Está en la página 1de 8

AULA DE DIREITO ELEITORAL I

DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL

Autor: Augusto N. Sampaio Angelim, Professor da ESMAPE Juiz Eleitoral

1. Conceito.

O Direito Eleitoral pode ser conceituado como o ramo do Direito Pblico que regula todo o processo eleitoral, desde o alistamento do eleitor at a diplomao dos candidatos eleitos, alm das aes, medidas e garantias que visam a legitimidade do pleito. Tais aes podem produzir efeitos como a cassao de mandatos eletivos e/ou suspenso de direitos polticos, alm de condenaes criminais.

Segundo Joel Jos Cndido[1], Direito Eleitoral o ramo do Direito Pblico que trata de institutos relacionados com os direitos polticos e das eleies, em todas as

suas fases, como forma de escolha dos titulares dos mandatos eletivos e das instituies do Estado.

Marcos Ramayana, por sua vez, conceitua o Direito Eleitoral como sendo um conjunto de normas jurdicas que regulam o processo de alistamento, filiao partidria, convenes partidrias, registro de candidaturas, propaganda poltica eleitoral, votao, apurao, proclamao dos eleitos, prestao de contas de campanhas eleitorais e diplomao, bem como as formas de acesso aos mandatos eletivos atravs dos sistemas eleitorais.[2]

De modo mais resumido, pode-se afirmar que o Direito Eleitoral estuda a aplicao das normas e princpios relativos s eleies.

2. Breve histrico do Direito Eleitoral brasileiro.

Antes da chegada dos portugueses ao territrio brasileiro, o mesmo era habitado por uma grande populao autctone que, de alguma forma, convivia em sociedade e, evidentemente, tinha regras prprias para a escolha de seus lderes, porm como se tratava de uma cultura grafa e que foi subjugada pelo conquistador, todo o Direito que se estuda no pas tem como marco a colonizao portuguesa. Os portugueses transplantaram para a colnia o modelo poltico-administrativo vigente em Portugal (Reino) e seus domnios ultramarinos que, basicamente, se constitua em um Monarquia, materializada na figura do rei e toda a burocracia civil e militar. Cada vila ou cidade, fosse no reino, Angola ou Brasil, possuia um Conselho, tambm conhecido como

Cmara ou, em alguns casos, Senado da Cmara, cujos membros eram eleitos entre os homens bons de cada localidade, que constituiam um colgio eleitoral (eleitorado) muito reduzido, em vista das restries impostas pelas Ordenaes (cdigos de leis portuguesas). Os negros, descendentes de judeus e rabes no podiam ser inscritos como eleitores, assim como artesos e todos os que exercessem trabalhos manuais e mecnicos, pelo que, ento, praticamente somente os grandes proprietrios de terras tinham a qualificao de eleitores. Esses conselhos tem sua importncia muito discutida na historiografia brasileira, destacando-se as opinies do historiador Capistrano de Abreu, para quem os antigos cronistas romancearam o prestgio desses rgos, passando por Raymundo Faoro que reconheceu-lhes poder efmero e passageiro. Do outro lado, autores Charles R. Boxer, anunciam seu poder, influncia e prestgio. Esses conselhos, uma tradio legada pelos romanos quando de seu domnio sobre a pennsula ibrica e que sobreviveu longa ocupao rabe, foram as primeiras instituies polticas brasileiras e se constituem a origem mais remota dos municpios brasileiros, assemelhando-se s atuais cmaras de vereadores, embora com um leque bem maior de competncias polticas e administrativas, j que, alm dos poderes administrativos referentes s posturas municipais, arrecadavam impostos e tinham poderes judiciais. Os mandatos eram de trs anos e o membro mais velho era, ordinariamente, escolhido para o cargo de juiz ordinrio. As Ordenaes do Reino regulavam a competncia, funcionamento, composio e eleies dos membros do conselho e essas instituies foram mantidas at o perodo Imperial. Depois, a Constituio Imperial de 1824 editou normas, em seus arts. 90 a 97, sobre o alistamento eleitoral, elegibilidade e a forma do escrutnio. Com base na nossa primeira Constituio, foram criadas vrias eleitorais no perodo imperial, entre elas o Decreto n.. 2.675, de 1875, que instituiu o ttulo de eleitor e a famosa Lei Saraiva (Lei

