Encuentra tu próximo/a libro favorito/a

Conviértase en miembro hoy y lea gratis durante 30 días
Mitologia Grega em Textos: Uma Breve Síntese Para Quem Quer Aprender Mais Sobre Este Tema

Mitologia Grega em Textos: Uma Breve Síntese Para Quem Quer Aprender Mais Sobre Este Tema

Leer la vista previa

Mitologia Grega em Textos: Uma Breve Síntese Para Quem Quer Aprender Mais Sobre Este Tema

Longitud:
41 página
52 minutos
Publicado:
Jun 30, 2017
ISBN:
9788829541096
Formato:
Libro

Descripción

Quem quer aprender mais sobre Mitologia Grega, que livros deverá ler?
Escrito especialmente para os mais novos, este livro apresenta, de uma forma muito breve e simples, 23 livros da Antiguidade de particular importância para todos aqueles que queiram aprender mais sobre a Mitologia Grega e Latina através das suas fontes literárias originais.
Publicado:
Jun 30, 2017
ISBN:
9788829541096
Formato:
Libro

Sobre el autor


Vista previa del libro

Mitologia Grega em Textos - Miguel Carvalho Abrantes

publisher.

Dedicado a todos aqueles que de alguma forma me mostraram o seu interesse pelos mitos da Antiguidade Clássica.

1. Introdução

Uma grande dificuldade que muitas das obras sobre a mitologia grega têm é o facto de considerarem os mitos como entidades estáticas. Se tivermos em conta que cerca de quinhentos anos separam os primeiros textos da Ilíada das composições de autores como Ovídio e Fulgêncio, facilmente se compreenderá que a forma como esses autores conheciam as mesmas figuras não é a mesma. Da mesma forma que o Zeus grego não é precisamente igual ao Júpiter latino[1], ou que existem mitos do Hércules dos romanos que não aparecem associados ao Héracles grego, também situações semelhantes acontecem com as mais diversas figuras mitológicas.

Pense-se na figura de Medeia. Quais são os elementos mais famosos desse mito? Dificilmente o leitor não será levado ao facto de esta heroína, para se vingar de Jasão, ter morto os próprios filhos. E, de facto, os autores posteriores mencionam repetidamente esse episódio famoso da tragédia de Eurípides, mas também sabemos que existia pelo menos uma versão anterior à deste tragediógrafo – nela, eram os cidadãos de Corinto os assassinos, procurando vingar a morte do seu monarca. O que parece ter acontecido é que a versão da peça euripidiana se tornou tão famosa que, para os autores que se seguiram, passou a ser um elemento absolutamente incontornável do mito. Por essa razão, quando falamos sobre o mito de Medeia tendemos a pensar neste filicídio, mas sem termos em conta que ele nem sempre fez parte do mito. Assim, mais do que falar do mito de Medeia, faz mais sentido falar de uma versão do mito de Medeia.

Vejamos outro exemplo. Quantos são os trabalhos de Hércules? Segundo algumas versões o rei Euristeu de Micenas pediu a este herói que realizasse apenas dez tarefas, adicionando duas adicionais devido ao facto de ele ter completado duas com auxílio externo. Outras versões informam-nos que foram doze os trabalhos

Has llegado al final de esta vista previa. ¡Regístrate para leer más!
Página 1 de 1

Reseñas

Lo que piensa la gente sobre Mitologia Grega em Textos

0
0 valoraciones / 0 Reseñas
¿Qué te pareció?
Calificación: 0 de 5 estrellas

Reseñas de lectores