Encuentra tu próximo/a libro favorito/a

Conviértase en miembro hoy y lea gratis durante 30 días
Sermões & ilustrações especiais: Sermões com ilustrações especiais para todas as datas da vida cristã!

Sermões & ilustrações especiais: Sermões com ilustrações especiais para todas as datas da vida cristã!

Leer la vista previa

Sermões & ilustrações especiais: Sermões com ilustrações especiais para todas as datas da vida cristã!

valoraciones:
5/5 (1 clasificación)
Longitud:
274 página
3 horas
Publicado:
Apr 18, 2016
ISBN:
9788574592718
Formato:
Libro

Descripción

Sermões Completos com Ilustrações. Temas para todas as ocasiões. Assuntos contemporâneos abordados com clareza e objetividade.
Ideal para Pregadores da Palavra e Professores e estudantes da bíblia. Pode ser usado em estudos bíblicos e Células e pequenos grupos.

Um livro que deve sempre estar na biblioteca de quem deseja estar sempre preparado para o chamado. Todo enriquecido com ilustrações que ressaltam a atenção dos que participam destas mensagens e levam a uma melhor fixação do que está sendo ensinado.
Publicado:
Apr 18, 2016
ISBN:
9788574592718
Formato:
Libro

Sobre el autor


Relacionado con Sermões & ilustrações especiais

Libros relacionados

Vista previa del libro

Sermões & ilustrações especiais - Luiz Roberto Silvado

Bibliografia

Dedicatória

Dedico este livro à minha querida mãe, Isis Soares Silvado, que sempre foi uma grande incentivadora do meu ministério pastoral e do meu ministério de pregação. Alguém que orou dedicando um dos seus três filhos para a obra do Senhor e que só veio a mencionar esta oração meses depois da minha matrícula no primeiro ano do seminário.

Para a minha alegria, mesmo vivendo a difícil realidade da doença de Alzheimer que lhe roubou a capacidade de reconhecer as pessoas e lembrar-se dos fatos, ela continua a me reconhecer apenas quando ao chegar na Igreja Batista do Bacacheri me vê no púlpito anunciando a Palavra. Prontamente com um sorriso nos lábios ela diz: É o meu menino!

Obrigado querida mãe pelo seu amor, exemplo e inspiração que permanecem me acompanhando pela vida.

Seu filho que a ama e honra,

L. Roberto (Beto) Silvado

Agradecimentos

Agradeço primeiramente a Deus pela inspiração na preparação destas mensagens. Ao falar e aplicá-las ao meu coração Ele me permite ter autoridade espiritual para entregar a Sua mensagem ao povo que me foi entregue para liderar espiritualmente.

Agradeço aos amados irmãos da Igreja Batista do Bacacheri que me desafiam e estimulam a estudar e preparar estas mensagens a cada semana. Saber que eles estarão nos cultos dispostos a crescer no conhecimento da Palavra e com os corações abertos para ouvir e obedecer a voz de Deus me faz pregar com temor e tremor.

Agradeço ajuda incansável do seminarista Edemilson Vieira, da minha secretária Celita Ramos Silva e da A. D. Santos Editora que sempre me estimularam a publicar mais um livro de esboços de sermões com ilustrações.

Minha oração é que as mensagens de Deus continuem a ser entregues para que o Deus das mensagens continue sendo glorificado!

L. Roberto Silvado

... Alegrem-se perante o SENHOR, o seu Deus, em tudo o que fizerem. Deuteronômio 12:19

A Cruz e a Ressurreição na Família

Introdução

PEDIR ÀS FAMÍLIAS PARA SENTAREM JUNTAS!

Caso esteja sem a companhia dos membros de sua família lembre-se que está com a família de Deus.

João 3:16: Páscoa – Celebramos a maior demonstração de amor possível!

Alguém disse que Deus nos mostra o Seu amor dando-nos presentes que

VÊM EMBRULHADOS EM PESSOAS! O maior presente são os relacionamentos significativos, amigos verdadeiros, irmãos em Cristo, a família!

É possível ter um lar verdadeiramente cristão? ( ) Sim ( ) Não

Porque tantas vezes é difícil perceber a diferença entre as famílias evangélicas e as que não o são? Muitos têm perdido de vista a verdadeira base, não somente da vida familiar, mas também da vida cristã! Temos vivido um evangelho oco! Um evangelho capaz de nos salvar do inferno, mas incapaz de nos capacitar a vivermos nosso dia a dia!

