de acusador, o ameaa. O Lavrador, entretanto, no tem medo. Ele confessa simplesmente que, aps ter passado pela morte, nada mais pode assust-lo. Ele tem a conscincia tranqila: segundo suas lembranas e consideraes, ele deixou suas coisas em ordem. Segundo ele, Nem fico a dever duas favas/ Nem um preto por pagar! (BP, 84)14. O diabo, que no quer perder sua presa, o acusa de ter mudado os limites de suas terras, crime punido por lei, ao que ele responde: E quem tirava do meu/ Os meus marcos quantos so? (BP, 85). O acusado se defende e trata o diabo de igual para igual, ofendendo-o com palavras de baixo calo e sem nenhum respeito, como j havia feito o personagem Joane, na barca anterior. Ele o trata de cabro e o envia a beijar o meu

14

Preto seria uma antiga moeda de cobre, de pequeno valor, segundo J. Thomaz Ferreira in Os Autos das Barcas, Portugal, publicaes Europa-Amrica, 1987, p. 84.

bragado. Naturalmente, o lavrador no se dirigir ao Anjo com esta linguagem desrespeitosa. O diabo tenta, de vrias maneiras, provar a culpa do campons. Ele enumera as diversas acusaes, uma aps as outras, como numa verdadeira corte. Mas ele nada consegue. Nesta barca h um equilbrio maior, do ponto de vista dramtico, do que na Barca do Inferno. H uma disputa permanente entre o diabo, que quer forar a entrada das almas em sua barca, e o anjo, sempre atento a controlar as aes do representante do mal. Luciana S. Picchio afirma a propsito: O Anjo, aqui dotado de uma personalidade bem mais forte do que na representao precedente, desmascara as fanfarronices do Diabo (PICCHIO, 1992, p. 159-173). O Anjo, desde o incio da cena, toma a defesa das almas, aconselhando-as a pedir a ajuda da Virgem:
Quando aqui apareceres roga-lhe que te aparea com piedosos poderes porque a alma que tiveres no perea! (BP, 82)

necessrio lembrar que esta pea foi representada na noite de Natal de 1518, o que justifica os louvores a Nossa Senhora que nela aparecem. No momento de maior tenso, no dilogo entre o diabo e o campons, quando este parece perdido, o anjo intervm. Este fato ocorrer vrias vezes nos dilogos com os outros personagens. O Anjo dirige-se ao campons e pergunta: Vinde c, homem de bem! Para onde quereis ir? (BP, 84) Chamando-o por homem de bem, o Anjo avana j sobre a impossibilidade de conden-lo ao inferno. Ao justificar suas aes, o Lavrador nos surpreende: um ser simplrio, humilde, que, apesar de tudo, tem a conscincia do que viveu e de seu papel na sociedade. Este personagem, quase pattico, descreve o quadro da sociedade portuguesa em que a vida de alguns alimenta-se da morte de outros. Ele diz ainda: sempre morto quem do arado h de viver. Ns somos vida das gentes e morte de nossas vidas (BP, 86). A descrio que ele faz de seu sofrimento revela o conhecimento preciso de sua condio e, ao mesmo tempo, uma aceitao fatalista de seu destino. um ser esmagado pela fora da natureza ou pela estrutura de uma sociedade injusta. Tremendo com a idia da morte e do que se apresenta diante dele, obrigado a empurrar o arado nos campos para alimentar a famlia, explorado pelo senhor das terras, o campons de Gil Vicente se defende humildemente: lavrador, no tem tempo nem lugar, nem somente de alimpar as gotas do seu suor (BP, 86). Entretanto, o personagem, tendo seguido durante toda sua vida os preceitos

religiosos aprendidos por tradio, apesar de suas faltas, mantm sua f intacta. Assim, o Anjo deixa-o na margem do rio, at o momento em que a justia divina decidir sobre sua salvao eterna. No esqueamos que o Anjo no julga, e, portanto, no ele quem decide a punio das almas. Ele apenas executa uma ordem superior. O personagem Marta Gil entra em cena. O Diabo a acusa de ter tentado obter um lucro ilcito acrescentando gua no leite que vendia. Ela se justifica fazendo meno ao desejo de lucro que predomina nas leis do mundo: No sabes tu que o respeito do mundo em ganhar? (BP, 90) Mas, no sendo preguiosa, ela trabalhou muito para sobreviver. Quando se dirige ao Anjo, lamenta-se de ter a cabea cansada: ela carregou pesados fardos. Revelando sua f, pede ajuda a Virgem Maria e confessa humildemente, arrependida: [...] em que pecasse alguma hora/ venha a piedosa alada/ [...] Esqueam meus males tristes. (BP, 92) Sua prece ouvida e, como resposta a sua f, o Anjo diz:
Grande coisa a orao Purga ao lado da ribeira [...] isto at que o Senhor queira Que te passemos o rio (BP, 93).

O Pastor chega. Sua linguagem mais rstica e difcil de compreender. Sobre ele pesam as acusaes de ter esquecido as rezas e de ter tentado seduzir uma jovem. O personagem, com toda a honestidade, conta no ter sido capaz de aprender a rezar e que a jovem lhe havia escapado. Aqui o dilogo com o Diabo ganha um acento cmico. Em sua simplicidade, o personagem se defende, dizendo que apenas a inteno no merece ser punida com o inferno. Ele confessa:
fi de puta cabro! Quisera eu e ela no Porque a traidora fugiu! E, se isto assim foi, ladro, Que pecado se seguiu Pois no houve concluso? (BP, 99)

Esta declarao inocenta o personagem: Ele bem quis, mas a moa fugiu e ele no a perseguiu. Embora acusado e correndo o risco de ir para o inferno, ele demonstra uma f inquebrantvel e afirma com convico: No podes nada fazer/ Na noite em que quis nascer/ Cristo filho de David! (BP, 97) Quando o Anjo lhe pergunta: Morreste bom cristo?, ele responde honestamente: Que sei eu? Logo a seguir o momento da chegada de uma jovem Pastora. Ela treme diante do Diabo e invoca a ajuda de Nossa Senhora e de Jesus. Aps um primeiro espanto ela

reage e no se deixa enganar pelas astcias do personagem do mal. Enfrentando seu prprio medo, rechaa o Diabo que insiste em lev-la com ele. O Anjo vem em seu socorro e pergunta-lhe se ela conhece Deus, ao que ela responde com segurana: muito bem, era redondo! (BP, 102) A Pastora identifica Deus com a hstia sagrada e acrescenta que ela o viu vrias vezes, pois era devota praticante e no faltava a missa. O Diabo a acusa do pecado da gula e de ser conversadeira. A jovem justifica suas faltas com sua juventude e imaturidade. Seus pecados julgados leves, a deixaro no Purgatrio. Logo aparece um menino cheio de inocncia e medo, e associa o personagem maligno a figura de um Ogro com o qual as mes assustam as crianas. Sua inocncia irrita o Diabo, que sabe no ter nenhuma chance de conduzir crianas ao inferno. Irritado, ele imite um som onomatopaico be, o que nos lembra que a imagem dos diabos identificados a bodes fazia parte da iconografia medieval. O Anjo sabe que deve conduzir a criana ao paraso. Gil Vicente, atravs do Anjo, coloca em seu texto uma questo teolgica, ao dizer:
Fez-te Deus secretamente A mais profunda merc Em idade inocente: Eu no sei se sabe a gente A causa porque isto ... (BP, 104)

Deus chamando a ele, o menino, o teria poupado do sofrimento e do pecado, inevitvel ao homem. Mas parece-nos que o Anjo se interroga o porqu da morte das crianas, uma vez que isto causa tanta dor aos pais. Mestre Gil, seguidamente, faz perguntas que ficam sem resposta. O ltimo personagem a chegar barca o Jogador. O Diabo o sada chamando-o de meu scio e meu amigo (BP, 104) O Jogador, inconsciente de sua situao, vangloria-se de suas jogadas. Mas o Diabo lhe diz: pois sabe que eu te ganhei? (BP, 105) O jogador quer escapar. Sobre ele pesa a acusao de blasfmia contra Cristo, a Hstia Sagrada, Nossa Senhora e os santos. Ele se justifica atribuindo seu comportamento a sua falta de sorte, mas o Anjo o reenvia sem discusso. A insero deste personagem nos lembra uma histria que faz parte dos Milagres de Nossa Senhora, de Affonso, o sbio. A lenda se refere a um jogador de dados que blasfemava contra a Virgem e que cuspiu no momento da passagem de um padre que carregava os Santos Sacramentos a um doente. O padre protesta contra a atitude do jogador e lhe

