Está en la página 1de 33

Endereamento IPV6 nas redes atuais Vanderlei Lemke Kruger Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (FATEC) Tecnologia em Redes

de Computadores Rua Gonalves Chaves, 602 Centro


vanderlei-kruger@hotmail.com

Abstract. This paper presents the operation of the addressing and routing protocols IPv6 and highlights how it can solve the problem of lack of addresses on the Internet, the importance of implementing this new protocol, and how its use is inevitable that the internet does not stop grow. Resumo. Este artigo apresenta o funcionamento do endereamento e os protocolos de roteamento do ipv6 e destacando como ele poder solucionar o problema da falta de endereos na internet , a importncia da implementao desse novo protocolo ,e como sua utilizao inevitvel para que a internet no pare de crescer.

1. Introduo:
Este artigo visa abordar a importncia da implementao do endereamento e roteamento do IPV6, sabendo que os endereos de produo IPV4 disponveis pelo RIR (Regional Internet Registries )esto acabando, com isso foi elaborado a nova verso do protocolo que chamado de IPV6.[ESGOTAMENTO 2011] Nos ltimos anos o trfego da Internet apresentou uma alta taxa de crescimento, que eventualmente trouxe alguns problemas. Com o grande nmero de hosts conectados, os endereos IP comearam a se tornar escassos, principalmente pela maneira ineficiente como foram divididos. O protocolo IPV4 possui um cabealho de 32 bits 4 grupos de 8 bits , e o novo protocolo de endereo possui 8 grupos de 16 bits ,assim sendo disponveis um numero muito maior de endereos , com isso teve-se que fazer algumas adaptaes nos protocolos de roteamento para poder suportar o transporte de dados entre as redes internas e externas.[Ip Next Generation] O objetivo deste artigo realizar uma referencia terico sobre o protocolo IPV6, relatando a estrutura de endereos Ipv6 e os protocolos de roteamento disponveis para a implementao para o trafego de dados na internet. Com o crescimento acelerado da internet hoje, elaborei este artigo para poder trazer um pouco de conhecimento em relao ao novo protocolo ipv6 ,relatando a

estrutura de endereos Ipv6 e os protocolos de roteamento disponveis para a implementao para o trafego de dados na internet.

2. Internet Protocol Version 4 vs Internet protocol Version 6


O protocolo IPv6 apresenta como principal caracterstica e justificativa maior para o seu desenvolvimento, o aumento no espao para endereamento. Por isso, importante conhecermos as diferenas entre os endereos IPv4 e IPv6, saber reconhecer a sintaxe dos endereos IPv6 e conhecer os tipos de endereos IPv6 existentes e suas principais caractersticas. No IPv4, o campo do cabealho reservado para o endereamento possui 32bits. Este tamanho possibilita um mximo de 4.294.967.296 (2/32) endereos distintos. A figura abaixo mostra a extrututa do IPV4:

Figura1 . Endereamento IPV4

poca de seu desenvolvimento, est quantidade era considerada suficiente para identificar todos os computadores na rede e suportar o surgimento de novas subredes. No entanto, com o rpido crescimento da Internet, surgiu o problema da escassez dos endereos IPv4, motivando a a criao de uma nova gerao do protocolo IP.
Na

O Ipv6 possui um espao para endereamento de 128 bits, sendo possvel obter 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 endereos (2/128). A figura abaixo mostra a extrutura do endereamento IPV6:

Figura 2 . Endereamento IPV6

Este valor representa aproximadamente 79 octilhes (7,91028) de vezes a quantidade de endereos IPv4 representa, tambm, mais de 56 octilhes (5,61028) de endereos por ser humano na Terra, considerando-se a populao estimada em 6 bilhes de habitantes. Os 32 bits dos endereos IPv4 so divididos em 4 grupos de 8 bits caseparados por( .), escritos com dgitos decimais. Por exemplo: 192.168.0.10. A representao dos endereos IPv6, divide o endereo em 8 grupos de 16 bits, separando-os por ( : ), escritos com dgitos hexadecimais (0-F) . Por exemplo: 2001:0DB8:AD1F:25E2:CADE:CAFE:F0CA:84C1 . Na representao de um endereo IPv6, permitido utilizar tanto caracteres maisculos quanto minsculos. Alm disso, regras de abreviao podem ser aplicadas para facilitar a escrita de alguns endereos muito extensos. permitido omitir os zeros a esquerda de cada bloco de 16 bits, alm de substituir uma sequncia longa de zeros por( :: ). Por exemplo, o endereo 2001:0DB8:0000:0000:130F:0000:0000:140B pode ser escrito como 2001:DB8:0:0:130F::140B ou 2001:DB8::130F:0:0:140B.Esta abreviao pode ser feita tambm no fim ou no incio do endereo, como ocorre em 2001:DB8:0:54:0:0:0:0 que pode ser escrito da forma 2001:DB8:0:54:: . Outra representao importante a dos prefixos de rede. Em endereos IPv6 ela continua sendo escrita do mesmo modo que no IPv4, utilizando a notao CIDR. Esta notao representada da forma endereo-IPv6/tamanho do prefixo, onde tamanho do prefixo um valor decimal que especifica a quantidade de bits contguos esquerda do endereo que compreendem o prefixo. O exemplo de prefixo de sub-rede apresentado a seguir indica que dos 128 bits do endereo, 64 bits so utilizados para identificar a sub-rede. Prefixo 2001:db8:3003:2::/64 Prefixo global 2001:db8::/32 ID da sub-rede 3003:2 Esta representao tambm possibilita a agregao dos endereos de forma hierrquica, identificando a topologia da rede atravs de parmetros como posio geogrfica, provedor de acesso, identificao da rede, diviso da sub-rede, etc. Com isso, possvel diminuir o tamanho da tabela de roteamento e agilizar o encaminhamento dos pacotes. Com relao a representao dos endereos IPv6 em URLs (Uniform Resource Locators), estes agora passam a ser representados entre colchetes. Deste modo, no haver ambiguidades caso seja necessrio indicar o nmero de uma porta juntamente

com a URL. Observe os exemplos a seguir: http:[2001:12ff:0:4::22]/index.html http:[2001:12ff:0:4::22]:8080

3. Hierarquia dos endereos Ipv6


Os endereos IPv6 denominados Unicast, que veremos com mais detalhes na prxima seo, foram projetados para sistemas de roteamento da Internet que repassam pacotes baseado num algortmo de clculo do prefixo mais longo, sem nenhum conhecimento da estrutura interna do endereo IPv6. Esse tipo especfico de endereo IPv6 indicado pelos primeiros bits do endereo. Dentre os tipos de endereos Unicast, temos os endereos Aggregatable Global Unicast Addresses a serem globalmente utilizados na Internet e definidos pelo formato de prefixo FP = 001. Esses endereos foram criados para suportar a agregao providerbased, onde os endereos possuem uma hierarquia definida por seus provedores de acesso rede, isto , cada rede que possui um provedor de acesso ter seu endereo base idntico ao de seu provedor, acrescido de mais um nvel dentro da hierarquia. Outro tipo de agregao a denominada exchange-based, necessria para os pontos de troca de trfego, conhecidos como exchanges, redes que no possuem provedores. So os grandes provedores de distribuio do mundo, que sero os pontos mais altos da hierarquia. Esta combinao permitir uma agregao eficiente de rotas, tanto para sitios conectados a provedores, quanto para os pontos de troca de trfego. Para esta estrutura hierrquica existem 4 nveis:
TLA ID - Identificador Top-Level Aggregation; NLA ID - Identificador Next-Level Aggregation; SLA ID - Identificador Site-Level Aggregation; Interface ID - Identificador de Interface.

