Está en la página 1de 4

Roteiro de Recuperao de Portugus

3 Bimestre de 2011 Profa. Regina Mrcia


Curso: Ensino Fundamental Turma: 6 ano ____ Perodo: Manh

Data:

/ 2011

Nome: ____________________________________ n ____


Voc est recebendo algumas atividades de reviso do contedo do 3o. bimestre. Faa com ateno, pesquisando na sua minigramtica, na pasta e no caderno. Estarei disposio para esclarecer as suas dvidas. Bom trabalho! Data da prova de recuperao de Lngua Portuguesa: 21/10/2011. Contedo: Gramtica: Advrbio Classificao / Locuo adverbial Verbo (Modos Indicativo e Subjuntivo, Formas Nominais)
1) Numere as colunas de acordo com o tipo de advrbio da coluna do meio.

( ) Possivelmente eu v at a. ( ) Vera no foi ao zoolgico. ( ) Estamos alojados longe do centro. ( ) Minha av fala depressa. ( ) Certamente ganharei esta corrida. ( ) Ela est menos triste com o fato. ( ) Ontem Carina ganhou um vestido.

(1) lugar (2) tempo (3) afirmao (4) negao (5) dvida (6) intensidade (7) modo

( ) talvez, provavelmente ( ) no ( ) sim, realmente ( ) muito, pouco, mais ( ) bem, mal, devagar ( ) c, l, ali, dentro, perto ( ) amanh, depois, logo

2) Circule o advrbio de intensidade das oraes e faa uma seta indicando a que palavra ele se refere. a) Pedi que eles fizessem o exerccio bem depressa para que pudssemos comear os ensaios. b) Minha prima Carol tem 15 anos, mas menos alta que eu. c) Caio um menino bastante esperto. Est reciclando todo o lixo de sua casa. d) Minha me ficou confusa com a mudana de casa. Todos os advrbios circulados so de ____________________, pois alm do verbo, podem se referir tambm a ____________________ e ______________________. 3) Leia este texto.

ORION

A primeira namorada, to alta que o beijo no alcanava, o pescoo no a alcanava, nem mesmo a voz a alcanava. Eram quilmetros de silncio. Luzia na janela do sobrado. Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro. Jos Olympio, 1967.

a) Agora d a classe gramatical das palavras destacadas no texto. a (primeira namorada) - ___________________________________________________ a (voz) - _______________________________________________________________ de - ___________________________________________________________________ na - ___________________________________________________________________ do - ___________________________________________________________________ b) Em: nem mesmo a voz a alcanava., reescreva o verso trocando a palavra voz por grito. _____________________________________________________________________________ O que aconteceu com o artigo? ___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 5) Complete as frases substituindo o * pelo Presente do Indicativo ou pelo Presente do Subjuntivo, conforme convenha; a) b) c) d) e) Quero que ele * em casa hoje. (ficar) possvel que eu no * para o hotel. (voltar) No creio que ele * o servio hoje. (terminar) Sempre que eu lhe *, ela * por monosslabos. (telefonar/responder) Eu * que voc no * feliz. (pensar/ser)

6) Complete usando o Pretrito Perfeito, o Pretrito Imperfeito ou o Mais-que-perfeito do Indicativo dos verbos entre parnteses. a) Eu * a carteira que * no dia anterior. (encontrar/perder) b) Sempre me * que * futebol quando jovens. (dizer/jogar) c) Minha me * quando o gs *. (cozinhar/acabar) 7) Complete usando o Futuro do Presente ou o Futuro do Pretrito do Indicativo. a) b) c) d) Se forem bem tratados, esses canteiros * repletos de flores. (ficar) Prometi a seus pais que no o sozinho. (deixar) Eu * com meu chefe se as circunstncias o exigirem. (falar) O pai decidiu que todos * para a capital. (mudar)

8) Conjugue o verbo esfregar em todos os tempos dos Modos Indicativo e Subjuntivo e no esquea das Formas Nominais.

También podría gustarte