Está en la página 1de 1

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)

Medidas de potencial de circuito aberto: um experimento para o ensino de Eletroqumica


Amanda R. Souza 1(IC) , Darlan P. Mota 1(IC) , Sidney R. de Paula 1(IC) , Silvia M.L. Agostinho 2(PQ)* Maurcio M.P. Silva 1(PQ)
1- Departamento de Engenharia Qumica (FASB) , Rua Joo Pessoa, 601 09715-000 So Bernardo do Campo SP

2 IQUSP (Instituto de Qumica USP) / So Paulo SP *smlagost@iq.usp.br


Palavras Chave: potencial de circuito aberto , ao 304 , indicadores , ensino

Introduo
Quando um metal imerso em uma soluo eletroltica, estabelece-se uma interface condutor metlico-condutor inico, caracterizada por uma distribuio no homognea de cargas. Em conseqncia, existe uma diferena de potencial entre o metal e a soluo, conhecida como potencial de eletrodo que, medido em relao a um eletrodo de referncia, recebe o nome de potencial de circuito aberto (Eca). Na interface, alm dos processos de transferncia de carga, ocorrem fenmenos de superfcie, definidos pela adsoro de molculas do solvente, ons do eletrlito e de outras molculas presentes no mesmo. A uma temperatura constante, o Eca depende da natureza das reaes de corroso envolvidas, bem como da natureza e composio do eletrlito. O conhecimento sobre a variao de Eca com o tempo pode contribuir para a formao de estudantes em cursos de graduao em Qumica e Engenharia Qumica, e em cursos tcnicos de Corroso e Metalurgia.

molculas orgnicas e uma inibio de processos andicos (oxidao da liga) na superfcie metlica.

Figura 1. Potenciais de circuito aberto em funo do tempo, para ao AISI 304, em meio de HCl 0,1 mol.L-1, em ausncia e presena de indicadores. Para o indicador que apresentou Ecorr mais positivo (AM), foi verificado tambm o efeito da concentrao sobre os valores de Eca. A uma concentrao de AM igual a 1,0x10-4 mol.L-1, o valor de Ecorr obtido foi mais negativo (-174 mV/ ECS) em relao ao obtido em concentrao maior,1,0 x 10-3 mol.L-1 (-133 mV/ECS), indicando uma menor adsoro sobre a superfcie metlica. Tal fato indica que quanto maior a concentrao de indicador em soluo maior o seu efeito inibidor andico sobre a liga metlica estudada.

Resultados e Discusso
Foram utilizadas placas de ao AISI 304 (10 cm ), -1 imersas em soluo aquosa de HCl 0,1 mol.L , acompanhando-se a variao do Eca, (medido em relao ao eletrodo de calomelano saturado, ECS) em funo do tempo a 25 C. Para se avaliar os processos de adsoro sobre o ao no meio estudado, foram utilizados trs compostos orgnicos, comumente utilizados como indicadores cido-base, mas que so citados na literatura (ref.1) como inibidores de corroso para aos: alaranjado de metila (AM), fluorescena (FL) e fenolftalena (FE). A Figura 1 mostra as curvas de Eca em funo do tempo obtidas para os sistemas em ausncia e presena dos indicadores citados, em concentrao -3 -1 igual a 1,0 x 10 mol.L . Em ausncia dos indicadores, a curva evolui para potencial constante (potencial de corroso Ecorr) igual a -198 mV/ECS, em um tempo de 80 minutos. A presena dos indicadores faz com que os valores de Ecorr se tornem mais positivos em relao ao sistema sem indicadores, sugerindo um efeito de adsoro das
32a Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica
2

Concluses
- Para os indicadores estudados, a tcnica foi capaz de mostrar a sua presena na superfcie metlica (adsoro). Quanto maior a concentrao de AM, maior o efeito sobre o Ecorr, indicando maior concentrao do indicador na superfcie da liga. - possvel a realizao de medidas de Eca utilizando equipamentos e materiais de baixo custo, em uma tcnica relativamente simples e rpida em sua execuo, levando o estudante a se familiarizar com diferentes conceitos bsicos de eletroqumica (Eca, Ecorr, processos de corroso e adsoro). - Experimentos desta natureza, idealizados a partir de resultados de pesquisas cientficas, podem despertar o interesse pelas mesmas, em projetos de iniciao ou mesmo de ps-graduao. ___________________
1

Cardoso, S.P. et al. . Quim Nova, 2005, 28 (5), 756-760.

También podría gustarte