Está en la página 1de 43

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

AULA 07 AFO: LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LRF PRIMEIRA PARTE Ilustres estudantes! Este ano (perodo eleitoral), aproveite ao mximo para estudar que voc tem mais dificuldade ou que tenha maior peso no concurso que pretende realizar. Tendo em vista que o segundo semestre deste ano de 2006 praticamente no haver concursos, o momento de fazer o dever de casa. Das matrias que voc domina, recomendo que pelo menos se mantenha atualizado. Lembre-se de que seu futuro no algo do acaso. Seu futuro ser fruto de seu planejamento e da vontade de vencer. Seja ambicioso! Se o seu sonho ser aprovado num grande concurso, ento v em frente, custe o que custar, no desista nunca, principalmente no meio do caminho. Voc no menos capaz do que os outros! Se algum passou, pense assim: eu tambm posso passar. Alguns cargos e respectiva remunerao que voc poder se planejar para ocup-los, se possvel, no prximo concurso:
Cargo Perito Criminal Federal Analista do TCU Analista da CGU Analista SNT/MPOG Agente Federal da Polcia Rem. Mdia (bruto) 10.900,00 9.000,00 8.000,00 8.000,00 6.500,00 8.200,00 dos 4.500,00 inicial Rem. (bruto) Mdia final Tempo mdio carreira atual. 15 anos 15 anos 18 anos 18 anos 15 anos 18 anos 12 anos de

15.600,00 12.000,00 10.000,00 10.000,00 9.600,00 12.000,00 7.500,00

AFRF/AFRP/AFT Analista TRF/TRE/TRT

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO


Analista de Tribunais 4.000,00 de Contas Estaduais 8.000,00 10 anos

Em 2008 praticamente certo que haver concurso para a Polcia Federal (todos os cargos, exceto papiloscopista). um excelente local para trabalhar. Portanto, agora s planejar seus estudos para um desses concursos. Pensando sempre, uma das vagas ser minha. Vamos nossa aula de hoje! Boa sorte e bom estudo! Anlise do contedo da LRF O assunto LRF muito amplo, complexo e ainda cheio de detalhes, entretanto, nos questionamentos que tenho visto em concursos, salvo rarssimas excees, so exigidos conhecimentos gerais ou superficiais, s vezes, literais. Geralmente as organizadoras de concursos inserem em seus editais todo o contedo da LRF, sem indicao de pontos especficos. s vezes so enfatizados alguns tpicos, a exemplo do Relatrio de Gesto Fiscal RGF e do Relatrio Resumido da Execuo Oramentria - RREO. Esses tpicos especficos sero abordados em notas de aula separadas. Portanto, este contedo da LRF ser abordado em duas notas de aula (07 e 08), e ainda, mais duas: RGF e RREO, procurei resumir ao mximo, porm, a nfase ser nos tpicos mais exigidos em concursos anteriores. Entendo que o estudo de determinado contedo em mais de trinta pginas fica meio cansativo. Pelo menos eu vejo assim. Gostaria de obter um posicionamento de sua parte. Me escreva, d a sua opinio: carvalho.drc@terra.com.br.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Como de praxi, durante e ao final desta nota de aula haver alguns exerccios. Vamos l pessoal! Nada de desnimo! No existe edital agora, porm, ele vira!

1. INTRODUO O que a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF? uma Lei Complementar de n 101, aprovada em 2000. regulamenta parte do art. 163 e todo o contexto do art. Constituio Federal, no captulo relativo s finanas pblicas estabelece normas especficas destinadas Contabilidade conforme previso em seu art. 50. Esta lei 169 da e ainda Pblica,

Em outras palavras, a LRF disciplina, especificamente, ao estabelecido nos artigos 163/169 da CF/88. O art. 163 da CF/88 estabelece: Lei complementar dispor sobre: Finanas pblicas; Dvida pblica externa e interna, includa a das autarquias, fundaes e demais entidades controladas pelo poder pblico; Concesso de garantias pelas entidades pblicas; Emisso e resgate de ttulos da dvida pblica; Fiscalizao das instituies financeiras; Operaes de cmbio realizadas por rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; Compatibilizao das funes das instituies oficiais de crdito da Unio, resguardadas as caractersticas e condies operacionais plenas das voltadas ao desenvolvimento regional. Veja este item considerado incorreto numa questo de concurso!
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

1. (NCE UFRJ Tc. Contabilidade Ministrio das Cidades 2005) Em relao aos dispositivos constitucionais estabelecidos no captulo II Finanas Pblicas da Carta Magna de 1988 possvel afirmar que: (A) Lei complementar dispor sobre finanas pblicas e emisso de papel moeda. Comentrios: 1. Observe que a lei complementar prevista pala CF/88 dever dispor sobre finanas pblicas, porm, no existe previso nessa norma sobre a emisso de papel moeda. 2. A emisso de papel moeda ser exercida exclusivamente pelo banco central, assim prev o art. 164 da CF. 3. s vezes devemos saber decorar exatamente os itens que devem ser regulamentados pela lei complementar prevista na CF. Essa Lei Complementar a LRF. Todos os itens acima foram regulamentados pela LRF e as resolues n 40 e 43 do Senado Federal.

A LRF atende tambm s determinaes do art. 169 da Carta Magna, onde determina o estabelecimento de limites para as despesas com pessoal ativo e inativo da Unio a partir de Lei Complementar. A LRF tambm atende ao previsto no art. 250 da CF. A regulamentao encontra-se em seu art 68. Esse artigo cria o fundo do Regime Geral da Previdncia e Assistncia Social, cujo objetivo assegurar recursos para o pagamento dos benefcios concedidos pelo regime geral de previdncia social. 2. Origem e princpios da LRF

2.1. Origem

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

A LRF incorpora alguns princpios, normas e modelos de outros pases que foram tomados como referencial para a sua elaborao. A principal origem o Fundo Monetrio Internacional, organismo do qual o Brasil Estado-membro. Esse organismo e que tem editado e difundido algumas normas de gesto pblica em diversos pases, entre eles, a Nova Zelndia, atravs do Fiscal Responsibility Act, em 1994 e a Comunidade Econmica Europia, a partir do Tratado de Maastricht.

2.2. Princpios Para toda atividade administrativa, em especial na gesto dos recursos pblicos, muitos princpios devero observados, alguns de ordem geral estabelecidos na CF e em leis penais e outros especficos, previstos na prpria LRF. Independentemente da importncia de cada um desses princpios citaremos apenas os mais diretamente relacionados gesto fiscal. Princpios gerais: Reserva legal e da anterioridade; Impessoalidade, moralidade e publicidade.

