Está en la página 1de 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB

AUTORIZAO: DECRETO N92937/86, DOU 18.07.86 RECONHECIMENTO: PORTARIA N909/95, DOU 01.08.95

DEPARTAMENTO DE CINCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS UNIVERSITRIO Dr. SALVADOR DA MATTA IPIA BAHIA

Robrio dos Santos Souza

LITERATURA INFANTIL E AS DETERMINAES DO MERCADO

Ipia-BA Junho/2012

Robrio dos Santos Souza

LITERATURA INFANTIL E AS DETERMINAES DO MERCADO

Artigo apresentado ao Curso de Ps-Graduao Lato-Senso, Literatura e Linguagem: o Texto Infanto-Juvenil, no Departamento de Cincias Humanas e Tecnologias, campus XXI, UNEB, como requisito parcial para a obteno da nota do mdulo. Orientador: Prof. Giorgio Ferreira

Ipia-BA Junho/2012

LITERATURA INFANTIL E AS DETERMINAES DO MERCADO1


Robrio dos Santos Souza2 RESUMO Este artigo objetiva discutir como a Literatura Infantil concebida dentro da tica capitalista bem como o surgimento dessa modalidade literria no Brasil e como conquistou espao no mercado editorial. Busca-se mostrar de que forma os princpios capitalistas influenciaram na expanso da produo bibliogrfica voltada para a infncia e como os valores do capital podem interferir na semntica da literatura infantil. Percebe-se que a princpio a literatura infantil assumiu uma finalidade pedaggica, pois se julgava que as crianas no dispunham de referncias intelectuais para entender o signo artstico, assim a literatura era uma mera transmissora de ensinamentos que visavam a manuteno da ordem vigente. Concepo que foi abandonada no sculo XX quando a criana passou a ser vista como um ser autnomo capaz de apreciar a beleza esttica da arte literria. PALAVRAS-CHAVE Literatura Infantil. Mercado. Pedagogia. Criana. ABSTRACT This article discusses the Children's literature is conceived within the capitalist and optical appearance of this literary form as in Brazil and conquered space in the publishing market. It attempts to show how the principles influenced the expansion of capitalist production oriented literature for children. And as the capital values may interfere with the semantics of children's literature. It is noticed that at first children's literature became a pedagogical purpose, it was believed that children lacked intellectual references to understand the linguistic sign, so the literature was a mere transmitter of teachings aimed at maintaining the existing order, a concept that was abandoned in the twentieth century when the child was seen as an autonomous being able to appreciate the literary art. KEY WORDS Children's Literature. Market. Pedagogy. Child. _______________________________________________________________
1

Artigo apresentado como avaliao final da disciplina Fundamentos Filosficos da Literatura Infantil, ministrada pelo professor MS. Giorgio Ferreira, pela Universidade Estadual do Estado da Bahia UNEB. 2 Graduado em Letras pela UNEB, especialista em Gesto Educacional, discente do curso de Especializao em Literatura e Linguagens: O texto Infanto-Juvenil, do programa de PsGraduao da UNEB Campus XXI.

Introduo

Atualmente percebe-se um grande aquecimento no mercado editorial, principalmente na produo de livros voltados para as crianas, pois na sociedade contempornea a criana no mais percebida como um pequeno adulto, mas como um ser autnomo e, sobretudo, capaz de influenciar nas decises familiares, ou seja, o caminho mais prximo at os pais ganhar as crianas e faz-las despertar para valores consumistas. Nesse contexto se desenvolve a literatura infantil que foi fortemente favorecida pelos investimentos das grandes corporaes em produes

bibliogrficas, no cinema e na msica. No Brasil, v-se um constante crescimento de investimentos tambm por parte do Estado que intenciona levar as obras para serem trabalhadas nas escolas. Postura iniciada a partir da dcada de 60 quando o Brasil fundou algumas instituies e programas para incentivar a produo literria voltada para a infncia e buscar a formao de novos leitores, como Fundao do Livro Escolar (1966), a Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1968), o Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil (1973). Este trabalho objetiva mostrar como os princpios mercantilistas ajudaram na expanso da literatura infantil, e como a lgica capitalista interfere na semntica dessa literatura. Questiona-se tambm sobre a qualidade dos livros voltados para as crianas, pois preciso saber se o crescimento no nmero de publicaes acompanhado da qualidade. E como a ideologia capitalista est inserida nas publicaes.

LITERATURA INFANTIL E A CRIANA: PRIMEIROS MOMENTOS

Durante muito tempo foi relegado criana um papel secundrio na sociedade, nas civilizaes antigas a criana era entendida como um adulto em miniatura, desse modo a educao infantil no exercia papel de destaque, to pouco havia uma produo literria destinada a este grupo, lembrando que a maioria delas no dominava a leitura. Nesse contexto de desmerecimento da infncia, que no era

entendida como um momento significativo, pois na viso adulta conservadora a criana no era capaz de atribuir significado produo artstica. Sendo a criana apenas um depositrio de contedos, no era preciso desenvolver uma modalidade literria voltada para a infncia, pois este grupo era julgado incompetente para entender o signo artstico. Segundo Palo e Oliveira a criana plenamente apta para entender a arte.
Ora, sendo assim, o pensamento infantil est apto para responder motivao do signo artstico, e uma literatura que se esteie sobre esse modo de ver a criana torna-a indivduo com desejos e pensamentos prprios, agente de seu prprio aprendizado. A criana, sob esse ponto de vista, no nem um ser dependente, nem um "adulto em miniatura", mas o que , na especificidade de sua linguagem que privilegia o lado espontneo, intuitivo, analgico e concreto da natureza humana. (PALO E OLIVEIRA p.9 2006)

Assim a criana deve ser compreendida como um ser autnomo de linguagem prpria que reclama uma literatura adaptada a sua lgica lingstica, que considere suas fantasias, medos e expectativas. Desse modo destaca-se a necessidade de se desenvolver uma literatura essencialmente infantil. A literatura infantil tem sua gnese nas estrias populares que eram transmitidas pela cultura da oralidade, contadas nas festas de camponeses ou por familiares para as crianas durante a noite. A partir do final do sculo XVII e inicio do sculo XVIII que vo surgir escritores que iro registrar essas histrias preservando a riqueza destes contos, e com isso possibilitando as geraes futuras o conhecimento de histrias como Chapeuzinho Vermelho e Cinderela que foram registradas por Charles Perrault. Perrault, foi precursor da literatura infantil, francs nascido ao final da primeira metade do sculo XVII, estava habituado e seduzido pela riqueza semntica dessas histrias e decidiu escrev-las para garantir s geraes futuras conhecer e usufruir desse dialogo perfeito entre o real e o maravilhoso presente nessas histrias. A literatura infantil em seus primeiros instantes assumiu uma funo que segundo Zilberman era utilitrio-pedaggica, ou seja, a literatura no tinha um fim artstico, servia para transmitir uma mensagem moralizante com o intuito de fazer perdurar uma viso conservadora da sociedade e transmitir os valores da classe emergente, a burguesia.

Nesta perspectiva o literrio servia apenas como um meio para atingir uma finalidade educativa, assim a literatura contribua para bitolar as crianas que deveriam apenas imitar os adultos, contrariando a essncia da literatura que segundo Deleuze deveria ser desenvolvida tendo como referncia um povo que est por vir. Assim no deveria se ocupar da transmisso metdica, ensinando caminhos j trilhados ou regras sociais de manuteno da ordem. Mas sim, possibilitar criana se reconhecer como sujeito capaz de construir sua subjetividade e autonomia intelectual. Para Coelho a literatura deve ser entendida como uma produo artstica, pois reduzi-la a mais um instrumento pedaggico, serie usurpar sua funo primordial.
Literatura infantil , antes de tudo, literatura; ou melhor, arte: fenmeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, atravs da palavra. Funde os sonhos e a vida prtica, o imaginrio e o real, os ideais e sua possvel/impossvel realizao... (COELHO, 2000, p. 9)

Desse modo a Literatura Infantil se faz essencial na formao da subjetividade do sujeito devido a sua capacidade conciliadora entre o real e o imaginrio, neste campo da subjetividade que a ideologia mercantil da burguesia pretende atuar, criando uma gerao de consumidores que devem atender a comandos para comprar ou descartar produtos.

LITERATURA INFANTIL E MERCADO

Para se discutir a influncia dos princpios mercadolgicos na literatura destinada s crianas e a constituio e abrangncia da comunidade leitora no Brasil, temos que atentar para alguns aspectos que so fundamentais nesse processo. Ou seja, quais as condies objetivas da famlia brasileira para que possa contribuir na formao de novos leitos, e como se encontra o mercado editorial brasileiro? Ser o crescimento da produo para a infncia acompanhado da qualidade daquilo que as crianas esto de posse ou apenas segue uma lgica mercadolgica, que visa apenas formao de consumidores.

Ainda hoje no Brasil contamos com um grande nmero de analfabetos, desse modo no podemos ainda pleitear a condio de pas leitor. O pas figura constantemente nas avaliaes externas como uma nao deficitria na formao de leitores competentes. Isso pode ser atribudo a vrios fatores, como a falta de condies essenciais da famlia brasileira para garantir aos seus membros o desenvolvimento do gosto pela leitura. Apesar de todas as contradies o mercado editorial brasileiro teve um grande crescimento. No Brasil so publicados em torno de 1,6 mil ttulos anualmente voltados para a infncia. Este nmero muito bom, porm resta saber qual a densidade desses livros, como esto chegando s mos das crianas e, sobretudo qual a qualidade dessas produes. Vale ressaltar que o Estado brasileiro mesmo equivocadamente atuou fortemente incentivando a produo bibliogrfica infanto-juvenil. A partir dos anos 60 multiplicaram instituies e programas com a finalidade de promover essa modalidade literria e desse modo a literatura infanto-juvenil chegou instituio escolar. Para isso, foram desenvolvidos formulrios e questionrios de interpretao de leitura. Os autores perceberam nisso uma grande oportunidade para emplacarem-se como profissionais, como diz Zilberman e Lajolo (2007).
O reflexo dessa nova situao no se fez esperar: traduziu-se no desenvolvimento de um comrcio especializado, incentivando, nos grandes centros, a abertura de livrarias organizadas em funo do pblico infantil e atraiu, para o campo dos livros para crianas, um grande nmero de escritores e artistas grficos que, com mais rapidez que muitos de seus colegas dedicados exclusivamente ao pblico no-infantil, profissionalizaram-se no ramo. (LAJOLO. ZILBEMAN p. 121, 2007).

Como isso at escritores consagrados se inseriram nesse novo mercado que ganhou o reforo de nomes como Mrio Quintana, Ceclia Meireles, Vincius de Morais e Clarice Lispector, como isso o livro infantil recebeu o prestgio desses autores que j contavam com o respeito da crtica.
Livros infantis constituem, contemporaneamente, um prspero segmento de nossas letras. Cresce o prestgio do autor nacional e os ttulos brasileiros vo se impondo. Entre 1975 e 1978, por exemplo, de um total de 1.890 ttulos, 50,4% constituem tradues (953 ttulos) e 46,6% so textos nacionais. Essas percentagens, comparadas s cifras mencionadas por Loureno Filho a propsito dos anos 40,

quando o total de tradues ultrapassava 70% do conjunto, parecem indicar que, ao contrrio do que sucede em outras reas da produo cultural brasileira, no setor de livros destinados infncia o material brasileiro est conquistando espaos progressivamente maiores. (LAJOLO. ZILBEMAN p. 121, 2007).

