Está en la página 1de 18

Tutorial

W6ELProp
ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

CONTEDO
O SOFTWARE.....................................................................................................................3 SITE OFICIAL......................................................................................................................3 INSTALAO ......................................................................................................................3 EXECUTANDO O W6ELProp..............................................................................................5 CONFIGURAO (OPTIONS)..........................................................................................6
Informando Sua localizao Default terminal ........................................................................... 6 Freqncias e constantes........................................................................................................... 6 Parmetros de previso.............................................................................................................. 7 ngulo mnimo de irradiao Minimum Radiation Angle ...................................................... 7 Largura de banda de rudo - Noise Bandwidth........................................................................ 8 Signal Level Suppression Threshold....................................................................................... 8 Rudo produzido pelo homem - Man-Made Noise Environment .............................................. 8 Supresso disponvel - Availability Suppression ..................................................................... 8 Restaurar parmetros originais - Restore Factory Prediction Parameters............................... 8 Preferncias do usurio - User preferences................................................................................ 9 ndice Solar principal - Primary Solar Index ............................................................................ 9 Exibio do sinal - Primary Signal Display .............................................................................. 9 Exibio da hora - Time Display ............................................................................................. 9 Intervalo de atualizao do mapa - Map Auto Update Interval ................................................ 9 Resoluo do mapa de frequncia - Frequency Map Resolution .......................................... 10 Restaura preferncias iniciais - Restore Factory Preferences............................................... 10

PREVISES (PREDICTIONS)........................................................................................11
Na tela (On-screen)................................................................................................................ 11 Em bloco (Batch).................................................................................................................... 16

MAPAS (MAPS) ..............................................................................................................16

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 2 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

O SOFTWARE
O programa de computador (software) W6ELProp destina-se a consulta de previses de propagao entre duas localidades quaisquer, em freqncia entre 3MHz e 30MHz. No h custo na utilizao desse excelente programa, para uso no comercial A verso 2.7 teve sua ltima reviso em novembro de 2002. um software extremamente til aos amantes do DX e contestes pois permite a definio de um eficiente plano de utilizao de bandas visando contatos com regies especficas do planeta para uma determinada data. W6ELProp a verso em Windows dos antigos programas MINIPROP e MINIPROP PLUS de previso de propagao que rodavam sob sistema operacional MS-DOS. Esses programas empregam um algoritmo de pesquisa que leva em considerao as camadas da ionosfera D, E e F na previso de nveis de sinais recebidos. Nveis de sinal e outras informaes teis so calculados para at dez freqncias de HF selecionadas, de meia em meia hora durante as 24 horas do dia. O clculo da frequncia mxima utilizvel (MUF) utiliza a camada superior F, mtodo desenvolvido pela BBC por Raymond Fricker [1], combinado com o mtodo da camada E apresentado em relatrio do International Radio Consultative Committee (CCIR) da International Telecommunication Union (ITU) [2].
1. Fricker, R., A Microcomputer Program for the Critical Frequency and Height of the F Layer of the Ionosphere, Fourth International Conference on Antennas and Propagation, pp. 546-550, Institution of Electrical Engineers (UK), 1985. CCIR, CCIR Atlas of ionospheric characteristics, Report 340, International Telecommunication Union, Geneva, 1983.

2.

SITE OFICIAL
Para acessar o site oficial de W6EL Sheldon C Shallon, digite: http://www.qsl.net/w6elprop/ Para download do programa digite: http://www.qsl.net/w6elprop/W6ELPropInst270.EXE Para leitura do texto original escrito por Sheldon C Shallon, recorra ao manual do sistema que est disponvel no menu Help / Contends do programa.

INSTALAO
Efetue o download do programa pelo link acima e o baixe em uma pasta qualquer de seu microcomputador. O tamanho do programa bastante pequeno, cerca de 450Kbytes. D duplo clique no programa W6ELPROPInst270.exe para iniciar a execuo. Ir aparecer a tela de confirmao abaixo:

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 3 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Tela de confirmao de instalao Clique em Install para iniciar a instalao e na tela seguinte onde aparecem os termos de licena de uso do programa, clique no boto I agree (eu concordo).

Tela de aceite dos termos de licena Aps aceite dos termos da licena aparecer a tela para seleo do local de instalao. A pasta padro adotada pelo programa C:\Program Files\W6ELProp Propagation Predictio Se quiser instalar na pasta Arquivos de Programas, altere o nome Program Files por Arquivos de programas e mantenha o restante como est. Caso contrrio, clique em OK para continuar a instalao na pasta padro.