Em termos de topologia, essa estrutura permite uma organizao em trs nveis hierrquicos: pblica, stios e identificador de interface. A topologia pblica abrange os campos TLA e NLA e corresponde ao conjunto de provedores de servios Internet, provedores de trnsito e pontos de troca de trfego. A topologia stio, do campo SLA, tem abrangncia local, ou seja, uma organizao especfica que no prov servios de trns ito para outras organizaes ou stios, J o identificador de interface, como o prprio nome indica, identifica a interface do n indicada pelo campo Interface ID. 3.1. Top-Level Aggregation ID Os identificadores TLA so o topo da hierarquia de roteamento. Este formato suporta 8.192 ou 213 identificadores TLA. Esse campo pode ser aumentado atravs do de um espao previamente reservado contido em endereos do tipo UNICAST, ou utilizando

um prefixo de formato adicional. Os roteadores devem ter uma entrada na tabela de roteamento para cada TLA ID ativo, e podem ter entradas adicionais para otimizar o roteamento de suas topologias especficas. Mas, em todos os nveis, a topologia de roteamento deve ser projetada para minimizar a quantidade de entradas na tabela de roteamento. 3.2. Next-Level Aggregation ID Os identificadores NLA so utilizados pelas organizaes que possuam um TLA ID para criar uma estrutura de endereamento hierrquica e identificar sites. Cada organizao que recebe um TLA ID tem um espao de endereamento de 24 bits para o campo NLA, ou seja, 16.777.216 ou 224 endereos. O que significa que cada organizao com de nvel TLA possua aproximadamente a mesma quantidade de endereos que toda atual Internet - IPv4 pode suportar. Desta forma, uma distribuio plana de todo espao NLA acarretaria uma tabela de rotas com aproximadamente 16 milhes de entradas. Da a importncia de se hierarquizar o endereamento para minimizar a tabela de rotas e otimizar o roteamento. As organizaes possuidoras de um TLA ID podem suportar NLA IDs no seu prprio espao Site ID, o que possibilita o provimento de servios a outras organizaes provedoras ou no de servio pblico de trnsito. Por sua vez, as organizaes possuidoras de um NLA ID podem usar o espao Site ID para suportar outros NLA IDs, como mostrado abaixo:

Figura 3: Next level aggregation id

A figura acima leva a uma distribuio hierrquica, onde a responsabilidade para definio e alocao do espao NLA do possuidor do TLA, a responsabilidade do espao NLA1 do possuidor do NLA, a do NLA2 do possuidor do NLA1 e assim por diante. Na alocao do espao NLA h uma troca entre a eficincia da agregao do roteamento e a flexibilidade. Uma estrutura hierrquica permite uma maior agregao de rotas e, por conseguinte, uma diminuio das entradas das tabelas de rotas, com otimizao do roteamento. J uma estrutura plana de distribuio de endereos NLA facilita a alocao

de endereos, mas resulta em grandes tabelas de rotas. 3.3. Site-Level Aggregation ID O identificador SLA utilizado por uma organizao individual, que responsvel por definir a estrutura de endereos do espao SLA. Dentro deste espao, a organizao pode criar localmente sua prpria estrutura de endereamento hierrquica, num procedimento similar a diviso em sub-redes do IPv4, s que com um nmero muito maior de sub-redes. A exemplo do esquema apresentado no NLA, a organizao possuidora do SLA pode decidir utilizar uma estrutura plana, aumentado a tabelas de rotas, ou definir uma estrutura hierrquica que seria da forma:

Figura 4 : site-level aggregation id

3.4. Interface ID Os identificadores de interface ou Interface ID, como o prprio nome indica, so utilizados para identificar interfaces de um enlace especfico e devem ser nicos nesse enlace. Tambm devem ser nicos num escopo mais abrangente. Em muitos casos, o identificador de interface ser o endereo de interface da camada de enlace (MAC Address) ou obtido a partir deste. Para os endereos AGGREGATABLE GLOBAL UNICAST, os identificadores de interface de 64 bits devem ser construdos no formato IEEE EUI-64. Estes identificadores podem ter um escopo global quando formados a partir de registros de escopo global, como o caso dos endereos MAC de 48 bits definidos pelo IEEE; ou um escopo local quando no existirem tais registros. o caso das conexes seriais ponto-a-ponto. Para cada RFC que define o protocolo IPv6 sobre algum enlace especfico, como IPv6 sobre Ethernet ou IPv6 sobre FDDI, h procedimentos para formao do Interface ID. Na prtica para IPv6 sobre Ethernet, que so os casos mais comuns na Internet, existe uma combinao entre o endereo MAC e alguns algarismos caractersticos. Abaixo temos um exemplo: Para um endereo MAC: 00:A0:C9:C8:E0:C2

E um prefixo de rede : 2001::/16 Seria obtida a seguinte Interface ID: 02A0:C9FF:FEC8:E0C2 E o endereo completo ficaria assim : 2001:: 02A0:C9FF:FEC8:E0C2/128

4. Endereos IPv6 de Produo:


Atualmente, j esto sendo oferecidos endereos IPv6 de produo pelos quatro Regional Internet Registries (RIR):
ARIN American Resgistry for Internet Nunbers, responsvel pela Amrica do

Norte e frica sub-Saara;


RIPE NCC Rseaux IP Europens , responsvel pela Europa, Oriente Mdio,

sia Central e Norte da frica;


LACNIC - Latin American and Caribbean IP Address Registry, responsvel pela

Amrica Latina e Caribe;


APNIC Asia Pacific Network Information Centre, responsvel pela sia.

Inicialmente, foi reservado pelo IANA o prefixo TLA 2001::/16 para endereamento de produo. O processo de alocao utiliza um procedimento chamado slow start. Ao se obter um identificador Sub-TLA, os 6 bits seguintes so reservados pelo RIR que fez a alocao. O RIR s far alocaes subseqentes desse espao reservado quando a organizao tiver utilizado pelo menos 80% do espao previamente alocado. Cada organizao que recebe um prefixo Sub-TLA responsvel pelas alocaes dentro de seus clientes ou associados. Para uma orga nizao obter um prefixo Sub-TLA necessrio que l seja um AS Autonomo System, ou se torne um AS. Seguindo ento um processo de hierarquizao, todos os clientes desta organizao devero receber um prefixo do tipo SLA de 48 bits, agregado ao prefixo Sub-TLA de seu provedor. No caso da Amrica Latina e por sua vez do Brasil, o rgo de registro responsvel pelas alocaes dos prefixos Sub-TLA o LACNIC. Sendo ento todos os endereos IPv6 da Amrica Latina agregados ao um mesmo prefixo de rede.

5. Tipos de Endereos IPv6


Existem no IPv6 trs tipos de endereos definidos: Unicast este tipo de endereo identifica uma nica interface, de modo que um pacoteenviado a um endereo unicast entregue a uma nica interface;

Anycast identifica um conjunto de interfaces. Um pacote encaminhado a um endereo anycast entregue a interface pertencente a este conjunto mais prxima da origem (de acordo com distncia medida pelos protocolos de roteamento). Um endereo anycast utilizado em comunicaes de um-para-um-de-muitos. Multicast tambm identifica um conjunto de interfaces, entretanto, um pacote enviado a um endereo multicast entregue a todas as interfaces associadas a esse endereo. Um endereo multicast utilizado em comunicaes de um-para-muitos. Diferente do IPv4, no IPv6 no existe endereo broadcast, responsvel por direcionar um pacote para todos os ns de um mesmo domnio. No IPv6, essa funo foi atribuda tipos especficos de endereos multicast. Outra caracterstica marcante do IPv6 que no existem mais os endereos broadcast, que endereavam todos os hosts de um mesmo domnio de coliso, isto , uma pacote com endereo de destino do tipo broadcast era enviado para todos os hosts de seu domnio de coliso. Com a abolio desse tipo endereo, outro protocolo muito comum no IPv4 tambm ficou em desuso, o ARP (Address Resolution Protocol), que usava endereos broadcast para descoberta do endereo MAC da interface referente ao endereo de destino do pacote. 5.1. Endereos Unycast Os endereos unicast so utilizados para comunicao entre dois ns, por exemplo, telefones VoIPv6, computadores em uma rede privada, etc., e sua estrutura foi definida para permitir agregaes com prefixos de tamanho flexvel, similar ao CIDR do IPv4. Existem alguns tipos de endereos unicast IPv6:

Global Unicast; Unique-Local ; Link-Local ; Unique-Local ; Existem tambm alguns tipos para usos especiais:

Ipv4 mapeados em Ipv6; Endereo de loopback ; Endereo no-especificado, entre outros.

