Está en la página 1de 2

Angola: Construo de 84 hotis em quatro anos

Luanda Pelo menos 84 novos hotis foram construdos em Angola entre 2008 e 2012, revelou esta segunda-feira, 16 de Abril, o ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi. Segundo Pedro Mutindi, que discursava na abertura do III Seminrio sobre Licenciamento no Sector de Hotelaria e Similares, em quatro anos, as unidades hoteleiras quase triplicaram, aumentando a capacidade de alojamento em perodo de crise financeira mundial. O ministro revelou ainda que esto a ser edificados novos empreendimentos de iniciativa privada, nomeadamente o Intercontinental, o Vip e o Diamante, que iro proporcionar servios diversificados e introduzir mais competitividade no mercado. Actualmente, existem em Angola cerca de 145 hotis, num total de 7602 quartos. O III Seminrio sobre Licenciamento no Sector da Hotelaria e Similares, sob o lema O profissionalismo em primeiro lugar, termina esta tera-feira, 17 de Abril e est a analisar, entre outros tpicos, a instalao dos empreendimentos hoteleiros e similares, a tipificao e classificao das unidades hoteleiras e o sistema de procedimento de alvars

14- 05 -011

Mais 200 hotis Segundo as estatsticas oficiais, os projectos de investimento actuais prevem a construo de mais duas centenas de unidades hoteleiras e estabelecimentos similares e a criao de cerca de 40 mil novos empregos directos. Para os analistas da Abacus, o aumento da concorrncia vai proporcionar uma reduo controlada dos preos dos quartos por noite. A rede hoteleira constituda por 4.486 estabelecimentos, entre hotis, penses, aldeias tursticas, apartamentos, albergarias, hospedarias, estalagens, restaurantes, entre outros. Luanda lidera, com 60 hotis, seguida de Benguela e Kuanza Sul, com 16 estabelecimentos cada.

Nas restantes provncias o nmero de hotis varia entre zero e seis. Segundo as mesmas estatsticas do BNA, s existem dois hotis de cinco estrelas em Angola, ambos em Luanda.
Dentro de seis meses Luanda passar a ter um hotel Hilton num investimento orado em 75 milhes de dlares. O anncio foi feito pelo Grupo angolano Chicoil que celebrou em Luanda, um acordo de parceria com a empresa namibiana United Africa Group, representante da marca Hilton em frica. O Grupo Chicoil lanou no mercado angolano uma cadeia hoteleira nacional com a marca Chic Chic. Em 2009, foi inaugurada a primeira unidade hoteleira do grupo, em Menongue, denominada Complexo Turstico Kambambe Lodge. Em 2011, o grupo trouxe para o mercado quatro novas unidades hoteleiras, situadas na cidade do Namibe, Luanda e Lobito. At ao final do ano em curso o grupo espera inaugurar as unidades hoteleiras Chic Chic de Saurimo e Lubango.(macauhub)

También podría gustarte