Banco de dados dedutivo

Disciplina: Banco de Dados Docente: Taciano Silva Discentes: Fernanda Cardinaly Nathalie Ramos

Agenda

● ● ●

Introdução a Sistema de BDD DES Prática no DES Referências

Introdução
Pegue um banco de dados com informações contidas nas relações básicas, explicitamente inseridas e adicione a capacidade de definir regras (dedutivas) que permitem derivar novos dados à partir das relações básicas, podendo deduzir ou inferir informação adicional a partir de fatos que estão armazenados.

Introdução
A tecnologia encarada como promissora é frequentemente considerada mais teórica do que prática e existem duas razões que explicam isto: • A linguagem de consulta utilizada é baseada no Datalog (evolução do Prolog); • A forma com que os atributos de uma relação são referenciados e atualizados.

DES
● Desenvolvido por Fernando Sáenz-Pérez, Faculdade de Informática, Universidad Complutense de Madrid, 2011.

DES

O sistema é implementado em cima do prolog. Pode ser usado a partir de um interpretador Prolog. É um sgbd com uma camada de datalog. Foi desenvolvido com o objetivo de ser simples, interactivo, multiplataforma.

Proposta prática
1. Baixe o banco no endereço http://www.fdi.ucm. es/profesor/fernan/DES/html/download.html de acordo com o seu sistema operacional; 2. Extraia o aquivo .zip na pasta desejada. Pronto, seu banco de dados ja é funcional; 3. Execute o arquivo des.exe dentro da pasta des; 4. Agora que o seu banco ja está funcionando execute o ACIDE.(Interface grafica do banco)

Referências
Datalog Educational System (DES). Disponível em: http://www.fdi.ucm.es/profesor/fernan/DES/index.html

Dionísio, Pamella. Gerenciando BDD com Dedalo. São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp? codigo=988&pag=3>. Acesso em: 20 de abril de 2012.

Dionísio, Pamella. BD+D = Banco de Dados Dedutivos . São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp? codigo=982>. Acesso em: 20 de abril de 2012.

Nardon, Fabiane Bizinella . Estudo e construção de um sistema gerenciador de banco de dados dedutivos. Rio Grande do Sul, 1996. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24105. Acesso em: 25 de abril de 2012.

Dúvidas?

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful