Está en la página 1de 3

Universidade

Estadual do Piau UESPI Curso: Cincia da Computao Disciplina: Engenharia de Software Professor: Jos Bringel Filho Captulos da prova (Wilson de Pdua): 1, 2, 6 e 7 Lista de Exerccios Pesquise, discuta, discorra sobre (ou responda) as questes a seguir: 1- O que domnio da aplicao (ou do problema)? 2- Qual a importncia da engenharia de software e como se justificam os custos a ela associados? 3- O que voc entende por processo de desenvolvimento de software e qual a sua importncia para a qualidade dos produtos de software? Qual a diferena entre processo e projeto de software? 4- O que voc entende por qualidade de software? 5- Um programa desenvolvido em sala de aula ou em casa para fins didticos pode ser considerado um software? Por qu? 6- Qual a diferena entre um software e um sistema? Qual dos dois conceitos mais amplo? Por qu? 7- O que um subsistema? 8- Na sua opinio, qual a vantagem em se dividir um sistema complexo em subsistemas? 9- Suponha que voce iniciou suas atividades em uma empresa e lhe solicitado desenvolver um software. Quais as suas primeiras providncias, antes de colocar em prtica suas habilidades de desenvolvedor? 10. O que o ciclo de vida de um software? Onde deve ser definido? 11. Faa uma pesquisa e d exemplos, alm dos citados em aula, de processos de software. 12. O que um modelo de processo de software? Quais os tipos mais comuns? Quais os modelos gerais (ou paradigmas) mais conhecidos? 13. Para que serve um mtodo de desenvolvimento de software? Quais so os mtodos base mais conhecidos? 14. Qual a principal desvantagem do modelo em cascata de processo de software? 15. Qual a principal vantagem do modelo espiral de processo de software? 16. Entre os processos de software citados, cite um que usa o modelo espiral. 17. O que significa dizer que o modelo espiral iterativo-incremental? 18. Descreva com suas palavras as relaes entre modelos, mtodos e processos de software. 19. Orientao a Objetos uma metodologia (processo) de software? Porqu? UML uma metodologia (processo) de software? Porqu? 20. O que so ferramentas CASE? Cite exemplos dessas ferramentas. 21. Fale sobre os grandes desafios da Engenharia de Software. 22. O que um prottipo? Que cuidados so importantes e prprios desse modelo no que diz respeito a comunicao com os clientes? 23. Quais so as vantagens e desvantagens do modelo de prottipos?

24. Fale com as suas palavras, o que voc entendeu sobre a crise do software. 25. " necessrio que o software calcule os salrios dos diaristas e mensalistas e emita relatrios mensais sumariados por tipo de salrio. Entretanto, a base de dados deve estar protegida e com acesso restrito aos usurios autorizados. De qualquer forma, o tempo de resposta das consultas no deve superar os quinze segundos, pois inviabilizaria todo o investimento nesse sistema. Devo lembrar que os relatrios individuais dos departamentos, nos quais constam os salrios dos funcionrios, devem ser emitidos quinzenalmente em razo dos adiantamentos e vales que recebem. fundamental que o software seja operacionalizado usando cdigo aberto. Necessito, ainda, forte gerenciamento de risco, prazo e custo, porque a entrega do produto final no pode ultrapassar o prazo de oito meses a contar da data de incio do projeto. A frase acima, expressa por um funcionrio do cliente, aborda alguns requisitos de software especificados para um sistema de gesto de pessoal. No texto, so requisitos no-funcionais: a) no pode ultrapassar o prazo de oito meses e necessrio que o software calcule os salrios dos diaristas e mensalistas. b) os relatrios individuais dos departamentos, nos quais constam os salrios dos funcionrios, devem ser emitidos quinzenalmente e em razo dos adiantamentos e vales que recebem. c) fundamental que o software seja operacionalizado usando cdigo aberto e os relatrios individuais dos departamentos, nos quais constam os salrios dos funcionrios, devem ser emitidos quinzenalmente. d) tempo de resposta das consultas no deve superar os quinze segundos e entrega do produto final no pode ultrapassar o prazo de oito meses. e) pois inviabilizaria todo o investimento nesse sistema e em razo dos adiantamentos e vales que recebem. 26. "Os requisitos expressam as caractersticas e restries do produto de software do ponto de vista de satisfao das necessidades do usurio. Em geral, independem da tecnologia empregada na construo da soluo, sendo uma das partes mais crticas e propensas a erros no desenvolvimento de software". Quanto aos requisitos de software, a descrio acima est a) incoerente ao afirmar que expressam restries. b) incoerente ao afirmar que independem da tecnologia. c) incoerente ao afirmar que expressam caractersticas do ponto de vista de satisfao das necessidades do usurio. d) totalmente coerente. e) incoerente ao afirmar que os requisitos so uma das partes mais crticas e propensas a erros. 27. Gere os diagramas de caso de uso, de classes e de sequncia para uma video- locadora Controlar: - Compra de fitas em fornecedores - Cadastro de clientes

- Cadastro de fitas adquiridas - Alocao(por 3 dias), devoluo e reservas de fita a clientes - Localizao dos vdeos nas prateleiras A locadora possui trs categorias de funcionrios: - Gerente geral - Gerente de compras - Operadores (realizam atividades internas) - Atendentes (realizam atividades de locao de videos) Emitir os seguintes relatrios: - Ttulos mais requisitados no ms - Lista de fitas a serem removidas por excesso de uso - Ttulos no requisitados no ms - Valor total obtido no ms com emprstimos - Valor total de multas recebidas - Valor gasto com aquisio de novas fitas 28. O que so padres de projeto e para que servem? D exemplos de utilizao.

También podría gustarte