Está en la página 1de 5

DIREITO DE LOCOMOO- GARANTIA DE QUALQUER PESSOA, NOS TERMOS DA LEI

rica Sulamita Silva Pinto Ana Paula Barros

Resumo A liberdade de locomoo um direito assegurado pelo artigo 5, XV da CF/88. O Habeas Corpus funciona como remdio hbil a ser proposto quando o direito a liberdade de locomoo esteja sob a ameaa de leso ou leso definitiva. Destarte mencionar a natureza jurdica desse direito, qual seja, direito fundamental, e para tanto, deve ser respeitado e, apenas, mitigado, quando a prpria Constituio Federal, assim, determinar. Dessa forma, o presente trabalho buscar averiguar o direito em tela, suas implicaes no mbito prtico, bem como a necessidade de o mesmo ser tutelado pela ordem constitucional.

Palavras Chave: Direito de Locomoo; Habeas Corpus; Direito Fundamental.

1. Introduo O presente trabalho vem com o intuito de esclarecer e solucionar as premissas do direito de exercer a liberdade de locomoo, assim expondo a importncia do prprio. Com isso diminuindo dvidas a cerca de tais aspectos, porm a servir de alerta para uma questo at hoje to intrigante e no solucionada, como no caso das rodovias que para passar ou ir e vir precisa pagar pedgio. Preliminarmente trata-se de liberdade da pessoa fsica, segundo a qual livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens (art. 5, XV). Diz Kildare Gonalves Carvalho, locomover significa andar, sair, passear, transitar, parar, ir, vir, ficar, estacionar, correr. O Direito de circulao no territrio nacional, em tempo de paz, livre, observando-se, no entanto, que, se a circulao envolver meios de transporte (bicicleta, automvel, motocicleta e outros), caber ao poder de polcia estabelecer o controle do trfego, sem que isso importe restrio ao direito. Entretanto, na concepo de Pimenta Bueno, o direito de locomoo decorre da prpria natureza humana, posto que o homem seja membro de uma nacionalidade, ele no renuncia por isso condies de liberdade, nem os meios racionais de satisfazer suas necessidades ou gozos. No se obriga ou reduz vida vegetativa, no tem razes, nem se prende terra como escravo do solo. A faculdade de levar consigo os seus bens um respeito devido ao direito de propriedade. Esse raciocnio complementado por Canotilho e Moreira, ao afirmarem que a liberdade de deslocao interna e de residncia e a liberdade de deslocao transfronteiras constituem, em certa medida, simples corolrios do direito liberdade e por Paolo Barile, que relaciona esse direito com a prpria dignidade e personalidade humanas. O Direito de ir, vir e ficar protegido pelo Remdio Constitucional habeas corpus (art. 5, LXVIII). Este foi inicialmente utilizado como remdio para garantir no s a liberdade fsica, como os demais direitos que tinham por pressuposto bsico a locomoo, Conforme proclamou o Supremo Tribunal Federal de Justia, a liberdade indisponvel no Estado de Direito Democrtico; no cabendo a nenhuma autoridade, inclusive do Executivo e Judicirio, assenhorar-se das prerrogativas do Legislativo, criando novas formas inibidoras ao direito de ir e vir, sem a devida fundamentao e forma prescrita em Lei.

Dessa maneira, no incio deste sculo XXI, preciso notar que o direito de locomoo s tem sentido se for materialmente garantido pelo Estado. Assim, para que se possa locomover, necessrio que o poder estatal assegure ao indivduo a existncia de um transporte pblico eficiente (direito social), e o acesso a ele, ainda que no seja gratuito, mas economicamente acessvel. Se no o fizer, est a cercear a ampla liberdade de locomoo no territrio nacional.

2. Natureza Jurdica So direitos constitucionais na medida em que se inserem no texto de uma Constituio cuja eficcia e aplicabilidade dependem muito de seu prprio enunciado, uma vez que a Constituio faz depender de legislao ulterior a aplicabilidade de algumas normas definidoras de direito sociais, enquadrados entre os fundamentais. Em regra, as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democrticos e individuais so de eficcia e aplicabilidade imediata (ex. Mandado de injuno, iniciativa popular e habeas corpus).

3. Habeas Corpus Como anota Alcino Pinto Falco a garantia de habeas corpus tem um caracterstico que a distingue das demais: bem antiga, mas no envelhece. Continua sempre atual e os povos que a no possuem, a rigor no livres, no gozam de liberdade individual, que fica dependente do Poder Executivo e no da apreciao obrigatria, nos casos de priso, por parte do juiz competente. A Constituio Federal prev no art. 5. LXVIII, que conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. Trata o inciso da liberdade em geral, em todas as suas especialidades, assim tambm da liberdade de ir, vir e ficar, denominada, via de regra, liberdade de locomoo, no sentido positivo (ir e vir) ou negativo (ficar). O habeas corpus o remdio jurdico-constitucional previsto exatamente para garantir esse direito. o primeiro dos remdios constitucionais, proveniente, segundo alguns, da Magna Carta concedida por Joo-Sem-Terra, em 1215; segundo outros, a origem remota do habeas corpus se acha no Direito

Romano, em que todo cidado podia reclamar que se exibisse o homem livre ilegalmente, por uma ao denominada de interdictum de libero homine exhibendo (interdito para exibir homem livre). Ele pode ser de duas espcies; preventivo e liberatrio (ou repressivo). O habeas corpus destinado a afastar constrangimento ilegal liberdade de locomoo j existente, isto , quanto algum se encontra ilegalmente preso, denominado liberatrio ou repressivo. Contudo isso, sendo deferida a ordem de habeas corpus, o julgador expedir o alvar de soltura, ordenando que ponha em liberdade o paciente. Quando liberdade de locomoo estiver sendo, de forma ilegal, ameaada, o habeas corpus destinado a impedir futuro constrangimento ilegal chamado de preventivo. Sendo deferida a ordem de habeas corpus, ou seja, comprovado um perigo iminente liberdade de locomoo do paciente, a autoridade competente que a concedeu expedir o salvo-conduto ordenando que o beneficirio no seja preso pelo motivo apresentado no habeas corpus. Portanto, o habeas corpus uma garantia individual ao Direito de locomoo, consubstanciada em uma ordem dada pelo juiz ou Tribunal ao coator, fazendo cessar a ameaa ou coao a liberdade de locomoo em sentido amplo tendo como objeto o direito do indivduo de ir, vir e ficar.

4. Consideraes Finais No desenvolver deste trabalho procuramos fixar premissas que materializariam o substrato necessrio para se discutir o tema em comento, Direito de Locomoo, garantia de qualquer pessoa nos termos da lei, assim presume-se que a liberdade de locomoo uma garantia de qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, ou seja, o Direito de ir, vir, permanecer ou dele sair com seus bens sem nenhuma restrio. Vale salientar que, a liberdade como se sabe no absoluta e podem ser regulamentada como nos casos de guerra e guerra externa/interna e mesmo de concluso social, situaes dentre as quais em que as liberdades podero ser suspensa. ai ento, que surge o remdio constitucional habeas corpus, para que esse direito de liberdade seja garantido. A natureza jurdica desse direito, qual seja, direito fundamental, e para tanto, deve ser respeitado e, apenas, mitigado, quando a prpria Constituio Federal, assim, determinar. Feito essas consideraes finais, percebe-se que o Direito de locomoo um instrumento de tutela da liberdade.

REFERNCIAS Moraes, Alexandre de. Direito Constitucional/Alexandre de Moraes. 17.ed. So Paulo: Atlas, 2005 Pag.108 Lenza, Pedro Direito Constitucional Esquematizado/ Pedro Lenza 15.ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2011. Pag.(194 e 940)

Carvalho, Kildare Gonalves. Direito Constitucional/ Kildade Gonalves Carvalho. 15. Ed., atual. e ampl. Belo Horizonte: Del. Rey, 2009. Pag.(769 e 852)

Santos, Valenti Ribeiro Como se preparar para o exame de ordem, 1 fase: Processo Penal 10 ed. Rio de Janeiro: Forense; So Paulo: MTODO, 2011. Pag. 291

También podría gustarte