Verdadeiro evangelho inclui:

1. Perdão baseado na cruz de Cristo

2. Poder da ressurreição para viver a vida de Cristo

A família cristã precisa experimentar estas duas metades do evangelho! Muitos de nós não sabemos viver como perdoados! ’Por isso, tentamos viver a vida cristã na nossa força e não no Espírito! O sacrifício de Cristo na cruz e a Sua ressurreição vitoriosa proporcionam nossa única esperança, como seres imperfeitos e caídos, de construirmos famílias felizes!

Procurar restaurar famílias sem levar em conta a podridão do velho homem, não passa de uma tentativa de colocar um band-aid numa ferida fatal!

1. Perdão na cruz de Cristo

Sabemos viver nos nossos lares como perdoados?

Converse com a pessoa ao seu lado!

Para viver isto precisamos ter a certeza de que não somos a família perfeita!

A cruz de Cristo nos capacita a viver o perdão de Deus em nossos lares. Não existem famílias perfeitas – somente famílias perdoadas e famílias perdoadoras. Parece óbvio, pois toda família é formada por seres humanos imperfeitos mas, nem sempre o é! Não existem famílias perfeitas – somente famílias perdoadas e famílias perdoadoras.

Efésios 2:13-18 – Deus nos perdoou completamente e agora VÊ A JUSTIÇA DE JESUS em nós!

Jesus na cruz: Está consumado! Toda a nossa dívida foi paga! Infelizmente muitos procuram aperfeiçoar o seu desempenho desenvolver autocontrole, auto sacrifício. Deus nos perdoou completamente e VÊ A JUSTIÇA DE JESUS em nós!

Romanos 8:35-39 – Graça = Nada pode me fazer mais aceitável perante Deus.

Nenhuma disciplina cristã pode me fazer mais do que já sou em Cristo!

Você é um culpólico? Viciado em culpa? Cuidado com o Coração legalista ou empedernido. Como funciona? Ouve pregação sobre culto doméstico para firmar a fé dos filhos, sente-se culpado e inicia esta disciplina cristã! Três semanas depois volta à vida normal

Ouve sobre a importância de orar com o cônjuge para ter intimidade espiritual, sente-se culpado, começa a orar. Três semanas depois abandona a prática.

Frustrado – passa de legalista a empedernido, petrificado, insensível. Ouve sobre como a culpa perdeu seu fator motivador e desiste da vida cristã.

Dois extremos: farisaísmo ou desalentado. É preciso buscar equilíbrio.

Vida cristã é motivada por gratidão pela graça de Deus derramada em nossa vida.

Vivermos motivados pela gratidão produz mudanças em nossa vida familiar.

O que acontece?

1. Não usamos a culpa como chicote para motivar desempenho e transformação na vida de outros.

2. Ficamos menos decepcionados com os outros. Pessoas não podem suprir nossas necessidades mais profundas.

3. Somos mais pacientes com os outros em nossa família. Todos precisamos da graça de Deus! (Romanos 3:23)

4. Temos mais facilidade para perdoar se nos lembrarmos de quanto fomos perdoados. (Efésios 4:32)

5. Não buscamos "soluções mágicas" para os problemas que assolam a nossa família. (Filipenses 1:6)

A CRUZ DE CRISTO NOS LIBERTA PARA VIVER O PERDÃO EM NOSSAS FAMÍLIAS!

A ressurreição de Cristo também traz realidades transformadoras para o lar cristão!

(1) ... Ler poesia! A ressurreição de Cristo prova.

2. Poder da ressurreição de Cristo

Somente o Cristo ressurreto pode viver a vida cristã!

Você esqueceu disto? ( ) Sim  ( ) Não  ( ) Às vezes

Vivo em família os valores cristãos porque o Cristo ressurreto é capaz!

Pela cruz recebemos o perdão dos nossos pecados e com a Sua ressurreição adquirimos o poder para que a vida de Cristo seja vivida em nós. Morremos com Cristo na cruz, mas vivemos com Ele em Sua ressurreição. Existe alguma família perfeita na Bíblia? Não! É só lembrar das falhas nas famílias de grandes homens como Noé, Abraão, Jacó, Samuel, Davi e Salomão... Por quê?

1. A Bíblia nos encoraja que, mesmo sendo fracos e pecadores, sempre há perdão e esperança de sermos usados pelo Senhor. (Salmo 103:8-14)

2. Nossa fraqueza nos motiva a buscar forças em Deus. (2 Coríntios 3:5;4:7)

Você é escravo da armadilha do desempenho?

