Está en la página 1de 4

Perdo A. O perdo deve estar bem no centro de nosso viver cristo. 1. fcil falar sobre o perdo. 2.

. Praticar que difcil: A. Guardamos ressentimentos justificveis. B. Ficamos procurando sinais de arrependimento verdadeiros. C. Freqentemente relembramos aos outros da necessidade de arrependimento ante s que lhes perdoemos. 3. Muitas vezes somos farisaicos e rpidos em achar faltas. B. Definio. 1. Conceder o perdo gratuito ou a remisso de qualquer ofensa, dvida, etc., desistir de qualquer reivindicao. 2. A. B. C. Deus concede o perdo livremente. JESUS pagou o preo. Devemos conceder o perdo livremente tambm. Perdoar um mandamento de Deus.

1. Se perdoamos, somos perdoados (Mateus 6:14,15 Amplificada). A. Deus estabelece o padro. B. Deus s nos perdoa na medida em que estamos dispostos a perdoar aos outros. 2. A falta de perdo nos mantm em escravido (Mateus 18:23-35). A. Procuramos ser perdoados, mas no entanto, retemos as ofensas daqueles que nos tm ofendido. B. Se no perdoarmos seremos entregues aos verdugos (Mateus 18:34). A falta de perdo freqentemente se manifesta em doenas fsicas e mentais. freqentemente a falta de perdo a base para formao de fortalezas demonacas A falta de perdo afeta tanto ao que se recusa a perdoar, como ao no perdoado (Joo20 : 23) 3. A falta de perdo bloqueia as promessas de Deus (Mateus 5:23,24; Marcos 11:25) A. No podemos chegar diante de Deus justificados se h falta de perdo em nosso corao B. Para que possamos caminhar em f, precisamos manter atitudes corretas para com os outros. C. A Palavra fala a respeito daqueles que ns ofendemos (Mateus 5:23,24), como tam bm daqueles que nos tm ofendido (Marcos 11:25). Se ns ofendemos devemos iniciar o processo de perdo. Se ns fomos os ofendidos tambm devemos inici-lo. Geralmente julgamos as outras pessoas pelas aes, mas ns mesmos pelas intenes. Queremos julgamento para os outros, mas misericrdia para ns mesmos. D. O justificar-se apenas perpetua o pecado e mantm a separao entre as duas pessoas . E. No fale aos outros a respeito da ofensa (Provrbios 17:9). Isto no vlido quando se est recebendo aconselhamento, uma vez que est buscando ajuda . Isto tem a ver diretamente com situaes em que se compartilha a ofensa, somente par

a obter simpatia e compreenso dos outros. 4. O arrependimento de nosso cnjuge (ou de qualquer outra pessoa) no necessrio ante s que os perdoemos. A. E o ato de perdoar que libera o ofensor para que possa se arrepender (Romanos 2:4). B. Tanto o Senhor JESUS (Lucas 23:34) e Estevo (Atos 7:60) perdoaram mesmo enquan to estavam sendo mortos. No havia, na hora de perdoar, nenhum arrependimento da p arte daqueles que os estavam assassinando. 5. A. B. C. No h limites para o nmero de vezes que devemos perdoar (Mateus 18:22). O amor no mantm registro de erros (1 Corntios 13:5). O amor cobre uma multido de pecados (1 Pedro 4:8). Se o seu cnjuge estiver repetindo o mesmo pecado:

Perdoe como Deus perdoa (Isaas 43:25; Salmo 103:12). Deus no se lembra de um pecado perdoado. Quando perdoamos da mesma maneira, no relembramos os pecados passados. Esquecer significa no ficar pensando no assunto. Cada nova ofensa como se nunca tivesse acontecido antes. Nunca mencione novamente uma ofensa que j havia sido perdoada. Isso no possvel pela capacidade humana. E possvel somente atravs do poder de Deus. Sua natureza habitando em ns nos capacitar a perdoar e a confiar novamente. 6. Perdo um ato da vontade. A. No um sentimento. B. Decida perdoar e os sentimentos se seguiro. C. Faa com que sua vontade concorde com a vontade de Deus e procure ser orientado pelo ESPRITO SANTO (Salmo103:2, 3a). D. Pea a Deus para mostrar como Ele v o ofensor. Somente atravs do corao amoroso e compassivo de Deus seremos capazes de perdoar a q uem nos tem ofendido. Nossos sentimentos de dor e raiva sero sobrepujados pelo grande amor de Deus pelo s ofensores. D. Devemos examinar a ns mesmos e no o nosso cnjuge. 1. Justia prpria (Mateus 7:1 -5; Lucas 6:37). A. Quando perdoamos muito, podemos esperar receber muito amor (Lucas 7:47). B. Deus no categoriza os pecados como grandes e pequenos. No podemos justificar o noss o pequenopecado de justia prpria. C. Para Deus, pecado pecado (1 Joo 2:4; 1 Joo 3:4). D. Ns nos colocamos debaixo do mesmo julgamento com que julgamos, e freqentemente nos tornamos exatamente igual queles que julgamos. E. Devemos desistir de qualquer reivindicao e liberar de vez o ofensor a fim de qu e ns dois possamos ser livres. 2. A. B. C. Separao de Deus. A falta de perdo em nosso corao nos separa de Deus (Mateus 6:14,15). Provrbios 28:13 - No prosperamos se h pecado em nosso corao. Quando no prosperamos, tendemos a culpar aquele que no perdoamos.

