Está en la página 1de 13

ECONOMIA DO TRABALHO

1. A PROCURA (demand em Ingls) D=f(p) ou Qp=f(p) (a procura uma funo do preo) A procura ou demanda de um bem simplesmente aquantidade deste bem que os consumidores/compradores desejam adquirir a determinado preo, em determinado perodo de tempo . Dentro desta ideia, surge o conceito fundamental de curva de demanda de um bem. Ela informa, graficamente, a quantidade que os consumidores desejam comprar medida que muda o preo unitrio . Em um grfico da curva de demanda, temos a: quantidade de bens demandados no eixo X (eixo horizontal ou eixo das abscissas), preo do bem no eixo Y (eixo vertical ou eixo das ordenadas). Ento, temos que descobrir qual a relao existente entre o preo do bem e a quantidade demandada . Aquantidade demandada ou procurada de um bem varia inversamente em relao ao seu preo. Em outras palavras, quanto mais caro est o bem, menos ele procurado. Quanto mais barato est o bem, mais ele procurado, isto o que convencionou-se a chamar lei da oferta e da procura ou LEI DA DEMANDA para os Economistas.

REAES TPICAS DOS CONSUMIDORES EM RAZO DOS PREOS OS PREOS COMO OBSTCULOS PARA OS CONSUMIDORES: maiores preos menor acesso aos produtos, menores preos maior acesso aos produtos; EFEITO SUBSTITUIO: o consumidor tende a substituir o produto que teve seu preo aumentado por seu sucedneo, reduzindo a procura pelo primeiro; UTILIDADE MARGINAL: quanto maiores forem as quantidades disponveis de um produto qualquer, menores sero os graus de utilidade de cada nova unidade adicional,

VAMOS CURVA DA DEMANDA: Seja a FUNO DEMANDA de um produto, digamos vos de pscoa. Sendo: QD = quantidade demandada P = preo 14 = Coeficiente de elasticidade que determina a inclinao da reta.

Figura 1

Observe que no ponta A o preo (P) 6 e a quantidade demandada (QD) 2 bens: (QD = 14 2P)

(QD = 14 2.6) (QD = 14 12) A = QD = 2


Agora observe que j no ponto B o preo (P) cai par 2 e a quantidade demandada (QD) sobe para 10 bens:

(QD = 14 2P) (QD = 14 2.2) (QD = 14 4) B = QD = 10 Observe, na figura 1, que a medida que o preo baixa a quantidade demandada aumenta, isto determina que temos uma relao inversa, e todas as vezes que tivermos uma relao inversa a curva da demanda ter uma inclinao para baixo. Outra dica para saber que a reta da demande tem inclinao negativa ou decrescente o sinal negativo multiplicando alguma das variveis da equao da reta.

IMPORTANTE 1: Este raciocno no vlido para os BENS DE GIFFEN, onde um aumento no seu preo no ir diminuir a quantidade demandada, pelo contrrio ira aument-la. Por outro lado uma diminuio no preo de um bem de Giffen ir reduzir o seu consumo. Dessa forma a inclinao da curva de demanda de um bems de Giffen positiva, ou seja, sua curva de demanda crescente. Um exemplo de Bem de Giffen o po, assim como outros produtos bsicos. Uma elevao moderada dos preos de po pode levar a um maior consumo de po, principalmente em famlias pobres, pois no h outro bem barato e acessvel capaz de substituir o po em sua dieta. Dessa forma, maiores gastos com po levariam a uma reduo do consumo de outros produtos alimentcios, o que obrigaria os mais pobres a consumir mais po para sobreviver.

Essa classe de bens recebe esse nome em homenagem a Sir Robert Giffen, que foi citado no sculo XIX por Alfred Marshall como o criador da idia. Giffen imaginou uma famlia muito pobre, que sua renda fosse de 100 unidades monetrias e era suficiente apenas para consumir arroz durante o ms. Uma queda no preo do arroz faz com que esta familia no consuma mais arroz, pois eles j estavam saturados deste produto e daro preferncia a outro produto. Sendo assim, a demanda diretamente proporcional ao preo, e no inversamente, como na maioria dos casos.

1.2 FATORES QUE ALTERAM A DEMANDA Fatores como preo, renda do consumidor e preos de outros bens, alteram o volume da demanda. No ltimo caso quando o consumo de um bem associado a outro, como no caso do feijo com o arroz ou o po com a manteiga, dizemos que estes bens so complementares, porque complementam o uso uns dos outros. De forma oposta, quando um bem pode ser substituido livremente por outro sem prejuizo do consumo, como no caso da carne vermelha pela carne de frango ou do refrigente pelo suco, dizemos que os bens so substitutos ou sucedneos. Para se analisar a demanda de um bem em funo de sua oferta ou de seu preo devemos considerar apenas uma varvel. Mantida as demais condies constantes, no jargo econmico diz-se ceteris baribus, ou seja, considera-se as demais condies inalteradas.

1.2.1

PREO

Quando os preos dos produtos sobem, aquantidade demandada cai, evice-versa. Aprincipal concluso aque chegamos que mudana de preos ocasionam deslocamentos na curva de demanda, ao LONGO DA CURVA. Figua 2

Nafigura 2, acima, vimos que o aumento de preos (de P1 para P2) provocou uma reduo na quantidad edemandada (de Q1 para Q2). Para que isto ocorresse a curva de demanda no precisou sair do lugar, pois nos deslocamos na curva, sobre a curva ou, ainda, ao longo da curva de demanda .

1.2.2

RENDA DO CONSUMIDOR

Para os bens ditos normais, aumentos de renda dos consumidores, ceteris paribus, provocam aumento da demanda. Observe que estamos falando em aumento da demda (procura) e no aumento da oferta (quantidade). Veja, graficamente, na figura 3, o que acontece com a curva de demanda de um bem normal aps um aumento de renda dos consumidores : Figura 3

Aps o aumento de renda, toda a curva de demanda se desloca para a direita, indicando maiores quantidades demandadas ao mesmo nvel de preos. Caso tenhamos um bem inferior1, que, por definio, o bem cuja demanda diminui quando o nvel de renda do consumidor aumenta, o raciocnio diferente. Neste caso, aumentos de renda faro com que a curva de demanda se desloque para a esquerda, indicando menor demanda. Veja, graficamente, o efeito de um aumento de renda para um bem inferior :

Figura 4

Em Economia, bens inferiores so bens cuja procura diminui sempre que o rendimento da populao aumenta, ceteris paribus. So, por exemplo, os bens que esto no fim do seu ciclo de vida por terem alternativas. O televisor a cores surgiu como alternativa ao televisor a preto e branco. Por isso, mesmo quando houve aumentos no rendimento a quantidade procurada de televisores a preto e branco decresceu. Outros bens que poderiam ser considerado inferiores em certas economias so a farinha de mandioca e a carne de segunda, pois, com o aumento da renda, seu consumo diminuir, j que o consumidor preferir consumir produtos mais caros, que aumentem mais sua satisfao.

1.2.3 PREOS DE OUTROS BENS 1.2.3.1)Bens substitutos: os preos de outros bens relacionados podem influenciar a demanda de um bem X. Quando o consumo de um bem relacionado exclui o consumo de outro bem, dizemos que estes bens so substitutos. o que acontece, po rexemplo, com a carne bovina e a carne suna. O que acontecer com a demanda de carne suna se o preo da carne bovina se elevar? A lei da demanda diz que a quantidade demandada de carne bovina ir diminuir. Como as carnes bovina e suna so substitutas, os consumidores iro substituir o consumo de carne bovina por carne suna, por conseguinte, a demanda por carne suna aumentar em virtude do aumento de preos da carne bovina. Veja, graficamente, o resultado das curvas de demanda de carnes suna e bovina aps o aumento do preo de um bem substituto :

Figura 5

A um aumento de preo na carne bovina de P1 para P2, o consumidor preferiu mudar sua preferncia para a carne suina, que mantida as demais condies constantes (oferta e preo), teve sua demanda aumentada para Q2.