Reserva legal e da anterioridade: na fiscalizao dos gastos pblicos os Tribunais de Contas podem aplicar sanes administrativas, inclusive de ordem pessoal, a exemplo da multa de trinta por cento dos vencimentos anuais do agente que deixar de divulgar ou de enviar ao Poder Legislativo e ao Tribunal de Contas o relatrio de gesto fiscal, nos prazos e condies estabelecidos em lei. O prprio Poder Executivo poder aplicar sanes de ordem poltica, a exemplo da suspenso das transferncias voluntrias de recursos. Na aplicao de penalidades em funo de m gesto devem ser observados os princpios gerais e especficos inseridos nas diversas normas a que esto sujeitos os responsveis.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Assim estabelece a Constituio Federal: No h crime sem lei anterior que o defina nem pena sem prvia cominao legal (art. 5, XXXIX). a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. (art. 5, XL). Assim sendo, o comportamento ilcito deve estar perfeitamente caracterizado, ou seja, tipificado em lei, no podendo ser aceitas leis vagas ou imprecisas (Celso Delmanto). O art. 4 do Cdigo Penal considera que o crime foi praticado no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. Essa regra importante para efeito de enquadramento, por exemplo, das aes proibidas em final de mandato (art. 21, pargrafo nico, e art. 42 da LRF). Impessoalidade, moralidade e publicidade: os agentes pblicos de qualquer nvel ou hierarquia so obrigados a velar pela estrita observncia dos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe so afetos, principalmente na gesto dos recursos da sociedade. Esses princpios so de ordem geral e esto todos previstos na CF. A LRF fixa alguns princpios bsicos da responsabilidade na gesto fiscal, entre outros, podemos citar: Princpios especficos: Planejamento ou ao planejada; Transparncia na gesto das contas pblicas - ao transparente; Equilbrio das contas pblicas; Responsabilidade na gesto dos recursos pblicos; Cumprimento de metas de resultado; Obedincia a limites e condies para realizao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita oramentria;
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Obedincia a limites para a dvida consolidada, inclusive para a dvida mobiliria; Obedincia a limites para despesas com pessoal; Cumprimento de condies para gerao de despesas de pessoal; Cumprimento de condies para gerao de despesas da seguridade social (sade, previdncia e assistncia social); Cumprimento de condies para gerao de despesas obrigatrias de carter continuado; Cumprimento de condies para renncia de receita.

Os princpios de planejamento, transparncia e equilbrio das contas pblicas devero ser considerados na interpretao dos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal. O equilbrio das contas pblicas no se reporta apenas relao entre as receitas previstas e as despesas fixadas na lei oramentria. Refere-se tambm busca de equilbrio na execuo oramentria, entre os valores orados e a disponibilidade financeira. Insere-se ainda o equilbrio de longo prazo entre o montante da dvida consolidada, a assuno de obrigaes e a capacidade de pagamento. Transparncia significa divulgar amplamente, de forma compreensvel e sucinta as informaes que a sociedade necessita para conhecer a situao econmico-financeira de seu Municpio, do Estado ou da Unio, tais como: arrecadao de receitas, realizao de despesas, resultados pretendidos e alcanados, limites de despesa com pessoal a serem observados, medidas adotadas para incrementar as receitas e controlar as despesas, montante da dvida (consolidada, mobiliria e restos a pagar) e sua variao. A LRF estabelece ainda responsabilidade na gesto fiscal, atribuindo, indiretamente, perfil gerencial e empreendedor ao gestor pblico. 3. LRF X Lei n 4.320/64 Existe conflito entre a LRF e a Lei n 4.320/64?
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

Os objetivos das duas normas so distintos: enquanto a Lei n 4.320/64 estabelece as normas gerais para a elaborao e o controle dos oramentos e balanos, a LRF estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a gesto fiscal. Por outro lado, a Constituio Federal recepcionou a Lei n 4.320/64 como Lei Complementar. Ateno! Existindo algum dispositivo conflitante entre as duas normas jurdicas, prevalece a vontade da lei mais recente. Poderamos citar alguns exemplos de alteraes sofridas pela Lei n 4.320/64 em virtude da LRF, quais sejam: Conceito de dvida fundada; Conceito de empresa estatal dependente; Conceito de operaes de crdito. Tratamento dado aos Restos a Pagar, etc. Conceito de dvida fundada ou consolidada: Para a Lei n 4.320/64 a dvida fundada compreendida somente pelas dvidas com prazo de resgate superior a doze meses. A LRF inovou nesse ponto, estabeleceu que integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento (art. 30, 3). Foi cobrado em concurso! 2. (Procurador Ministrio Pblico/SC - 2005) Enquanto a Lei n. 4.320/1964 considera como dvida pblica fundada apenas aquela com vencimento superior a doze meses, a Lei Complementar n. 101/2000 inclui nessa categoria tambm as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento. Comentrios:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

assim mesmo que vem sendo cobrado em concursos. A opo est correta. As bancas de concursos gostam de novidades, portanto, o candidato deve estar atento s inovaes. Ateno! A LRF s considera como dvida fundada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado na lei oramentria. Conceito de empresa estatal dependente: empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Esse novo conceito de empresa inovao da LRF. Conceito de operaes de crdito: a LRF ampliou de forma relevante o conceito de operaes de crdito, considerando-a como: compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. Veja como tem sido cobrado em concurso! 3. (Procurador Ministrio Pblico/SC - 2005) Segundo o art. 29 da Lei n 101/2000, o compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, considerado: (A) Operao de crdito. (B) Concesso de garantia. (C) Dvida pblica mobiliria. (D) Dvida pblica fundada. (E) Dvida pblica consolidada. Comentrios: Esse o novo conceito de operao de crdito da LRF. Esse conceito j foi cobrado em concursos pela ESAF. Foi cobrado o conceito literal de operao de crdito, excluindo apenas a parte final que menciona:
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

10

inclusive com o uso de derivativos financeiros. A opo correta a letra a. Quanto aos restos a pagar, a LRF trouxe novidades ao estabelecer que vedado ao titular de Poder ou rgo, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. 4. Viso holstica (do todo) e a nova ordem poltica O que o legislador estabeleceu como responsabilidade fiscal? Pode-se dizer que a responsabilidade fiscal se constitui em mecanismos norteadores na busca do equilbrio oramentrio-financeiro do Estado brasileiro, em cada uma de suas esferas de governo, para benefcio de toda a sociedade, em especial, daqueles menos favorecidos e que mais necessitam de aes sociais. Isso porque o Estado tem por finalidade precpua atender razo natural da vida em sociedade e promover a realizao das expectativas do homem, buscando a bem comum. Em face do exposto, requer-se que o gestor pblico no seja apenas um mero ordenador de despesas e arrecadador de tributos. O pensamento poltico social doravante requer que todos os atos relacionados realizao de despesas ou execuo de receitas devero processar-se de forma planejada, responsvel e transparente. Promulgada a emenda constitucional n 19/98, o seu art. 30 fixou prazo mximo de 180 dias para o Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional projeto de lei regulamentando o art. 163 da CF. Essa foi a fase embrionria da lei de responsabilidade fiscal. Entendemos que a LRF no soluo definitiva para a organizao das finanas pblicas do nosso Pas e nem para as administraes transparentes, responsveis, eficientes e eficazes, ainda est longe disso, mas j um grande avano.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

11

Para esse processo consolidar-se, necessrio que a sociedade seja cada vez mais consciente e cidad sobre os interesses difusos e ter sempre em mente a noo de coletividade e seu poder de transformao. 5. Abrangncia institucional e material 5.1. Institucional A LRF aplicvel Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, extensiva a todos os Poderes, autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundos, entidades estatais dependentes, ou seja, esto excludas apenas as empresas que no dependem de recursos do tesouro do ente ao qual se vinculam. Exemplo: uma empresa pblica ou uma sociedade de economia mista que exercem atividade econmica e obtm, ela mesma, recursos necessrios ao seu prprio custeio no est inserida nas regras da LRF. 5.2. Material Contendo dez captulos, a LRF estabelece diretrizes gerais para que os gestores pblicos administrem de forma profissional, obedecendo aos princpios do equilbrio das contas pblicas, da gesto oramentria e financeira responsvel, eficiente, eficaz e transparente, garantindo a todas as pessoas, organizadas ou no, o acesso s informaes que explicitam as aes desses agentes. Para tanto, a LRF estabelece normas relacionadas : Execuo das receitas; Realizao das despesas; Conservao do patrimnio pblico; Divulgao pblica dos atos de gesto, inclusive por meio eletrnico; Adoo de inmeras medidas quanto renncia de receitas, otimizao da arrecadao, racionalizao de despesas; Coibindo endividamentos excessivos ou desnecessrios; Prestao de contas e outros procedimentos.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

12

A LRF impe limite de gastos a todos os entes da federao, seus Poderes e rgos da administrao direta e indireta, com determinadas espcies de despesas, especialmente com pessoal e seguridade social, alm de restries para o endividamento pblico e regras para sua administrao. Inicialmente muitos juristas entendiam que a limitao e repartio de gastos entre os diversos Poderes seria inconstitucional, no entanto, o Supremo Tribunal Federal pronunciou-se favorvel constitucionalidade de tal repartio. Foi exigido em concurso! 4. (ESAF AFC 2000) A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Identifique a opo que aponta a abrangncia do Setor Pblico definida nessa Lei. a) As Administraes Diretas da Unio, dos Estados e Distrito Federal e dos Municpios. b) Os poderes Executivo, Legislativo, Judicirio e Tribunais de Contas da Unio e dos Municpios; e as respectivas administraes diretas, fundos, autarquias e empresas. c) A Administrao Indireta da Unio. d) A Administrao Direta da Unio e seus fundos, fundaes, autarquias e empresas estatais dependentes. e) Os poderes Executivo, Legislativo (inclusive os Tribunais de Contas), Judicirio, Ministrio Pblico, as respectivas Administraes Diretas, fundos, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes, da Unio, Estados e Distrito Federal, e Municpios. Comentrios: a) Incorreta. A abrangncia do setor pblico definida na LRF inclui todos os rgos mencionados nessa opo, porm, no est completa, haja vista que a administrao indireta tambm est inserida nesse contexto. b) Incorreta. A opo inclui entre os rgos as empresas. So as empresas pblicas. Todos os outros rgos esto abrangidos no campo de aplicao da LRF.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

13

d) Incorreta. Essa opo est incorreta porque exclui Estados e Municpios. e) Correta.Essa opo inclui todos os Poderes e rgos, inclusive os da administrao direta e indireta. A LRF inclui sanes penais em seu texto? No, a LRF estabelece parmetros e limites para gastos e endividamentos, sob pena de sanes administrativas (suspenso ou a no transferncia de recursos voluntrios, proibio de contratao de operaes de crdito, contingenciamento de crditos, etc.). As sanes penais ou os crimes contra as finanas pblicas esto inseridos no Cdigo Penal, Decreto-Lei n 2.848/40, alterado pela Lei n 10.028/00. Essa alterao fez-se necessria para incluso dos crimes cometidos contra as finanas pblicas. A LRF determina ainda regras de gerncia das gestes patrimonial e financeira relacionadas s disponibilidades de caixa, preservao do patrimnio pblico e empresas controladas, alm de impor restries de gastos no ltimo ano do final dos mandatos do Presidente da Repblica, Governadores de Estados e Distrito Federal, Prefeitos, presidentes dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, Ministrio Pblico, Tribunais de Contas, presidentes de autarquias, dirigentes de fundaes pblicas, reitores das universidades entre outros. Estabelece regras para transferncias voluntrias de recursos entre os entes da federao e destinao de recursos pblicos para o setor privado. Aos municpios com menos de 50.000 habitantes, que atualmente representam um pouco mais de 9% so estabelecidas regras de transio e tratamento diferenciado s suas administraes. Essas regras tm bastante fundamento, posto que esses municpios so carentes de recursos humanos, materiais e financeiros. 6. Objetivos da LRF

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

14

O principal objetivo da Lei de Responsabilidade Fiscal, de acordo com o caput do seu art. 1, consiste em estabelecer normas de finanas pblicas voltadas para a responsabilidade na gesto fiscal. Dentro de uma viso macro os objetivos da LRF so basicamente os mesmos de uma poltica oramentria fundamental, tais como: Coordenar o ajustamento na alocao dos recursos pblicos funo alocativa; Ordenar a situao de equilbrio da distribuio da renda e da riqueza, promover aes sociais e reduzir as desigualdades regionais e setoriais funo redistributiva; Assegurar a estabilidade ao processo econmico-financeiro promover o seu crescimento funo estabilizadora. 7. Estrutura da LRF A LRF est estruturada em quatro pilares bsicos: Planejamento estratgico e operacional: a administrao pblica se vale dos instrumentos de planejamento e controle - Plano Plurianual PPA, Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO e a Lei Oramentria Anual LOA. Transparncia: dever ser implementada atravs da divulgao nos meios de comunicao, inclusive eletrnica, dos resultados da gesto fiscal e das prestaes de contas e pareceres prvios emitidos pelos tribunais de contas. A transparncia tem por objetivo garantir a todos os cidados e organizaes interessadas, acesso s informaes que evidenciam as aes praticadas pelos diversos gestores pblicos. Controle: Ser realizado pelo Poder Legislativo, com o auxlio dos tribunais de contas (controle externo), controle interno integrado dos trs Poderes, controle interno de cada rgo, Ministrio Pblico e por toda a sociedade.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

15

Responsabilizao: ocorrer sempre que houver descumprimento s regras estabelecidas na LRF. A responsabilizao do mau gestor poder ser implementada atravs de sanes administrativas, penais, polticas ou morais. 8. Sanes administrativas: A LRF impe diversas sanes administrativas, entre outras podemos mencionar: perda do cargo ou funo pblica; Proibio de contratao de operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita; Suspenso ou impedimento em receber transferncias voluntrias de recursos da Unio ou do Estado. 9. Sanes penais: O art. 73 da LRF estabelece que as infraes dos dispositivos desta Lei Complementar sero punidas segundo o Decreto-Lei 2.848/1940 Cdigo Penal; a Lei n 1.079/1950: o Decreto-Lei 201/1967; a Lei 8.429/92; e demais normas da legislao pertinente. O Decreto-lei n 201, de 27 de fevereiro de 1967: dispe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores, e d outras providncias. A Lei n 1.079, de 10 de abril de 1950: define os crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica e Ministros de Estado e regula o respectivo processo de julgamento. A Lei 8.429/92: define os atos de improbidade administrativa. 10. Sanes polticas:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

16

Julgamento perante o Poder Legislativo, que poder acarretar a suspenso dos direitos polticos por at oito anos. Essas sanes podem ser aplicadas pelo Legislativo. 11. Sanes morais: O gestor pblico que tiver suas contas reprovadas ser banido da administrao pblica pelos cidados atravs do seu poder de voto ou da presso popular. 12. Essncia do equilbrio das contas pblicas O equilbrio das contas pblicas previsto na LRF diferente do equilbrio oramentrio, este j estava previsto na Lei n 4.320/64. A LRF traz uma nova noo de equilbrio para as contas pblicas: o equilbrio das chamadas contas primrias, traduzida no Resultado Primrio equilibrado. Significa, em outras palavras, que o equilbrio a ser buscado o equilbrio auto-sustentvel, ou seja, aquele que o Governo no necessitaria de realizar emprstimos e, portanto, sem aumento da dvida pblica. Esta a verdadeira traduo do slogan gastar apenas o que se arrecada. Para melhor entendimento do equilbrio das contas pblicas preciso tecer consideraes e exemplos sobre o que significa manter as contas em equilbrio e ao mesmo tempo mencionar a diferena entre dficit e dvida pblica. Para tanto, iremos apresentar um exemplo bastante simples e que faz parte do nosso dia-a-dia: Suponhamos que em 2005 uma famlia recebeu R$ 1.000,00 e gastou ou comprometeu, R$ 1.200,00. Considerando que essa famlia no possui outra fonte de recurso e nem poupana (quem ganha esse valor ta difcil de poupar hem!), certo que essa famlia deixou de pagar R$ 200,00.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