5.1.1. Global Unicast Equivalente aos endereos pblicos IPv4, o endereo global unicast globalmente rotevel e acessvel na Internet IPv6. Ele constitudo por trs partes:

O prefixo de roteamento global, utilizado para identificar o tamanho do bloco atribudo a uma rede; A identificao da sub-rede, utilizada para identificar um enlace em uma rede; A identificao da interface, que deve identificar de forma nica uma interface dentro de um enlace.

Sua estrutura foi projetada para utilizar os 64 bits mais a esquerda para identificao da rede e os 64 bits mais a direita para identificao da interface. Portanto, exceto casos especficos, todas as sub-redes em IPv6 tem o mesmo tamanho de prefixo, 64 bits (/64), o que possibilita 264 = 18.446.744.073.709.551.616 dispositivos por subrede. Atualmente, est reservada para atribuio de endereos a faixa 2000::/3 (001), que corresponde aos endereos de 2000:: a 3fff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff. Isto representa 13% do total de endereos possveis com IPv6, o que nos permite criar 2(643) = 2.305.843.009.213.693.952 (2,31018) sub-redes (/64) diferentes ou 2(483) = 35.184.372.088.832 (3,51013) redes /48. Abaixo mostrada a estrutura deste endereo:

Figura 5 : Extrutura

de endereos Global Unicast

5.1.2. Link-Local Podendo ser usado apenas no enlace especfico onde a interface est conectada, o endereo link local atribudo automaticamente utilizando o prefixo FE80::/64. Os 64 bits reservados para a identificao da interface so configurados utilizando o formato IEEE EUI-64. Vale ressaltar que os roteadores no devem encaminhar para outros enlaces, pacotes que possuam como origem ou destino um endereo link-local; Abaixo mostrada a estrutura deste endereo:

Figura 6 : Extrutura de endereos Link Local 5.1.3. Unique-Local (ULA) Endereo com grande probabilidade de ser globalmente nico, utilizado apenas para comunicaes locais, geralmente dentro de um mesmo enlace ou conjunto de enlaces. Um endereo ULA no deve ser rotevel na Internet global. Um endereo ULA, criado utilizado um ID global alocado pseudorandomicamente, composto das seguintes partes: Prefixo: FC00::/7. Flag Local (L): se o valor for 1 (FD) o prefixo atribudo localmente. Se o valor for 0 (FC), o prefixo deve ser atribudo por uma organizao central (ainda a definir). Identificador global: identificador de 40 bits usado para criar um prefixo globalmente nico. Identificador da Interface: identificador da interface de 64 bits. Deste modo, a estrutura de um endereo ULA FDUU:UUUU:UUUU:<ID da subrede>: Id da interface : onde U so os bits do identificador nico, gerado aleatoriamente por um algoritmo especfico. Sua utilizao permite que qualquer enlace possua um prefixo /48 privado e nico globalmente. Deste modo, caso duas redes, de empresas distintas por exemplo, sejam interconectadas, provavelmente no haver conflito de endereos ou necessidade de renumerar a interface que o esteja usando. Alm disso, o endereo ULA independente de provedor, podendo ser utilizado na comunicao dentro do enlace mesmo que no haja uma conexo com a Internet. Outra vantagem, que seu prefixo pode ser facilmente bloqueado, e caso um endereo ULA seja anunciado acidentalmente para fora do enlace, atravs de um roteador ou via DNS, no haver conflito com outros endereos. Abaixo mostrada a estrutura deste endereo:

Figura 7: Extrutura de endereos Unique-Local (ULA) Identificador de interface (IID) Os identificadores de interface (IID), utilizados para distinguir as interfaces dentro de um enlace, devem ser nicos dentro do mesmo prefixo de sub-rede. O mesmo IID pode ser usado em mltiplas interfaces em um nico n, porm, elas dever estar associadas a

deferentes sub-redes. Normalmente utiliza-se um IID de 64 bits, que pode ser obtido de diversas formas. Ele pode ser configurado manualmente, a partir do mecanismo de autoconfigurao stateless do Ipv6, a partir de servidores DHCPv6 (stateful), ou formados a partir de uma chave pblica (CGA). Embora eles possam ser gerados randomicamente e de forma temporria, recomenda-se que o IID seja construdo baseado no endereo MAC da interface, no formato EUI-64. Um IID baseado no formato EUI-64 criado da seguinte forma: Como voc pode ver, o endereo MAC contm apenas 12 dgitos hexa, enquanto no IPV6 a parte do host contm 16 dgitos. Est em estudo uma expanso dos endereos MAC das placas de rede, que passariam a ter 16 dgitos, mas, enquanto isso no colocado em prtica, usamos uma regra simples para converter os endereos de 12 dgitos atuais em endereos de 16 dgitos, adicionando os dgitos FFFE entre o sexto e stimo dgito do endereo. O endereo de rede FE80:: O endereo MAC da interface for: 00-12-7F-EB-6B-40 Adiciona-se os dgitos FF-FE na metade do endereo: 00-12-7F-FF-FE-EB-6B-40 IID =00-12-7F-FF-FE-EB-6B-40 Um endereo link local atribudo essa interface ficaria : FE80::00-12-7F-FF-FE-EB-6B-40

Figura 7: Formato de endereo IEU-64 Isso necessrio para o funcionamento da autoconfigurao e outras funcionalidades. Usurios de qualquer tipo recebero de seus provedores redes /48, ou seja, tero a seu dispor uma quantidade suficiente de IPs para configurar aproximadamente 65 mil redes, cada uma com 264 endereos. preciso notar, no entanto, que alguns provedores cogitam entregar aos usurios domsticos redes com tamanho /56, permitindo sua diviso em apenas 256 redes /64.