n. 3.029, de 1891), que regulamentou a forma indireta de eleio para os deputados, senadores e membros dos conselhos gerais das provncias, o voto do analfabeto, alm de previso de lei para regular aspectos prticos das eleies.

O sistema eleitoral legado pela monarquia era considerado muito atrasado e eivado de possibilidades de fraude, da o perodo ser denominado de eleies do bicode-pena, pois os resultados eram amplamente manipulados, o que levou os polticos progressistas do incio do sculo XIX a levantar, como bandeira de luta, a reforma desse sistema.

O movimento poltico que eclodiu em 1930, comumente chamado de Revoluo de 30, entre outras causas, era um manifesto contra as eleies de bico-de-pena e produziu o primeiro Cdigo Eleitoral brasileiro, atravs do Dec. 21.076/32 que, efetivamente, criou a Justia Eleitoral, instituiu o voto feminino e teve como objetivo realizar as primeiras eleies limpas no pas.

Ainda durante o governo da Revoluo de 30 foi editada a Lei n.. 48/35, considerada o segundo CE ptrio e que, na verdade, aperfeioou a primeira codificao.

Lei n. 1.645/50 3. CE e fruto do movimento poltico de redemocratizao do pas, aps a ditadura vivenciada durante o Estado Novo.

Lei n.. 4.737/65, o atual Cdigo Eleitoral.

Alguns autores, como o caso do saudoso Pinto Ferreira, consideram que o DL

n. 7.586/45 como nosso terceiro Cdigo Eleitoral, mas esta opinio amplamente minoritria.

Vale ressaltar que a Constituio Federal de 1934 foi a primeira que tratou da Justia Eleitoral, prevendo a existncia da Justia Eleitoral composta pelo TSE, TRS, Juzes Eleitorais e Juntas e, com exceo da Constituio outorgada de 1937 (a polaca), os demais textos constitucionais mantiveram esta justia especializada.

Alm do atual CE (Lei n.. 4.737/65) as ltimas eleies foram reguladas e realizadas sob a gide da seguinte legislao:

Lei Complementar n. 64/90 (Lei das Inelegibilidades); Lei n.. 9.096/95 (Lei dos Partidos Polticos); Lei n.. 9.504/97 (Lei das Eleies); e Resolues do TSE.

Para as eleies deste ano de 2010, foi editada a Lei n 12.034/09, que altera a Lei dos Partidos Polticos, Lei das Eleies e o Cdigo Eleitoral e que ser comentada em captulo prprio. O TSE editou importantes Resolues para estas eleies (2010), destacando-se a Res. 23.222, dispondo sobre a apurao de crimes eleitorais; Res. 23.221, dispondo sobre a escolha e registro de candidatos; Res. 23.216 e 23.217, sobre arrecadao e gastos de recursos, inclusive atravs de cartes de crdito; Res. 23.193, tratando de representaes, reclamaes e pedidos de resposta previstos na Lei das Eleies; Res. 23.191, definindo normas sobre propaganda e condutas vedadas; Res. 23.190, sobre pesquisas eleitorais; e, Res. 23.089, estabelecendo o calendrio eleitoral.

