Está en la página 1de 10

1

A ARQUITETURA DOS GRUPOS ESCOLARES EM MATO GROSSO


Eduardo Ferreira da Cunha CEFET-MT/UFMT Sandra Jorge da Silva terraceumar@yahoo.com.br.

Sem bons prdios impossvel fazer boas escolas. (Cesrio Motta Junior-1895) Sem boas escolas impossvel educarmos. (Eduardo Ferreira da Cunha - 2008)

Palavras-chaves: Arquitetura. Grupo Escolar. Mato Grosso.

Os prdios escolares vinham sendo projetados com a finalidade de proporcionar uma demonstrao materialmente esmagadora da grandeza da instituio, eram planejados com so os monumentos para serem mostrados e no habitados e usados, ainda segundo Rui Barbosa, o que necessitamos no possuir trs ou quatro palcios suntuosos, mas relativamente inteis... de um sistema estabelecido, que consagre regularmente a cada escola o seu edifcio, completo, ainda que modesto (BARBOSA, 1947, p.233). Os aspectos da materialidade espacial e da cultura escolar ganham importncia, uma vez que interajo as relaes existentes entre a pedagogia e o local onde se aplica tal tcnica. Como este espao fsico e simblico interfere na otimizao da aprendizagem? Busca-se nos diversos documentos oficiais existentes, a interpretao, no que diz respeito implantao do novo modelo pedaggico aplicado concepo dos espaos projetados nesses prdios. Objetivo tambm entender como foi o processo que desencadeou as polticas de construo desses edifcios, destinados aos Grupos Escolares, entre os anos de 1910/1915. Descreve-se o conceito arquitetnico por eles adotado e critico-o, analisando se a concepo do espao fsico foi adequada para a escola, se sua volumetria atendia aos requisitos educacionais e se seu propsito teve a educao para a maioria da populao, como apregoavam os defensores da Repblica. Pretende-se entender quais foram s razes que levaram o Governo de Mato Grosso a implantar o novo modelo educacional, substituindo o ento ensino individualizado pelo simultneo. Como foi edificado, o chamado Palcio da Instruo (1910-1915), investigando e identificando a elaborao do programa de necessidades1 definido neste recorte histrico, analisando os espaos projetados que atenderam as orientaes pedaggicas da Primeira Republica. Aproveita-se para entender um pouco da Histria e da Histria da Educao em Mato Grosso, com suas lutas sociais e polticas, seus interesses conflitantes detectados j naquele tempo. No poderia perder a oportunidade de comentar o estilo arquitetnico neoclssico adotado nos Grupos Escolares, aprofundando o estudo de alguns conceitos arquitetnicos imprescindveis para que o leitor leigo em Arquitetura possa entender as crticas ao prdio ora analisado e at onde foi atendida as necessidades sociais e educacionais da educao na poca.
1

a relao das necessidades de um determinado prdio, levando-se em considerao as reas de cada compartimento, dimensionamento dos espaos, suas prioridades, hierarquia e suas ligaes com os demais.

2 Ao estudar o espao dos Grupos Escolares projetados e construdos em Cuiab, concorda-se com o que afirma Faria Filho, [...] a primeira dimenso a ser observada a respeito deste espao que ele tambm educa, segundo o autor:
No apenas acontece educao dentro de um espao determinado, o escolar, mas tambm que este, em sua projeo fsica e simblica, cumpre uma funo educativa fundamental. Nessa perspectiva a ocupao do espao escolar, sua diviso interna, suas aberturas para o espao exterior, a delimitao de fronteias entre o interno e o externo, e, mais que isso, a disposio e diferenciao dos sujeitos (alunos e professores) e dos objetos no espao, na sala de aula, tudo isso cumpre um papel educativo da maior importncia. (FARIA FILHO, 2002b, p. 17-18).

Segundo Veiga, (2000, p 4 ) a escola, o espao de institucionalizao do saber, de produo e transmisso de cultura, hbitos e valores. Consolida-se, entre outros fatores, pela importncia que teve na resignificao da cultura material mais geral da sociedade. Neste sentido, necessrio refletir sobre a relao existente entre as estratgias de funcionamento das disciplinas escolares e o espao de institucionalizao do saber escolar. Ainda, segundo Viao Frago, que discute e aprofunda este tema em O Espao Escolar e a Escola como Lugar, relaciona o aspecto fsico da escola com o seu valor simblico. Segundo o autor:
O espao se projeta ou se imagina, o lugar se constri. Constrise a partir do fluir da vida e a partir do espao como suporte: o espao, portanto, est sempre disponvel e disposto para converter-se em lugar, para ser construdo. (VIAO FRAGO,
2001, p. 61).

Neste sentido, a ocupao, a utilizao do espao na escolarizao, supe sua constituio como lugar, por ser uma construo social. Escolano, que estuda sobre arquitetura escolar, afirma que o espao-escola, no assume neutralidade diante das aes sociais que o inscrevem. Para o pesquisador:
O espao cultural tem de ser analisado como um constructo cultural, que expressa e reflete, para alm de sua materialidade, determinados decursos. No quadro das modernas teorias da percepo, o espao escola , alem disso, um mediador cultural em relao gnese e formao dos primeiros esquemas cognitivos e motores, ou seja, um elemento significativo do currculo, uma fonte de experincia e aprendizagem. ( ESCOLANO, 2001, p. 26)

Ainda, segundo Viao Frago (2001.p.72)


Existe, sem dvida, uma clara relao entre a construo especfica, prpria, e a independncia espacial. Se um edifcio escolar deve ser identificado arquitetonicamente como tal , em parte, porque a instituio escolar adquire uma autonomia em relao a outras instituies ou poderes, em relao s quais antes guardava uma estrita dependncia.

3 Usando os conceitos de Viao e Escolano no que diz respeito ocupao do espao escolar, no interior das novas discusses acerca das pesquisas histogrficas, que se percebe que possvel construir a Histria da Educao tendo a Arquitetura Escolar como fonte, principalmente quando se faz uma pesquisa das instituies escolares que surgiram a partir da Proclamao da Repblica no Brasil em 1889, momento em que ocorreu um aumento na preocupao com a construo de prdios destinados a serem escolas e utilizando a proposta de Henry Bernard de 1854, onde os espaos eram projetados com fins especficos para a educao. Estes edifcios passaram a dialogar com as discusses do final do sculo XIX, objetivando a urbanidade, o higienismo, e a necessidade da educao para alcanar o progresso. Sobre este assunto assim registrou Rosa Ftima da Souza.
O edifcio escolar torna-se portador de uma identificao arquitetnica que o diferenciava de alguns edifcios pblicos e civis ao mesmo tempo em que o identificava com um espao prprio lugar especfico para as atividades de ensino e do trabalho docente. ( SOUZA, 1998, p. 123).

No incio da Repblica prevaleceu uma atitude otimista com relao escola, sendo esta vista como redentora do pecado da ignorncia e fator do progresso social. Neste perodo, predominou a arquitetura de estilo neoclssico, caracterizada por (...) edifcio imponente, hall de entrada primoroso com escadarias solenes, eixo simtrico, duas alas, ptio interno como os dos claustros, corredores internos, janelas verticais e grandes, acabamento com materiais nobres(BUFFA, 2005, pg. 108). Atravs da implantao de novas propostas educacionais, podem-se encontrar tambm mudanas na arquitetura escolar, j que a mesma dialoga com momento histrico. Buffa (2005), analisando a arquitetura escolar no Estado de So Paulo, detecta ainda outros momentos diferenciados no processo de construo das escolas. O segundo momento de transformao da arquitetura escolar estaria ligado ao movimento escolanovista, mais centrado nas questes do aluno e no quantitativo escolar, refletido ento na construo de espaos mais modernos, [...] formas geomtricas simples, uso de novos materiais como concreto armado, novas tcnicas construtivas, no mais a simetria perfeita, ausncia de colunas e ornamentos, ptios internos e cobertos sobre pilotis, e grandes aberturas envidraadas(.BUFFA, 2005, p.108). Escolas estas cujo modelo proposto durante a gesto de Ansio Teixeira frente Diretoria de Instruo Publica do Distrito Federal ( 1931-1935), poca, no Rio de Janeiro. Por meio da arquitetura dessas escolas, Ansio procurava expressar o prprio sentido da educao que desejava implantar com a sua reforma. Era realmente um projeto que levava a necessidade da educao para todos como foco, e de renovao cultural pala educao. Ao refletir sobre o prdio escolar, ele o comparava com uma residncia, faz-se a residncia para atender melhor a certos fins normais da habitao humana. H, entretanto, muita gente que s v na residncia fins de luxo. Com o prdio escolar ocorria algo semelhante. Em muitos casos, assim como a casa, no era visto como um problema de instalaes eficazes, perfeitas, com espaos projetados para atender s necessidades de seus moradores, mas sim para sustentar o luxo, uma valorizao, um monumento. Os prdios escolares vinham sendo projetados com a finalidade de proporcionar uma demonstrao materialmente esmagadora da grandeza da instituio, eram planejados com so os monumentos para serem mostrados e no habitados e usados, ainda segundo Rui Barbosa, o que necessitamos no possuir trs ou quatro palcios suntuosos, mas relativamente inteis... de um sistema estabelecido, que consagre regularmente a cada escola o seu edifcio, completo, ainda que modesto.