5.1.4. Ipv4 mapeados em Ipv6 Esse tipo de endereo usado em IPv6 como um mecanismo de transio entre IPv6 e IPv4. utilizado como endereos de destino e origem em tunnel (encapsulamento de um protocolo sobre outro) IPv6 sobre IPv4. representado por um endereo IPv6 cujos ltimos 32 bits so um endereo IPv4. Desta forma, anexando-se um prefixo nulo (96 bits de zeros) a um endereo IPv4 (32 bits) obtm-se o seguinte formato: 0:0:0:0:0:0:192.168.30.1 ou no seu formato abreviado ::192.168.30.1 Abaixo mostrada a estrutura deste endereo:

Figura 8: Extrutura

de Endereos Ipv4 mapeados em Ipv6

5.1.5. Endereos loopback Este tipo de endereo no deve ser atribudo a nenhuma interface fsica, nem usado como endereo de origem em pacotes IPv6 enviados para outros ns. Alm disso, um pacote IPv6 com um endereo loopback como destino no pode ser enviado por um roteador IPv6, e caso um pacote recebido em uma interface possua um endereo loopback como destino, este deve ser descartado; No IPv4 esse tipo de endereo era geralmente o 127.0.0.1, em IPv6 indicado por: 0:0:0:0:0:0:0:1 ou simplesmente: ::1 5.1.6.Endereo No-Especificado (Unspecified) representado pelo endereo 0:0:0:0:0:0:0:0 ou ::0 (equivalente ao endereo IPv4 unspecified 0.0.0.0). Ele nunca deve ser atribudo a nenhum n, indicando apenas a ausncia de um endereo. Ele pode, por exemplo, ser utilizado no campo Endereo de Origem de um pacote Ipv6 enviado por um host durante o processo de inicializao, antes que este tenha seu endereo exclusivo determinado. O endereo unspecified no deve ser utilizado como endereo de destino de pacotes Ipv6; 5.1.7.Algumas faixas de endereos tambm so reservadas para uso especficos 2002::/16: prefixo utilizado no mecanismo de transio 6to4; 2001:0000::/32: prefixo utilizado no mecanismo de transio TEREDO; 2001:db8::/32: prefixo utilizado para representar endereos IPv6 em textos e

documentaes. Outros endereos, utilizados no incio do desenvolvimento do IPv6 tornaram-se obsoletos e no devem mais ser utilizados: FEC0::/10: prefixo utilizado pelos endereos do tipo site local, desenvolvidos para serem utilizados dentro de uma rede especfica sem a necessidade de um prefixo global, equivalente aos endereos privados do IPv4. Sua utilizao foi substituda pelos endereos ULA; ::wxyz: utilizado para representar o endereo IPv4-compatvel. Sua funo a mesma do endereo IPv4-mapeado, tornando-se obsoleto por desuso; 3FFE::/16: prefixo utilizado para representar os endereos da rede de teste 6Bone.Criada para ajudar na implantao do IPv6, est rede foi desativada em 6 de junho de 2006 (06/06/06). 5.2 Endereos Anycast:

Um endereo IPv6 anycast utilizado para identificar um grupo de interfaces, porm, com a propriedade de que um pacote enviado a um endereo anycast encaminhado apenas a interface do grupo mais prxima da origem do pacote. Os endereos anycast so atribudos a partir da faixa de endereos unicast e no h diferenas sintticas entre eles. Portanto, um endereo unicast atribudo a mais de uma interface transforma-se em um endereo anycast, devendo-se neste caso, configurar explicitamente os ns para que saibam que lhes foi atribudo um endereo anycast. Alm disso, este endereo deve ser configurado nos roteadores como uma entrada separada (prefixo /128 host route). Este esquema de endereamento pode ser utilizado para descobrir servios na rede, como servidores DNS e proxies HTTP, garantindo a redundncia desses servios. Tambm pode-se utilizar para fazer balanceamento de carga em situaes onde mltiplos hosts ou roteadores provem o mesmo servio, para localizar roteadores que forneam acesso a uma determinada subrede ou para localizar os Agentes de Origem em redes com suporte a mobilidade IPv6. Todos os roteadores devem ter suporte ao endereo anycast SubnetRouter. Este tipo de endereo formado pelo prefixo da sub-rede e pelo IID preenchido com zeros (ex.: 2001:db8:cafe:dad0::/64). Um pacote enviado para o endereo SubnetRouter ser entregue para o roteador mais prximo da origem dentro da mesma subrede. Tambm foi definido um endereo anycast para ser utilizado no suporte a mobilidade IPv6. Este tipo de endereo formado pelo prefixo da sub-rede seguido pelo

IID dfff:ffff:ffff:fffe (ex.: 2001:db8::dfff:ffff:ffff:fffe). Ele utilizado pelo N Mvel, quando este precisar localizar um Agente Origem em sua Rede Original. Existe um prefixo mais longo desse mesmo endereo para cada endereo Anycast atribudo que identifica a regio ao qual todas as interfaces pertencem. Abaixo mostrada a estrutura bsica deste tipo de endereo.

Figura 8 : estrutura Anycast

5.3. Multicast

Endereos multicast so utilizados para identificar grupos de interfaces, sendo que cada interface pode pertencer a mais de um grupo. Os pacotes enviados para esses endereo so entregues a todos as interfaces que compe o grupo. No IPv4, o suporte a multicast opcional, j que foi introduzido apenas como uma extenso ao protocolo. Entretanto, no IPv6 requerido que todos os ns suportem multicast, visto que muitas funcionalidades da nova verso do protocolo IP utilizam esse tipo de endereo. Seu funcionamento similar ao do broadcast, dado que um nico pacote enviado a vrios hosts, diferenciando-se apenas pelo fato de que no broadcast o pacote enviado a todos os hosts da rede, sem exceo, enquanto que no multicast apenas um grupo de hosts receber esse pacote. Deste modo, a possibilidade de transportar apenas uma cpia dos dados a todos os elementos do grupo, a partir de uma rvore de distribuio, pode reduzir a utilizao de recurs de uma rede, bem como otimizar a entrega de dados aos hosts receptores. Aplicaes como videoconferncia, distribuio de vdeo sob demanda, atualizaes de softwares e jogos on-line so exemplos de servios que vm ganhando notoriedade e podem utilizar as vantagens apresentadas pelo multicast. Os endereos multicast no devem ser utilizados como endereo de origem de um pacote. Esses endereos derivam do bloco FF00::/8, onde o prefixo FF, que identifica um endereo multicast, precedido por quatro bits, que representam quatro flags, e um valor de quatro bits que define o escopo do grupo multicast. Os 112 bits restantes so utilizados para identificar o grupo multicast.

Figura 9: Identificador de grupo multicast

Multicast solicited-node Identifica um grupo multicast que todos os ns passam a fazer parte assim que um endereo unicast ou anycast lhes atribudo. Um endereo solicited-node formado agregando-se ao prefixo FF02::1:FF00:0000/104 os 24 bits mais a direita do identificador da interface, e para cada endereo unicast ou anycast do n, existe um endereo multicast solicited-node correspondente. Em redes IPv6, o endereo solicited-node utilizado pelo protocolo de Descoberta de Vizinhana para resolver o endereo MAC de uma interface. Para isso, envia-se uma mensagem Neighbor Solicitation para o endereo solicited-node. Com isso, apenas as interfaces registradas neste grupo examinam o pacote. Em uma rede IPv4, para se determinar o endereo MAC de uma interface, enviase uma mensagem ARP Request para o endereo broadcast da camada de enlace, de modo que todas as interfaces do enlace examinam a mensagem. Tambm importante destacar algumas caractersticas relacionadas ao endereo apresentadas pela nova arquitetura do protocolo IPv6. Assim como no IPv4, os endereos Ipv6 so atribudos s interfaces fsicas, e no aos ns, de modo que cada interface precisa de pelo menos um endereo unicast. No entanto, possvel atribuir a uma nica interface mltiplos endereos IPv6, independentemente do tipo (unicast, multicast ou anycast) ou sub-tipo (loopback, link local, 6to4, etc.). Deste modo um n pode ser identificado atravs de qualquer endereo das suas interfaces, e com isso, torna-se necessrio escolher entre seus mltiplos endereos qual utilizar como endereo de origem e destino ao estabelecer uma conexo. Para resolver esta questo, foram definidos dois algoritmos, um para selecionar o endereo de origem e outro para o de destino. Esses algoritmos, que devem ser implementados por todos os ns IPv6, especificam o comportamento padro desse ns, porm no substituem as escolhas feitas por aplicativos ou protocolos da camada superior. Entre as regras mais importantes destacam-se: Pares de endereos do mesmo escopo ou tipo tm preferncia; O menor escopo para endereo de destino tem preferncia (utiliza-se o menor escopo possvel); Endereos cujo tempo de vida no expirou tem preferncia sobre endereos com tempo de vida expirado;

Endereos de tcnicas de transio (ISATAP, 6to4, etc.) no podem ser utilizados se um endereo IPv6 nativo estiver disponvel; Se todos os critrios forem similares, pares de endereos com o maior prefixo comum tero preferncia; Para endereos de origem, endereos globais tero preferncia sobre endereos temporrios; Em um N Mvel, o Endereo de Origem tem preferncia sobre um Endereo Remoto.