1.2.3.2) Bens complementares: quando o consumo de um bem associado ao consumo de outro bem, dizemos que estes so complementares. o que ocorre com o arroz e ofeijo, terno e gravata, po e manteiga etc. O que acontecer com a demanda de feijo se o preo do arroz diminuir? A lei da demanda nos diz que, com a diminuio do preo do arroz, a quantidade de mandada de arroz deve aumentar. Como o consumo dos bens complementar, o maior consumo de arroz deve aumentar a demanda de feijo, j que as pessoas geralmente comem arroz com feijo

IMPORTANTE 2: Mudanas no preo de um bom X, provocam deslocamentos na curva de demanda, mas somente sobre a curva, ao longo desta sem que mude de lugar. Entretanto se a mudana for de outra natureza que no o preo, ira provocar mudana da curva de demanda de lugar, ou seja,

1.3 ELASTICIDA-PREO DA PROCURA Os cientistas sociais precisam saber como e quanto variam as quantidades em funo dos preos, para medir a sensibilidade da procura a uma variao de preos. Essa medida da sensibilidade chama-se elasticidade.

1.3.1

DEFINIO

Cada produto ou famlia de produto tem uma curva de produto que lhe prpria, diferente de outros, cuja concavidade ou inclinao varia em funo da sensibilidade do produto em relao ao preo e a quantidade procurada. A Elasticidade-preo a relao entre o acrscimo/decrscimo pencentual da quantidade procurada e o decrscimo/acrscimo percentual de preo, ou seja, a variao percentual da procura pela variao percentual do preo. Assim: = elsticidade; Q = Variao da quantidade procurada (em %) P = Variao do preo (em %)

=
Considere agora uma tabela de procura do produto ovos de pscoa e seus respectivos preos em funo da quantidade procurada: P 10 15 20 25 30 Q 300 250 200 150 100

Veja na tabela acima que a procura por ovos de pscoa aumenta com a reduo de seu preo, e a medida que seu preo aumento sua procura diminui. Observe que a mesma curva de procura vai apresentar diferentes coeficientes coeficientes de elsticidade-preo, ao longo de seu percurso.

1.3.2

BENS DE PROCURA ELSTICA

Considere agora que estamos no ms de abril, e nesse perodo os vos de pscoa tem grande procura no mercado. Considere ento uma promoo relmpago consignando numa reduo de 20% no valor do ovo de pascoa, passando seu preo de R$25,00 para R$20,00, por esta razo a procura que era de 100 unidades dia passou para 150 unidades. Ento trata-se de um bem de procura elstica, ou seja, sua procura tem muita sensibilidade variao do preo, pode-se dizer tambm que trata-se de um produto cuja procura perfeitamente elstica.

>|1|
Figura 6

PROCURA ELSTICA

Achando o percentual de elsticidade do produto vos de pascoa em relao ao preo (no esquecer que estamos em abril):

= 2,5%

> |1|

Observe que a procura foi muito sensvel em relao ao preo, pois enquanto a reduo do preo foi de 20%, a procura aumentou em 50%. Quando o ndice de elsticidade maior que a unidade, trata-se de produto cuja procura perfeitamente elstica ou extra-elstica

1.3.3

BENS DE PROCURA INELSTICA

Considere agora que estamos no ms de abril, mas precisamente prximo ao domingo de pscoa, nesse momento os vos de pascoa tem a maior procura no mercado. Ocorre ento que devida a grande procura o valor do ovo de pscoa tem um aumento

de 50% (de R$10,00 para R$15,00), por esta razo a procura que era de 300 unidades dia reduziu para 250 unidades. Nesse caso, o produto ovo de pscoa trata-se de um bem de procura inelstica, ou seja, sua procura tem pouca sensibilidade variao do preo, pode-se dizer tambm que trata-se de um produto cuja procura infraelstica.