4 Atravs de conceitos, da viso acima explanada e dos dados histricos, pretendo com essa dissertao, analisar o prdio do Palcio da Instruo tpico do incio do sculo XX, trazendo luz, uma viso critica arquitetnica, aproveitando para esclarecer alguns pontos obscuros sobre o olhar e o entendimento do que a boa arquitetura. Embora alguns livros tragam essa discusso a tona, importante do ponto de vista que alm das informaes de carter histrico-pedaggico, procure-se fazer uma aproximao com o espao projetado para o prdio escolar em todos os seus aspectos, aprofundando uma viso do arquiteto e da arquitetura, observando que, assim como no existe uma propaganda adequada para definir a boa arquitetura, tambm no existem instrumentos eficazes para mensur-la, e impedir a realizao de edifcios mal elaborados, e completamente dispares das necessidades a que se prope e especificamente tratando-se de prdios destinados a educao. Tem-se critica para a literatura, filmes, teatro, mas no se a tem para impedir ou evitar verdadeiras aberraes urbanas e arquitetnicas, cujas conseqncias so bem mais graves e prolongadas, pois qualquer um pode desligar um televisor ou um computador, ou no ir ao cinema e no ler um determinado livro, mas ningum pode fechar os olhos diante das construes que trazem a marca do homem, principalmente quando se trata de prdios escolares. Tem-se visto nas revistas especializadas tratarem a arquitetura como escultura ou arte pictrica, analisando e evidenciando apenas suas formas externas e superficiais, como simples fenmenos plsticos, sem falar dos interesses palpitantes do homem vivo, e sem o qual a critica e a histrias da arquitetura se torna arqueologia no sentido morto da palavra. Desta forma, se esquecem de considerar o que especfico da arquitetura, e se quiser de fato saber entender um pouco mais de arquitetura, precisa-se se propor a uma reflexo sobre a clareza de mtodo, fazendo precisos e entendveis termos como: movimento, forma, vitalidade, sentido de limite, harmonia, graa, repouso, escala, balance, proporo, luz e sombra, ritmo, cheios e vazios, simetria, massa, volume, nfase, carter, contraste, personalidade, analogia, elementos que tem de ser aliados adequao perfeita das necessidades reais e verdadeiras do edifcio, sua boa soluo estrutural, climtica, eltrica/ eletrnica, luminotcnica, hidrulica, construtiva, entre outras. A preocupao com a organizao do espao disponibilizado, o tipo de construo adotado, assim como a intencionalidade na efetivao dessa proposta da Primeira Republica no Brasil, e como essa atendeu as necessidades educacionais/ pedaggicas desta poca seria a finalidade deste trabalho. sempre importante lembrar que os sujeitos da histria devem ser vistos e compreendidos no tempo em que viveram. Explicar o passado, analisado luz do presente significa lidar com percepes e valores que mudam constantemente, e como observa Lowenthal (1998) A grande dificuldade de conhecer os homens no seu tempo, ocorre justamente porque o passado sempre filtrado pelas lentes do presente. Est-se em 1820, poca em que o Brasil ainda Reino Unido de Portugal, estava atrelado politicamente daquele Pas, o Imperado D. Joo VI e sua corte instalados na Cidade do Rio de Janeiro, tinha nos Presidente de Provncias seu representante, que atuando em cada uma delas eram seus administradores e responsveis sempre portugueses e de alta fidalguia. No que diz respeito educao primria no sculo XIX (1820-1889), a historiografia entende que esta, foi confinada entre a desastrada poltica pombalina e o florescimento do discurso por uma nova educao da era republicana. Recentes estudos sobre a educao brasileira do sculo XIX, particularmente quando se trata do perodo imperial, tm demonstrado que havia em vrias provncias, uma intensa discusso acerca da necessidade de escolarizao da populao, sobretudo das chamadas camadas inferiores da sociedade, vislumbrando-se a vitria das luzes sobre as trevas e a ignorncia, alicerce das sociedades modernas, garantia de paz, de liberdade da ordem e do progresso social. Estas eram algumas representaes sobre a educao em vigor no Brasil. (500 anos de Educao no Brasil, 2007).