17

Portanto, em 2005 essa famlia teve um dficit de R$ 200,00, ou seja, passou a ter uma dvida de R$ 200,00. Essa famlia comeou mal o ano de 2006, com uma dvida de R$ 200,00. Em 2006, recebeu R$ 1.300,00 e gastou R$ 1.250,00, conquistando um supervit de R$ 50,00 em 2006. Contudo, os R$ 1.300,00 recebidos no cobriram todos os gastos necessrios do perodo, porque era preciso honrar a dvida que veio de 2005 (aqueles R$ 200,00). Assim sendo, a dvida da famlia, em 31/12/2006, apresentou a seguinte posio:
Dvida em 01/01/2006 (incio do ano) (-) Supervit de 2006 (=) Dvida em 31/12/2005 R$ 200,00 R$ 50,00 R$ 150,00

Essa famlia est semelhante ao estado brasileiro, ou seja, gastando mais do que ganha e fazendo dvida para pagar dvida. Essa situao hipottica apresentada mostra um desequilbrio das contas de uma famlia. Para o Estado, a situao semelhante. Atualmente a Unio tem conseguido supervit, entretanto, a sociedade no se beneficia, haja vista que essa economia serve apenas para pagar juros de dvidas contradas em governos anteriores e no atual. Nos dias atuais o Governo Federal desembolsa quase a metade do montante das despesas com pessoal s com juros da dvida. (um absurdo, s vendo para crer). Existe um velho ditado populaz: quem gasta mais do que o que ganha irresponsvel, quem gasta tudo o que ganha imprudente Os gestores pblicos deveriam coloc-lo em prtica! 13. Regras bsicas de gesto pblica
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

18

Transparncia dos atos: a transparncia tem por objetivo garantir a todos os cidados, por meio das diversas formas em que costumam se organizar, acesso s informaes que explicam as aes praticadas e a serem praticadas pelos governantes, bem como as prestaes de contas e pareceres prvios emitidos pelos Tribunais de Contas. Legitimidade: esta regra est intimamente ligada ao da utilidade, a despesa para ser legtima precisa fundamentar-se no consentimento da sociedade, manifestado pela representao popular e pela possibilidade contributiva, ou seja, no se pode exigir esforo excessivo dos contribuintes para que no haja quebra da harmonia entre o poder pblico e os cidados. Economicidade: essa regra foi elevada a princpio constitucional em 1988. Significa que os atos e fatos administrativos devem ser avaliados pela relao custo-benefcio na aplicao dos recursos pblicos. Apesar de sua subjetividade, tem-se observado que o Tribunal de Contas da Unio constantemente vem aplicando em seus julgamentos, levando em conta os aspectos ligados viabilidade econmica, eficincia e eficcia das operaes de arrecadao e dispndio de recursos. Finalidade: por este princpio da administrao pblica, os atos pblicos devem estar vinculados a um fim legal, isto , ao interesse pblico, toda atividade administrativa deve ser praticada visando finalidade pblica. Portanto, o interesse pblico deve prevalecer sobre o particular ou de terceiros, sob pena de desvio de finalidade. Licitao: a Lei 8.666/93 determina que as obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes da administrao pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstas na prpria lei. 14. Conceitos importantes da LRF Seguem alguns dos mais importantes conceitos estabelecidos pela LRF:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

19

Ente da Federao: compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e cada Municpio. Empresa Controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertena, direta ou indiretamente, a ente da federao. Empresa Estatal Dependente: empresa controlada que recebe do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excludos no ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria. Ateno! A Portaria STN n 589/01 melhorou um pouco mais o conceito da LRF, determinando que a empresa estatal dependente a empresa controlada pela unio, pelo estado, pelo distrito federal ou pelo municpio, que tenha, no exerccio anterior, recebido recursos financeiros de seu controlador, destinados ao pagamento de despesas com pessoal, de custeio em geral ou de capital, excludos, neste ltimo caso, aqueles provenientes de aumento de participao acionria, e tenha, no exerccio corrente, autorizao oramentria para recebimento de recursos financeiros com idntica finalidade. Receita Corrente Lquida - RCL: representa o total das receitas correntes, diminudas de algumas receitas estabelecidas pela prpria lei. A RCL constitui parmetro para quase todos os clculos relacionados execuo oramentria, elaborao de relatrios e adequao dos poderes e rgos aos limites estabelecidos pela norma. Como se apura a receita corrente lquida na Unio? A receita corrente lquida ser apurada somando-se as receitas arrecadadas no ms em referncia e nos onze anteriores, excludas as duplicidades (art. 2, 3, da LRF). O que se entende por ms de referncia? O ms de referncia, ou atual, o ms imediatamente anterior quele em que a receita corrente lquida estiver sendo apurada (art. 6, Pargrafo nico, da Portaria STN n 589/01).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

20

Exemplo: se a RCL estiver sendo apurada em dezembro, o ms de referncia ser novembro do mesmo ano. Para obter a RCL deve-se considerar no clculo todas as receitas correntes dos onze meses anteriores e as do ms de referncia e excluir: Na Unio: Os valores transferidos aos Estados e Municpios por determinao constitucional ou legal; As contribuies mencionadas na alnea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituio; A contribuio dos servidores para o custeio do seu sistema de previdncia e assistncia social e as receitas provenientes da compensao financeira citada no 9o do art. 201 da Constituio. importante destacar que as receitas que compem o oramento pblico de qualquer ente da federao so classificadas nas seguintes categorias econmicas: Receitas correntes. Receitas de capital. As receitas correntes so, via de regra, aquelas provenientes de arrecadaes de tributos, contribuies, de aluguis de prdios pblicos, servios, e de alguma outra atividade estatal, ou seja, so as receitas arrecadadas de forma contnua e quase permanentes. J as receitas de capital, normalmente so representadas por ingressos de recursos financeiros oriundos de alienaes de bens e de operaes de crditos (emprstimos, financiamentos, emisso de ttulos pblicos, amortizaes de emprstimos, etc) contratadas junto a instituies financeiras internas ou externas, so receitas arrecadadas de forma mais espordicas. importante distinguir as receitas correntes das receitas de capital para corretamente interpretar o conceito literal de receita corrente lquida RCL, estabelecido na LRF.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

21

Abaixo exemplificaremos de forma sucinta essa diferena e o conceito de RCL, sem apur-la de forma detalhada. Receitas
RECEITAS CORRENTES (I) Tributrias Contribuies sociais Servios RECEITAS DE CAPITAL (II) Operaes de Crdito Alienaes de Imveis TOTAL DAS RECEITAS (I+II) 400.000 200.000 150.000 50.000 100.000 80.000 20.000 500.000

Analisando o quadro acima, para se calcular a Receita Corrente Lquida, utilizaremos apenas $ 400.000, que o total das receitas correntes. Segregando-se as receitas correntes das de capital, iremos efetuar as dedues estabelecidas pela LRF, conforme demonstrado abaixo: vamos considerar que a Unio tenha que realizar transferncias obrigatrias e que essas transferncias sejam: $ 15.000 para o Fundo de Participao dos Estados; $ 10.000 para o Fundo de Participao dos Municpios; $ 15.000 da contribuio descontada dos servidores, para custeio do plano de seguridade social.