( ) Sim ( ) Não  ( ) às vezes (Provérbios 29:25)

Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no SENHOR está seguro. Quando a culpa e não a gratidão me motiva fico pressionado a FAZER em vez de SER, trabalhando para o reino de Deus sem viver para o Rei do reino.

Gálatas 2:20 "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo{4}, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."

Viva no poder do Espírito Santo e deixe Cristo viver em você! Somente a gratidão pela graça de Cristo nos liberta para construir e restaurar famílias através do poder do Espírito Santo em nós!

Você deseja construir a sua família firmada na verdade de que todos nós somos vasos de barro que precisam do perdão de Deus?

( ) Sim ( ) Não

Você deseja restaurar seus relacionamentos familiares, confiando na obra completa de Jesus na cruz? Abrindo mão dos seus direitos para o bem da família?

Perdoando em vez de guardar mágoas? Tolerando as imperfeições dos outros por saber que você é imperfeito?

Somente a gratidão pela graça de Cristo nos liberta para construir e restaurar famílias através do poder do Espírito Santo em nós.

Escreva abaixo duas decisões específicas que você está fazendo agora para que o poder da ressurreição transforme a sua vida e a sua família?

1. ________________

2. ________________

A força que dá a vitória

Salmos 84:5 a 7a

Introdução

(2) Cuidado! Fios de Alta Tensão.

Cristão é uma pessoa feliz – não se deixa abater pelas dificuldades da vida sabe que não possui força própria para vencer – a sua força está no Senhor. Ler Salmo 84.

O salmista chama de bem-aventurado o homem que não está limitado pela sua capacidade natural, pelas suas forças físicas; chama de bem-aventurado o ser humano que busca o poder de Deus: Senhor, a minha força está em Ti! É com esta confiança que ele vive a vida vitoriosa em Cristo.

Exposição

Talvez você esteja perguntando: Qual é esta força que dá a vitória?

1. É a força que está em Deus (v.5,11)

v. 5 Como são felizes os que em Ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!

O filho de Deus é feliz por isso, porque sabe que tem no seu Deus uma fonte inesgotável de poder. É essa certeza que o sustenta em sua vida cristã diária.

v.11 O SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.

A partir do momento em que começamos a confiar em nossa própria força para vivermos a vida cristã, estamos optando pela derrota, estamos optando pela frustração de um ideal não alcançado.

(3) Foto caminhão grande carregado e palavra impossível

Estes cristãos chegam a uma certa altura da vida cristã e desistem, começam a pregar que é impossível viver hoje uma vida de santidade, de fé, de testemunho, de pureza. A vida cristã só é possível de ser vivida na força do poder do nosso Deus. O Senhor nos diz: "Andai no Espírito e jamais satisfareis as concupiscências da carne."

Devemos humildemente pedir forças ao Senhor para enfrentar uma situação difícil, para realizar alguma tarefa que não sabemos fazer, ou mesmo, para realizar aquele serviço que já tenho feito há tanto tempo. Pois, a diferença básica entre o crente e o não crente é justamente essa, o crente tem um Deus que age em todos os momentos da sua vida. O seu Deus é assim?

Qual é esta força que dá a vitória?

2. É a força que transforma o nosso mundo (v.6)

v.6 Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.

E é por ter esta certeza de força ilimitada para vencer, que o crente começa a modificar o seu mundo, o ambiente aonde ele vive. Com a sua maneira de viver, ele começa a exalar o bom perfume de Cristo. Estamos passando por pessoas que vivem em um deserto espiritual, pessoas que não conhecem pessoalmente este Deus que conhecemos e seremos nós, pela nossa maneira de obter forças para viver, que iremos mostrar que Jesus vive e tem valor para o homem ainda hoje.

v.3 Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó SENHOR dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.

Para que serve um Deus que não atua, que não dá segurança aos Seus servos, que não dá paz, não dá certeza de vitória sobre as dificuldades?

O nosso Deus é assim? Claro que não! Mas, quantas vezes temos vivido esta vida de derrota, de cansaço, de um Deus que é bonito, mas que não sai do campo da teoria. Temos tido este tipo de experiência, pois queremos viver com as nossas próprias forças a vida para a qual Deus colocou a nossa disposição todo o seu poder.