5 Generalizando-se desta forma a escola primria para o povo, criou-se a possibilidade de difundir os rudimentos do saber, ler, escrever e contar, no se projetando uma futura relao estreita desta escola com outros nveis de instruo como o secundrio e o superior, podendo-se concluir que para a elite brasileira, a escola para os pobres, mesmo em se tratando de brancos e livres, no deveria ultrapassar o aprendizado das primeiras letras, concepo que vigorou na poltica educacional no Imprio. O Estado Imperial e suas provncias foram generosos em estabelecer leis referentes instruo pblica, e apesar das fragilidades dos dados estatsticos que normalmente se referem apenas a instruo primria mantida pelo Estado, temos que registrar um significativo nmero de escolas domsticas e particulares que existiram e cumpriram um papel importante na educao neste perodo. O Imprio embora no tenha priorizado como poltica nacional a educao, no se omitiu totalmente, pois j vinha com esta preocupao, criando algumas situaes favorveis para melhor-la, apresentando nesse sentido alguns acenos concretos classe dominante. Em 1834, em Ato Adicional Constituio, dispe que as provncias passem a ser responsveis pela administrao do ensino primrio e secundrio. Graas a este Ato, surge um 1835, a primeira Escola Normal do Pas, localizada em Niteri no Rio de Janeiro. Em 1837, onde funcionava o Seminrio So Joaquim, no centro da cidade do Rio de Janeiro, criado o Colgio Pedro II, com o objetivo de ali formar um modelo pedaggico para o curso secundrio. Ainda no Imprio j se discutia a nova proposta educacional americana, baseada na organizao escolar, no ensino seriado ou simultneo, passando a exigir uma nova organizao do espao escolar. Este processo ocorre tambm em vrios paises europeus onde o manual School Architect, escrito entre 1838 e1840, por Henry Banard e publicado em 1854, contribuiu para divulgar a nova concepo da arrumao espacial, e para orientar que os prdios escolares fossem cuidadosamente projetados, elaborando em um documento detalhado de como deveriam ser os prdios escolares, contemplando as salas de aulas e o mobilirio, inclusive com grande participao de educadores nas solues propostas. No Imprio promoveu-se um grande debate sobre a instruo no Brasil, trazendo o iderio iluminista que se irradiava para todos os paises do mundo, pregando a necessidade de alargar a possibilidade de acesso educao a um numero cada vez maior de pessoas. Neste perodo a maioria das escolas no Brasil, funcionava na casas dos professores, em espaos precrios e seguindo o mtodo individual de ensino, onde o professor atendia a vrios alunos de idades e sries diferentes ao mesmo tempo e explicando a cada um individualmente. Esse mtodo comeou a ser criticado na Europa nos fins de sculo XVIII, e no Brasil na primeira dcada do sculo XIX, sendo substitudo experimentalmente e paulatinamente por um outro mtodo de ensino denominado Lancasteriano ou Mutuo, atribudo ao educador ingls Joseph Lancaster, e que tem como caracterstica principal, a utilizao do prprio aluno como auxiliar do professor o chamado decurio. Em 1820, o ensino no Brasil foi articulado em torno desse mtodo. A lei de 15 de novembro de 1827 determina no seu artigo IV: (...) as escolas sero de ensino mtuo, nas capitanias das provncias, e sero tambm nas cidades, vilas e lugares populosos delas, em que for possvel estabelecer-se. Este mtodo foi se inviabilizando entre outras razes, por no terem sido produzidas as condies materiais adequadas e fundamentais para que as escolas funcionassem. O espao no era adequado, faltavam os materiais didticopedaggicos, alm de que os professores no tinham formao especfica para a realizao do ensino pela inexistncia de instituies que os formassem. Estas dificuldades limitavam a proposta dos reformistas. Dessa forma, o mtodo mtuo, dar lugar ao chamado mtodo misto, que procurou aliar as vantagens do individual e do mtuo, acrescentando inovaes propostas pelos defensores do mtodo simultneo, que vai se firmando, pois permitia a organizao de classes

6 mais homogenias, a ao do professor sobre vrios alunos simultaneamente, a otimizao do tempo escolar, a organizao dos contedos em diversos nveis, entre outras vantagens, obrigando que o espao escolar fosse tambm repensado. Neste passo, a discusso sobre mtodos vai se acirrando por variadas vias, dando lugar a reflexes que acentuam a importncia de se entender melhor o processo do ensinoaprendizagem, e esta inflexo no rumo dos debates, se articular em torno do chamado mtodo intuitivo, lanando luzes quanto importncia de um espao escolar prprio ao desenvolvimento do aluno. Os defensores do mtodo intuitivo pregavam a intuio, e a observao, enquanto momento primeiro e insubstituvel da aprendizagem humana, ancorados nas tradies empiristas de entendimento do processo de produo e elaborao mental, pelo conhecimento, chamando ateno para a importncia da observao das coisas, dos objetos, da natureza, dos fenmenos, e da educao dos sentidos. Este mtodo perdurar no Brasil at a dcada de 30 do sculo XX, quando foi substitudo por uma nova proposta a escolanovista. Herda-se do perodo colonial um nmero reduzido de escolas pblicas, onde o professor era nomeado pelo governo, mas que funcionavam em espaos improvisados, geralmente na casa do prprio mestre. Entretanto, tem-se que considerar tambm, a rede de escolarizao domstica e privada, funcionando em espaos cedidos e organizados pelos pais das crianas, sendo que o salrio do professor tambm era de responsabilidade desses pais. Com o fortalecimento do Estado Imperial e com as discusses acerca da importncia da educao, vai se estruturando a idia de que a construo de prdios prprios para a escola era imprescindvel para uma ao educacional eficaz, como realizao de sua funo social. Ao mesmo tempo e de modo incisivo, os higienistas elaboram suas criticas contundentes as pssimas condies das moradias para a sade da populao em geral e o mal causado as crianas pelas pssimas e precrias instalaes das escolas. Mas apesar das criticas, o Brasil s ter sua primeira estrutura pblica escolar primria projetada e construda especificamente para este fim, no final do sculo XIX, j no regime republicano em So Paulo quando se inaugura o primeiro Grupo Escolar. Assim, a instruo pblica primria no perodo imperial desconheceu estruturas fsicas escolares especificamente criadas para este fim. Casas pequenas e rsticas, sem condies higinicas e pedaggicas, completamente inadequadas para atividade escolar, este era o quadro educacional considerado normal nas escolas no Imprio. Logo aps a emancipao poltica em 1822, o governo tratou de aprovar leis que formulassem a organizao e o funcionamento da instruo pblica, pautando-se inicialmente nos princpios da liberdade, gratuidade e universalizao do ensino, segundo (MATTO, 1987, p.257) um dos rompimentos traados pela Lei de 23 de outubro de 1823, foi a abolio dos privilgios do Estado na oferta da instruo, inscrevendo desta forma o principio da liberdade do ensino sem restries. A Lei de 1827 deu mais visibilidade escola pblica primria, e determinava que estas deveriam ser instaladas nas cidades, vilas e lugares mais populosos (SIQUEIRA, 2000, p.196) introduzindo tambm o sistema mtuo de ensino, assim como tambm incumbia os presidentes das provncias a responsabilidade de determinado numero de escolas em locais pr-estabelecidos. Percebe-se no projeto nacional de educao do Imprio, que este teve sua gestao no Rio de Janeiro, ganhando espao no interior do Pas, realizando-se de forma parcial e muito peculiar no cenrio da provncia de Mato Grosso. Verifica-se nos acervos documentais, que os compndios didticos utilizados nas escolas primrias e secundrias de Mato Grosso durante todo o perodo Imperial, eram escritos por autores europeus ou nacionais e editados no Rio de Janeiro ou na Europa.

