Está en la página 1de 6

CARTILHA PARA OS CONDOMNIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDASEFAZ

CARTILHA PARA OS CONDOMNIOS


DAS OBRIGAES TRIBUTRIAS DOS CONDOMNIOS SUBSTITUIO TRIBUTRIA
Os condomnios comerciais e residenciais esto obrigados a procederam a reteno e o recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISS em relao aos servios que contratar, na condio de Substituto Tributrio, conforme prev o inciso VI, art. 99, da Lei n 7.186/2006, Cdigo Tributrio e de Rendas do Municpio do Salvador:
Art. 99. Devem proceder reteno e recolhimento do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISS em relao aos servios tomados, os seguintes responsveis tributrios, qualificados como substitutos tributrios: VI os condomnios comerciais residenciais;

Os servios sujeitos ao ISS esto elencados na Lista de Servio anexa referida Lei. INSCRIO NO CADASTRO DE ATIVIDADES Como sujeitos passivos de obrigao tributria, os condomnios comerciais e residenciais esto sujeitos inscrio no Cadastro de Atividade do Municpio CGA, conforme estatudo nos art. 5, 6 e 228, tambm da Lei n 7.186/2006:
Art. 5. Para os efeitos da legislao tributria municipal, consideramse sujeitos passivos de obrigaes tributrias os contribuintes e responsveis apontados neste Cdigo, e nos demais diplomas normativos que compem o Sistema Tributrio do Municpio. Art. 6 Sem prejuzo de outras pessoas fsicas ou jurdicas, ou quem se equiparem, considera-se sujeito passivo: III - os consrcios de empresas e os condomnios residenciais e no residenciais; Art. 228. Toda pessoa fsica ou jurdica que exercer atividade no Municpio, sujeita obrigao tributria principal ou acessria, dever requerer sua inscrio e alteraes no Cadastro Geral de Atividades 2

CGA, do Municpio, de acordo com as formalidades estabelecidas em ato do Poder Executivo. Pargrafo nico. O prazo da inscrio e alteraes de 30 (trinta) dias, a contar do ato ou fato que as motivaram.

Quanto aos condomnios residenciais, o Decreto n 16.746/2006, alterado pelo Decreto n 17.121/2007, estabelece que esto obrigados reteno e inscrio no CGA apenas os condomnios sujeitos inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ.
Decreto n 16.746/2006: Art. 3 So tambm responsveis pela reteno e recolhimento do ISS, os seguintes tomadores de servios estabelecidos neste Municpio, em relao a quaisquer servios tomados: I. as pessoas jurdicas beneficiadas por imunidade ou iseno tributrias; II. as entidades ou rgos da administrao direta, autarquias, fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista do poder pblico federal, estadual e municipal; III. as empresas concessionrias ou permissionrias de servio pblico; IV. as instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central; V. as empresas de propaganda e publicidade; VI. os condomnios comerciais e residenciais; Art. 4 Em relao aos condomnios residenciais referidos no inciso VI do artigo anterior esto obrigados apenas os condomnios regulares, assim entendido aqueles sujeitos inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ.

LOCAL PARA A INSCRIO


A INSCRIO PODE SER FEITA: SAC COMRCIO; BARRA; IGUATEMI; LIBERDADE; BOCA DO RIO. DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA A INSCRIO: FICHA DE CADASTRO PREENCHIDA E ASSINADA PELO SINDICO Ata da assemblia que elegeu o sndico; Copia da carteira de identidade do sndico; Copia do CPF do sindico; Cpia do comprovante de endereo do condomnio (gua ou Luz). Para atualizao dos dados do responsvel (sindico) o Contribuinte dever encaminhar: FICHA DE CADASTRO PREENCHIDA E ASSINADA PELO SINDICO Ata da assemblia que elegeu o sndico; Copia da carteira de identidade do sndico; Copia do CPF do sndico.

TAXA DE FISCALIZAO E FUNCIONAMENTO TFF Conforme foi estabelecido no Decreto n 16.746/2006, que entrou em vigor em 01 de setembro de 2006, os condomnios residenciais no esto sujeitos Taxa de Fiscalizao do Funcionamento TFF e a Taxa de Localizao TLL.
Decreto n 16.746/2006: Art. 5. ... 1 No esto sujeitos incidncia da Taxa de Localizao TLL e da Taxa de Fiscalizao do Funcionamento TFF os condomnios residenciais. 4

COMO PAGAR O IMPOSTO RETIDO O recolhimento do ISS retido poder ser realizado nas agncias bancrias credenciadas, nas casas lotricas ou na internet. O DAM para pagamento do ISS retido (ISS SUBSTITUTO TRIBUTRIO) est disponvel no SITE da SEFAZ, www.sefaz.salvador.ba.gov.br ou pelo sistema da DMS.

DECLARAO MENSAL DE SERVIOS DMS Os condomnios comerciais e residenciais esto sujeitos Declarao Mensal de Servios DMS, destinada a informar os servios tomados. A DMS mensal para os condomnios comerciais, devendo ser enviada at o dia 10 (dez) do ms subseqente ao da competncia e anual para os condomnios residenciais, que dever entreg-la at o dia 10 (dez) do ms de janeiro do exerccio seguinte ao da competncia, conforme Decreto n 16.709/2006:
Decreto n 16.709/2006: Art. 39. A DMS dever ser gerada, mensalmente, atravs do Programa referido no art. 38, e enviada SEFAZ, via internet, ou entregue, por meio de disquete, na Central de Atendimento, ou nos postos de atendimento instalados no SAC, at o dia 10 (dez) do ms imediatamente posterior ao da competncia, ressalvado o disposto nos pargrafos 5 e 6 deste artigo. 6 Os prestadores de servios, cuja receita bruta do ano anterior, decorrente de prestao de servios, tenha sido inferior a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), e os condomnios residenciais devero entregar a DMS anual at o dia 10 de janeiro do exerccio seguinte, relativo s competncias dos meses de janeiro a dezembro.

PARA MAIORES INFORMAES: PROCURE O PLANTO FISCAL NO EDFCIO SEDE DA SEFAZ (TRREO), SITUADO RUA DAS VASSOURAS N 01, CENTRO PELO TELEFONE: (71) 2101-8292, e pelo site www.sefaz.salvador.ba.gov.br
5

REALIZAO: PREFEITURA MUNICIPAL DO SALVADOR PMS JOO HENRIQUE BARRADAS


Prefeito

SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA SEFAZ OSCIMAR TORRES


Secretrio da Fazenda

EQUIPE TCNICA: ASSESSORIA TCNICA ASTEC ISABEL MARIA CHASTINET


Assessora Tcnica

COORDENADORIA DE FISCALIZAO CFI ROSINETE PASSOS


Coordenadora

COORDENADORIA DE ATIVIDADES ECONMICA CAT ANTONIO CARLOS DE FARIAS


Coordenador

También podría gustarte