AFECÇÕES DO SISTEMA HEMATOLÓGICO

Profª Gizele Lima

Definição Sangue: Órgão especializado que existe em estado líquido. Composição: Plasma e células sangüíneas (eritrócitos. leucócitos e plaquetas). Hematopoiese: Produção contínua de células sangüíneas. Sistema hematopoiético: Consiste no sangue e nos locais onde é produzido. .

vigilância imunológica. digere proteínas estranhas. Essencial na prevenção de ou limitação da infecção bacteriana através da fagocitose. Envolvido nas reações alérgicas (neutraliza a histamina). Contém histamina.Células Sangüíneas Tipo de Célula Leucócitos Neutrófilo Função Principal Combate à infecção. principalmente contra fungos. espectro de vida médio de 2 a 4 h. altamente fagocítico. parte integrante das reações de hipersensibilidade. Entra no tecido como macrófago. Monócito Eosinófilo Basófilo .

Responsável pela imunidade celular. . Plaquetas Fragmento de megacariócito. reconhece o material como ³estranho´ (sistema de vigilância).Linfócito Linfócito T Linfócito B Componente integrante do sistema imune. forma mais madura do linfócito B. não constitui (Trombócitos) realmente uma célula. fornece a base para que ocorra a coagulação. Plasmócito Eritrócitos Carrega a hemoglobina para fornecer O2 para os tecidos. Responsável pela imunidade humoral. Ig). mantém a hemostasia. Secreta imunoglobulina (anticorpo. muitos amadurecem em plasmócitos para se transformar em anticorpos. vida média de 10 dias. vida média de 120 dias.

Testes laboratoriais freqüentemente utilizados em Hematologia TESTE Hemograma Completo DESCRIÇÃO Avaliação geral da função da medula óssea. Indica as proporções relativas de plasma e eritrócitos (vol de eritrócitos /l de sangue total). Avalia as 3 linhagens de céls. Transporta a hemoglobina. Libera O2 através da circulação para os tecidos corporais e retorna o CO2 dos tecidos para os pulmões. Eritrócitos Hemoglobina (Hb) Hematócrito (Ht) .

Concentração de Concentração média de Hb nos eritrócitos.Volume Indica o tamanho dos eritrócitos Corpuscular Médio muito útil na diferenciação dos tipos (VCM) de anemia. (CHCM) . independente do tamanho Hemoglobina Corpuscular Média celular.

Distúrbios Hematológicos Anemia: Concentração de Hb está abaixo do normal. como conseqüência. a quantidade de eritrócitos circulantes no sangue também encontra-se diminuída. Classificação de acordo com a etiologia:  Perda de Eritrócitos:  Produção diminuída de eritrócitos:  Destruição aumentada de eritrócitos: .

dor torácica. porém.Classificação das anemias o Anemias Hipoproliferativas: o Anemia Hemolítica: o Sangramento: o Manifestações Clínicas: Geralmente é assintomática. . dor ou cãibras musculares).pode ser que alguns pacientes apresentem: dispnéia.

.Complicações  Insuficiência cardíaca.  Tratamento: Objetiva corrigir e controlar a causa da anemia.  Parestesias.  Confusão.

Mantendo a perfusão adequada. Promovendo a adesão com terapia prescrita. . Mantendo a nutrição adequada. Monitorando e tratando as complicações potenciais.Assistência de Enfermagem Tratado a fadiga.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful