Está en la página 1de 10

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

1) Recurso administrativo 1a Situao) Proferido o julgamento, a parte ir apresentar, num 1o momento, o pedido de reconsiderao, que endereado prpria autoridade julgadora. Ela tem o prazo de 5 dias para reconsiderar a sua deciso, nos termos do art. 56, 1o da Lei 9.784/99.
Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. o 1 O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior.

2a Situao) Se, no prazo de 5 dias, entender que no caso de reconsiderao da deciso, convert-lo-a em recurso hierrquico. Numa nica pea, num ato s, o recorrente deve fazer esse pedido e o pedido de reconsiderao, pois no haver uma nova oportunidade para se entrar com o referido recurso. Este ser endereado autoridade superior, o que independe de requerimento da parte, sendo feito automaticamente, de maneira que, no reconsiderando a deciso, a prpria autoridade que proferiu a deciso converte tal pedido em recurso hierrquico, enviando-o autoridade superior. Se a autoridade superior est dentro do prprio rgo, chamado de recurso hierrquico prprio. Se tal autoridade estiver fora do rgo, ser denominado recurso hierrquico imprprio. O recurso administrativo pode acontecer em at 3 instncias, a depender da estrutura, organizao da Administrao, conforme o art. 57 da Lei 9.784/99.
Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa.

Deve ser interposto no prazo de at 10 dias, salvo se a Lei especfica no determinar outro prazo, nos termos do art. 59, caput da Lei 9.784/99.
Art. 59. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida.

Quando a autoridade superior recebe o recurso, ter o prazo de at 30 dias para proferir o julgamento, prorrogvel por igual perodo. o que determinam o art. 59, 1o e 2o da Lei 9.784/99.
1 Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 2 O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita.
o o

Quem ser a autoridade competente para decidir? Se o recurso administrativo for endereado a autoridade incompetente, esta dever corrigir o erro, encaminhando-o autoridade que for competente para julg-lo. 1

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

OBS: em recurso administrativo, possvel a reformatio in pejus (reforma para piorar). 3a Situao) Interposto o recurso e esgotadas todas as vias recursais, essa deciso produziu coisa julgada administrativa, ou seja, impossibilidade de mudana na via administrativa. Est adstrita apenas via administrativa, portanto nada impede que a matria possa ser levada via judicial. Se surgir um fato novo, uma circunstncia que modifica o contexto, haver possibilidade de reviso do processo administrativo, podendo ser realizada a qualquer tempo, nos termos do art. 65, caput da Lei 9.784/99.
Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada.

Na reviso, impossvel a reformatio in pejus, ou seja, no pode piorar a situao da parte, conforme o art. 65, pargrafo primeiro da Lei 9.784/99.
Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.

2) PAD Processo Administrativo Disciplinar da Lei 8.112/90 (Estatuto dos servidores da Unio) Est disciplinado no Estatuto do Servidor, podendo cada ente poltico ter Lei especfica regulamentando o tema. a) Sindicncia: no Brasil, surgiu para ser uma investigao prvia, como paralelo ao inqurito policial. a chamada sindicncia inquisitiva (investigativa), que preparatria para o futuro do processo, antecedendo-o. No h, nela, contraditrio e ampla defesa. Se, durante a sindicncia: I - Restar comprovada a existncia de infrao do servidor: lhe ser aplicada sano: I.1) Infrao leve (punvel com advertncia ou suspenso de at 30 dias): o servidor ser punido na sindicncia acusatria (contraditria), que poder culminar na aplicao de uma sano, sendo assegurado ao servidor o contraditrio e ampla defesa, nos termos do art. 145, II da Lei 8.666/93.
II - aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at 30 (trinta) dias;

A sindicncia deve ter durao mxima de 30 dias, prorrogvel por igual perodo.

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

Pargrafo nico. O prazo para concluso da sindicncia no exceder 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior.

I.2) Infrao mais grave (no punvel com advertncia nem com suspenso de at 30 dias): preciso instaurar o processo administrativo propriamente dito, conforme determina o arts. 145, III, 146 e 148 da Lei 8.112/90.
Art. 146. Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, de demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituio de cargo em comisso, ser obrigatria a instaurao de processo disciplinar. Art. 148. O processo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. III - instaurao de processo disciplinar.

a) Processo administrativo sumrio: aquele em que h provas preconstitudas, documentais, o que contribui para a celeridade do processo. Ter durao mxima de 30 dias, prorrogvel por mais 15 dias, nos termos do art. 133, 7o da Lei 8.112/90. Pode ser:
7 O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumrio no exceder trinta dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por at quinze dias, quando as circunstncias o exigirem. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97)
o

a.1) Acumulao ilegal (art. 132, XII da Lei 8.112/90): no Brasil, no possvel a acumulao de cargo, salvo nas hipteses previstas nos arts. 37, XVI e XVII da CF. Verificada a acumulao ilegal, o art. 133, caput da Lei 8.112/90 determina que a Administrao deve dar parte o prazo de 10 dias para que faa a escolha do cargo. Se fizer a escolha dentro desse prazo, ser exonerado (no demitido) do cargo que abdicou, ficando caracterizada a sua boa-f, no tendo que ressarcir a Administrao.
Art. 132. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: XII - acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) a) a de dois cargos de professor; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; (Includa pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 34, de 2001)

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez dias, contados da data da cincia e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases:(Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97)

Se o servidor no quiser fazer a escolha dentro do prazo, ser instaurado o processo administrativo disciplinar, tendo o servidor at o prazo da defesa para escolher o cargo. Se, dentro desse prazo, fizer a opo, reconhece-se que ele estava de boa-f, sendo exonerado do cargo que no quer mais, nos termos do art. 133, 5o da Lei 8.112/90.
5 A opo pelo servidor at o ltimo dia de prazo para defesa configurar sua boa-f, hiptese em que se converter automaticamente em pedido de exonerao do outro cargo. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97)
o

Se, ao final do processo, ficar caracterizada a ilegalidade da acumulao, o servidor ser demitido de todos os cargos que ocupava, conforme o art. 133, 6o da Lei 8.112/90.
6 Caracterizada a acumulao ilegal e provada a m-f, aplicar-se- a pena de demisso, destituio ou cassao de aposentadoria ou disponibilidade em relao aos cargos, empregos ou funes pblicas em regime de acumulao ilegal, hiptese em que os rgos ou entidades de vinculao sero comunicados. (Includo pela Lei n 9.527, de 10.12.97)
o

a.2) Abandono de cargo (art. 138 da Lei 8.112/90): o abandono de cargo exige que o servidor fique ausente pelo prazo de 30 dias consecutivos, sem qualquer justificativa e com o animus de abandonar. Adota o procedimento sumrio em virtude do art. 140, caput da Lei 8.112/90
Art. 140. Na apurao de abandono de cargo ou inassiduidade habitual, tambm ser adotado o procedimento sumrio a que se refere o art. 133, observando-se especialmente que: (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97). Art. 138. Configura abandono de cargo a ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias consecutivos.

a.3) Inassiduidade habitual (art. 139 da Lei 8.112/90): a inassiduidade habitual acontece quando h ausncia do servidor, no justificada, pelo prazo de 60 dias, interpoladamente (no consecutivamente), durante 12 meses. Adota o procedimento sumrio em virtude do art. 140, caput da Lei 8.112/90
Art. 140. Na apurao de abandono de cargo ou inassiduidade habitual, tambm ser adotado o procedimento sumrio a que se refere o art. 133, observando-se especialmente que: (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97).

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

Art. 139. Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses.

b) Processo administrativo ordinrio: o mais extenso, ou seja, ocorrer no prazo de 60 dias, prorrogvel por igual perodo, nos termos do art. 152, caput da Lei 8.112/90.
Art. 152. O prazo para a concluso do processo disciplinar no exceder 60 (sessenta) dias, contados da data de publicao do ato que constituir a comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem.

Verificada a infrao funcional, a autoridade deve instaur-lo (deciso vinculada, nos termos do art. 143, caput da Lei 8.112/90), por meio de portaria, que nomeia a comisso processante (que cuidar do miolo do processo) e descrever os fatos de forma genrica, geral, conforme determina o art 151, I da Lei 8.112/90.
Art. 143. A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Art. 151. O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso;

Ao contrrio do processo penal, em que a denncia deve descrever o fato pormenorizadamente, na via administrativa a portaria pode apenas narrar o fato, sem descrever exatamente qual foi a infrao funcional. O servidor, em respeito ao princpio da presuno de inocncia, no ser acusado desde j. Instaurado o processo e nomeada a comisso processante, nos termos do art. 149 da Lei 8.112/90, e o processo seguir para o inqurito administrativo ( o miolo do processo), que contm, conforme previsto pelo art. 151, II da Lei 8.112/90:
II - inqurito administrativo, que compreende instruo, defesa rio; e relat-

Art. 149. O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de trs servidores estveis designados pela autoridade competente, o observado o disposto no 3 do art. 143, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado. (Redao dada pela Lei n 9.527, de 10.12.97) o 1 A Comisso ter como secretrio servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. o 2 No poder participar de comisso de sindicncia ou de inqurito, cnjuge, companheiro ou parente do acusado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau.

I Instruo: produo de todas as provas permitidas em direito e o indiciamento, em que se especifica qual foi a infrao praticada.

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

II Defesa: no prazo, em regra, de 10 dias. III Relatrio: vinculante, salvo quando for contrrio s provas dos autos. H, posteriormente, as fases: IV Julgamento (art. 151, III da Lei 8.112/90;
III - julgamento.

V Recurso. II Ficar demonstrado que no houve infrao: a sindicncia ser arquivada, nos termos do art. 145, I da Lei 8.112/90.
Art. 145. Da sindicncia poder resultar: I - arquivamento do processo;

3) Controle da Administrao H, no direito, 2 tipos de controle: a) Controle poltico: controlam-se entes polticos. referente atividade poltica do Estado, tendo como finalidade a manuteno das instituies democrticas. o sistema de freios e contrapesos (ex: o poder executivo, controlando o poder legislativo: sano e veto do presidente da repblica; poder legislativo, controlando o poder executivo: rejeio do veto; poder executivo, controlando o poder judicirio: nomeao dos ministros do STF pelo chefe do executivo; poder judicirio, controlando os poderes executivo e legislativo: diversas aes judiciais, inclusive o controle concentrado de constitucionalidade; poder legislativo, controlando o poder executivo: aprovao de leis oramentrias, como a LOA Lei Oramentria Anual, LDO Lei de Diretrizes Oramentrias e PPA Plano Plurianual, todas previstas no art. 165, I, II, III e 4 da CF). tema de direito constitucional.
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias; III - os oramentos anuais. 4 - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

b) Controle da Administrao: rever, fiscalizar a atividade de administrar. instrumento por meio do qual a Administrao ir rever seus atos, seja por serem ilegais, inconvenientes, dentre outros. OBS: o controle tambm representa elemento importante para a transparncia na atividade administrativa. O CNJ e o CNMP so rgos de controle da atividade administrativa do poder judicirio e do MP, nos termos dos arts. 103-A, 2 e 103-B, 4 da CF. 6

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo, sendo: (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo-lhe: Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justia compe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) reconduo, sendo: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 61, de 2009) 4 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

3.1) Formas (tipos) de controle 1a Classificao) Quanto ao rgo controlador a) Controle legislativo: o poder legislativo revendo a atividade de administrar dos demais poderes. Pode fazer esse controle de forma: I Direta; II Indireta: por meio de seu longa manus, o Tribunal de Contas, que o auxiliar a exercer tal controle. Julgamento anual da prestao de contas feita pelo administrador. Ao exerc-lo, o poder legislativo poder pedir ao administrador mais esclarecimentos, mais informaes. O poder legislativo, com a ajuda do Tribunal de Contas, pode, diariamente, no decorrer do exerccio financeiro, exercer o controle da atividade administrativa. Pode avocar, por exemplo, o processo licitatrio para ficaliz-lo. Ademais, o legislador pode, durante todo o exerccio financeiro, convocar o administrador (que tem a obrigao de comparecer) para que preste mais informaes, esclarecimentos Casa legislativa e sociedade. A CPI Comisso Parlamentar de Inqurito (art. 58, 3o da CF) uma ferramenta importante para esse tipo de controle. Ex: a CPI da EBCT Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos, descobriu o esquema do mensalo. OBS: os atos normativos do poder executivo que exorbitarem o poder regulamentar podero ser sustados pelo Congresso Nacional, nos termos do art. 49, V da CF. O referido dispositivo legal pode ser alterado por EC, cujo projeto prev que o poder legislativo tambm poder exercer controle sobre os atos normativos do poder judicirio que exorbitarem o poder regulamentar.
Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa;

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas tero comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao. 3 - As comisses parlamentares de inqurito, que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, sero criadas pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um tero de seus membros, para a apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas ao Ministrio Pblico, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

H um controle prvio, feito pelo poder legislativo sobre o presidente da repblica, quanto declarao de guerra e celebrao da paz, conforme o art. 49, II da CF.
II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;