2 Coríntios 2:14 "Graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento."

O perfume de Cristo é exalado por uma vida cristã vivida na força do Espírito! Perfume que atrai o incrédulo, que desperta no crente frio o desejo de buscar ao Senhor! Que transforma o ambiente aonde o crente vive.

A pessoa cuja força está no Senhor, deixa VIDA pelos desertos espirituais por onde passa. E você? Está melhorando os lugares por onde passa?

Qual é esta força que dá a vitória?

3. É a força que devemos usar a cada momento (v. 7a )

v.7 Prosseguem o caminho de força em força.

O salmista nos revela o segredo de como usar esta força que muda não só a nossa vida, como também o mundo em que vivemos. Numa pequena frase ele diz: O discípulo vai indo de força em força! O bem-aventurado sabe que tem esse potencial à sua disposição, e usa este potencial a cada momento, a cada minuto de sua vida.

(4) ... Foto Lâmpada acesa – a cada momento.

E você? Está buscando a força de Deus a cada momento?

Conclusão

O segredo da vida de vitória com Cristo está em usar a força que temos a nossa disposição!

1 Coríntios 10:11-13 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Deus quer nos dar as forças para sermos mais do que vencedores. Perdemos vitórias, já conquistadas por Cristo, em nossa vida cristã, por não reconhecermos que para vivermos estas vitórias precisamos buscar a cada momento a força do Senhor, precisamos ir de força em força. Qual tem sido a sua experiência?

Você tem se alegrado com a vida cristã ou ela tem sido um pesado fardo?

Você tem experimentado a alegria de ter força inesgotável para vencer as dificuldades ou tem sido abatido por elas?

Você tem conseguido transformar o ambiente, o grupo de pessoas com quem vive pela sua maneira de viver? Tem experimentado uma vida de busca constante, uma vida de consciente certeza da presença e ação de Deus?

v.2 ...o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.

v.4 Como são felizes os que habitam em Tua casa; louvam-Te sem cessar!

Peça agora ao Senhor, que essa bem-aventurança torne-se uma realidade em sua vida, meu irmão! Você tem todo o poder de Deus à sua disposição para você ser uma bênção e ser abençoado, e, após fazer isto, diga com alegria e fé no seu coração:

v.12 Ó SENHOR dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia! AMÉM!

Vida Cristã – A força que dá a vitória!

Texto: Salmos 84:5 a 7a

Objetivo Geral: Consagração

Objetivo Específico: Levar os crentes a utilizarem o poder de Deus para viver a vida cristã, buscando constantemente este poder.

Introdução

É a força que está em Deus.

É a força que transforma o mundo.

É a força que devemos usar a cada momento.

(5) Manfred Greller em seu livro Os compromisso da missão afirma: Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta. Pv 21:23

Jesus foi sensível ao clamor da sociedade ao redor.

PRESENÇA TRANSFORMADORA

Marcos 6:30-44 – Multiplicação pães e peixes.

Marcos 6: 35-37 – Necessidade física de alimentação.

Marcos 6: 38 – Usou recursos ali encontrados (rapaz, amigos, familiares, nunca seriam mais os mesmos).

Lucas 19:41,42 ... Entrada triunfal em Jerusalém. Chorou ao perceber o potencial desperdiçado (tudo podia ser diferente). Jesus também nos desafia a ser assim:

Lucas 10:29-37

29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

Racionalização pode nos fazer viver na sociedade sem perceber os desafios e oportunidades ao nosso redor.

30 Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram a roupa, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.

Parece manchete de jornal. A realidade e as necessidades humanas são as mesmas! Ninguém viaja sozinho por esta estrada! Ao redor da montanha cheia de curvas e esconderijos!

31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.

32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e viu, passou pelo outro lado.

Judeus eram considerado os melhores! Perigo de ser armadilha! Perigo de ele estar morto – Não poderiam exercer as suas funções por estarem impuros.

33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

Samaritanos eram considerados inferiores por serem metade judeus!

34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois o colocou sobre o seu próprio animal, levou-o para a hospedaria e cuidou dele.

35 No dia seguinte deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse:

‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

Bom samaritano, o que precisava? Ataduras e óleo! Não um folheto no bolso naquele momento era

Has llegado al final de esta vista previa. ¡Regístrate para leer más!
Página 1 de 1

Reseñas

Lo que piensa la gente sobre Sermões & ilustrações especiais

5.0
1 valoraciones / 0 Reseñas
¿Qué te pareció?
Calificación: 0 de 5 estrellas

Reseñas de lectores