< |1|
Figura 7

PROCURA INELSTICA

Achando o percentual de elsticidade do produto vos de pascoa em relao ao preo (no esquecer que j estamos no domingo de pscoa):

= 0,33%

< |1|

Ento, veja que o ndice de elsticidade foi menor que a unidade, ou seja. Pouco sensvel em relao variao do preo, uma vez que o aumento do proo foi de 50% e a correspondente reduo na procura ficou em 16,6%. Quando o ndice de elsticidade menor que a unidade, trata-se de produto cuja procura inelstica ou infra-elstica.

1.3.4

BENS DE PROCURA ELSTICA UNITRIA

Considere agora que estamos no ms de maio ou junho, qualquer um depois da pscoa. Observe que aps a pscoa no se vende mais vos de pscoa a no ser naqueles estabelecimentos onde a oferta foi maior que a procura. Ento considere, agora, um estabelicimento que ainda tenha vos de pscoa, e ainda tenta vend-los, afinal chocolate chocolate. Pois bem, este esabelecimento reduz em 50% o valor dos vos de pscoa que ainda restam numa tentativa de zerar seu estoque, mas a procura aumenta na mesma proporo, ou seja, 50%. Desta forma a qualquer percentual que o preo seja reduzida a procura vai responder no mesmo percentual, uma vez que a demanda por vos de pscoa j est esfriada.

= |1|
Figura 8

PROCURA UNITRIA

Achando o percentual de elsticidade do produto vos de pascoa em relao ao preo (no esquecer que j no estamos mas em abril e sim depois da pscoa):

= 1%

< |1|

Veja agora, que a sensibilidade da procura proporcional ao preo, ou seja, a procura ira aumentar no mesmo indice de aumento do preo.

2. OFERTA A oferta de um bem simplesmente a quantidade deste bem que os produtores/vendedores desejam vender a determinado preo, em determinado perodo de tempo . Dentro desta ideia, surge o conceito fundamental de curva de oferta de um bem. Ela informa, graficamente, a quantidade que os vendedores desejam vender medida que muda o preo unitrio. Ns vimos, no estudo da curva de demanda, que quanto maior for o preo, menores sero as quantidades demandadas pelos consumidores. No entanto, do ponto de vista da oferta, devemos mudar a forma de raciocnio, isto porque quem dita a oferta so os produtores e no mais os consumidores. Do ponto de vista dos produtores, quanto maior for o preo de um bem melhor ser. Maiores preos indicam maiores lucros e maiores sero os incentivos para aumentar a produo. Desta forma, h uma relao diretamente proporcional entre os preos e as quantidades ofertadas. Assim, o grfico da curva de oferta ter inclinao para cima, ascendente, crescente ou positiva. Imagine a seguinte funo de oferta (QO = quantidade ofertada e P = preo) e seu respectivo grfico:

QO = 1 + 2P Figura 9

Observe que no ponto A o preo 2 e a quantidade ofertada 5 (Qo = 1 + 2p / Qo = 1 + 2.2 = 5). medida que aumentamos o preo de 2 para 6, a quantidade ofertada aumentou de 5 para 13 (Qo = 1 + 2p / Qo = 1 + 2.6 = 13). Ou seja, enquanto o preo sobe, a quantidade ofertada aumenta. Temos uma relao diretamente proporcional e quando isso ocorre, a curva tem sua inclinao para cima, crescente ou ascendente.

Do ponto de vista algbrico, sabemos que a curva de oferta ser ascendente pelo sinal positivo do nmero/coeficiente que multiplica as duas variveis. Assim, na equao de oferta apresentada, QO = 1 + 2P, o sinal positivo que acompanha as variveis QO e P garante a relao direta entre QO e P, indicando que, quando uma varivel aumenta, a outra tambm aumenta e vice-versa, orientando, assim, a inclinao crescente da curva de oferta.