6. Politicas de alocao e designao de endereos


Na hierarquia das polticas de atribuio, alocao e designao de endereos, cada RIR recebe da IANA um bloco /12 IPv6. O bloco 2800::/12 corresponde ao espao reservado para o LACNIC alocar na Amrica Latina. O NIC.br por sua vez, trabalha com um /16 que faz parte deste /12. A alocao mnima para ISPs um bloco /32, no entanto, alocaes maiores podem ser feitas mediante apresentao de justificativa de utilizao. Um aspecto importante que merece destaque que diferente do IPv4, com IPv6 a utilizao medida em relao ao nmero de designaes de blocos de endereos para usurios finais, e no em relao ao nmero de endereos designados aos usurios finais. Diferente do IPv4, com IPv6 a utilizao medida em relao ao nmero de designaes de blocos de endereos para usurios finais, e no em relao ao nmero de endereos designados aos usurios finais . 6.1. Abordagem: one size fits all Em relao a alocao e designao de endereos a usurios finais, a RFC 3177 recomenda que seja seguida uma abordagem conhecida como one size fits all, que apresenta as seguintes caractersticas:

De um modo geral, redes /48 so recomendadas para todos os tipos de usurios, sejam usurios domsticos, pequenos ou grandes empresas; Empresas muito grandes podem receber um /47, prefixos um pouco menores, ou mltiplos /48; Redes /64 so recomendadas quando houver certeza que uma e apenas uma subrede necessria, para usurios 3G, por exemplo:

Uma rede /128 pode ser utilizado quando houver absoluta certeza que uma e apenas uma interface ser conectada. Ex.: conexes PPoE

A abordagem one size fits all apresenta algumas vantagens:


Facilita a renumerao da rede em caso de troca de provedor (troca de prefixo); Permite a expanso da rede sem a necessidade de solicitar mais endereos ao

provedor;

Facilita o mapeamento entre o endereo global e o endereo Unique Local (ULA fc00:xyzw:klmn::/48); H redes que j utilizam prefixos /48 6to4; Permite que se mantenha regras nicas para zonas reversas de diversos prefixos; Facilita a administrao; H quem acredita que desperdia demasiados endereos e que pode gerar problemas em algumas dcadas.

6.2. Abordagem conservadora Uma abordagem mais conservadora, oposta a one size fits all, recomenda que no sejam delegados /48 a todo tipo de usurio, atribuindo /56 para usurios domsticos e SOHO. Deste modo, se reduz o consumo total de endereos de 6 a 7 bits. Alm disso, um /32 possibilita apenas 65,536 /48, que no caso de grandes provedores, no seria suficiente para atender toda a sua demanda. 6.3. O que os RIRs e ISPs esto praticado Entre os RIRs, temos duas polticas distintas sendo praticadas em relao a recomendao de uso aos ISPs e ao critrio para alocao de blocos de endereos adicionais. Os RIRs LACNIC e AFRINIC, seguem a recomendao one size fits all, sugerindo que os provedores de suas regies tambm o sigam. A avaliao das requisies de blocos adicionais por parte dos ISPs tambm segue essa abordagem, baseando-se na quantidade de blocos /48 designados por eles. J os RIRs APNIC, ARIN e RIPE, seguem uma abordagem mais conservadora, utilizando a quantidade de blocos /56 designados pelos provedores como base para avaliao das requisies de blocos adicionais.

7. Provedores
Em relao a poltica seguida por alguns provedores no mundo que j fornecem a seus clientes endereos IPv6, temos algumas vises diferentes. Analise os seguinte Exemplos:

NTT Communications:

Japo Ipv6 nativo (ADSL) /48 a usurios finais http://www.ntt.com/business_e/service/category/nw_ipv6.html

IIJ:

Japo Tneis /48 a usurios finais http://www.iij.ad.jp/en/service/IPv6/index.html

Internode :

Australia IPv6 nativo (ADSL) /64 dinmico para sesses PPP Delega /60 fixos http://ipv6.internode.on.net/configuration/adsl-faq-guide/

Arcnet6

Malsia ; IPv6 nativo (ADSL) ou Tneis ; /48 a usurios finais ; /40 e /44 podem ser alocados (depende de aprovao) ; http://arcnet6.net.my/how.html

8. Solicitao de um bloco de enderecos IPV6


8.1. Consideraes : Antes de solicitar um bloco de endereos IPv6 preciso elaborar cuidadosamente o plano de endereamento da rede. Neste momento, alguns aspectos importantes precisam

ser considerados: Um bloco /32 permite 65 mil redes /48, ou 33 mil, se considerarmos desperdcio; 16 milhes de redes /56, ou 6 milhes, se considerarmos o HD-ratio. Cada provedor dever analisar se esses valores atendem as suas necessidades, ou se ser necessrio solicitar ao Registro de Internet um bloco de endereos maior. Tambm preciso considerar os endereos que sero utilizados para infraestrutura, qual tamanho de bloco ser reservado para as redes internas, para links ponto-a-ponto, etc. A RFC 3531 prope um mtodo para gerenciar a atribuio dos bits de um bloco de endereos IPv6 ou de um prefixo, de modo que estes sejam alocados reservando um espao maior entre eles. Com isso, caso seja necessrio alocar novos blocos a um usurio, a probabilidade de se alocar blocos contguos ao que ele j possui ser maior.

9. Roteamento IPV6
Neste projeto integrador I irei falar de algumas caractersticas bsicas sobre o funcionamento dos mecanismos de roteamento, tanto interno (IGP) quanto externo (EGP), sempre destacando as principais mudanas em relao ao IPv6. Sero abordados os protocolos de roteamento RIP,OSPF, IS-IS e BGP. O IPv4 e o IPv6 so protocolos da Camada de Rede, de modo que esta a nica camada diretamente afetada com a implantao do IPv6, sem a necessidade de alteraes no funcionamento das demais. A Camada de Rede est associada principalmente a duas caractersticas: Identificao e Localizao . Identificao: Deve garantir que cada dispositivo da rede seja identificado de forma unvoca, sem chance de erro. Isto , o endereo IP deve ser nico no mundo. Utilizando o comando host, em plataformas UNIX, ou nslookup,em plataformas Windows, pode-se ver a identificao de um servio,por exemplo. Em redes com Pilha Dupla, um n ser identificado pelos dois endereos. Localizao: Indica como chegar ao destino, tomando as decises de encaminhamento dos pacotes baseando-se no endereamento, ocorrendo da mesma forma tanto em IPv4 quanto em IPv6. Podemos verificar esta funcionalidade utilizando comandos como:

mtr -4 e -6 ; traceroute (traceroute6) ; tracert (tracert6).