7 Mato Grosso foi neste momento histrico uma das provncias que se apropriou das diretrizes educacionais do Rio de Janeiro, que por sua vez, seguia o modelo francs (CASTANHA, 1999, p.60), entretanto, o Estado no dispunha de recursos financeiros para arcar com tal obrigatoriedade,assim como tambm no tinha pessoas com as competncias necessrias para implantar o sistema educacional proposto, isto sem falar na vasta extenso territorial onde a maioria da populao no estava ligada a atividade de produo urbana moderna e sim era majoritariamente rural. Para universalizar o ensino, o governo lana mo da alternativa do consentimento de criao de escolas particulares sem a licena do poder pblico, desde que seus tutores, comprovassem a necessria competncia para ensinar com proveito pelo menos as matrias de primeiro grau. Quanto arquitetura das escolas primrias pblica, tece-se, consideraes sobre interpretaes correntes basilares em projetos de Arquitetura, noes que serviriam como referencial ao leitor para perceber e distinguir o bom projeto, atravs de alguns comentrios explicativos, com uma postura questionadora e com a clareza do mtodo descritivo. Fazer-se compreensvel a estudantes tanto de arquitetura como de pedagogia, aos historiadores ou mesmo aos interessados em Arquitetura e Educao o nosso desafio, quando se pretende que tenham a capacidade de distinguir um bom projeto de um prdio escolar, de outro, onde no foi considerado as necessrias integraes e as condies conceituais especificas, como por exemplo: a funo a que se destina, a intencionalidade da ocupao dos espaos, a ideologia poltica implantada, o inter-relacionamento dos espaos, interior e exterior, entre outras relaes. Normalmente as pessoas no conseguem entender com clareza, nem explicar com objetividade as questes ligadas aos conceitos arquitetnicos, principalmente ao que se refere ao espao. Esta situao decorrente de falha na Histria da Arquitetura e do insucesso dos historiadores e dos crticos na aplicao e divulgao de mtodo coerente para os estudos espaciais dos edifcios, e uma das principais tarefas que cabe a ns arquitetos, no campo da educao seria a de apontar, criticando ou adotando novos valores que nos compete peneirar dentre as inmeras tendncias que surgem e desaparecem no caos da moda, do progresso e da produo em massa. O leitor h de ser parcimonioso e compreender que examinar tema como este, em um pequeno captulo tarefa impossvel, mesmo que em forma de um rpido esboo, e no se pretende desenvolver uma Teoria da Arquitetura. O conceito exposto, apenas uma modesta contribuio, que pode e deve ser questionada, e, embora no seja um estudo profundo nem esgote o tema Histria da Arquitetura, trar uma viso geral do assunto. Se causar debate e, ou polemica a respeito, ter atingido o objetivo desejado. Assim tambm, ajudar ao leitor, a se posicionar no momento que se deparar com projetos de prdios escolares que no atendam aos requisitos exigidos a um bom prdio de escola, e ideologias que visem interesses outros que no seja a educao, e tenha a oportunidade de se indignar e exigir que os prdios escolares sejam tratados com mais responsabilidade e respeito. Ao final enumeram-se algumas interpretaes arquitetnicas correntes que devem ser consideradas em um bom projeto. Defende-se a idia, acompanhando a direo orientadora do arquiteto Bruno Zevi em seu livro Como ver a Arquitetura, de que o espao interno que realmente o protagonista da Arquitetura, embora o homem ainda tenham dificuldade de perceber-lo, ou por estreita sensibilidade ou pelo insucesso da Histria da Arquitetura e dos crticos em Arquitetura em demonstr-lo, atravs da aplicao, difuso e clareza de um mtodo eficiente e coerente para que sejam feitos os estudos espaciais dos edifcios. O volume do prdio, sua decorao, e est-se tratando dos dados pictricos e plsticos, tem com certeza bastante utilidade, mas no so eficazes para que entendamos o valor da