Pasta de instalao padro do W6ELProp

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 4 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

O programa ir instalar todos os arquivos e apresentar a confirmao abaixo. A instalao estar ento finalizada.

EXECUTANDO O W6ELProp
Aps a instalao o programa W6ELProp estar disponvel no menu de programas do Windows, no grupo em Iniciar / Todos os programas / W6ELProp Propagation Prediction conforme mostra a figura abaixo.

O instalador inclui tambm o cone do W6ELProp na rea de trabalho do Windows. Para execut-lo basta dar dois cliques no mesmo.

Ao iniciar, o W6ELProp apresenta uma tela contendo somente um menu superior. Nele voc ir configurar suas opes (preferncias) e acionar as diversas consultas disponveis.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 5 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Tela principal e menu superior

CONFIGURAO (OPTIONS)
Para consultar a previso de propagao entre duas regies, inicialmente voc dever indicar qual o local padro de origem. Tal local ser obviamente a localizao de sua estao de radioamador. Posteriormente indicar os parmetros de banda desejados. Tais bandas sero consideradas em todas as consultas que voc efetuar com o W6ELProp. No menu principal, selecione Options para abrir a tela para a configurao dos parmetros: Default terminal (extremidade padro = Sua localizao) Frequencies and constants (freqncias e constantes) Prediction parameters (parmetros de previso) User preferences (preferncias do usurio)

[Obs: Na prtica, configurar somente as freqncias de trabalho suficiente. Para os demais parmetros pode-se manter os parmetros padres do programa]

Informando Sua localizao Default terminal


Preencha os campos com seu indicativo, latitude e longitude correspondente (sua estao). importante observar que as coordenadas so indicadas em graus e frao de graus, sendo que a latitude SUL deve ter sinal negativo e a longitude OESTE deve ter sinal positivo.

Localizao padro (Curitiba)

Freqncias e constantes
Nessa tela voc informar para quais freqncias deseja visualizar as previses de propagao. Se estiver interessado em DX, provavelmente ir selecionar todas as freqncias para as quais tm equipamento adequado (transmissor e antenas). Sendo conteste, somente iro interessar as

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 6 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao bandas no WARC (12, 17 e 30 metros) pois no esto includas nos contestes nacionais e internacionais. Selecione a aba Frequencies and constants para visualizar a tela representada abaixo.

Tela de configurao de freqncias Para eliminar uma ou mais freqncias configuradas, clique sobre a freqncia na lista a esquerda e em seguida pressione o boto Delete <freqncia selecionada>. Para incluir nova freqncia clique em Add frequency para abrir um campo para digit-la. Informe a freqncia em Megahertz com uma decimal e confirme. O ideal selecionar freqncias intermedirias para cada banda a ser trabalhada. Para cada freqncia possvel indicar um valor aditivo em dB (decibis) que ser somado toda previso para essa freqncia. Se a fonte de sinal por exemplo em 14.1MHz for de 1000 Watts ao invs de 100Watts, voc pode indicar para essa freqncia um valor aditivo de 10 dB. O valor aditivo tambm pode ser inserido quando da utilizao de antenas com ganho superior ao dipolo. Por exemplo, antenas com 6dB de ganho sobre o dipolo podem ter esse valor de aditivo somado para a banda utilizada com tal antena. Normalmente no alteramos tais constantes, trabalhando sempre com aditivo 0 (zero) em todas as freqncias.

Parmetros de previso
Selecione a aba Prediction parameters para exibir a tela representada abaixo. Os parmetros padres definem a forma como as previses so calculadas e exibidas. ngulo mnimo de irradiao Minimum Radiation Angle O ngulo mnimo utilizvel de irradiao (elevao) para sua antena depende principalmente da altura da antena, inclinao do terreno e obstrues no horizonte. Em previso de propagao e mapa de frequncia, W6ELProp assume que o ngulo mnimo de 1,5 graus, a menos que voc altere esse valor.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 7 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao Voc pode alterar o ngulo mnimo dentro do intervalo de 9 e 45 graus. W6ELProp utiliza esse valor para iniciar a pesquisa do rendimento para mximo nvel de sinal. Se voc especificar valores muito elevados de ngulo de irradiao o nmero de saltos pode ser excessivo. Nesse caso o programa ir emitir uma mensagem de alerta e informar que o clculo da previso foi cancelado (aborted).