Estes comandos mostram a identificao e a localizao de um n. A unio dessas duas caractersticas na Camada de Rede torna a semntica do endereo IP sobrecarregada.agravando o problema do crescimento da tabela de roteamento global. Uma forma de impedir isso separar as funes de localizao e identificao. Existe um grupo de trabalho no IETF que discute uma forma de separar essas duas funes (identificao e localizao). O LISP (Locator/Identifier Separation Protocol) um protocolo simples que

busca separar os endereos IP em Endpoint Identifiers (EIDs) e Routing Locators (RLOCs). Ele no exige nenhuma alterao nas pilhas dos host e nem grandes mudanas na infraestrutura existente, podendo ser implementado em um nmero relativamente pequeno de roteadores. Seus principais elementos so:

Endpoint ID (EID): um identificador de 32 bits (para IPv4) ou 128 bits (para IPv6) usado nos campos de endereo de origem e destino do primeiro cabealho LISP (mais interno) de um pacote. O host obtm um EID de destino da mesma forma que obtm um endereo de destino hoje, por exemplo atravs de uma pesquisa de DNS. Routing Locator (RLOC): endereo IPv4 ou IPv6 de um ETR (Egress Tunnel Router). RLOCs so numerados a partir de um bloco topologicamente agregado, e so atribudos a uma rede em cada ponto em que haja conexo com a Internet global; Ingress Tunnel Router (ITR): roteador de entrada do tnel que recebe um pacote IP (mais precisamente, um pacote IP que no contm um cabealho LISP), trata o endereo de destino desse pacote como um EID e executa um mapeamento entre o EID e o RLOC. O ITR, em seguida, anexa um cabealho IP externo contendo um de seus RLOCs globalmente roteveis, no campo de endereo de origem, e um RLOC, resultado do mapeamento, no campo de endereo de destino; Egress Tunnel Router (ETR): roteador de sada do tnel que recebe um pacote IP onde o endereo de destino do cabealho IP externo um de seus RLOCs. O roteador retira o cabealho externo e encaminha o pacote com base no prximo cabealho IP encontrado.

9.1. Consideraes Importantes: O recurso alocado pelo Registro.br aos ASs um bloco IP, que representa um grupo de endereos IP. O bloco no um elemento rotevel, o que rotevel o prefixo. O que possvel, por exemplo, criar um prefixo IPv6 /32 igual ao bloco /32 recebido do Registro.br e anunciar esse prefixo na tabela de rotas. Porm tambm possvel criar prefixos /33, /34, /48 etc a partir do bloco recebido. O prefixo representa o nmero de bits de um endereo que identifica a rede. 9.2. Como o funcionamento do roteador Tambm importante compreender o funcionamento bsico de um roteador, de que

forma ele processa os pacotes recebidos e efetua as decises de encaminhamento. Analise o seguinte Exemplo: O roteador recebe um quadro Ethernet atravs de sua interface de rede; Verifica a informao do Ethertype, que indica que o protocolo da camada superior transportado IPv6; O cabealho IPv6 processado e o endereo de destino analisado; O roteador procura na tabela de roteamento unicast (RIB - Router Information Base) se h alguma entrada para a rede de destino; Visualizando a RIB IPv6: Cisco/Quagga show ipv6 route Juniper show route table inet6 Visualizando a RIB IPv4: Cisco/Quagga show ip route Juniper show route

Se o roteador localizar mais de uma caminho para o mesmo destino e com o mesmo valor de longest match, ele utilizar uma tabela predefinida de preferncias (conceito de Distncia Administrativa da Cisco). Os valores desta tabela so nmeros inteiros entre 0 e 255 associados a cada rota, sendo que quanto menor o valor mais confivel a rota. Os valores so atribudos avaliando se a rota est diretamente conectada, se foi aprendida atravs do protocolo de roteamento externo ou interno, etc. Estes valores tm significado apenas local, no podendo ser anunciados pelos protocolos de roteamento, e caso seja necessrio, podem ser alterados para priorizar um determinado protocolo. Caso tambm seja encontrado um mesmo valor na tabela de preferncias, h equipamentos e implementaes que, por padro, realizam balanceamento de trfego. 9.3. Tabela de Roteamento O processo de escolha das rotas idntico em IPv4 e IPv6, porm, as tabelas de rotas so independentes. Por exemplo: h uma RIB IPv4 e outra IPv6. So as informaes recebidas pelos protocolos de roteamento que alimentam a

RIB que por sua vez alimenta a FIB. Os Protocolos de Roteamento se dividem em dois grupos:

Interno (IGP) - protocolos que distribuem as informaes dos roteadores dentro de Sistemas Autnomos. Ex.: OSPF; IS-IS; RIP. Externo (EGP) - protocolos que distribuem as informaes entre Sistemas Autnomos. Ex.: BGP-4.

9.4. Rota Default Caso o roteador receba um pacote cujo o endereo de destino no esteja explicitamente listado na tabela de rotas, ele utilizar sua rota default. Servidores e estaes de trabalho, naturalmente precisam de uma rota default. Eles no so equipamentos de rede, eles s conhecem as redes diretamente conectadas em suas interfaces. Se eles quiserem alcanar algum que no esteja diretamente conectado, eles tero que usar rota default para um outro equipamento que conhea. 9.5 - DFZ (Default Free Zone). Existe um conceito entre as operadoras que delimita uma regio da Internet livre de rota default, a DFZ (Default Free Zone). Um AS que possua tabela completa no precisa ter rota default, pois a tabela completa, mostra todas as entradas de rede do mundo. Esse modelo bom e funcional, porm, isso pode acarretar alguns problemas. Os roteadores tm que processar informaes do mundo inteiro em tempo real; e h tambm problemas de escalabilidade futura. Se houver tabela completa e rota default, neste caso, a rota default vai ser usada? EXEMPLO:

Imagine uma rede comprometida pela infeco de um malware; A mquina contaminada ir varrer a Internet tentando contaminar outras mquinas, inclusive IPs que no esto alocados, e no esto na tabela completa; Se houver rota default, o seu roteador vai encaminhar esse trfego no vlido para frente; Essa uma das razes de se utilizar DFZ; Sugesto:

Criar uma rota default e apontar para Null0 ou DevNull, e desabilitar o envio das mensagens 'ICMP unreachable'.

A rota default em IPv4 0.0.0.0/0 e em IPv6 ::/0 .

10. Protocolos de Roteamento Interno


Hoje h duas principais opes para se trabalhar com roteamento interno:

OSPF v3; ISIS;

Esses dois protocolos so do tipo Link-State, isto consideram as informaes de estado do enlace, e mandam atualizaes de forma otimizada, apenas quando h mudana de estado. Eles tambm permitem que se trabalhe com estrutura hierrquica, separando a rede por regies. Isso um ponto fundamental para Ipv6. Uma outra opo:

o protocolo RIP (Routing Information Protocol);

um protocolo do tipo Vetor de Distncia (Bellman-Ford), de fcil implementao e de funcionamento simples, porm apresenta algumas limitaes como o fato de enviar sua tabela de estados periodicamente, independente de mudanas ou no na rede. importante que o protocolo de roteamento interno seja habilitado apenas nas interfaces onde so necessrias. Embora parea bvio, h quem configure de forma errada fazendo com que os roteadores fiquem tentando estabelecer vizinhana com outros ASs. Para tratar o roteamento interno IPv6 foi definida uma nova verso do protocolo RIP, o Routing Information Protocol next generation (RIPng). Esta verso foi baseada no RIPv2 utilizado em redes IPv4, porm, ela especfica para redes IPv6. 10.1. OSPFv3 O OSPF um protocolo do tipo link-state onde, atravs do processo de flooding (inundao), os roteadores enviam Link State Advertisements (LSA) descrevendo seu estado atual ao longo do AS. O flooding consiste no envio de um LSA por todas as interfaces de sada do roteador, de modo que todos os roteadores que receberem um LSA tambm o enviam por todas as suas interfaces. Com isso, o conjunto dos LSAs de todos os roteadores forma um banco de dados de estado do enlace, onde cada roteador participante do AS possui um banco de dados idntico. Com as informaes desse banco, o roteador, atravs do protocolo OSPF, constri um mapa da rede que ser utilizado para determinar uma rvore de caminhos mais curtos dentro de toda a subrede,tendo o prprio n como raiz. Ele utiliza o algortimo de Dijkstra para a escolha do melhor caminho e permite