TTULOS Total das receitas correntes (-) Transferncias Constitucionais (-) Receitas da Previdncia Social dos Servidores. = Receita Corrente Lquida

VALORES $ 400.000 (25.000) (15.000) 360.000

Observe-se que, embora o total das receitas totalizem $ 500.000, para fins de apurao da receita corrente lquida, no clculo considera-se

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

22

apenas as receitas correntes, pois as receitas de capital no fazem parte desse clculo. Exemplo de clculo da RCL
Clculo da Receita Corrente Lquida - Unio Discriminao I- Receitas Correntes Receita Corrente da Administrao Direta Receita Corrente da Administrao Indireta II- Dedues (-) Transferncias Constitucionais aos Municpios (-) Transferncias Constitucionais aos Estados (-) Compensao Financeira ( 9, art. 201, CF) (-) Contribuies sociais descontada dos servidores 3. Receita Corrente Lquida - RCL (I - II) $ 6.600.000 6.000.000 600.000 500.000 300.000 100.000 50.000 50.000 6.100.000

Exemplo de clculo da RCL:


Clculo da RCL realizado no ms de maio/2005 Perodo mai/05 jun/05 jul/05 ago/05 set/05 out/05 nov/05 dez/05 jan/06 fev/06 mar/06 abr/06 RCL RCL mensal $ 350.000 $ 250.000 $ 300.000 $ 500.000 $ 750.000 $ 750.000 $ 500.000 $ 550.000 $ 450.000 $ 500.000 $ 650.000 $ 550.000 $ 6.100.000

Assim que surgiu a LRF foi divulgado equivocadamente pela mdia que os entes da federao (Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal),

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

23

no poderiam comprometer de seus oramentos, mais do que 50% para Unio, ou 60% para Estados e Municpios, com o pagamento de pessoal. Conforme demonstrado, essa limitao de gasto relativa a uma parte das receitas oramentrias - receitas correntes, com as dedues previstas. A RCL a base de clculo para as despesas com pessoal. No exemplo acima, no caso da Unio, aplicaria o percentual de 50%. Assim, a Unio poderia comprometer at $ 3.050.000. Ou seja, 50% de $ 6.100.000. Importante! O percentual de 50% para o pagamento de pessoal dos trs Poderes, Ministrio Pblico e o TCU. Testando conhecimento! 5. (ESAF AFC/SFC 2002) Com base nos dados abaixo, apurados ao final de um perodo qualquer, e observando o que dispe a Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o conceito de receita corrente lquida, assinale a opo que indica a despesa total mxima, no mbito da Unio, a ser realizada com pessoal. Considere, para tanto, que: 1. o total de transferncias constitucionais ou legais a estados e municpios equivale a 50% das transferncias correntes; 2. a contribuio de servidores para o custeio de seu sistema de previdncia e assistncia social equivale a 50% das receitas de contribuies.
Receitas Correntes Tributrias De Contribuies Patrimoniais De Servios Transferncias Correntes De Capital Operaes de Crdito Alienao de Bens Transferncias de Capital total 60 30 10 330 total 330 120 60 20 15 15 Despesas Correntes Custeio Transferncias Correntes De Capital Investimentos Inverses Financeiras Transferncias de Capital 10 20 60 160 80

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

24

a) b) c) d) e)

$ 130 $ 80 $ 96 $ 156 $ 115

Resoluo:
Total das receitas correntes (-) Transferncias constitucionais a Estados e Municpios (-) Contribuies sociais descontadas dos servidores = Receita Corrente Lquida RCL (base de clculo) $160 X 50% = $ 80 total mximo de gasto com pessoal $230 $(40) $(30) $160

Comentrios: 1. Se para quem transfere contabiliza uma despesa, ento as transferncias que devemos considerar so a que esto do lado das despesas. 2. As contribuies sociais descontadas dos servidores, para custeio do sistema de seguridade social (previdncia prpria), so receitas, ento, devemos encontr-las do lado das receitas. 3. A partir da LRF, a RCL se tornou parmetro para clculo de despesa com pessoal, reserva para contingncias, dvida pblica, operaes de crdito, etc. 6. (Procurador Ministrio Pblico Especial TCE/SC 2005) Segundo o artigo 2 da Lei Complementar 101/2000, no so consideradas receitas correntes lquidas: (a) Receitas tributrias. (b) Receitas patrimoniais. (c) Receitas de contribuies. (d) Receitas industriais, agropecurias e de servios.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

25

(e) Receitas provenientes de compensaes financeiras da previdncia. Comentrios: 1. As opes a, b, c e d contm receitas correntes, portanto, fazem parte das receitas correntes lquidas. 2. As Receitas provenientes de compensaes financeiras da previdncia so exemplos de dedues, portanto, no esto entre as receitas correntes lquidas. O que so as compensaes financeiras da previdncia? As compensaes financeiras ocorrem entre os entes da federao (Unio, Estados/DF e Municpios). Exemplo: Suponha-se que um servidor pblico trabalhou 10 anos no Municpio X. Nesses 10 anos foram descontadas, de seus vencimentos, contribuies sociais para a previdncia prpria do Municpio. Fugindo do baixo salrio pago pelo Municpio, esse servidor prestou concurso para o TCU. Agora, com vencimentos bastante atrativo, esse servidor pretende permanecer no cargo at se aposentar. Como ir se aposentar pelo sistema de previdncia da Unio, o Municpio X dever repassar, para a Unio, o valor descontado do servidor nos 10 anos que trabalhou para o Municpio. Esse procedimento denominado de compensao financeira entre os Entes da Federao e um tipo de receita dedutvel do clculo da RCL. Por que essa receita dedutvel? porque ela no pertence, em tese, ao Ente da Federao e vinculada ao pagamento de benefcios previdencirios (nossas aposentadorias). Mais alguns conceitos: Resultado Primrio: a diferena entre receitas e despesas, delas excludos os juros, receitas financeiras (aplicaes) encargos e o principal da dvida pblica (pagos e recebidos).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

26

O Banco Central, atravs do comunicado n 6.304/98, estabeleceu o mtodo de apurar o resultado primrio da seguinte forma: Receitas oramentrias arrecadadas (-) Operaes de crdito (-) Receitas de anulao de restos a pagar (receitas escriturais) (-) Receitas de aplicaes financeiras (-) Despesas empenhadas (+) Despesas com juros e o principal da dvida (=) Resultado primrio Resultado Nominal: a diferena entre todas as receitas arrecadadas e todas as despesas empenhadas, incluindo os juros e o principal da dvida e ainda acrescentando as receitas financeiras. Exemplo de clculo do Resultado Nominal: Resultado Primrio (+) Juros Pagos (+) Receitas financeiras (-) Juros Recebidos = Resultado Nominal Ateno! Fique atento aos conceitos de resultado primrio e nominal, haja vista que nos questionamentos de concursos geralmente so exigidos conhecimentos conceituais. At o presente no tenho notcia de questo de concurso exigindo o clculo. 15. Instrumentos de planejamento e a LRF: 15.1. Plano Plurianual PPA A LRF procurou aperfeioar a sistemtica oramentria traada pela norma constitucional, atribuindo novas e importantes funes aos instrumentos de planejamento. Porm, a LRF praticamente silenciou em relao ao PPA, inserindo apenas em seu artigo 5o que o projeto de lei oramentria anual dever ser elaborado de forma compatvel com o plano plurianual, com a lei de diretrizes oramentrias e com as normas da prpria LRF.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

