Está en la página 1de 2

Clculo estequiomtrico

Incio Qumica Clculos Qumicos Clculo estequiomtrico

O clculo estequiomtrico, apesar de temido por muitos vestibulandos, deixa de ser um problema se os seguintes passos forem seguidos: 1. passo Montar e balancear a equao qumica. 2. passo Escrever a proporo em mols (coeficientes da equao balanceada). 3. passo Adaptar a proporo em mols s unidades usadas no enunciado do exerccio (massa, volume nas CNTP, n. de molculas etc). 4. passo Efetuar a regra de trs com os dados do exerccio. Equaes qumicas As reaes que os elementos tm entre si para formar um composto so representadas por equaes qumicas. Exemplo da reao do hidrognio com o oxignio para formar gua:

As substncias no lado esquerdo so chamadas reagentes e, no lado direito, produtos. Os nmeros antes dos smbolos (omitido se for 1) indicam a quantidade de molculas. Os smbolos entre parnteses indicam o estado fsico: (s) slido, (l) lquido, (g) gasoso e (aq) soluo aquosa (muitas substncias s reagem em soluo aquosa). Lembrar que a equao qumica indica a possibilidade de uma reao. Isto significa que a reao nem sempre ocorrer com o simples contato fsico das substncias. Algumas precisam de aquecimento, outras,de meio aquoso, outras,de ignio ( o caso do exemplo),etc. Uma equao qumica deve ser balanceada, isto , cada elemento deve ter o mesmo nmero de tomos em ambos os lados da equao. No exemplo dado, esta condio est satisfeita. O balanceamento significa a necessria igualdade de massas entre os dois lados da equao uma vez que no pode haver perda ou ganho de massa.

Massa atmica, massa molecular Em qumica, no lugar das unidades convencionais, a massa de um tomo expressa em unidades de massa atmica (u) que equivale exatamente a 1/12 da massa do istopo 12 C (carbono 12). Na unidade comum, corresponde a 1,6605402 x 10-27 kg . Pelo fato de o carbono 12 possuir 6 prtons e 6 nutrons, conclumos que a unidade de massa atmica , aproximadamente, a massa de um prton ou de um nutron(1 prton=1,0081u; 1 nutron=1,0090u). O tomo de 12 C foi escolhido como tomo padro na construo das escalas de massas atmicas. Sua massa atmica foi fixada em 12u. Unidade de massa atmica (u) a massa de 1/12 do tomo de 12 C. Massa atmica de um tomo a massa desse tomo expressa em u. Indica quantas vezes a massa do tomo maior que 1/12 da massa de 12C. Massa atmica de um elemento A massa atmica de um elemento a massa mdia dos tomos desse elemento expressa em u. igual mdia ponderada das massas atmicas dos istopos constituintes do elemento.

Video relacionado

Copyright 2001-2011 Grupo iPED. Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo total ou parcial, desde que informada a fonte da pgina em formato de link e sem fins comerciais.

También podría gustarte