agrupar os roteadores em reas. O OSPF pode ser configurado para trabalhar de forma hierrquica, a cada uma dessas reas atribudo um identificador nico (Area-ID) de 32 bits e todos os roteadores de uma mesma rea mantm um banco de dados de estado separado, de modo que a topologia de uma rea desconhecida fora dela, reduzindo a quantidade de trfego de roteamento entre as partes do AS. A rea de backbone a responsvel por distribuiras informaes de roteamento entre as reas nonbackbone e identificada pelo ID 0 (ou 0.0.0.0). Nas ASs onde no h essas divises a rea de backbone geralmente a nica a ser configurada. O OSPFv3 um protocolo especfico para IPv6, apesar de ter sido baseado na verso do OSPFv2, utilizada em redes IPv4. Deste modo, em uma rede com Pilha Dupla, necessrio utilizar OSPFv2 para o roteamento IPv4 e OSPFv3 para realizar o roteamento IPv6. Algumas caractersticas do OSPFv2 ainda so encontradas no OSPFv3:

Tipos bsicos de pacotes Hello, DBD, LSR, LSU, LSA ; Mecanismos para descoberta de vizinhos e formao de adjacncias; Tipos de interfaces; point-to-point, broadcast, NBMA, point-to-multipoint e links virtuais; A lista de estados e eventos das interfaces; O algoritmo de escolha do Designated Router e do Backup Designated Router; Envio e idade das LSAs; AREA_ID e ROUTER_ID continuam com 32 bits; Entre as principais diferenas entre o OSPFv2 e o OSPFv3 destacam-se:

OSPFv3 roda por enlace e no mais por sub-rede; Foram removidas as informaes de endereamento; Adio de escopo para flooding; Suporte explcito a mltipla instncias por enlace; Uso de endereos link-local; Mudanas na autenticao; Mudanas no formato do pacote; Mudanas no formato do cabealho LSA;

Tratamento de tipos de LSA desconhecidos; Suporte a reas Stub/NSSA; Identificao de vizinhos pelo Router IDs; Utiliza endereos multicast (AllSPFRouters FF02::5 e AllDRouters FF02::6);

10.2. IS-IS Assim como o OSPFv3 ,0 Intermediate System to Intermediate System (IS-IS) um protocolo IGP do tipo link-state, que utiliza o algortimo de Dijkistra para calcular as rotas. O IS-IS foi desenvolvido originalmente para funcionar sobre o protocolo CLNS, mas a verso Integrated IS-IS permite rotear tanto pacotes de rede IP quanto OSI. Para isso, utiliza-se um identificador de protocolo, o NLPID, para informar qual protocolo de rede est sendo utilizado. Assim como o OSPFv3, O IS-IS tambm permite trabalhar a rede de forma hierrquica, atuando com os roteadores em dois nveis, o L1 (Stub) e o L2 (Backbone), alm de roteadores que integram essas reas, os L2/L1. Para tratar o roteamento IPv6, no foi definida uma nova verso do protocolo IS-IS, apenas foram adicionadas novas funcionalidades verso j existente. Duas novas TLVs (Type-Length-Values) foram adicionadas:

IPv6 Reachability (type 236) carrega as informaes das rede acessveis; IPv6 Interface Address (type 232) traz os endereos IP da interface que est transmitindo o pacote; Tambm foi adicionado um novo identificador da Camada de Rede:

IPv6 NLPID seu valor 142; O processo de estabelecimento de vizinhanas no muda;

10.3. RIPng Como mudanas principais destaca-se:


Suporte ao novo formato de endereo; Utiliza o endereo multcast FF02::9 (All RIP Routers) como destino; O endereo do prximo salto deve ser um endereo link local.

Em um ambiente com Pilha Dupla (IPv4+IPv6) necessrio usar uma instncia do RIP para IPv4 e uma do RIPng para o roteamento IPv6. Apesar de ser um protocolo novo, o RIPng ainda apresenta as mesma limitaes

das verses anteriores utilizadas com IPv4, como:


Dimetro mximo da rede de 15 saltos; Utiliza apenas a distncia para determinar o melhor caminho; Loops de roteamento e contagem at o infinito.

As informaes presentes na tabela de rotas so:


Prefixo do destino Mtrica Prximo salto Identificao da rota (route tag) Mudana de rota Tempo at a rota expirar (padro 180 segundos) Tempo at a coleta de lixo (garbage collection) (padro 120 segundos)

A atualizao da tabelas de rotas pode ocorrer de trs formas:


Atravs do envio automtico dos dados a cada 30 segundos; Quando detectada alguma mudanas na topologia da rede,enviando apenas a linha afetada pela mudana; Quando recebida uma mensagem do tipo Request.

O cabealho das mensagens do RIPng bem simples, composto pelos seguintes campos:

Comando (command) indica se a mensagem do tipo Requet ou Response; Verso (version) indica a verso do protocolo que atualmente 1. Esses campos so seguidos das entradas da tabela de rotas (Route Table Entry

RTE):

Prefixo IPv6 (128 bits); Identificao da rota (16 bits); Tamanho do prefixo (8 bits); Mtrica (8 bits).

Diferente do RIPv2, o endereo do prximo salto aparece apenas uma vez, seguido de todas as entradas que devem utiliza-lo.

11. Protocolo de Roteamento Externo


O protocolo de roteamento externo padro hoje, o Border Gateway Protocol verso 4(BGP-4). um protocolo do tipo path vector, onde roteadores BGP trocam informaes de roteamento entre ASs vizinhos desenhando um grafo de conectividade entre os ASs. O BGP um protocolo extremamente simples baseado em sesses TCP ouvindo na porta 179. Quatro tipos de mensagens BGP so utilizadas para troca de informaes e manter o estado da conexo TCP:

Open : enviada pelos dois vizinhos logo aps o estabelecimento da conexo TCP, ela carrega as informaes necessrias para o estabelecimento da sesso BGP, como ASN, verso do BGP, etc; Update: usada para transferir as informaes de roteamento entre os vizinhos BGP, que sero utilizadas para construir o grafo que descreve o relacionamento entre vrios ASs; Keepalive: so enviadas frequentemente para evitar que a conexo TCP expire; Notification: enviada quando um erro detectado, fechando a conexo BGP imediatamente aps o seu envio. Voc pode estabelecer dois tipos de conexo BGP:

Externa (eBGP) conexo entre dois ASs vizinhos; Interna (iBGP) conexo entre roteadores dentro de um mesmo AS.

O estabelecimento do iBGP muito importante para se manter uma viso consistente das rotas externas em todos os roteadores de um AS. O funcionamento do BGP pode ser representado por uma Mquina de Estados Finitos. Para quem no est familiarizado com o BGP, ao verificar que o estado de uma conexo est Active ou Established, pode ter a falsa impresso de que a conexo est ativa ou estabelecida, mas em geral, em BGP quando h palavras representando o estado, significa que a sesso BGP ainda no est ok. A sesso s estar efetivamente estabelecida quando for observada a quantidade de prefixos que se est recebendo do vizinho. Esse nomes representam estados intermedirios da sesso BGP. Identificar esses estados ajuda na anlise e resoluo de problemas.

