Está en la página 1de 2

Fascismo x Socialismo - Fascismo e Socialismo so ideologias muito distintas, mas cujo debate gera algumas controvrsias.

H autores que acreditam que ambos so totalmente contrrios, outros os vem com pontos em comum. - Apesar da oposio, o prprio Mussolini bebeu na fonte do Marxismo quando jovem, apesar de deixar claro, em Doutrina do Fascismo, a oposio entre ambos: O fascismo a completa oposio ao socialismo marxista, concepo marxista da histria da civilizao humana. [...] Se o liberalismo clssico acarreta individualismo, o fascismo acarreta governo forte. - Furet: problema a comparabilidade entre os sistemas comunista e fascista. Democracia pluralista como inimigo comum e apelo anticapitalista igualmente estimulado pelos movimentos polticos que as sustentavam. Para sermos mais precisos, apenas o comunismo rejeitava de forma absoluta o capitalismo enquanto forma de organizao econmica e social, mas tambm o fascismo tinha alimentado sua penetrao nas camadas proletrias da sociedade com esse dio ao burgus capitalista que sua marca distintiva nos primeiros anos de ascenso ao poder. - Influncias esquerdistas em Mussolini: A necessidade de um partido de massas; A importncia de obter o apoio entre a classe trabalhadora tcnicas de disseminao de ideias tais como o uso de propaganda.

- Ambos os movimentos tratam basicamente da poltica europia nos anos 20 e 30, com as diferentes manobras de uma e outra corrente para manter-se no poder, ou barrar o caminho outra. De acordo com Hobsbawn, o fascismo se desenvolveu para barrar o crescimento socialista. De fato, pode-se efetivamente considerar como importante, historicamente, o impacto da Revoluo bolchevique na emergncia dos fascismos europeus: para Furet, grande parte das reaes da direita, que levaram ou sustentaram os regimes fascistas na Europa dos anos 20 e 30, se deve ao medo do contgio sovitico. - O comunismo e o fascismo so, para Furet, ennemis complices, o que no quer dizer que eles possam ser considerados idnticos. O comunismo, ou melhor, o marxismo sempre cultivou a ambio de emancipar o conjunto da humanidade, enquanto que o fascismo uma ideologia particularista (raa, povo) abertamente antidemocrtica. Mas, eles partilharam, na

prtica, o mesmo culto da violncia e a adorao do partido e do chefe; eles tambm mobilizaram as paixes revolucionrias, o dio do individualismo burgus, a angstia pela salvao atravs da histria, a religio da unidade do povo e a intolerncia fantica. Sobretudo, relembra Furet, eles tm no liberalismo ou na democracia burguesa seu inimigo comum. - Cabe assim legitimamente perguntar se os fascismos italiano e alemo, entre outros menos conhecidos, no teriam de toda forma ascendido ao poder mesmo na ausncia de vitria da Revoluo bolchevique ou de uma menor agressividade do movimento comunista no continente.

También podría gustarte