Percebe-se no mercado um frenesi entre as empresas que se ocupam desse grupo, precisam alcanar as crianas para torn-las consumidoras vorazes, no apenas de produtos, mas de idias e valores. Para isso as crianas so observadas cotidianamente para que as corporaes entendam seus gostos, hbitos e dessa forma atuem na concretizao do seu objetivo maior, que segundo Preston educar as geraes futuras para o consumo. ver em cada criana um consumidor em potencial que s precisa ser descoberto. Alm da produo bibliogrfica a indstria consegue influenciar em todos meios miditicos levando a idia do consumo como mantenedora de status e qualificao social. As crianas se tornaram clientes de grande potencial devido ao grande potencial persuasivo que exercem no mbito familiar. Com isso o mercado entende que para ganhar os pais, o caminho mais eficiente so os filhos.
Essa produo macia de obras para crianas insere-se num contexto social, poltico e econmico que favorece um modo de produo bastante moderno e condizente com a etapa do capitalismo que os anos 60 inauguram no Brasil. (LAJOLO. ZILBEMAN p. 122, 2007).

A origem do mercado editorial brasileiro remonta ao ano de 1988 quando comearam a surgir as tradues e adaptaes, esse processo apesar de se tratar da literatura portuguesa para crianas brasileiras foi primordial, pois marcou a introduo de livros voltados para a infncia no Brasil, vale lembrar que s uma pequena parte da sociedade tinha esse privilgio. S com Monteiro Lobato, no sculo XX, que teremos uma literatura reconhecidamente brasileira com princpios voltados para o reconhecimento do Brasil como nao e valorizao da cultura nacional, que era ricamente povoada pelo maravilhoso dos contos populares e regionais. Com Lobato as crianas passaram a ter vontade e voz, ou seja, os anseios infantis passaram a ser representados pela irreverncia e espontaneidade de uma

boneca de pano, Emlia, que traduzia grande parte dos conflitos e vontades das crianas brasileiras.
Lobato apresenta caractersticas at ento no exploradas no universo literrio para crianas: apelo a teorias evolucionistas para explicar o destino da sociedade; onipresena da realidade brasileira; olhar empresarial e patronal; preocupao com problemas sociais; solues idealistas e liberais para os problemas sociais; tentativa de despertar no leitor uma flexibilidade face ao modo habitual de ver o mundo; relativismo de valores; questionamento do etnocentrismo e outro ponto importante: a religio, como resultado da misria e da ignorncia. (FILHO, 2011)

Ao analisarmos perspectiva da obra lobatiana podemos estabelecer um contraponto com algumas produes voltadas para as crianas na atualidade. Muito do que se faz no tem a funo esttica cabida a arte, mas pensado e produzido a partir de intensas pesquisas de mercado pois devem despertar a ateno das crianas para determinado produto. Para a criana no basta assistir ao filme Harry Potter, tem que comprar a varinha mgica, a roupar do protagonista. Esta postura no involuntria, segue a um apelo incutido na mensagem da prpria obra. Isso acaba acarretando em uma limitao do potencial imaginativo da criana que ao invs de atuar no campo representativo onde a vara pode ser qualquer objeto e a capa do heri uma camisa qualquer acaba comprando um produto que dever ser substitudo assim que surgir uma nova verso. Assim a literatura pode est formando no leitores dotados de autonomia, mas uma massa de compradores inconscientes, que agem segundo princpios mercadolgicos instveis que no cotribuem na sua formao enquanto individuo dotado de subjetividade, to pouco ajuda na sua constituio enquanto ser social. Mas alm dos problemas apontados, o super aquecimento do mercado editorial para as crianas tambm porta alguns aspectos que so fundamentais no crescimento da oferta dessa modalidade lietrria. Pois com a grande ateno do mercado voltada para as crinaas tem-se um grande volume de publicaes, no cinema grande montante de recursos dispensado para gravar clssicos como Sherek, Harry Potter, entre outros.