ordena que se arrependa, ameaando-o com o inferno. Mas o incrdulo afirma no ter medo de nada. O Diabo ento vem busc-lo vivo. Sabe-se que a circularidade destas histrias populares de cunho religioso era bastante grande e que Gil Vicente inspirou-se nelas para enriquecer sua obra. A barca infernal se afasta com uma nica presa, enquanto a barca dos Anjos conduz o menino ao paraso. Os personagens acusados de pecados veniais esperaro at o momento em que recebero a graa de contemplar Deus. So personagens dotados de uma f simples, sem complicaes e sem

questionamentos. Esta f, que no significa conhecimento a priori dos mistrios de Deus, passa por uma confiana total no Outro que Deus. Pedir a estes seres para compreender e justificar sua f seria exigir muito: eles aprenderam a f e os preceitos religiosos como uma tradio, mas tambm como a nica possibilidade de superar a mineralidade de suas vidas. O Purgatrio para Gil Vicente no definido como um espao, mas se situa no tempo, obedecendo antes a uma noo de tempo purgatrio. Este tempo dialoga com o Antipurgatrio de Dante, como afirma Jacqueline Risset: O Antipurgatrio (inveno puramente dantesca) um espao de preparao e espera (RISSET, 1988, p. 7). Ele possui a mesma funo. Os pecadores de Dante permanecem espera, eles tambm, a margem do rio, at o momento em que podero subir a montanha que lhes dar acesso ao Paraso. A terceira das barcas vicentinas a Barca da Glria. Como seu ttulo indica, ela se destina a conduzir os passageiros ao Paraso. Este texto fecha a trilogia. As barcas apresentam uma estrutura temtica comum. Em sua anlise, Albin Beau nos diz que:
Existe uma unidade estrutural entre os trs autos que se apresentam como partes integrantes de uma s obra: [...] trs variaes sobre o mesmo tema, trs aspectos da mesma concepo e viso do mundo (BEAU, 1959, p. 162).

Na Barca da Glria, dois novos personagens vm compor as barcas: o personagem da Morte e Jesus Cristo, que aparecer ressuscitado apenas no final. No incio h um dilogo entre o Diabo e a Morte, em que o primeiro reclama de nunca receber personagens ilustres, mas somente os mesteirais15. A Morte justifica-se dizendo que o tempo determinado por Deus, e que os ricos, tendo uma vida com mais conforto, vivem mais tempo que os pobres. A seguir ela sai para espreitar suas possveis vtimas.

15

Pessoas que exerciam um ofcio e, portanto, considerados inferiores, como j mencionamos.

Gil Vicente introduziu inovaes no esquema da pea. A figura ativa aqui a morte: ela executa a ao. Suas entradas e sadas determinam a mudana de cena e fazem avanar a ao dramtica. Ela transporta as almas diante do Diabo e, embora no emita nenhum julgamento, ironiza acidamente a sorte dos condenados. O humor negro da Morte lhe faz dizer ao Conde: No foi nada a perigosa passagem (BG, 140) e perguntar ao Duque: Vos, senhor, Duque de grande primor, julgastes de me escapar? (BG, 143). Do sofrimento do Rei que se lamenta, ela debocha abertamente dizendo: Senhor, que de Vossa Alteza? (BG, 146). Com o Imperador, a Morte estabelece um dilogo um pouco mais longo, em que no falta zombaria. Atravs de uma exortao sutil ela o acusa de vaidade: Vos senhor, fazei-vos forte, que a vangloria vos matou. (BG, 148) Ao Bispo ela declara que ningum pode escapar a sua ao, pois [...] a todos fao esta guerra (BG, 152) e, reprova ao Arcebispo, dizendo Senhor Arcebispo amigo, [...] bem pelejaste comigo! (BG, 154). J com o Cardeal, atravs de uma fina ironia, ela se desculpa por no ter chegado mais cedo. Finalmente o Papa que recebe toda sua insolncia e seu desprezo. Ela lhe diz: Vos, Padre Santo, pensastes ser imortal? (BG, 133). Tendo completado sua misso, a Morte desaparece. Todavia, nesta estrutura em que a Morte determina a entrada dos personagens e o desenvolvimento da cena, ela tambm que interrompe o dilogo entre o Diabo e suas possveis vtimas. Este fato provoca uma suspenso temporal a cada cena e gera uma tenso que s ser solucionada no final. Esta tenso redimensiona a estrutura dramtica da pea e provoca uma espcie de catarse, que no se tinha produzido nas barcas anteriores. Esta barca revela um aspecto de amadurecimento dramatrgico do autor. O autor adota uma estrutura feita de pequenos dilogos entre o Anjo e as almas. O Anjo revela uma extrema compaixo. o Anjo que reza a Virgem pedindo-lhe ajuda para os que vo morrer. Ele reza: O Virgem, Nossa Senhora, sede-lhes socorredora na hora da sua morte! (BG, 140). Na chegada das almas, o papel do Anjo o de quem escuta sem poder interferir. Assim, ele no responde ao Conde, e ao Duque que lhe pede ajuda contra o assdio do Diabo, ele diz simplesmente: So estas leis divinais (BG, 145). Da mesma forma, ele no responde ao Rei, mas dirige uma prece aos cus: Praza ao nosso Redentor, nosso Deus e Criador, que vos d segundas vidas (BG, 148). A expresso segundas vidas recebe aqui a conotao de redeno. Na teologia crist aquele que morre sem pecado ser salvo, no morrer. O Homem no morre seno na matria, pois a alma pode viver eternamente. O Anjo, ao dirigir-se ao Imperador, afirma cheio de compaixo: Nosso prazer querer que no se perca ningum (BG, 151). Ao

Cardeal ele aconselha: Socorrei-vos cardeal, da Me de Nosso Senhor (BG, 159). O Anjo lamenta a perda do Papa e reza ao Cristo, sinceramente: Reza a Jesus Salvador que te envie piedade (BG, 161). O personagem celeste permanece escuta das preces feitas pelos condenados. Desolado e lamentando a sorte deles, prepara-se para partir, no sem antes expressar sua tristeza: Pesa-nos que tais senhores hajam de ir a tais ardores, sendo almas to escolhidas! (BG, 162). Neste auto, Gil Vicente serviu-se das preces que pertencem ao Ofcio dos mortos inspiradas e procedentes do Livro de Job. A utilizao destas preces contribuiu igualmente para mudar a estrutura da pea. No dilogo entre as almas e o Diabo, no se estabelece uma longa conversa. De incio os personagens lamentam a morte: depois, conscientes da situao com que se defrontam, experimentam um verdadeiro arrependimento pelas aes cometidas em vida. um procedimento diferenciado e indito adotado pelo dramaturgo. Os personagens no argumentam como o fizeram os condenados das barcas anteriores, mas tambm no aceitam a condenao: reconhecem suas faltas, e expressam sua f e seu sincero arrependimento. Nesta barca o Diabo est confiante. Ele tem a certeza que as almas lhe pertencem, sem a necessidade de trapacear para tentar colocar os personagens em sua barca, pois possui uma lista com o nome daqueles que devem acompanh-lo. Diante da resistncia do Conde, ele diz: Olhai, senhor, que tambm aqui vos tenho em meu rol (BG, 141), afirmao que se repetir diante do Imperador: C vireis, pois aqui vos tenho escrito! (BG, 150). Se j est escrito, de nada serve inquietar-se. Numa atitude irnica e debochada o Diabo diz ao Conde, quando este quer dirigir-se a barca do Anjo, Ide, que esperaremos! (BG, 142). Assim, a entrada de cada personagem o Diabo sente-se seguro. Ele diz ao Duque que as preces deste no tm mais importncia, pois suas aes o teriam perdido. Gil Vicente refora de forma sutil a idia corrente segundo a qual no Deus que condena o homem, mas o homem por suas aes que se condena a si mesmo. Os personagens, entretanto, no respondem diretamente as ofensas e insinuaes do Diabo. Eles rezam e pedem o perdo de seus pecados tentando compreender as razes de suas faltas, num procedimento bastante diferente daquele da Barca do Inferno. O Diabo descreve a cada personagem um terrvel inferno, em que cada um sofrer punies assustadoras. O Conde e o Rei so ameaados com o fogo. Ao Duque, o Diabo mostra uma ponte ardente cheia de navalhas que cortam os passantes; ao Bispo, ele ameaa com o caldeiro em que as almas so cozidas; e, ao arcebispo, ele lhe reserva a punio de gua fervente. O Cardeal aterrorizado com o barulho ensurdecedor que

