Está en la página 1de 5

2

ANLISE E APRESENTAO DO ARTIGO O JOGO DESCUBRA O ANIMAL: UM RECURSO NO DIAGNSTICO PSICOPEDAGGICO

RESUMO:

O objetivo do presente trabalho esta em investigar as possibilidades da introduo de um jogo de regras no diagnstico psicopedaggico para avaliar a construo da noo de classificao. A metodologia aplicada consiste em um levantamento bibliogrfico e estudo de campo com 40 alunos entre 4 e 17 anos de duas escolas pblicas. Primeiramente so ressaltados alguns fatores educacionais que levam o aluno a ser encaminhado para uma avaliao com profissionais especializados. Os

procedimentos adotados por estes so de acordo com seu enfoque tericometodolgico. J a avaliao busca um dimensionamento das habilidades intelectuais da criana com diferentes concepes acerca do comportamento inteligente. A fundamentao terica deste estudo foi baseada na linha psicogentica, com as formulaes tericas de Piaget sobre os estgios de desenvolvimento e processos cognitivos. Como instrumentos para analisar o nvel evolutivo de cada participante foram utilizados provas de classificao espontnea (figuras geomtricas), quantificao de incluso de classes (flores) para os participantes pr-operatrios e operatrios concretos e a prova da combinao de fichas de vrias cores para identificar os participantes do nvel formal quanto ao raciocnio combinatrio. Aps, foi aplicado o jogo descubra o animal que consta dois conjuntos idnticos de 20 animais cada, encaixveis em classes e subclasses. Cada conjunto contm: 6 mamferos, 7 aves e 7 artrpodes. Os procedimentos foram individuais, contando primeiramente com a aplicao das provas e aps, o jogo em que inicialmente estabeleceu-se 2 etapas: o conhecimento das regras e o campeonato.

1 etapa: Conhecimento das Regras

verificado o conhecimento dos participantes a respeito dos animais e apresentar as regras. Os participantes eram questionados se conheciam todos os animais e o que sabiam sobre eles. Caso no soubesse o nome de algum animal ou fizesse uma pergunta, recebia o esclarecimento do experimentador. O objetivo do jogo descobrir o nome do animal oculto, assim cada jogador fica em posse de animais, distribuindo-os na mesa sob sua maneira enquanto o outro jogador retira um animal de seu conjunto, ocultando-o. Para descobrir o animal oculto, o jogador pode realizar at 6 perguntas que so respondidas com sim ou no.

2 etapa: Campeonato No campeonato o objetivo analisar as jogadas dos participantes em que so realizadas 4 partidas dando a oportunidade de conhecer o jogo sem aprender suas especificidades. As partidas so disputadas entre experimentador X participante, trocando-se os papis ao final. O experimentador arruma as figuras seguindo critrios lgicos e faz perguntas com nfase no sistema de agrupamento. As sesses foram gravadas e filmadas.

AVALIAO: Foram analisadas 6 caractersticas de conduta como norteadores da anlise: 1. Arranjo de figuras: aleatrio, com principio de critrios classificatrios, com

critrios classificatrios explcitos; 2. Qualidade das perguntas: com referncia a objetos conceituais, com

referencia a objetos genricos. 3. 4. 5. Qualidade das respostas: com informaes corretas ou incorretas. Descartes efetuados: descarte explcito, e descarte implcito. Justificativa da escolha final do animal oculto: com argumentos lgicos ou

sem argumentos lgicos. 6. Troca de papis: a. Quanto ao item arrumando as figuras: modifica a forma inicial aps a troca, b. Quanto ao item qualidade das perguntas:modifica o tipo de perguntas, no modifica o tipo de pergunta, c. Quanto ao item qualidade das respostas: modifica o tipo de resposta, no modifica o tipo de resposta

d. Quanto aos descartes: continua sem usar a tcnica de descartes, passa a usar a tcnica de descarte.

RESULTADOS:

Participantes do nvel de colees figurais arrumaram as figuras de forma

aleatria, sem critrios lgicos, com prevalncia de perguntas do tipo objetos conceituais e respostas incorretas. Quanto aos descartes, realizaram apenas de figuras de objetos conceituais.

Participantes do nvel de colees no figurais ainda presena de

arrumao de as figuras de forma aleatria, sem critrios lgicos, porem com menor freqncia, utilizando critrios intuitivos. No se utiliza deste critrio para a elaborao das perguntas, com prevalncia de perguntas do tipo objetos conceituais e uma leve mudana na sua formulao quando realizada a troca de papis. Quanto as respostas, apresentam a maioria corretas e descartam apenas figuras de objetos conceituais.

Participantes do nvel operatrio concreto, h prevalncia de critrios

classificatrios explcitos, de perguntas do tipo conceitos genricos e respostas corretas. Quanto aos descartes, retiram os animais explcitos e implcitos, alternando entre estes procedimentos. Participantes no nvel de raciocnio combinatrio apresentaram critrios classificatrios explcitos sem arranjo aleatrio e de perguntas do tipo conceitos genricos mais elaboradas com o conhecimento dos atributos dos animais e total prevalncia de respostas corretas e descartes explcitos.

Participantes do nvel operatrio concreto e combinatrio classificavam os

animais mentalmente, no necessitando do concre

CONSIDERAES FINAIS

O presente artigo permitiu a observao da aplicabilidade do jogo como recurso de diagnstico. Avaliar a criana enquanto realiza uma tarefa ldica que no transpasse a idia de estou sendo testada ou isto como na escola torna o diagnstico mais autentico e eficaz, visto que a criana joga de acordo com sua estrutura no s cognitiva mais tambm emocional. importante destacar que, no foram estipuladas faixas etrias restritas para realizao de testes especficos: dentro do grupo de estudo ( crianas de 4 a 17 anos) no houve alterao na aplicabilidade do jogo, apenas no tipo de teste pr realizado para definio de seu nvel classificatrio. Assim, pode-se evidenciar que os critrios avaliativos variaram de acordo com o nvel de desempenho de cada um perante a atividade, sempre com foco no processo de classificao. Pensando na perspectiva construtivista, a troca de papeis presente neste jogo essencial para que se observe a reorganizao do pensamento permitida por meio da experincia em que busca-se uma mudana de comportamento em relao a postura anterior. Desta forma, considero o jogo Descubra o Animal um jogo rico e til para o processo diagnstico em que possvel no s se analisar a noo de classificao, mas tambm o raciocnio lgico, a construo do pensamento dentre outros.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA DELL AGLI, B. A. e BRENELLI, R. P. O Jogo Descubra o animal: Um recurso no Diagnstico Psicopedaggico. Psicologia em Estudo, Maring, v.12, n. 3, p.563-572, set/dez.2007 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v12n3/v12n3a13.pdf>. Acesso em: 07 maio 2012 .

También podría gustarte