P. 1
Aumento Da Capacidade Industrial

Aumento Da Capacidade Industrial

|Views: 2|Likes:

More info:

Published by: Eric Daniel Rodrigues on Jun 19, 2013
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/15/2015

pdf

text

original

AUMENTO DA CAPACIDADE INDUSTRIAL I – Capacidade das Máquinas Para aumentar a capacidade industrial você precisa analisar os seguintes itens

: • • • Capacidade de unidade/hora que uma máquina executa; Calcular o perca de set up de cada máquina; Analisar os possíveis “efeitos gargalos” das fases industriais.

a) Para verificar a capacidade/hora de uma máquina, basta fazer a cronoanálise de todas as máquinas e registrá-las em planilhas para melhor controle e monitoramento; b) Para verificar a perca de set up, basta acompanhar o processo industrial, desde a chegada da mercadoria até a sua expedição para o estoque de produto acabado. A partir daí você irá verificar o que realmente a máquina consegue produzir, dentro do levantamento feito na cronoanálise. A diferença destes valores é a sua perca de set up. c) Já os efeitos gargalos precisam ser trabalhados no exato local em que acontece. Normalmente eles se encontram em: • • • • Máquinas desreguladas; Processos burocráticos; Mal desempenho operacional e humano; Setores direta e indiretamente ligados ao setor de produção.

II. Para cada caso o processo de recuperação é o mesmo; ou seja, acompanhamento full time do efeito gargalo para que ele seja detectado antes do processo final da produção; levantamento de quanto que este efeito gargalo proporciona em custo e em perca de lucro, analisar antigos processos com os atuais e verificar o verdadeiro ganho, transferir inspetores para os principais efeitos gargalos das empresas (investir em mão-deobra); qual o custo do efeito gargalo por hora de trabalho (despesa operacional, divido pela quantidade de hora que uma máquina trabalha por dia). Obs.: vale lembrar que você precisa verificar qual o percentual que o produto que passa pelo gargalo representa no seu faturamento, pois será este mesmo percentual do custo operacional que entrará na equação. Algumas ferramentas auxiliam e muito na diminuição do custo dos efeitos gargalos. Ex.: evitar que o efeito gargalo para de trabalhar em horários preciosos; investir (se necessário) no efeito gargalo a fim de aumentar seu rendimento; fazer com que o efeito gargalo represente o item de menor custo do seu produto final (normalmente de curto prazo); retirar a sobrecarga do efeito gargalo e passar para um não gargalo.

Não deve deixar ninguém furar o plano de ação para suprir a deficiência do atraso dos pedidos.Para diminuir um gargalo. pois o custo deste efeito será diminuído. Verificar a quantidade de insumos necessários para processar o volume de pedido e trabalhar. . normalmente necessita-se de investimentos. Para isso. Isso pode gerar pequenos entraves em outros departamentos. Isso faz com que o custo operacional aumente. Sendo assim. atrasando os pedidos. Quando você necessita produzir um produto que esteja sofrendo de algum gargalo. Mas se tratando de indústria. do mais atrasado para o menos atrasado. você tem de ter o cuidado de não produzir um item não gargalo somente para auferir estoque. justamente para evitar problemas maiores como os atrasos nos pedidos. O maior efeito colateral de um gargalo é a falta de produtos. maior será o compromisso e entendimento do pessoal para resolve-lo. precisamos levantar quais pedidos estão atrasados e ordena-los decrescentemente. O maior cuidado após o início da produção do pedido de maior atraso é deixar faltar insumos e para o processo ou partir para outro e voltar ao anterior. Para suprir este problema. se sugere que cria-se um estoque regular mais alto dos produtos que normalmente sofrem mais com este gargalo. ou seja. Este estoque regular serve principalmente para antecipar os problemas. O processo de comunicação dentro de uma indústria e extremamente importante para suprir a deficiência de itens que sofrem do processo de gargalo. mas que seja compensado. Por isso o setor de comprar deve passar o follow up de maneira precisa para agilizar o processo produtivo. ou seja. Verificar quais itens são produzidos pelo gargalo e se há insumos suficiente para produzi-lo. A partir do momento que os problemas começam a ser resolvidos. quanto maior o número de pessoas sabendo deste problema. novas idéias vão surgindo de maneira expressiva. Classifica os pedidos por ordem de atraso e verifica qual estágio da produção está atrasando este pedido. produção. Aumentando a margem de lucro. alguns paradigmas e até mesmo culturas empresarias devem ser quebradas para atingir o máximo daquilo que uma indústria fora feita.

As vezes. maneiras simples. como expressar os gargalos com cores ou qualquer outra forma visual de comunicação traz grandes efeitos para diminuí-los. .

You're Reading a Free Preview

Descarga
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->