Sherek sinaliza para novas concepes na literatura infanto-juvenil, caracteriza o heri dentro de outro prisma, mais prximo do universo infantil, com falhas e virtudes e que vo de encontro imagem do heri de esttica padronizada, um prncipe que tenta perpetuar um padro comportamental. Sherek configura o que se convencionou chamar de anti-heri, ou seja, um heri longe dos padres cristalizados pela grande mdia. O heri bem comportado dos contos clssicos perde espao para Fiona, personagem protagonista do filme Sherek, que opta por deixar de ser humana para se tornar ogro. Neste filme aparece a figura da mulher protaonizando e assumindo papel de destaque, deixou de ser um ser indefeso, concebido para casar-se e dedicar-se as atividades domsticas e passou a ser algum forte que no est a espera de um prncipe encantado. Nesse contexto, devemos fugir do principio maniquesta e saber conciliar os interesses do capital com a necessidade que a literatura tem de receber investimentos para viabilizar os grandes projetos e garantir a popularizao da arte para as crianas. Porm, preciso destacar que o papel das organizaes financiar os projetos e no influenciar no processo de criao, pois desta forma a arte estar se afastando da sua funo e servindo apenas como um veculo propagandstico. Assim podemos depreender o papel da escola diante desse contexto. A instituio escolar deve atuar como se fosse um filtro capaz de alertar os educando para a carga ideolgica presente nas obras e faz-los capazes de posicionar-se criticamente diante dessa realidade. Tambm o professor deve est munido de arcabouo terico capaz de fundamentar sua prtica de maneira que a escola no se torne uma mera reprodutora da ideologia de consumo.

CONSIDERAES FINAIS

A literatura infantil precisa recobrar sua finalidade primeira, que de atuar como alargadora do imaginrio infantil, dando criana ferramentas para que ela

construa sua autonomia intelectual e social. Deve atuar como uma importante ferramenta na formao de novos leitores. Nos primeiros momentos da literatura infantil, os autores foram influenciados por uma concepo de criana vista hoje como equivocada, a criana era um adulto em miniatura, desse modo a literatura deveria ser apenas um veculo para transmitir valores. Evidenciado a funo pedaggica da literatura, os livros deveriam sempre apontar para um desfecho moralizante, afastando a literatura do principio do belo, da esttica e se transformando em mais um instrumento na educao. O estado deve atuar como regulador da interferncia mercantilista na produo daquilo que as crianas tero acesso, pois no se pode mais permitir que as crianas estejam expostas constantemente Merchandising implementada pela lgica capitalista. A literatura deve apenas despertar as crianas para a capacidade de entender o signo artstico, trabalhando com a subjetividade infantil para desenvolver a criatividade e capacidade de apreciar a esttica literria. Deve se reconhecer tambm a importncia do capital na expanso e popularizao da literatura infantil, pois a crescente oferta de obras infantis deve-se, sobretudo, a ambio capitalista que financia projetos e ajuda na profissionalizao de escritores que se dedicam exclusivamente a esse gnero. Deve-se ter cuidado para no adotar uma postura maniquesta que venha estabelecer uma dicotomia entre a literatura dita pura e o mercado, pois os autores preciso de recursos para realizarem seus projetos, porm fundamental que o capital no interfira no processo de produo. Precisa-se combater a produes por encomenda.

Bibliografia

BETTELHEIM, Bruno. A psicanlise dos contos de fada. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. So Paulo: Moderna, 2000. DELEUZE, Gilles. Crtica e Clnica. Traduo de Peter Pl Pelbart. 2 Ed. So Paulo: Editora 34, 2011.

10

FILHO, Jos Nicolau Gregorin. PINA, Patricia Ktiada Costa, MICHELLI Regina Silva (orgs.) A Literatura infantil e juvenil hoje: mltiplos olhares, diversas leituras Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. PALO, Maria Jos, OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil : voz de criana. 4.ed. - So Paulo : tica, 2006. LAJOLO, Maria. ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: Histria e Histrias. 6 Ed. So Paulo, tica, 2007. LARROSA, Jorge. Nietzsche & a Educao. Belo Horizonte: Autntica, 2002. ZIEBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. So Paulo, Global, 1981.

11

También podría gustarte