AUMENTO DA CAPACIDADE INDUSTRIAL I – Capacidade das Máquinas Para aumentar a capacidade industrial você precisa analisar os seguintes itens

: • • • Capacidade de unidade/hora que uma máquina executa; Calcular o perca de set up de cada máquina; Analisar os possíveis “efeitos gargalos” das fases industriais.

a) Para verificar a capacidade/hora de uma máquina, basta fazer a cronoanálise de todas as máquinas e registrá-las em planilhas para melhor controle e monitoramento; b) Para verificar a perca de set up, basta acompanhar o processo industrial, desde a chegada da mercadoria até a sua expedição para o estoque de produto acabado. A partir daí você irá verificar o que realmente a máquina consegue produzir, dentro do levantamento feito na cronoanálise. A diferença destes valores é a sua perca de set up. c) Já os efeitos gargalos precisam ser trabalhados no exato local em que acontece. Normalmente eles se encontram em: • • • • Máquinas desreguladas; Processos burocráticos; Mal desempenho operacional e humano; Setores direta e indiretamente ligados ao setor de produção.

II. Para cada caso o processo de recuperação é o mesmo; ou seja, acompanhamento full time do efeito gargalo para que ele seja detectado antes do processo final da produção; levantamento de quanto que este efeito gargalo proporciona em custo e em perca de lucro, analisar antigos processos com os atuais e verificar o verdadeiro ganho, transferir inspetores para os principais efeitos gargalos das empresas (investir em mão-deobra); qual o custo do efeito gargalo por hora de trabalho (despesa operacional, divido pela quantidade de hora que uma máquina trabalha por dia). Obs.: vale lembrar que você precisa verificar qual o percentual que o produto que passa pelo gargalo representa no seu faturamento, pois será este mesmo percentual do custo operacional que entrará na equação. Algumas ferramentas auxiliam e muito na diminuição do custo dos efeitos gargalos. Ex.: evitar que o efeito gargalo para de trabalhar em horários preciosos; investir (se necessário) no efeito gargalo a fim de aumentar seu rendimento; fazer com que o efeito gargalo represente o item de menor custo do seu produto final (normalmente de curto prazo); retirar a sobrecarga do efeito gargalo e passar para um não gargalo.

quanto maior o número de pessoas sabendo deste problema. novas idéias vão surgindo de maneira expressiva. O processo de comunicação dentro de uma indústria e extremamente importante para suprir a deficiência de itens que sofrem do processo de gargalo. alguns paradigmas e até mesmo culturas empresarias devem ser quebradas para atingir o máximo daquilo que uma indústria fora feita. do mais atrasado para o menos atrasado. Isso faz com que o custo operacional aumente. maior será o compromisso e entendimento do pessoal para resolve-lo. ou seja. Isso pode gerar pequenos entraves em outros departamentos. Quando você necessita produzir um produto que esteja sofrendo de algum gargalo. O maior cuidado após o início da produção do pedido de maior atraso é deixar faltar insumos e para o processo ou partir para outro e voltar ao anterior. . Sendo assim. se sugere que cria-se um estoque regular mais alto dos produtos que normalmente sofrem mais com este gargalo. O maior efeito colateral de um gargalo é a falta de produtos. Para suprir este problema.Para diminuir um gargalo. Mas se tratando de indústria. você tem de ter o cuidado de não produzir um item não gargalo somente para auferir estoque. pois o custo deste efeito será diminuído. Por isso o setor de comprar deve passar o follow up de maneira precisa para agilizar o processo produtivo. Classifica os pedidos por ordem de atraso e verifica qual estágio da produção está atrasando este pedido. normalmente necessita-se de investimentos. precisamos levantar quais pedidos estão atrasados e ordena-los decrescentemente. Não deve deixar ninguém furar o plano de ação para suprir a deficiência do atraso dos pedidos. atrasando os pedidos. Para isso. justamente para evitar problemas maiores como os atrasos nos pedidos. mas que seja compensado. Este estoque regular serve principalmente para antecipar os problemas. A partir do momento que os problemas começam a ser resolvidos. Verificar quais itens são produzidos pelo gargalo e se há insumos suficiente para produzi-lo. Verificar a quantidade de insumos necessários para processar o volume de pedido e trabalhar. Aumentando a margem de lucro. ou seja. produção.

maneiras simples.As vezes. . como expressar os gargalos com cores ou qualquer outra forma visual de comunicação traz grandes efeitos para diminuí-los.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful