Está en la página 1de 5

ATAC ESCOLA DE AVIAO CIVIL Nome: Susane Luz Amoretti Trabalho de Sistema de Aviao Civil

1) O que foi criado em 1944 na Conveno de Chicago? Em 1944 na Conveno de Chicago foi criada a OACI ( Organizao Aviao Civil Internacional e regulamentou a Aviao Civil em 18 anexos sendo que o Anexo 17 o documento relativo a Segurana. Junto com o Anexo 17 temos o DOC 8973 que tambm trata de Segurana. A Conveno de Chicago disps sobre a uniformidade da Aviao Civil Internacional, em base de igualdade de oportunidades, economia e eficincia e segurana. Finalidades Permitir o desenvolvimento da Aviao Civil Internacional de maneira segura e ordenada e que os servios de transporte areo internacional possam se estabelecidos sobre uma base de igualdade de oportunidades, sadia e econmica, tendo suas aplicaes e disposies, unicamente, a aeronaves civis.

2) Quais so os documentos que foram criados, com a criao da OACI, e quantos so? Foram criados 18 anexos sendo que o Anexo 17 o documento relativo a Segurana. Junto com o Anexo 17 temos o DOC 8973 que tambm trata de Segurana. Os diversos Departamentos da OACI (ICAO) so chamados ANEXOS. Cada anexo trata de uma rea especfica. So : 01-Licena de Pessoal; 02-Regulamento do Ar; 03-Servio de Meteorologia para Navegao Area Internacional; 04-Cartas Aeronuticas; 05-Unidades de Medidas que se empregam em operaes areas terrestres; 06-Operaes de Aeronaves parte 01- Transporte Areo Comercial Internacional Parte 02-Aviao Geral Internacional 07-Marcas de Nacionalidades e de Matrcula das Aeronaves

08-Aeronavegabilidade; 09-Facilitao; 10-Telecomunicaes Aeronuticas- Vol.1, Parte 1- Equipamentos e Sistemas Parte 2-Freqncias Vol.2-Procedimentos de Comunicaes 11-Servios de Trfego Areo, Servio de Informao de Vo, Servio de Alerta; 12-Busca de Salvamento; 13-Investigao de Acidentes da Aviao; 14-Aerdromos; 15-Servio de Informao Aeronutica; 16-Proteo ao meio ambiente-rudo de aeronaves; 17-Segurana- proteo da Aviao Civil Internacional contra atos de interferncia ilcita (seqestro); 18-Transporte sem riscos de mercadorias perigosas por Via Area.

3)Qual a funo do CERNAI?

Comisso Relativa Navegao Area Internacional (CERNAI)- rgo de carter eminentemente poltico e de assessoramento de alto nvel do Comando da Aeronutica, incumbido de estudar, planejar e coordenar os assuntos que dizem respeito Aviao Civil internacional, principalmente nas negociaes bilaterais com outros pases que tenham inteno de operar no Brasil e vice-versa. A CERNAI, alm de trabalhar em perfeita ligao com ANAC, mantm estreita poltica de cooperao com os Ministrio da Sade, da Justia, da Relaes Exteriores e, ainda, com as Secretarias Nacionais de Turismo e da Indstria e Comrcio. A CERNAI mantm estreito contato com os seguintes rgos governamentais nacionais e internacionais? O COMAER, Ministrio das Relaes Exteriores, a Empresas de Transporte Areo e por elas, a IATA e IATAL, o Ministrio da Infra-estrutura em especial a Embratur, a ICAO e a CLAC.

4)Qual a responsabilidade do DECEA?

DECEA- Departamento de Controle do Espao Areo: Atua na instalao, a organizao responsvel pela instalao, operao e manuteno de rgos e rede de equipamentos para os controles de trfego areo e comunicaes, estabelecimento de normas e procedimentos de trfego areo e treinamento de pessoal especializado.