8 Arquitetura, uma vez que a sua essncia o espao interior que compe o edifcio e o substantivo, sua interao com a intencionalidade desse espao. A Arquitetura se distingue das outras artes pela tridimensionalidade, e este o aspecto principal da Arquitetura, alem do que, temos que considerar um outro aspecto fundamental e nico, que a incluso do homem, pois nas demais arte o homem esta do lado de fora, desligado, olhando do exterior. Por sua vez podemos visualizar a Arquitetura como uma grande escultura escavada, em cujo interior o homem penetra e caminha. Esse aspecto toma significativa importncia quando se trata de prdio escolar, pois este espao seria ocupado e vivenciado por alunos, aprendizes estudantes por longas horas, e teria que ter como essncia espacial, a educao em todos os seus aspectos. O espao da escola obrigatoriamente tem que ser pedaggico, sua intencionalidade tem que ter a educao como principal funo, abrangendo todas as suas interpretaes como a social, a poltica, a pedaggica, a cultural, de lazer etc. Tem-se que entender que uma casa ou uma escola no a sua planta, seu corte, sua fachada ou sua perspectiva, estes so documentos tcnicos e necessrios que representam seu volume, mas que so apenas projees abstratas que servem para medir distancias e so as referencias para constru-la. A Arquitetura de que se trata, provem do vazio, do espao encerrado, onde os homens vivem, e quem quiser perceber esta Arquitetura deve antes de tudo, compreender que uma planta pode ser absolutamente bela, quatro fachadas podem estar bem estruturadas no papel e bem resolvidas em seu equilbrio no que diz respeito a cheios e vazios, a perspectiva uma obra de arte, mas o prdio resultar arquitetonicamente pobre. E esse espao interior, o vazio dos edifcios no pode ser representado perfeitamente de nenhuma forma, a no ser pela sensibilidade de quem o concebe, e pela experincia direta de quem o usa, e ele que de fato o personagem principal da Arquitetura, saber v-lo constitui a chave que nos dar a concepo dos edifcios. Mas ento o que Arquitetura? E o que no Arquitetura? E o que este espao interior? E quantas so as suas dimenses? Entende-se que a fachada de uma casa, de uma catedral, ou mesmo de um prdio escolar, por mais belos que sejam, constituem o invlucro, a capa, o contedo o espao interior, embora na maioria das vezes um condicione o outro. Pode-se verificar que atualmente nas revistas que tratam do tema, na grande maioria dos projetos ou mesmo na crtica especializada, que este invlucro predial esta sendo alvo de maiores estudos, muito valorizado, sendo objeto de trabalho e preocupaes, em detrimento do espao interior, at por ser da mais fcil entendimento e de rpida e simples comercializao. Mas ento quantas dimenses tm o invlucro predial? Suas dimenses se identificam com as do espao interior? Quando a perspectiva conseguiu representar as trs dimenses, altura, largura e profundidade, e mais recentemente com o avano da informtica o computador atravs da maquete eletrnica simulando uma viso panormica do edifcio tenta representar a quarta dimenso, tempo, projetando na tela as diversas vistas do prdio, parecia que estava tudo resolvido quanto a representao da Arquitetura. Porm a Arquitetura no se esgota nestas trs ou quatro dimenses, j que o homem que interfere nesse espao-tempo, movendo no interior desse edifcio, vivenciando-o nos mais variados pontos e vista, sentindo-o como espao-energia, e ele quem percebe estas e outras infinitas dimenses, dando a este espao sua realidade integral, ento esse novo fator tempo tem dois significados a serem colocados, o da Arquitetura e o das outras artes. Pois em Arquitetura o homem caminha pelo lado de dentro dos edifcios( interior), enquanto nas outras diversas artes este mesmo homem contempla-as pelo lado de fora ( exterior).