Tela de parmetros para previso Largura de banda de rudo - Noise Bandwidth Previses de sinal/rudo so calculados em relao a atmosfera e ao rudo produzido pelo homem. O parmetro Noise Bandwidth originalmente assume valor de 1Hz, mas voc pode especificar valores entre 1 e 20000 Hz. Signal Level Suppression Threshold Nveis de sinal abaixo de -10dB com relaco a 0,5 microvolt no so normalmente reportados quando calculada a previso porque sinais extremamente fracos no so aproveitveis. Entretanto W6ELProp permite a voc especificar um limiar diferente. Voc pode indicar o limiar de supresso em 0, -10 ou -20dB, ou informar para eliminar completamente a supresso de baixos nveis de sinal. Tenha em mente que o tempo requerido para a previso ir aumentar quando o limiar de supresso for baixo ou eliminado. Rudo produzido pelo homem - Man-Made Noise Environment Voc pode selecionar diversos ambientes para indicar a interferncia de rudo gerado pelo homem na previso de propagao. O rudo industrial o maior e ir resultar em baixas relaes sinal/rudo. Remoto (remote) o ambiente de menor rudo, porm, raramente encontrado. Supresso disponvel - Availability Suppression Previses de nveis de sinal e de relaes sinal/rudo so normalmente suprimidas (no exibidas) quando a disponibilidade de sinal zero para o mtodo de clculo. Clique no checkbox para remover ou marque para indicar a supresso da previso na disponibilidade zero de sinal. Restaurar parmetros originais - Restore Factory Prediction Parameters Clique nesse boto para restaurar os parmetros de instalao do programa.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 8 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Preferncias do usurio - User preferences


Nessa tela voc poder indicar parmetros para controlar as diversas formas pelas quais ir interagir com o W6ELProp.

Tela de preferncias do usurio ndice Solar principal - Primary Solar Index Quando voc executa a previso ou usa o mapa de frequncia, voc tem que informar o ndice solar atravs do nmero de manchas solares (sunspot) ou atravs do valor do fluxo solar. Voc informa ao W6ELProp que est entrando com o nmero de manchas solares (sunspot) quando preceder o valor pela letra S, ou, que est entrando com o valor do fluxo solar quando indica o valor precedido pela letra F. Mas se voc espera utilizar um desses ndices mais do que o outro, voc pode designar o ndice como primrio. Ento voc no ter que indicar a letra precedendo o valor toda a vez que for realizar um clculo de previso de propagao. Exibio do sinal - Primary Signal Display Quando voc executa a previso, os nveis de sinal so normalmente exibidos primeiro. Voc pode ento clicar em um boto para exibir a relao sinal/rudo. Se voc deseja selecionar a relao sinal/rudo como exibio primria, clique ento na opo S/N Ratios. Exibio da hora - Time Display Hora do dia normalmente exibida em UTC - Universal Coordinated Time. Voc pode escolher exibir a hora relativa ao seu horrio local (ULT). Intervalo de atualizao do mapa - Map Auto Update Interval O mapa exibido pelo W6ELProp pode ser automaticamente redesenhado periodicamente. Voc pode indicar o intervalo de tempo entre as atualizaes do mapa informando atravs de um nmero de 1 a 60 (minutos).

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 9 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao Resoluo do mapa de frequncia - Frequency Map Resolution O mapa de frequncia indica a frequncia prevista para melhor uso naquela hora do dia, para a comunicao com cadas parte do mundo. Se voc escolhe baixa resoluo, os clculos so realizados para 57 reas do mundo. Para alta resoluo o clculo considera 877 reas distintas. O tempo de clculo 15 vezes maior quando selecionada alta resoluo. Restaura preferncias iniciais - Restore Factory Preferences Clicando nessa opo voc ir restaurar as configuraes padres do programa. Aps fazer todas as atualizaes, SALVE clicando no boto Save may settings and exit.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 10 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

PREVISES (PREDICTIONS)
Os comandos no menu Predictions permitem que voc rode o W6ELProp consultando previses individuais na tela (On-Screen) ou em bloco (Batch). Na primeira forma voc indicar uma localidade destino para consulta e na segunda, diversas localidades destino para impresso em bloco das previses correspondentes.

Na tela (On-screen)
Selecione essa opo do menu para exibir a previso de propagao a cada meia hora do dia, para as freqncias configuradas no menu de opes (Optios).

Menu On-Screen Nessa opo voc indicar um local de destino para o qual deseja avaliar a previso de propagao. Essa indicao poder ser realizada pelo prefixo de radioamador do local ou pelo nome do pas correspondente. Ao selecionar a opo On-Screen do menu, abre-se a tela de parmetros conforme exemplo abaixo.

Tela de parmetros para clculo da previso de propagao na tela A tela apresenta dois grupos de campos, denominados Terminal A e Terminal B. O terminal A representa o ponto de origem da emisso (ou recepo) e o terminal B o ponto de recepo (ou origem da transmisso). Por padro, o terminal A considerado o seu QTH, informado na tela de opes (Options). Entre com o ponto de destino atravs do prefixo de radioamador do local ou do nome do pas.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 11 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Observe que ao clicar com o mouse no campo Prefix or Locator, os botes abaixo dele so habilitados, ou seja, voc pode optar ento em fazer a consulta: Clique em Select from Atlas (selecione do mapa) para abrir uma janela de pesquisa por prefixo. Clique no boto EnterManually (entre manualmente) para indicar as coordenadas de latitude e longitude do local desejado.

Opo Select from Atlas Selecione do mapa. Abre-se a tela ao lado na qual voc poder digitar a parte inicial do prefixo para pesquisa ou, clicar no boto Search by Name (pesquisar por nome) para pesquisar pelo nome do pas. Exemplo: Digite a letra D para posicionar em D2 = Angola. Siga digitando A para compor DA = Alemanha. No caso do nome do pas, aps clicar no boto de pesquisa pelo nome, digite SOUTH para iniciar exibir a primeira ocorrncia South frica. Siga com a letra K para exibir South Korea... e assim por diante.

Para prever a propagao para determinada regio, selecione um pas daquela regio. Para nosso exemplo iremos verificar a previso de propagao para a EUROPA, selecionando a Alemanha como pas base de anlise. Aps selecionar o prefixo DA, restam agora dois campos relativos a ndices de propagao. Essas informaes poderemos obter diretamente na Internet. No site da ARPA essa informao pode ser obtida em: http://www.arpapr.org.br/atividades_dx.html Voc encontrar o quadro que reproduzimos ao lado no qual nos interessar o Fluxo Solar (Solar Flux) e o ndice K (K-Index) No exemplo ao lado para o dia 26/Set/2009: FS=72 K=0 Preenchemos esses dois dados e pressionamos o boto OK para que seja realizado o clculo de previso

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 12 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Tela com previses On-Screen A tela que se apresenta contm um cabealho identificando as duas estaes (dois terminais). Dados de horrio do nascer e pr do sol so exibidos para cada estao assim como o ngulo de direcionamento da antena que se deve utilizar para comunicao com a outra estao: - Na linha TERMINAL A, ao final exibe-se Bearing to B (apontado para B) que indica o ngulo da antena que a estao deve utilizar para se comunicar com a estao B. No caso 32,4 graus. - Na linha TERMINAL B, ao final exibe-se Bearing to A indicando o ngulo de 230,2 graus que a estao B faz com a estao A. Observe que se for desejado contato via long path (caminho mais longo), utiliza-se a orientao B para A para realizar o contato via long path da estao A para a estao B, ou seja, a estao A orientando sua antena em 230,2 graus poder fazer contato com a estao B via caminho mais longo. A informao Path length indica a distncia total entre A e B (caminho mais curto). No caso entre Curitiba e Alemanha est em torno de 10.232 Km. O quadro abaixo do cabealho apresenta a previso de propagao. Indica nveis de sinal em dB considerados acima de 0,5 microvolt, ou seja, para 0 (zero) dB temos 0,5 microvolt de sinal. fcil entender portanto que em freqncia e horrio que apresentam intensidade de sinal negativo, no haver expectativa de contato com a Alemanha. Nos horrios e freqncias onde

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 13 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao no h a informao de intensidade de sinal temos a situao de sinais abaixo do ponto de corte selecionado no menu de opes (Options). No caso padro, menores que -10dB no so exibidos nveis de sinal. Nas colunas dessa tabela temos as freqncias e nas linhas, os horrios em UTC (configurao em Options). A primeira coluna indica a MUF Mxima freqncia utilizvel. Veja que em zero hora UTC temos a indicao de MUF = 12,4MHz. Normalmente a freqncia ideal fica abaixo da MUF. Associado ao valor da intensidade de sinal temos uma letra que poder variar entre A, B, C e D. A = O valor da intensidade tem probabilidade de ocorrer de 75% a 100% do tempo B = O valor da intensidade tem probabilidade de ocorrer de 50% a 75% do tempo A = O valor da intensidade tem probabilidade de ocorrer de 25% a 50% do tempo A = O valor da intensidade tem probabilidade de ocorrer de 0% a 25% do tempo