vem do lago dos lees onde ele ser comido por ces e drages. Finalmente, o Papa ser punido com chicotes de ferro quente. O inferno de Gil Vicente assemelha-se bastante ao inferno de Dante, pois os dois escritores apenas representam em sua obra literria uma viso de um alm aterrador propagado pelo imaginrio e pelo pensamento religioso popular medieval. A crena do povo da poca neste inferno, uma crena sem

questionamentos, um fato a remarcar. Se considerarmos que o corpo morre, mas no a alma, como se justificaria a afirmao de que o Bispo seria comido por drages, o Duque cortado por navalhas, o Bispo fervido em gua quente e assim por diante? Quer nos parecer que a descrio destas penas fsicas e corporais so apenas metforas, para explicar o sofrimento a que estaria exposta a alma humana. Os personagens da Barca da Glria no se deixam amedrontar pelas ameaas do Diabo. Eles rezam e lamentam suas faltas. Conscientes, pedem perdo e ajuda. Evocam inmeras vezes a paixo de Cristo: acreditam no poder de seu amor e na redeno. Revelam uma f inabalvel. Eles conhecem as preces dos brevirios, mas so as suas preces espontneas que recebem uma resposta aps a partida da barca do Anjo. Os personagens se recusam a subir na barca infernal. Tendo conservado sua f intacta, eles no podem ir para o inferno. Para entrar nele preciso abandonar toda a f e toda a esperana. Como lembra Dante Alighieri no Canto III, de seu Inferno: Vs que entrais abandoneis toda a esperana! (ALIGHIERI, 1988, p. 41). Conclui-se que o inferno no est destinado aos personagens de mestre Gil, pois estes tm ainda esperana, o que faz com que num ltimo instante Cristo aparea ressuscitado e resgate suas almas do poder do Diabo. Apesar da diferena das situaes vividas, quer nos parecer que os personagens da Barca da Glria viveram da mesma forma que os personagens da Barca do Purgatrio. O homem nasce com um destino que deve cumprir. Rei, Duque, Imperador, Papa, tirano, guerreiro, poltico, religioso o homem no pode escapar ao seu destino, nem o poderoso, nem o humilde. Poderia o Rei subtrair-se ao seu papel de Rei? O lavrador poderia deixar a terra sem cultivo? Parece que, nestas duas categorias, o homem no tem realmente escolha. Talvez o homem mdio pudesse servir-se de seu livre arbtrio. Se pensamos na Barca do Inferno, pode-se dizer que os Cruzados escolheram ser soldados e que o Fidalgo escolheu no acreditar em uma vida aps a morte. Mas ao Imperador dado o direito de recusar seu poder? possvel impedir a uma jovenzinha a gula e a tagarelice? Poderamos afirmar que o Pastor, a Pastora, Marta Gil ou o Conde, o Imperador e o Papa, tiveram uma verdadeira possibilidade de escolher seus destinos?