9 Assim a boa Arquitetura a que leva em considerao este espao interior, que nos atrai, nos eleva nos subjuga espiritualmente, que faz vibrar nosso corao. A arquitetura com letra minscula aquela que tem no espao interior um desconforto, nos deprime, nos aborrece, nos indiferente ou nos repele. O importante sabermos que tudo que no tem espao interior onde o homem possa circular no Arquitetura, tratando-se, portanto de outra arte, onde este mesmo homem contempla-a pelo lado de fora. Procura-se no decorrer nestas pginas entender um pouco mais da histria do Estado de Mato Grosso e da histria da educao no Estado, suas propostas pedaggicas nos diversos momentos do poder e em alguns governos do Estado, verificamos como mudam, atendendo interesses perpassando por polticas evidenciando as transformaes havidas ao longo do tempo. O espao construdo (organizao do espao) tambm marcado por fazes distintos em que diferentes propostas e projetos, se articulam a diferentes concepes pedaggicas, e a interesses polticos, os mais diversos. Estas propostas, e sua assimilao na prtica escolar tm um dinamismo prprio, tanto quanto tem sua prpria evoluo nas concepes arquitetnicas, e sua influencia no projeto e construes de edificaes escolares so marcantes. Algumas vezes os educadores esto prximos aos arquitetos, em outros perodos eles se afastam, e podemos perceber claramente um maior distanciamento entre eles, talvez pela falta de uma proposta pedaggica explcita, ou por que falte ao arquiteto que projeta um prdio escolar uma sensibilidade pelas questes do ensino, ou talvez ainda por ser quem encomenda o projeto da escola, e a quem o arquiteto presta seus servios, pessoa sem os conhecimentos especficos pedaggicos, alheia as necessidades da comunidade na qual est inserida esta escola, mas que com idia pr-concebida em educao imprime seus conceitos prprios ao resultado final. Em outras vezes o prprio arquiteto que no percebendo a importncia do espao, em particular, os espaos especficos dos prdios escolares, com suas especificidades, esquece de tirar partido desta possibilidade e no o aproveita como espao tambm pedaggico, e os projetos so elaborados com demasiada preocupao esttica, definindo volumes at elogiveis do ponto de vista plsticos mas que no podem ser considerados como boa Arquitetura Escolar.

BIBLIOGRAFIA BRANDO, Ludmila de Lima A Catedral e a Cidade - Uma abordagem da educao como prtica social EduFMT. 1997 BUFFA, Ester e PINTO Gerson Almeida- Arquitetura e Educao- Organizao do Espao e Propostas Pedaggicas dos Grupos Escolares Paulistas (1893-1971), Ed. EduFScar. DE LAMONICA Freire, Jlio Por uma Potica da Arquitetura EduFMT 1977. FREIRE, Paulo- Pedagogia da Autonomia; Saberes Necessrios Pratica Educativa- S.P., Paz e Terra, 1996 JORDAN F. R., Histria da Arquitetura no Oriente-S.P.,Editora Verbo.

10 LOPES, Eliana Maria Teixeira - Filho, Luciano Mendes de Faria Veiga, Cynthia Greive (org), 500 Anos de Educao no Brasil Autentica, 2007. PANOFSKY, Erwin Arquitetura Gtica e Escolstica; sobre a analogia entre arte, filosofia e teologia na idade Mdia Martins Fontes,2001. REIS FILHO, Casemiro A educao e a iluso liberal: origem do ensino pblico paulista Autores Associados, 1995. RIBEIRO, Maria Luiza dos Santos, Historia da Educao Brasileira, S.P., ED: Moraes, 1981 ROBERTSON, D. S, Arquitetura Grega e Romana, D. S. Robertson; tradio Julio Fischer - S.P., Martins Fontes, 1997. S, Nicanor Palhares, Elizabeth Madureira Siqueira, Rosinet Maria dos Reis, Instantes e Memria na Historia da Educao, Braslia, EduFMT, 2006. SOUZA, Rosa Ftima de O Direito a Educao: lutas populares pela escola em Campinas - Editora da Unicamp. ______. Templos de Civilizao: A Implantao da Escola Primria e Graduada no Estado de So Paulo (1890- 1910). Fundao Editora da UNESP. VIDAL, Diana Gonalves, (org)-Grupos Escolares: Cultura Escolar Primria e Escolarizao da Infncia no Brasil (1893-1971) - Campinas, SP: Mercado as Letras XAVIER, Ana Paula da Silva, A Leitura Escrita na Cultura Escolar de Mato Grosso; 1837/1889, EduFMT, 2007. ZEVI, Bruno, (trad), Maria Isabel Gaspar e Gaetan Martins Oliveira - Saber Ver a Arquitetura, Ed. Martins Fonte.

También podría gustarte