27

Essa regra do art. 5 da LRF enfatiza a integrao planejamento e oramento. Em outras palavras, estabelece que os instrumentos de planejamento devem estar coordenados e integrados entre si. uma das caractersticas bsicas do oramento-programa. At que houve algumas tentativas do legislador de incluir mais algumas regras acerca do PPA, a exemplo de prazos e o anexo de polticas fiscais, porm, foi vetado. 15.2. Lei de Diretrizes Oramentrias LDO Na LDO foi onde ocorreram mais inovaes, ou seja, a LRF deu nfase LDO estabelecendo, entre outros, o seguinte: Equilbrio entre receitas e despesas; Critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a comprometer as metas de resultado primrio e nominal previstas para o exerccio; Normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento; Transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas; Quantificar o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros; O 1 do art 4 da LRF estabelece que integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias o Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. Portanto, o anexo de metas fiscais dever estabelecer em relao s receitas e despesas: Metas anuais, em valores correntes e constantes; Resultados nominal e primrio; Montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, ou seja, para trs anos.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

28

O 2 do art 4 da LRF menciona que o Anexo de Metas Fiscais conter, ainda: Avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; Demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; Evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a erigem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; Avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; Demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. O 3 do art. 4 da LRF determina que a lei de diretrizes oramentrias conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. Portanto, o anexo de riscos fiscais dever avaliar e informar: Os passivos contingentes; Outros riscos capazes de afetar as contas pblicas; Informar as providncias a serem tomadas, caso se concretizem os riscos fiscais. Ateno! Anexo de Riscos fiscais avalia os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

29

Esses riscos podem ser, grosso modo, classificados em duas categorias diferentes: Ateno com os Riscos fiscais! Foi cobrado em concurso da STN em 2005! Os riscos oramentrios e os riscos de dvida. Os riscos oramentrios so aqueles que dizem respeito possibilidade de as receitas e despesas previstas no se confirmarem, isto , de existir desvios entre as receitas ou despesas oradas e as realizadas. Pode-se apontar como exemplo a frustrao de parte da arrecadao de determinado imposto, em decorrncia de fatos novos e imprevisveis poca da programao oramentria. A segunda categoria compreende os chamados riscos de dvida, que podem gerar ou no despesa primria. Os riscos de dvida so especialmente relevantes porque afetam a relao entre dvida e PIB, que considerada o indicador mais importante de solvncia do setor pblico. Veja como esse assunto tem sido exigido em concurso! 7. (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) Assinale, a seguir, a opo correta em relao aos Riscos Fiscais, segundo disposio do Manual de Elaborao do Anexo de Riscos Fiscais e do Relatrio de Gesto Fiscal de que trata a Portaria STN n 470, de 31.08.04. a) Os Riscos Fiscais so todas as ocorrncias que impactam as contas pblicas. b) Os precatrios so um tipo de Riscos Fiscais. c) A reserva de contingncia a nica forma de cobertura dos Riscos Fiscais.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

30

d) Os Riscos Fiscais so classificados em Riscos Oramentrios e Riscos da Dvida. e) A restituio de receitas tributrias em valores superiores aos previstos no oramento no constitui Riscos Fiscais por se tratar de recursos dos contribuintes. A opo correta a letra d. Mais adiante comentaremos esta questo. Com uma breve releitura de pargrafos precedentes pode-se adquirir conhecimento suficiente para responder essa questo. No anexo de Metas fiscais se estabelecem metas anuais. Portanto, Risco fiscal, avalia risco e meta fiscal, estabelece meta. Resumindo, a LDO dever conter dois anexos: Anexo de Metas e o Anexo de Riscos Fiscais. O 4 do art. 4 da LRF, propugna que a mensagem que encaminhar o projeto da LDO dever apresentar, em anexo especfico, os objetivos das polticas monetria, creditcia e cambial, bem como os parmetros e as projees para seus principais agregados e variveis, e ainda as metas de inflao, para o exerccio subseqente. O anexo de metas fiscais para os trs anos seguintes. Exemplo: em 2006 sero previstos resultados para 2007, 2008 e 2009. Essa para assimilar melhor o contedo! 8. (Procurador Ministrio Pblico Especial TCE/SC 2005) A publicao da Lei Complementar n 101/00, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contribuiu para maior controle, organizao e transparncia do oramento. Com a LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) tornou-se o instrumento mais importante para a obteno do equilbrio permanente nas contas pblicas. Identifique a opo incorreta no tocante s exigncias que a LRF trouxe em relao LDO.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

31

a) Estabelecer limitaes reduo de despesas obrigatrias de carter continuado. b) Dispor sobre o controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. c) Disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas. d) Estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal, previstas para o exerccio. e) Quantificar o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros. Comentrios: a) essa a incorreta. A LRF no estabelece que a LDO limita a reduo de despesas obrigatrias de carter continuado. Havia previso no projeto de lei da LRF de que a LDO deveria estabelecer limitaes expanso de despesas obrigatrias de carter continuado, entretanto, foi vetado. b) Incorreta. A LRF determina que a LDO estabelea normas relativas ao controle de custos. c) Incorreta. Essa mais uma de terminao da LRF, ou seja, a LDO dever disciplinar as transferncias de recursos para as entidades pblicas e privadas. d) Incorreta. Entendo que essa a mais importante disposio da LRF sobre o equilbrio das contas pblicas. Portanto, a LDO dever estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado (frustrao de receitas), de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal. e) Quantificar o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros no est de forma explicita na LRF. Entretanto, consta em diversos de seus dispositivos, o 1 do art. 4 da LRF um exemplo. 15.3. Lei Oramentria Anual LOA A LOA deve ser elaborada de forma compatvel com o PPA, LDO e a LRF. Na LOA contm trs tipos de oramento: oramento fiscal, oramento de investimentos nas empresas estatais que o poder pblico possui mais
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

32

de 50% das aes com direito a voto (aes ordinrias) e o oramento da seguridade social. Algumas determinaes acerca da LOA foram introduzidas pela LRF, em especial, na sistemtica de elaborao do oramento anual. Entre as principais regras, destacam-se: A LOA dever conter, em anexo, o demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com as metas da LDO, previstas no Anexo de Metas Fiscais; A LOA dever conter previso da reserva para contingncias, em percentual da RCL, destinada ao pagamento passivos contingentes, alm de outros imprevistos fiscais; A LOA dever apresentar as despesas relativas dvida pblica, mobiliria ou contratual e respectivas receitas, sendo o refinanciamento da dvida (e suas receitas) demonstrado de forma separada, tanto na LOA como nas leis de crditos adicionais; A Loa no poder conter crdito com finalidade imprecisa ou com dotao ilimitada; Veda-se que a LOA contenha dotao para investimento com durao superior a um exerccio financeiro que no esteja previsto no PPA ou em lei que autorize a sua incluso, conforme disposto no 1o do art. 167 da Constituio. Ateno! A LOA dever conter, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programao dos oramentos com as metas da LDO. Importante! Repetindo! Os anexos de risco e metas fiscais coisa da LDO. A LOA conter a reserva para contingncias, que uma dotao global com a finalidade de atender os passivos contingentes e outros riscos fiscais imprevistos. Reserva de Contingncia uma dotao de recursos de forma global, no destinada e nenhum rgo ou projeto. E se dotao, tem que estar prevista na LOA. A LOA o instrumento legal e indicado para alocao de receitas e despesas oramentrias.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

33

Exemplo de passivos contingentes a serem cobertos com a reserva para contingncias: Lides de ordem tributria e previdenciria; Aes trabalhistas referentes aplicao da Unidade Real de Valor (URV) no primeiro semestre de 1994; Disputa sobre o percentual de reajuste dos saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), em funo do Plano Vero de 1989 e do Plano Collor I de 1990, etc. Ateno! A Reserva de Contingncia ser estabelecida com base em percentual da RCL. Exemplo: no projeto de lei da LDO/2007 existe a seguinte previso acerca da reserva para contingncia: Art. 13. A Reserva de Contingncia ser constituda, exclusivamente, de recursos do Oramento Fiscal, equivalendo, no Projeto de Lei Oramentria, a no mnimo 2% (dois por cento) da receita corrente lquida e a 1% (um por cento) na Lei, sendo pelo menos metade da Reserva, no Projeto de Lei, considerada como despesa primria para efeito de apurao do resultado fiscal. Duas questes de concurso recente! 9. (CESPE 2004 Contador - Agncia de Defesa Agropecuria do Estado do Par) O contedo da Lei de Diretrizes Oramentria (LDO) estabelecido em dispositivos da Constituio da Repblica e, a partir de 2000, por meio da chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De conformidade com a Constituio, a LDO compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, orientar a elaborao da lei oramentria anual e, alm disso, dispor sobre as alteraes na legislao tributria, mas no estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento, por falta de legislao especifica. Comentrios:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

34

Praticamente todo o contexto da questo est correto, exceto a parte final mas no estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento, por falta de legislao especifica. Ao contrrio, essa tambm uma das funes da LDO. Portanto, opo incorreta. 10. (CESPE 2004 Contador - Agncia de Defesa Agropecuria do Estado do Par) A LRF (Lei Complementar n. 101/2000) ampliou o significado e a importncia da LDO, ao atribuir-lhe a incumbncia de disciplinar inmeros temas especficos. Assim, as LDOs passam a dispor, tambm, sobre o equilbrio entre receitas e despesas, as metas fiscais e os riscos fiscais, entre outros assuntos. Comentrios: Corretssima a questo! Est conforme as determinaes da LRF. J que abordamos os riscos fiscais, veja essa questo difcil! (Analista de Finanas e Controle - AFC - STN 2005) Assinale, a seguir, a opo correta em relao aos Riscos Fiscais, segundo disposio do Manual de Elaborao do Anexo de Riscos Fiscais e do Relatrio de Gesto Fiscal de que trata a Portaria STN n 470, de 31.08.04. a) Os Riscos Fiscais so todas as ocorrncias que impactam as contas pblicas. b) Os precatrios so um tipo de Riscos Fiscais. c) A reserva de contingncia a nica forma de cobertura dos Riscos Fiscais. d) Os Riscos Fiscais so classificados em Riscos Oramentrios e Riscos da Dvida. e) A restituio de receitas tributrias em valores superiores aos previstos no oramento no constitui Riscos Fiscais por se tratar de recursos dos contribuintes. Comentrios: a) Incorreta. Todo impacto das contas pblicas no pode ser considerado risco fiscal. Se assim fosse, as despesas com juros da dvida e os precatrios judiciais seriam riscos fiscais.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

35

b) Incorreta. Os precatrios judiciais no se enquadram no conceito de risco fiscal porque se trata de passivos alocados no oramento. c). Incorreta. A reserva de contingncia uma das formas de cobertura dos Riscos Fiscais. Ela destinada ao pagamento dos passivos contingentes e esses passivos devem constar na LOA. Outra forma poderia ser atravs de emprstimos aprovado pelo Poder Legislativo. d) Correta. Os riscos so classificados em dois tipos: oramentrios que so aqueles que dizem respeito possibilidade de as receitas e despesas previstas no se confirmarem, isto , de existir desvios entre as receitas ou despesas oradas e as realizadas e os riscos de dvida, que podem gerar ou no despesa primria, afetando a relao entre dvida e PIB, que considerada o indicador mais importante de solvncia do setor pblico. e) Incorreta. A restituio de receitas tributrias ocorre quando, por exemplo, o governo cobra um tributo a mais da sociedade em um ano e, no ano seguinte tem de devolver parte dessa receita. Exemplo: IRPF a restituir na declarao de ajuste anual. Conforme mencionado acima, a restituio de tributos a maior que a prevista nas dedues da receita oramentria se constitui em um tipo de risco fiscal. 16. Execuo oramentria e cumprimento de metas: O art. 8 da LRF dispe que at trinta dias aps a publicao dos oramentos, nos termos do que dispuser a lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo estabelecer a programao financeira e o cronograma de execuo mensal de desembolso (princpio da programao). Tambm doutrinariamente conhecido estgio da programao, ou seja, um estgio de execuo da despesa. O art. 9o da LRF dispe que se verificado, ao final de um bimestre, que a realizao da receita poder no comportar o cumprimento das metas de resultado primrio ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o Ministrio Pblico promovero, por ato prprio e nos montantes necessrios, nos trinta dias subseqentes, limitao de empenho e movimentao financeira, segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

36

Cuidado! J ouvi muita gente dizer que esse art. est suspenso pelo STF. Isso no verdade! O que est suspenso o 3 deste artigo (abaixo transcrito). Caso seja restabelecida a receita prevista, ainda que parcial, a recomposio das dotaes cujos empenhos foram limitados dar-se- de forma proporcional s redues efetivadas. Ateno! No podero ser objeto de limitao as despesas que constituam obrigaes constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do servio da dvida, e as ressalvadas pela lei de diretrizes oramentrias. H um certo exagero nesta obrigao quando determina que no pode haver limitao de empenho para pagamento do servio da dvida! Isso foi influncia do FMI. Significa que temos de pagar a dvida a qualquer custo, mesmo que as receitas previstas estejam sendo frustradas. Quanto s obrigaes constitucionais e infraconstitucional foi pertinente, assim entendo. legais o legislado

O 3 do art. 9 da LRF prev que no caso de os Poderes Legislativo e Judicirio e o Ministrio Pblico no promoverem a limitao no prazo estabelecido no caput, o Poder Executivo autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critrios fixados pela lei de diretrizes oramentrias Esse 3o do art 9 est suspenso pela ADIN n 2.238-5, do STF. O STF entende ser uma interferncia do Executivo nos outros Poderes. Precatrios na LOA Na elaborao da LOA, a previso do pagamento de sentenas judiciais dever identificar os respectivos beneficiados, de forma a evidenciar a ordem cronolgica da sua ocorrncia. Assim sendo, a LRF regulamenta, em seu art. 10, a regra inserida no art. 100 e 1 da CF (abaixo transcritos). Art. 100. exceo dos crditos de natureza alimentcia, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

37

virtude de sentena judiciria, far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim. 1 obrigatria a incluso, no oramento das entidades de direito pblico, de verba necessria ao pagamento de seus dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado, constantes de precatrios judicirios, apresentados at 1 de julho, fazendo-se o pagamento at o final do exerccio seguinte, quando tero seus valores atualizados monetariamente

17. Da receita pblica A LRF prev que constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao (art. 11 da LRF). Apesar dessa previso normativa, a Unio ainda no instituiu o Imposto Sobre Grandes Fortunas previsto no inciso VII do art. 153 da CF/88, o que, em tese, h descumprimento da LRF, posto que esta norma determina a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos. A previso da receita em matria oramentria se constitui no primeiro estgio e representa a estimativa de quanto se espera arrecadar durante determinado exerccio financeiro. Ateno! A LRF veda a realizao de transferncias voluntrias para o ente que no implemente a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos. Veja essa questo de concurso! 11. (CESPE Procurador Consultivo TCE/PE 2004) Se determinado governante federal no instituiu o imposto sobre grandes fortunas, sua gesto deve ser classificada, sob a tica da LRF, como irresponsvel.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

38

Comentrios: Sob a tica da LRF, a no previso e efetiva arrecadao de todos os tributos da competncia constitucional do ente da Federao caracteriza irresponsabilidade do governante. Opo correta! Esse artigo da LRF ainda no pegou! o velho ditado: na teoria uma coisa, na prtica outra. Para fins de concurso devemos estudar o que est previsto nas normas, pelo menos para a maioria das questes.