No entanto, so personagens que guardam uma f que no pode ser questionada. O Pastor esqueceu suas preces, ou melhor, sua capacidade intelectual no lhe permitiu aprend-las; a Pastora no teve tempo de aprender a controlar sua gula; Marta Gil foi levada a acrescentar gua no leite por fora das circunstncias, para sobreviver. Mas, apesar da dificuldade de suas vidas, eles acreditam em Deus. Os poderosos da Barca da Glria tambm acreditam, apesar de suas tribulaes e da necessidade de representao de seus papis sociais. Mas se arrependeram e nunca duvidaram do poder e do amor de Deus. As barcas de mestre Gil fazem desfilar representantes de uma sociedade cheia de vcios e de humanidade. A ao dramtica do jogo foi conduzida pela f e religiosidade dos personagens. a expresso desta religiosidade que coloca em cena o homem e seu antagonista: o mal. Mas, o mal no est na figura do Diabo. Este nas barcas no o sedutor de O breve sumrio da histria de Deus ou do Auto da Alma. Nas barcas ele se contenta em acolher as almas e faz-las tomar conscincia de seus atos passados. Assim como o Anjo, ele apenas cumpre seu papel. Os personagens colocados diante de seu passado, diante de suas faltas, tm a possibilidade de ver o incontornvel. Mas o dramaturgo, querendo passar sua mensagem de esperana e de f, completa a trilogia afirmando que: aqueles que tm a capacidade de arrepender-se sinceramente e que mantiveram intacta sua f podem contar com a misericrdia divina. Esta trilogia de Gil Vicente nos d um retrato bastante claro da sociedade portuguesa da poca. Uma sociedade preconceituosa, vaidosa, pretensiosa e cheia de vcios, mas que, ao mesmo tempo, mostra uma grande f nos mistrios da Igreja. Mestre Gil parece conhecer profundamente a alma de seu povo. No conjunto de sua obra, o que ele nos revela, alm da clara diviso social sofrida e da compreenso do carter do povo portugus, o seu prprio sentimento de compaixo a respeito das fraquezas humanas.

Referncias bibliogrficas: ALIGHIERI, Dante. La Divine Comedie. T.1 LEnfer, 1992; T.2 Le Purgatoire, 1992; T3 Le Paradis, 1992. Traduction, introduction et notes par Jacqueline Risset. Paris: Flammarion, 1992. BLASCO, Pierre, La Barque de lEnfer comme miroir dune mentalit in Estudos portugueses : Homenagem a Luciana Stegagno Pichio . Histria do Teatro Portugus, Lisboa, 1992.

BIDON, Danile. Une aubaine pour les artistes. Notre Histoire, n. 143, avril, 1997. CEREJEIRA, Gonalves. O humanismo em Portugal: Clenardo. Coimbra: Lda. 1926. COHEN, Gustave. La vie littraire au Moyen ge. Paris: Jules Tallandier, 1946. DUBY, Georges. LEurope au Moyen Age. Paris: Flammarion, 1984. FERREIRA, J. Thomaz. Os Autos das Barcas. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1987. LE GOFF, Jacques. Pour um autre Moyen ge, Paris : Gallimard, 1977. HUIZINGA, Johan .Lautomne du Moyen age. Paris: Payot, 1975. KOOPMANNS, Jelle. Le thtre des exclus au Moyen ge: Hertiques, sorcires et marginaux. Paris: Imago, 1977. MINOIS, Georges. Des Damns linfini. Notre Histoire, n 143, avril, 1997. PICCHIO Luciana Stegagno. O purgatrio de Gil Vicente : Estado ou lugar ?. Actas do Colquio em torno da obra de Gil Vicente Teatro da Cornucpia, Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa, Ministrio da Educao, Lisboa, 1992. TEYSSIER, Paul. La Langue de Gil Vicente. Paris: Librairie Klincksieck, 1959. VICENTE, GIL. La farce des muletiers, Ed. Critique, introduction, traduction franaise & notesdOlinda Kleimann. Paris: Chandeigne Librairie Portugaise, 1997. VICENTE, GIL. Obras Completas. T. 2 - Prefcio e notas do professor Marques Braga, Lisboa: Livraria S da Costa, Coleo Clssicos S da Costa, 1968.

También podría gustarte