03. Fontes do Direito Eleitoral.

A expresso fontes do Direito diz respeito sua origem e, geralmente, a doutrina classifica as fontes em materiais e formais. Fonte formal o fato jurdico, ou seja, o acontecimento da vida que regulado pelo direito, como por exemplo, uma fraude no alistamento, seja porque o agente no tem a idade mnima ou, como mais era mais comum antigamente, por duplicidade de inscrio eleitoral. Outro fato material que poderia servir de exemplo para ilustrar o que seria a fonte material, a transferncia fraudulenta do domiclio eleitoral. Entre os fatos materiais mais conhecidos que geram enorme repercusso no Direito Eleitoral, relaciona-se a compra de votos que crime previsto no art. 299, do CE e no art. 41-A, da Lei das Eleies. No primeiro caso, o crime denominado de crime de corrupo eleitoral e, no segundo, a punio no de natureza penal, embora seja muito mais severa, pois, configurada a chamada captao ilcita de sufrgio, o autor ter cancelado o registro de sua candidatura, se ainda no tiver ocorrido a eleio e, tendo sido eleito, no ser diplomado e, acaso j tenha sido diplomado, dar-se- a cassao deste. A fonte formal o prprio dispositivo legal.

A doutrina divide, ainda, as fontes em diretas e indiretas. Entre as primeiras tem-se a Constituio Federal, o Cdigo Eleitoral (Lei n.. 4.737/65), a Lei das Eleies (Lei n.. 9.504/97), a Lei das Inelegibilidades (LC n. 64/90) e a Lei dos Partidos

Polticos (Lei n.. 9.096/95). Tambm podem ser consideradas formais, embora de natureza indireta, o Cdigo Penal, o Cdigo de Processo Penal, o Cdigo Civil, o Cdigo de Processo Civil e as Resolues do TSE, alm das consultas respondidas pelo TSE e pelos TREs. A doutrina e a jurisprudncia, tambm, so importantes fontes indiretas do Direito Eleitoral.

As Resolues do TSE guardam uma peculiaridade dentro do ordenamento jurdico brasileiro j que, a rigor, no detm os tribunais capacidade legislativa. O fundamento dessas resolues est no art. 23, IX, do CE que autoriza o TSE a expedir as instrues que julgar conveniente execuo deste Cdigo, alm do art. 105, da Lei das Eleies. O problema que se discute a natureza dessas resolues, havendo quem sustente que o TSE no tem competncia para editar normas com o status de lei e, portanto, no poderia, v.g., criar figuras tpicas. pacfico, entretanto, que esse poder regulamentador ou funo normativa do TSE legal quando situa-se secundum e praeter legem, ou seja, quando utilizado apenas para regulamentar a prpria legislao eleitoral.

A polmica permanece a respeito da natureza e alcance das resolues do TSE em face da dinmica do processo eleitoral que est sempre frente da legislao que regula as eleies, especialmente no tocante propaganda, votao, apurao e fiscalizao das eleies. Neste sentido, o TSE tem editado resolues que vo desde a Resoluo n.. 14.623/98 que fixa as atribuies da Polcia Federal quando disposio da Justia Eleitoral Resoluo n. 22.376/06 que dispe sobre a apurao de crimes eleitorais, inclusive determinando como deve ser instaurado o respectivo inqurito policial, alm de seus prazos.

O prprio TSE, entretanto, j decidiu que suas resolues tm fora de lei ordinria.[3] Apesar desta deciso do TSE a matria no est pacificada, embora, em alguns casos, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL tenha rejeitado argio de inconstitucionalidade de algumas resolues do TSE a exemplo dos pedidos para declarar inconstitucional a Resoluo n.. 22.610/97 que disciplinou a perda de cargo eletivo por infidelidade partidria, atravs das ADIns n.s. 3.999[4] e 4086 propostas, respectiva pela Procuradoria Geral da Repblica e pelo Partido Social Cristo (PSC). Nestes dois casos, como se nota da transcrio da ementa abaixo, o entendimento do STF que, mesmo diante da enorme celeuma travada a respeito da Resoluo n. 22.610/97, o Tribunal Superior Eleitoral no teria editado ato abstrato-normativo, ou seja, no teria ido alm do que j estabelecia a prpria legislao.

También podría gustarte