2.2 FATORES QUE ALTERAM A OFERTA Similarmente demanda, a oferta influenciada por vrios fatores alm do preo: Custos de produo: quanto maiores os custos de produo, menor o estmulo para ofertar o bem ao mesmo nvel de preos. Quanto menores os custos de produo, maior ser o estmulo para ofertar o bem. Como exemplo de custos de produo, podemos apresentar os tributos, salrios dos empregados, taxas de juros, preo das matrias-primas, etc. Tecnologia: o aumento de tecnologia estimula o aumento da oferta, tendo em vista que o desenvolvimento da tecnologia, geralmente, implica redues do custo de produo e aumento da produtividade. Preos de outros bens: se os preos de outros bens Y (que usam o mesmo mtodo de produo) subirem enquanto o preo do bem X no se altera, obviamente, os

produtores procuraro ofertar aquele bem (Y) que possui o maior preo e lhe trar maiores lucros. Outros fatores: aqui, a exemplo da demanda, temos uma infinidade de fatores que podem alterar a oferta. Apenas para citar um exemplo, uma superoferta de qualquer produto agrcola pode ter sido causada por uma excelente safra, devido a boas condies climticas no campo.

IMPORTANTE 3: Da mesma maneira do que ocorre na curva de demanda, alteraes de preos provocam deslocamentos ao longo da curva de oferta (ela continua no mesmo lugar). Alteraes nos custos de produo, tecnologia, preos de outros bens e outros fatores provocam deslocamentos de toda a curva de oferta.

Exemplo: Vejamos na figura 10 o que acontece com a curva de oferta caso o governa decida fazer um corte de tributos sobre a produo: Figura 10

Observe que fatores que aumentem a oferta provocam deslocamentos para a direita, assim como ocorre na curva de demanda. A diferena bsica que na curva de oferta, alm de ser deslocada para a direita, a curva tambm deslocada para baixo. Isto acontece porque a curva de oferta tem inclinao para cima ou ascendente, j a curva de demanda tem inclinao para baixo ou descendente. Memorize apenas que aumentos de oferta ou de demanda fazem com que estas curvas se desloquem para a direita, caminhando, no eixo das abscissas do grfico, para maiores quantidades demandadas ou ofertadas.

Se a curva ir para cima ou para baixo, isto depender da inclinao da curva. Como a curva de demanda descendente, seu deslocamento ser para a direita e para cima. Como a curva de oferta ascendente, seu deslocamento ser para a direita e para baixo. Caso haja redues de oferta ou demanda, o raciocnio inverso.

3. EQUILBRIO

Agora que estudamos a demanda e oferta de bens, podemos definir o preo e quantidade de equilbrio de mercado. importante destacar que qualquer resultado do mercado de bens, seja no preo ou quantidade de equilbrio, fruto da interao entre as foras de demanda e oferta. Pois bem, dadas duas curvas, uma de demanda e outra de oferta, o preo e a quantidade de equilbrio ser exatamente o ponto onde a demanda iguala a oferta:

Figura 11

No caso acima, o ponto E o ponto exato em que, a determinado nvel de preos, PE (Preo de equilbrio), as quantidades ofertadas so iguais s quantidades

demandadas, QE (Quantidade de Equlbrio). Isto quer dizer que o mercado est em equilbrio, no h excesso de demanda nem de oferta. Veja tambm o que acontece caso seja praticado um preo maior ou menor que o preo de equilbrio: No momento do preo P1, este preo est abaixo do equilbrio. Neste caso, a quantidade ofertada Q1 menor que a quantidade demandada Q2. A diferena entre a quantidade demandada Q2 e a quantidade ofertada Q1 representa a escassez no mercado deste bem. Para restabelecer o equilbrio, o preo deve ser elevado para que a quantidade ofertada aumente e a quantidade demandada diminua. No momento do preo P2, temos um preo acima do equilbrio. Neste caso, a quantidade ofertada Q2 maior que a quantidade demandada Q1. A diferena entre a quantidade ofertada Q2 e a quantidade demandada Q1 representa o excesso no mercado deste bem. Para restabelecer o equilbrio, o preo deve ser reduzido para que a quantidade ofertada diminua e a quantidade demandada aumente.

Elias Vieira

También podría gustarte