5)Qual a principal funo da IATA? Em 1945, foi fundada a IATA ( Associao Internacional de Transporte Areo), com sede no Canad cuja finalidade assegurar transporte areo rpido, cmodo, seguro, eficiente, econmico, tanto para as empresas areas transportadoras, como para pblico. A IATA uma organizao mundial de empresas de transporte areo regular, com vistas soluo dos problemas resultantes do rpido desenvolvimento da Aviao Civil.

6) Qual o departamento da ANAC que tem elo com a investigao e preveno de acidente aeronutico e qual sua funo?

Gerncias Regionais (GERS)- atuam como elo entre a ANAC e a comunidade aeronutica, exercendo as funes de fiscalizao e orientao nas diversas reas de atuao do sistema de aviao. Na inteno de descentralizar as atividades que competem ANAC, a maior parte da s sete GERs foi criada h mais de 20 anos e atuam como uma ANAC regional, atendendo a comunidade da rea.

Gerncia Geral de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (GGIP) tem como atividade principal apoiar, acompanhar e participar das atividades do Sistema de investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos- SIPAER.

7) Qual a principal funo da INFRAERO? A principal funo da INFRAERO( Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeronutica) empresa pblica destinada a implantar, operar, administrar comercial e industrialmente, a infra-estrutura aeroporturia. Atende tambm, as telecomunicaes aeronuticas nos aeroportos onde atua.

8)Quantos COMARES existem no Brasil, Enumere com suas respectivas series? No Brasil existe 7 COMARES espalhados estrategicamente pelo territrio nacional, com sedes nas seguintes capitais:

Belm I COMAR Recife II COMAR Rio de Janeiro III COMAR So Paulo IV COMAR Porto Alegre V COMAR Braslia VI COMAR Manaus VII COMAR

9)Quais so os elos executivos do Sistema de Aviao Civil?

A Aviao Geral- com suas aeronaves de pequeno porte, em permanente cobertura do imenso territrio nacional. As Entidades Aerodesportivas- com aeroclubes e escolas, voltados para a formao profissional e o aerodesporto; A Indstria Aeronutica- Tendo como expoente a EMBRAER ( Empresa construtora de avies) que tem se firmado no restrito mercado internacional, merc do alto padro de tecnologia empregada na concepo e na fabricao de suas aeronaves. Os Departamentos Aerovirios dos Estados- que, paulatinamente, vm assumindo suas atribuies no desenvolvimento da infra-estrutura aeroporturia regional

As Empresas de Transporte Areo- que devem ser consideradas no simplesmente como transportadoras de pessoas e coisas, mas sim como fator de intercambio nacional, marcando a presena da nossa bandeira no exterior. As Empresas de Servio Areos Especializados- atendendo s necessidades existentes na agroindstria, prospeco mineral, aviao executiva e txi areo.

10)Quantos CINDACTAS existem e pertencem a qual rgo? Os Centro Integrados de Defesa Area e Controle de Trfego Areo (CINDACTA) existem 4: CINDACTA 1- Braslia CINDACTA 2-Curitiba CINDACTA 3-Recife CINDACTA4- Manaus Pertencem ao rgo DECEA (Departamento de Controle do Espao Areo)

11) Quem o rgo central do SISCEAB, responsvel pelo controle do espao areo brasileiro?

O SISCEAB (Sistema de Controle do Espao Areo Brasileiro) conduzido pelo Comando da Aeronutica, atravs do rgo central do Sistema, o DECEA (Departamento de Controle do Espao Areo), com Sede na cidade do Rio de Janeiro e localizado no Aeroporto Santos Dumont.

12)Qual foi o ano de fundao da AITAL? E em que local? AITAL( Associao Internacional de Transporte Areo Latino-Americano) fundada em Bogot, na Colmbia no dia 8 de Abril de 1980 por um grupo de empresas areas que tinham bases nos pases da Amrica Latina. Com objetivo de facilitar as solues de problemas do transporte areo da regio latino americana

También podría gustarte