3. A. B. C.

Amargura (Hebreusl2:15). Amargura o resultado de uma falta de perdo de longa data. O efeito final da amargura que muitos sero contaminados. Se permitirmos que a amargura se enraze, ela:

Nos destruir. Atingir outras pessoas. Dar luz outros pecados. Endurecer e esfriar o nosso corao. Esmagar o amor e freqentemente o matar. 4. Tomar para si a ofensa de outro. A. E fcil tomarmos a ofensa de nosso cnjuge ou filhos quando eles so ofendidos. B. Provrbios 26:17- E como pegar um cachorro pelas o relhas; uma vez que toma a o fensa, como que a deixa? Arrependa-se de t-la tomado. Ajude a pessoa ofendida a perdoar. Voc precisa perdoar o ofensor mesmo que a pessoa ofendida no o perdoe. C. Quando o seu cnjuge for ofendido, ajude-o/a a perdoar. Responda com empatia, no simpatia. Empatia = entendimento de que eles foram feridos e ajud-los a perdoar. Simpatia = somente sentir pena deles. No tenha pena deles, mas ajude-os a serem curados. E. Reconciliao. 1. Perdoando a ns mesmos. A. Antes de podermos perdoar aos outros, freqentemente precisamos perdoar a ns mes mos. JESUS nos perdoou. Se no nos perdoarmos, nos mantemos numa posio superior do Senhor (orgulho). B. No podemos amar e perdoar aos outros se no amamos a ns mesmos (Mateus 22:39) 2. . A. B. C. No podemos permitir nem mesmo pequenas reas de falta de perdo em nosso casamento JESUS destruiu a hostilidade (Efsios 2:14-16). Ele destruiu a parede de separao entre ns. No permita que o inimigo reconstrua a parede da falta de perdo.

3. Como perdoar. A. Reconhea que um ato de vontade e no sentimento. 1. Pea A DEUS para mostrar a voc como Ele v o ofensor. 2. Permita que a Sua compaixo flua dentro de voc. 3. Escolha faz-lo; sela obediente. 4. Leve dor at a cruz de JESUS e receba em troca o Seu amor e misericrdia.

B. C. D. E.

Confesse-o como j feito. No se lembre mais da ofensa perdoada (No fique pensando nela). Declare a palavra de DEUS que seja oposta ao problema. Abenoe aquele que voc perdoou (Mateus5:44).

UMA PALAVRA DO SENHOR (Dada aos irmos Mike e Marilyn Phillips - 1983). Enquanto estvamos preparando este estudo, ue no h nada para perdoar, nada entre os palavra desapontamento. Tem havido muito itam perdoar e liberar o outro nesta rea. ilhos lhes tm desapontado. DEUS nos falou que h alguns que sentem q dois. Ele nos disse que vocs reconhecero a desapontamento entre os dois e vocs necess Isso se aplica tambm s reas nas quais os f

Para outros ele diz que a ferida to profunda e to enorme que o processo de cura va i ser lento e gradual. Animem-se. Ele vai adiante de vocs e endireitar o caminho. A cura vir. No se desanimem ou fiquem sobrecarregados. Vocs nem podem imaginara ale gria que lhes aguarda frente. Ela tem sido preservada no corao do Pai todos estes anos para a poca determinada. Logo vocs comearo a descortinar o seu horizonte. E h ainda alguns que nem podem olhar por baixo da superfcie. Na superfcie tudo est c almo e vocs sentem que se olharem um pouco mais profundamente, as coisas podem no parecer como vocs as desejam. O Senhor quer que vocs saibam que h muito mais - muito mais; no entanto, vocs precisam tomar o passo de f e confiar que a glria vi r sobrepujar a beleza presente. Pastor Aurlio - PIBP.com.br

Todas as citaes bblicas so da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (A RC idealmente at 1894, no mximo at a edio IBB-1948, no a SBB-1995) so as nicas Bblia ressas que o crente deve usar, pois so boas herdeiras da Bblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente prese rvada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

También podría gustarte