O Tribunal de Contas, que um auxiliar do poder legislativo, tem suas atribuies definidas na CF. Sua criao comeou a ganhar flego em 1826, quando foi criado o Tribunal de Reviso de Contas. A partir da proclamao da Repblica, em 1889, efetivamente o Tribunal de Contas comeou a sair do papel, sendo criado de fato em 1890. Desde esse ano at os dias atuais, o Tribunal de Contas teve um grande aumento de sua importncia. b) Controle judicial: o poder judicirio, no exerccio da funo jurisdicional, revendo atividade administrativa. Somente ir rever a legalidade (em sentido amplo: leis, regras e princpios constitucionais) do ato, no podendo, portanto, controlar o mrito (ler ADPF 45, que trata do controle judicial de polticas pblicas). Pode realizar esse controle por meio das diversas aes judiciais, como por exemplo o mandado de segurana, ao popular, ao civil pblica, ao de improbidade, mandado de injuno, aes ordinrias. c) Controle administrativo: rgo que administra tambm realiza o controle. a prpria administrao quem realiza esse tipo de controle. Quando a prpria administrao faz o controle de seus atos, chama-se de exerccio de autotutela. Alm do controle de legalidade (via anulao), pode fazer o controle de convenincia (via revogao), nos termos do art. 53 da Lei 9.784/99.
Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

2a Classificao) Quanto extenso a) Controle interno: aquele que acontece dentro do prprio rgo responsvel pela prestao da atividade. H nele, dentre outros, uma ferramenta muito importante, a saber, a fiscalizao hierrquica, que pressupe a existncia de hierarquia, em que o chefe ir rever os atos de seus subordinados. 8

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

Tal controle verifica as metas, cumprimento das ordens superiores, cumprimento e aplicao das metas oramentrias. b) Controle externo: aquele realizado por outros poderes. feito, no Brasil, pelas controladorias. O controle externo popular, como por exemplo audincia pblica (realizada quando a licitao de grande monta), prevista no art. 32 da Lei 9.784/99; e o Anteprojeto da Lei de Responsabilidade Fiscal, cuja aprovao foi aberta manifestao popular, conforme o art. 31, 1o e 2o da Lei 9.784/99.
Art. 31. Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. o 1 A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas. o 2 O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. Art. 32. Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo.

3a Classificao) Quanto natureza a) Controle de legalidade: leis, regras e princpios constitucionais. Pode ser feito pela Administrao e pelo poder judicirio. Se o ato for ilegal, ser anulado. A princpio, o administrador deve tentar recuperar o ato, convalid-lo, mas somente poder fazer isso se o vcio for sanvel (forma e competncia, os quais, nem sempre, podero ser sanveis). Se a anulao do ato causar mais prejuzos que a sua manuteno, j h entendimento, sobretudo no STJ, mas que no pacfico, no sentido de que o ato deve ser mantido. a chamada estabilizao dos efeitos do ato. b) Controle de mrito: o controle de convenincia e oportunidade, portanto ser revista a liberdade do administrador. Somente a Administrao pode faz-lo. Tais atos sero revogados. 4a Classificao) Quanto oportunidade (momento em que o controle acontece) a) Controle preventivo (prvio): acontece antes da prtica do ato. Ex: audincia pblica (art. 32 da Lei 9.784/99).
Art. 32. Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo.

[INTENSIVO REGULAR II AULA DIREITO ADMINISTRATIVO N O 06]

September 2, 2011

b) Controle preventivo (prvio): acontece durante a prtica do ato. Ex: o Tribunal de Contas, durante uma licitao, verifica uma fraude, e avoca o processo para fiscaliz-lo. c) Controle subsequente (superveniente ou corretivo): ocorre aps a prtica do ato. nele que, basicamente, acontecer a anulao e revogao de ato (art. 53 da Lei 9.784/99). Ex: julgamento das contas pelo poder legislativo. 5a Classificao) Quanto hierarquia a) Controle hierrquico: baseia-se na hierarquia, e tem por principal ferramenta a fiscalizao hierrquica. o chefe revendo as condutas dos seus subordinados. b) Controle finalstico: o controle de finalidade, em que se verificar se o ente est atendendo a finalidade para a qual foi criado. Ex: superviso ministerial (art. 7o, II do Decreto Lei 3.591/00), que acontece quando a Administrao Direta controla a Administrao Indireta. Pode representar controle de finalidade, controle de receitas e despesas, e levar nomeao dos dirigentes da Administrao Indireta pelo chefe do poder executivo, que os nomeia e exonera livremente. H excees a essa regra: agncia reguladora, universidades pblicas e Banco Central.
Art. 7 As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal destinam-se, preferencialmente, a subsidiar: II - a superviso ministerial;
o

10

También podría gustarte