11.1. BGP (Atributos) Apesar da RFC do BGP recomendar alguns pontos, o critrio de seleo entre diferentes atributos do BGP pode variar de implementao para implementao. No entanto, a maior parte das implementaes segue os mesmos padres. Os atributos BGP podem ser divididos em duas grandes categorias:
Bem-Conhecidos (Well-know):

So atributos definidos na especificao original do protocolo BGP. Eles se subdividem em outras duas categorias:

Mandatrios (Mandatory) - devem estar sempre presentes nas mensagens do tipo UPDATE e devem ser obrigatoriamente reconhecidos em todas as implementaes do protocolo; Descricionrio (Discretionary) - no precisam estar obrigatoriamente presente em todas as mensagens UPDATE.

Opcionais (Optional):

No so obrigatoriamente suportados por todas as implementaes de BGP. Eles se sub-dividem em outras duas categorias:

Transitivos (Transitive) Devem ser repassados nas mensagens UPDATE; No-Transitivo (Non-transitive) No deve ser repassado.

A RFC do BGP apresenta os seguintes atributos:


ORIGIN Bem-Conhecido e Mandatrio. Indica se o caminho foi aprendido

via IGP ou EGP;


AS_PATH - Bem-Conhecido e Mandatrio. Indica o caminho para se chegar a

um destino, listando os ASN pelos quais se deve passar;


NEXT_HOP Bem-Conhecido e Mandatrio. Indica o endereo IP da

interface do prximo roteador;


MULTI_EXIT_DISC Opcional e No-Transitivo. Indica para os vizinhos

BGP externos qual o melhor caminho para uma determinada rota do prprio AS, influenciando-os, assim, em relao a qual caminho deve ser seguido no caso do AS possuir diversos pontos de entrada;
LOCAL_PREF Bem-Conhecido e Discricionrio. Indica um caminho

preferencial de sada para uma determinada rota, destinada a uma rede externa ao AS;

ATOMIC_AGGREGATE Bem-Conhecido e Discricionrio. Indica se

caminhos mais especficos foram agregados em menos especficos.


AGGREGATOR - Opcional e Transitivo. Indica o ASN do ltimo roteador

que formou uma rota agregada, seguido de seu prprio ASN e endereo IP . Na deciso pela melhor rota, os atributos so considerados se o caminho for conhecido, se houver conectividade, se for acessvel e se o next hop estiver disponvel. Um atributo que merece destaque o LOCAL_PREFERENCE. Ele um atributo extremamente poderoso para influenciar o trfego de sada. Seu valor valido para todo o AS, sendo repassado apenas nas sesses iBGP. 11.2. BGP(Multiprotocolo) Foram definidas extenses para o BGP-4 com o intuito de habilit-lo a carregar informaes de roteamento de mltiplos protocolo da Camada de Rede (ex:IPv6, IPX, L3VPN, etc.). Para se realizar o roteamento externo IPv6 essencial o suporte ao MPBGP. Para que o BGP possa trabalhar com informaes de roteamento de diversos protocolos, dois novos atributos foram inseridos:

Multiprotocol Reachable NLRI (MP_REACH_NLRI): carrega o conjunto de destinos alcanveis junto com as informaes do next-hop; Multiprotocol Unreachable NLRI (MP_UNREACH_NLRI): carrega o conjunto de destinos inalcanveis. Por esses atributos so carregadas as s equintes informaes:

As seguintes MP_REACH_NLRI:

informaes

so

carregadas

por

esses

atributos:

Address Family Identifier (2 Bytes) - identifica o protocolo de rede a ser

suportado;
Subsequent Address Family Identifier (1 Byte) - identifica o protocolo de rede

a ser suportado;
Length of Next Hop Network Address (1 Byte) - valor que expressa o

comprimento do campo Network Address of Next Hop, medida em Bytes;


Network Address of Next Hop (varivel) - contem o endereo do prximo salto; Reserved (1 Byte) - reservado; Network Layer Reachability Information (varivel) - lista as informaes das

rotas acessveis. MP_UNREACH_NLRI


Address Family Identifier (2 Bytes) - Identifica o protocolo de rede a ser

suportado;
Subsequent Address Family Identifier (1 Byte) - Identifica o protocolo de rede

a ser suportado;
Withdrawn Routes (varivel) - lista as informaes das rotas inacessveis.

11.3. BGP(Tabela) As informaes sobre as rotas da Internet encontram-se na tabela BGP. Em roteadores de borda, que tratam da comunicao entre ASs, essas informaes so replicadas para a RIB e para a FIB, IPv4 e IPv6.

A tabela global IPv4 possuiu hoje aproximadamente 300.000 entradas. A tabela Ipv6 possui aproximadamente 2.500 entradas.

A duplicidade dessas informaes em arquiteturas distribudas, implica na necessidade de mais espao para armazenamento, mais memria e mais processamento, tanto no mdulo central quanto nas placas das interfaces. Este dados implicam em outro aspecto importante, a necessidade de se estabelecer um plano hierrquico de endereamento para minimizar a tabela de rotas e otimizar o roteamento, evitando o anncio de rotas desnecessrias e desagregadas. Os ASs tambm podem controlar os anncios recebidos de seus vizinhos BGP. possvel, por exemplo, limitar o tamanho dos prefixos recebidos entre /20 e / 24 IPv4, e entre /32 e /48 IPv6. Porm, lembre-se que podemos anunciar at 31 prefixos IPv4 (considerando anncios entre um /20 e um /24) e 131.071 prefixos IPv6 (considerando anncios entre um /32 e um /48), com isso, h quem controle tambm a quantidade de prefixos recebidos de seus vizinhos BGP, atravs de comandos como maximum-prefix (Cisco) e maximum-prefixes (Juniper). Tratar esta quento em redes IPv4 muito importante, mas em redes IPv6 fundamental.

12. Concluso
O IPv6 a nova verso do Protocolo de Internet, a qual dever substituir progressivamente o protocolo IPv4, estendendo o espao de endereamento corrente, com o objetivo de acomodar a taxa de crescimento dessas novas redes de comunicao.

Alm do sensvel aumento no nmero de hosts possveis, este novo protocolo permite maior segurana e desempenho para redes de alta velocidade. Apesar de vrios backbones com IPv6 j estarem em funcionamento em carter experimental, a previso para o incio de sua operao comercial 2010 e j estamos em 2011 e temos poucas empresas que adotaram o novo protocolo. Inicialmente os equipamentos devero oferecer compatibilidade entre IPv6 e IPv4, seja por encapsulamento, tunelamento, algum protocolo de roteamento capaz de lidar com ambas as verses ou alguma outra tcnica. A transio de IPv4 para IPv6 deve ser feita de forma gradual, com os fornecedores de solues e desenvolvedores introduzindo gradualmente verses de aplicaes IPv6 para as diferentes plataformas. Conclui -se que o IPv6 uma realidade e que no pode ser evitado ,ningum pode dar o luxo de ignor -lo , porque as implementaes e aplicaes j existem; a necessidade premente; porque j est sendo usado, suportado pelos fabricantes, porque aps um processo que j foi excessivamente demorado.

13. Referncias
IPV6.Curso Bsico ipv6. Disponvel <http://www.ipv6.br/pub/IPV6/MenuIPv6CursoPresencial/IPv6apostila.pdf>. Acesso em:26 de fevereiro de 2011. ENDEREAMENTO. Mdulo Endereamento. Disponvel em: <http://www.ipv6.br/pub/IPV6/MenuIPv6CursoPresencial/enderecv6.pdf/>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2011 ESGOTAMENTO. Entenda o Esgotamento do IPV4. Disponvel em: <http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoEsgotamentoIPv4>. Acesso Maro 2011 CABEALHO. Ip Next Generation . Disponivel em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ip_next_generation.php>. Acesso em Maro 7/5/2011 IPV6. Ipv6 Curso Presencial. Disponvel em: < http://www.ipv6.br/ >Acesso em: 26 de fevereiro de 2011 em:

También podría gustarte