Voltando ao horrio de zero hora UTC onde a MUF aponta freqncia de 12,4MHz, observa-se que acima dessa freqncia temos a possibilidade de contato em14MHz (banda de 20m), com intensidade de sinal de 26dB acima de 0,5 microvolts, durante 0 a 25% do tempo (pode no ocorrer = 0%, ou ocorrer em at 25% de tempo no contnuo durante a meia hora da previso). Observa-se ento que devemos selecionar freqncias cuja intensidade de sinal se apresente no mximo naquele horrio, de 75% a 100% do tempo. Essa ser a melhor freqncia para tentar contato. Exemplos em relao ao quadro de previso de contatos com a Alemanha no dia 26/SET/2009: De 00:00 UTC a 00:30 UTC, transmitir na banda de 80m (3,7 MHz) ou 40m (7,1 MHz) De 07:00 UTC a 07:30 UTC, transmitir na banda de 40m (7,1 MHz) De 09:30 UTC a 10:00 UTC, transmitir na banda de 20m (14,1 MHz)

Voc pode imprimir o relatrio apresentado na tela utilizando-se do menu File / Print. A seguir apresentamos o relatrio completo da previso para esse exemplo.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 14 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 15 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao

Em bloco (Batch)
Nessa opo voc poder indicar diversos Terminais B, ou seja, vrias anlises a serem processadas e impressas de uma nica vez. Voc deve indicar os dados do Terminal B, datas, ndices solares, etc em vrias linhas de uma tabela. Ao final confirme pressionando o boto Print Predictions (Imprima as previses).

MAPAS (MAPS)
Esse menu apresenta diversas opes de mapas, porm, o que mais nos interessa o mapa de freqncias (Frequency Map).

Opo do menu MAPAS Mapa de freqncia O mapa de frequncia sugere qual frequncia a melhor para comunicao em determinado horrio, com cada uma das 57 reas no mundo (mapa em baixa resoluo) ou 877 reas (alta resoluo do mapa), a partir da estao padro (Terminal Default parametrizado em Options), utilizando a distncia mais curta entre os pontos. As reas apresentadas no mapa (57 ou 877) so de igual tamanho e possuem formato retangular. W6ELProp calcula a previso da MUF (Mxima frequncia utilizvel) a partir do Terminal A para o centro de cada rea. Ele preenche o retngulo com um padro de pontos que identifica a frequncia com maior probabilidade de contato naquele horrio. Se tiver dificuldade em identificar o padro de pontos, clique com o mouse na rea para que o W6ELPROP lhe informe a freqncia correspondente. O clculo realizado com base nos parmetros informados na tela apresentada, como abaixo:

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 16 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao Aps indicados os parmetros de data, hora e indices solares, clique no boto Ok para que o W6ELProp exiba o mapa de freqncias A data e hora automaticamente preenchidas com a data e hora atuais. Caso voc j tenha informado os ndices solares em outra tela do W6ELProp, tais valores sero tambm automaticamente preenchidos nessa tela.

Exemplo de mapa de freqncia 26/SET/2009 02:40 UTC Ao apontar com o mouse e clicar sobre determinada rea, o W6ELProp exibe a freqncia correspondente no mapa. A localizao da estao padro denominada Terminal A representada por uma cruz verde no mapa.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 17 Setembro/2009

Tutorial W6ELProp - Radiopropagao Na tela de apresentao do mapa existem botes com as seguintes funes: Boto New date- Exibir para uma nova data, por exemplo, o dia seguinte. Boto New time Exibir para um novo horrio Boto Now Exibir o mapa para agora (data e hora correntes). Boto Auto Update O mapa de frequncia se atualiza automaticamente

Se voc deseja exibir no mapa somente as regies nas quais a previso de melhor propagao de determinada freqncia, selecione a freqncia clicando no quadrado correspondente (lado esquerdo do mapa), abaixo do ttulo Available Frequencies (Freqncias disponveis). No exemplo abaixo clicamos no quadro referente a banda de 15 metros (21MHz).

Mapa de freqncias selecionado para a banda de 15m (21.2MHz)

Observao: Esse tutorial apresentou as caractersticas principais e mais utilizadas no software W6ELProp. Existem outras opes no menu que permitem imprimir mapas, relao de pases e orientaes de antena em relao ao terminal padro, dentre outras que no foram abordadas nesse texto.

ARPA Associao de Radioamadores do Paran PY5ZD - Marcelo

Folha 18 Setembro/2009

También podría gustarte