17.1. Parmetro para a previso das receitas A previso da receita na LOA dever observar as normas tcnicas e legais, devendo-se levar em conta os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante, devendo ser acompanhada de anexos que demonstrem sua evoluo nos ltimos trs anos e da projeo para os dois seguintes queles a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas. Estes so os parmetros para a previso da receita. O intuito tentar evitar superestimao ou subestimao da receita ou mesmo acabar com os chutes, sem nenhum critrio tcnico. Praticar para assimilar! 12. Segundo a LRF, constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gesto fiscal a instituio, previso e efetiva arrecadao de todos os tributos de sua competncia. Caso um Municpio no promova a instituio, previso e arrecadao de determinados tributos, a LRF estabelece que esse Municpio: a) No poder obter ou conceder garantias e estar impedido de realizar operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita. b) No poder receber transferncias voluntrias. c) Estar obrigado bimestralmente. a divulgar o relatrio de gesto fiscal

d) Dever ser notificado imediatamente pelo Tribunal de Contas do Estado para a adoo das medidas previstas na LRF. e) Estar impedido de conceder reajuste salarial a seus servidores.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

39

Essa ficou fcil! Quem errou, por favor, observe o pargrafo nico do art. 11 da LRF. A opo correta a letra b. Na previso da receita, o Poder Legislativo s poder efetuar reestimativas em caso de comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. Essa uma limitao ao Legislativo, para evitar a desconfigurao do Projeto de Lei elaborado pelo Executivo. 17.2. Regra de ouro prevista na LRF As receitas provenientes de operaes de crditos no podero ser superiores ao montante fixado para as despesas de capital. Ateno! A regra de ouro prevista no 2 do art. 12 da LRF est suspensa por deciso do STF (ADIN n 2.238-5). Esse 2 do art. 12 da LRF estabelece que o montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria. A LRF tentou impor mais restries do que a previso constitucional, haja vista que a CF/88, no inciso III do artigo 167 prev que so vedados a realizao de operaes de crdito que excedam as despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. 17.3. Renncia de receita Um aspecto bastante enfatizado pela LRF diz respeito Renncia de Receita, assim entendido como sendo a concesso de anistia, remisso, subsdio, crdito presumido, concesso de iseno de carter geral, alterao de alquota ou modificao de base de clculo que implique reduo indiscriminada de tributos ou contribuies, e outros benefcios que correspondam a tratamento diferenciado. Ateno! A renuncia de recita no est proibida! Pode ser efetivada, desde que acompanhada de estimativa do impacto oramentrio no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

40

seguintes, atender ao disposto na LDO, e atender a pelo menos uma das seguintes condies: Demonstrao de que a renncia foi considerada na estimativa da receita na LOA e de que no afetar as metas de resultados fiscais estabelecidos nos anexos da LDO; Estar acompanhada de medidas de compensao no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois seguintes, correspondentes a aumento de receita proveniente de elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio. Significa que atualmente a renncia de receita dever ser feita de maneira criteriosa e responsvel. No so consideradas renuncia de receitas: As alteraes das alquotas dos impostos de Importao de Produtos Estrangeiros, Exportao, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados, produtos industrializados, operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios; O cancelamento de dbitos cujo montante seja inferior aos respectivos custos de cobrana. 18. Para encerrar, mais algumas questes. 13. A publicao da Lei Complementar n 101/00, denominada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contribuiu para maior controle, organizao e transparncia do oramento. Com a LRF, a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) tornou-se o instrumento mais importante para a obteno do equilbrio permanente nas contas pblicas. Identifique a opo incorreta no tocante s exigncias que a LRF trouxe em relao LDO. a) Estabelecer limitaes reduo de despesas obrigatrias de carter continuado. b) Dispor sobre o controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados pelo oramento. c) Disciplinar as transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas.
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

41

d) Estabelecer critrios e formas de limitao de empenho, na ocorrncia de arrecadao da receita inferior ao esperado, de modo a no comprometer as metas de resultado primrio e nominal, previstas para o exerccio. e) Quantificar o resultado primrio a ser obtido com vistas reduo do montante da dvida e das despesas com juros. Comentrios: Em todas a opes, exceto a letra a, existem regras ou exigncias que a LRF trouxe em relao LDO. A LRF no cria limitaes reduo de despesas obrigatrias de carter continuado, mas sim, estabelece procedimentos a serem observados na gerao de despesa de carter continuado e essa regra prpria da LRF. Na prxima aula abordaremos acerca das despesas obrigatrias de carter continuando previstas no art. 17 da LRF. 14. (ESAF AFC/CGU 2006) - A Lei Complementar n. 101- Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em maio de 2000, uma importante ferramenta gerencial a servio da administrao pblica. Com relao a essa lei no se pode afirmar que a) a LRF determina que receitas, despesas e disponibilidades da previdncia sejam agrupadas s contas do Tesouro Pblico, permitindo o financiamento dos estados e municpios com recursos da Previdncia Social. b) na elaborao da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), a LRF inovou ao introduzir o Anexo de Metas Fiscais, para trs anos, contendo metas para receita e despesa, resultado primrio e nominal e dvida pblica. c) a LRF resgatou o oramento pblico como pea de planejamento e controle. d) a LRF determina o corte linear de despesas, caso os resultados fiscais se distanciem das metas fixadas na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO). e) cria um sistema de controle institucional mltiplo, que permite que todos os poderes estejam sujeitos igualmente ao cumprimento de regras e fiscalizao. Comentrios:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

42

Em todas as opes, exceto a letra a podemos afirmar que so regras inseridas na LRF. Porm, no podemos afirmar que a LRF determina que receitas, despesas e disponibilidades da previdncia sejam agrupadas s contas do Tesouro Pblico, permitindo o financiamento dos estados e municpios com recursos da Previdncia Social. Ao contrrio, a LRF no permite que as disponibilidades (recursos) previdencirios financiem os Entes da Federao.

15. (NCE UFRJ Tc. Contabilidade Ministrio das Cidades 2005) Em relao aos dispositivos constitucionais estabelecidos no captulo II Finanas Pblicas da Carta Magna de 1988 possvel afirmar que: (A) Lei complementar dispor sobre finanas pblicas e emisso de papel moeda. (B) As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no Banco Central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do poder pblico e das empresas por ele controladas em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. (C) O Poder Executivo publicar, at noventa dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. (D) A instituio de fundos de qualquer natureza, pode ser feita mesmo sem prvia autorizao legislativa. (E) A Lei de Diretrizes Oramentrias deve ser acompanhada de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Comentrios: Estudamos que a LOA deve ser acompanhada de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia. Esse no papel da Lei de Diretrizes Oramentrias; O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. Noventa dias! No existe essa previso. Ainda, no podemos afirmar que:
www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE AFO CURSO REGULAR PROFESSOR DEUSVALDO CARVALHO

43

Lei complementar dispor a emisso de papel moeda; Poder haver instituio de fundos de qualquer natureza sem prvia autorizao legislativa. Portanto, a opo correta a letra b.

Bom pessoal, por hoje s! Na prxima aula abordaremos o 2 parte deste contedo. Restante dos captulos da LRF, comeando pela despesa pblica. Sucesso, muita paz e tranqilidade! Fiquem com Deus.

www.pontodosconcursos.com.br

También podría gustarte